Skip to content

Vacinação outono-inverno contra a covid-19 e a gripe com início esta quarta-feira

A campanha de vacinação outono-inverno,  contra Covid-19, inicia-se esta quarta-feira, 7 de setembro, com a vacinação dos grupos das pessoas com 80 ou mais anos e com doenças, e tem o seu fim previsto no mês de dezembro, com o objetivo principal de proteger as pessoas mais vulneráveis, anunciou a Diretora-Geral da Saúde, Graça Freitas.

Vão ser vacinados os seguintes grupos: pessoas com 60 ou mais anos, residentes e profissionais de lares de idosos e da rede de cuidados continuados, pessoas com 12 ou mais anos com doenças de risco definidas na norma da DGS, grávidas com 18 ou mais anos e também com patologias, profissionais de saúde e outros prestadores de cuidados.

Já vacinação contra a gripe destina-se a pessoas com 65 ou mais anos de idade, residentes em ERPI e na rede nacional cuidados continuados, crianças com seis ou mais meses com patologias crónicas associadas, doentes crónicos e imunodeprimidos, grávidas sem limite de idade e profissionais de saúde e outros profissionais prestadores de cuidados.

Os principais objetivos para o outono e inverno passam por proteger a população mais vulnerável, prevenindo a doença grave, a hospitalização e a morte por covid-19 e por gripe.

O coronel Penha Gonçalves, que coordena a campanha, informou que serão chamadas “três milhões de pessoas”.

O presidente do Infarmed, Rui Santos Ivo, destacou que as duas vacinas aprovadas dia 1 de setembro pelas autoridades europeias para a variante Ómicron da Covid-19, da Pfizer e Moderna, “incluem na sua composição, em partes iguais, a componente das vacinas originais que tem como alvo a produção de anticorpos contra a estirpe original do SARS-CoV-2” e uma outra componente para a produção de anticorpos para a variante Ómicron.

Estas vacinas são destinadas apenas ao reforço vacinal de pessoas com 12 ou mais anos de idade e a última toma há pelo menos três meses.

Compartilhe este artigo: