O Comando Territorial de Portalegre da Guarda Nacional Republicana (GNR) deteve 12 pessoas em flagrante delito, entre os dias 3 e 9 de outubro.
Destas, nove foram detidas por condução sob o efeito do álcool; duas por condução sem habilitação legal e uma por posse de arma proibida.
Ao nível da fiscalização de trânsito foram detetadas 141 infrações, destacando-se 22 por excesso de velocidade; 14 por uso indevido do telemóvel no exercício da condução; oito relacionadas com anomalias nos sistemas de iluminação e sinalização; cinco por falta ou incorreta utilização do cinto de segurança e/ou sistema de retenção para crianças; quatro referentes a pneumáticos.
A GNR registou ainda 13 acidentes de viação, dos quais resultaram cinco feridos leves. Foram também levantados 12 autos de contraordenação relativos à proteção da natureza e do ambiente.
No que diz respeito a ações de sensibilização, a GNR desenvolveu 219 ações no âmbito do programa “Idosos em Segurança”, tendo sido sensibilizados 530 idosos; 118 no âmbito do programa “Escola Segura”, tendo sido sensibilizadas 373 pessoas da comunidade escolar; e 12 ações no âmbito do programa “Comércio Seguro”, tendo sido sensibilizados 47 comerciantes.