A XXI Mostra de Doçaria de Alcáçovas, promovida pelo Município de Viana do Alentejo com o apoio da Junta de Freguesia de Alcáçovas, foi inaugurada esta sexta-feira e decorre até amanhã,
Durante o fim de semana, 20 doceiros de vários pontos do país encontram-se no Pavilhão de Exposições Num fim de semana recheado de doçaria conventual e palaciana onde o Bolo Conde Alcáçovas e o Bolo Real são os reis do certame.
O regresso desta mostra era bastante esperado como nos disse a vice-presidente de Viana do Alentejo, Paula Neves, “para divulgarmos o nosso concelho e os nossos doces, para trazermos mais pessoas, vamos ter animação com grupos corais do concelho a comemorar o oitavo aniversário do Cante Alentejo como Património da UNESCO”.
Já o presidente da junta de Freguesia de Alcáçovas, Frederico Carvalho, referiu aos nossos microfones que “depois de dois anos de interrupção forçada é naturalmente salutar, este retorno este regresso de uma iniciativa que se tornou num ex-libris da nossa freguesia. Pelo que agradecemos ao Município de Viana do Alentejo por nos trazer de novo a nossa Mostra de Doçaria. Em territórios de baixa densidade é uma mais valia que faz muito pela promoção do nosso território”. Frederico Carvalho sublinhou ainda aos nossos microfones que “esta é da primeira mostra de doçaria do nosso País, não há muitas mostra com 21 anos, é muito positivo termos este reconhecimento”.
Num evento com um programa cultural recheado de atividades, com destaque para o humor de Jorge Serafim, a noite de sábado com fados e a homenagem ao Cante Alentejo, que comemora oito anos de classificação como Património Cultural Imaterial da Humanidade.