Skip to content

Conselho Intermunicipal da CIMAA faz avançar Barragem do Pisão

A penúltima reunião do Conselho da Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo de 2022 teve lugar, no passado dia 17, no Centro de Interpretação da Batalha de Atoleiros, em Fronteira, com a presença de autarcas dos 15 municípios que constituem a CIMAA.

Em destaque na ordem de trabalhos estiveram os pontos relacionados com o Empreendimento de Aproveitamento Hidráulico de Fins Múltiplos do Crato (EAHFM do Crato), comummente conhecido como Barragem do Pisão.

[shc_shortcode class=”shc_mybox”]

Em sede de conselho intermunicipal os autarcas do Alto Alentejo receberam um ponto de situação a propósito dos exigentes trabalhos e compromissos que é necessário garantir tendo em vista o total cumprimento da Declaração de Impacto Ambiental. À apreciação estiveram documentos relativos a várias vertentes e objetivos da futura barragem como a sua capacidade hidráulica, as necessidades de desarborização e desmatação tendo em vista a sua construção, ou a energia solar que será possível obter através do projeto.

Deu-se uma vez mais prova da união e concertação de todos os responsáveis políticos do Alto Alentejo em torno deste projeto estruturante que mudará indelevelmente a face do território, tornando-o autossuficiente em termos de produção agroalimentar e energética e trazendo várias oportunidades de criação de emprego e captação de investimento.

Em destaque esteve também a apresentação e apreciação do Plano de Ação da CIMAA para o 2023, que se afigura fundamental para esta comunidade intermunicipal.

Desde logo pela importância de dar continuidade ao projeto da Barragem do Pisão e a implementação do PRR no território. Depois, porque 2023 será fundamental para que a CIMAA, apesar de continuar na linha da frente da execução do Alentejo 2020, possa fechar este ciclo com todo o sucesso possível, enquanto prepara o Alentejo 2030. Finalmente, porque será também durante o próximo ano que a CIMAA concluirá a transferência física para a nova sede em Portalegre, onde terá mais e melhores condições de trabalho para continuar a servir o Alto Alentejo.

A última reunião do Conselho Intermunicipal de 2023 terá lugar em Marvão, no dia 15 de dezembro.

[/shc_shortcode]

Compartilhe este artigo: