Os blocos de parto dos hospitais de Portalegre e Évora vão estar a funcionar sem interrupção no período de Ano Novo. Já em Beja, este serviço hospitalar irá estar encerrado entre as 8 horas de sexta-feira, dia 30, e as 8 horas de 2 de janeiro, segundo informação avançada pela tutela.
Também os blocos de parto dos hospitais de Caldas da Rainha, Loures, Barreiro e Portimão irão estar encerrados entre as 8 horas de dia 30, e as 8 horas de 2 de janeiro.
O encerramento destes blocos de parto consta do plano divulgado pela direção executiva do Serviço Nacional de Saúde, designado como segunda fase de “Nascer em segurança no SNS”, para o funcionamento das maternidades em Portugal continental durante a quadra festiva do Ano Novo.
[shc_shortcode class=”shc_mybox”]
A funcionarem sem interrupção estarão 33 maternidades, 13 no Norte, sete no Centro, 10 em Lisboa e Vale do Tejo, duas no Alentejo e uma no Algarve.
Em comunicado, a direção executiva do SNS refere que na primeira fase da operação “Nascer em segurança no SNS”, que decorreu no período do Natal, entre as 8 de sexta-feira passada e as 8 de hoje, estiveram a funcionar ininterruptamente 29 blocos de parto, “tendo a rede do SNS assegurado uma resposta articulada a todas as utentes que recorreram aos serviços de saúde”.
Segundo a nota, não se verificaram irregularidades e nasceram neste período, no SNS, 366 bebés.
A direção executiva do SNS irá avaliar os resultados da organização da rede de obstetrícia feita para o Natal e Ano Novo para efeitos de “decisões seguintes”, nomeadamente “o funcionamento desta rede de referenciação no primeiro trimestre de 2023”.
[/shc_shortcode]