Os óleos alimentares usados são considerados um resíduo com um grande potencial poluente, contudo podem ser valorizados em produtos como biodiesel e sabão, reduzindo a poluição ambiental.
De forma a otimizar a eficiência do serviço de recolha e valorização dos óleos alimentares usados, foi opção do Município de Borba alargar e melhorar a rede de recolha deste resíduo, promovendo um ambiente urbano mais equilibrado e saudável.
Como tal, o Município optou por substituir os sete oleões existentes no concelho, alargando a rede para 12 pontos de recolha, com o objetivo de promover a valorização dos óleos alimentares usados e assim assegurar uma gestão mais sustentável quer do ponto de vista ambiental quer do ponto de vista económico.
O Município de Borba apela assim a toda a comunidade para a correta utilização deste equipamento:
– não coloque os óleos alimentares usados noutros locais ou noutros contentores; nunca coloque os óleos na rede de esgotos;
– acondicione o óleo alimentar usado, já frio, num recipiente estanque bem fechado, por exemplo, garrafa de plástico;
– coloque a garrafa bem fechada no oleão mais próximo;
– nunca coloque os óleos alimentares por vazamento direto;
– e não coloque óleos lubrificantes de motores;
Se tiver dúvidas sobre os locais disponíveis para a deposição dos óleos alimentares, contacte o Município de Borba. Os grandes produtores de óleos alimentares (por exemplo, restaurantes) devem contactar o Município de Borba, para uma recolha dedicada.