O fim de semana de 12 e 13 de novembro será de Feira da Castanha, em Marvão, uma iniciativa que contemplará três magustos, um mercado de produtos locais, exposições, artesanato, gastronomia, doçaria e muita animação pelas ruas da vila.
Nesta, que é já a 38ª Festa do Castanheiro, os visitantes poderão encontrar artesãos que trabalham os bordados tradicionais com casca de castanha ou a cestaria em madeira de castanheiro. O ciclo da castanha no concelho de Marvão estará, nestes dois dias, retratado numa exposição do fotógrafo Raúl Ladeira.
A melhor castanha assada, acompanhada do vinho produzido no concelho, será a protagonista dos três magustos que vão acontecer nos Largos do Terreiro, de Santa Maria e do Pelourinho.
Quanto à animação, e para além da participação de grupos folclóricos, de bombos, de música popular portuguesa e cante alentejano, destaque para os espetáculos, no palco do Largo do Terreiro, deQuim Roscas & Zeca Estacionâncio, pelas 15 horas, e Os Sabugueiros, às 17 horas, no sábado, e Belito Campos, às 15 horas, e Cant’Areias, às 17 horas, no domingo.
As entradas na Feira da Castanha, com o custo de um euro, revertem, na totalidade, para a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Marvão.
Em paralelo, e entre os dias 12 e 27 de novembro, os restaurantes do concelho aderentes vão destacar, nas suas ementas, os pratos confeccionados à base de castanha, naquela que será mais uma mostra gastronómica dedicada a este fruto seco.