A assinatura dos contratos programa entre o Município de Portalegre e as associações culturais, desportivas e recreativas do concelho teve lugar na passada segunda-feira, dia 18, no Centro de Congressos da capital de distrito. Os documentos assinados envolvem 37 associações: dez culturais e 27 desportivas.
A presidente da Câmara Municipal de Portalegre, Fermelinda Carvalho, assegurou que a distribuição dos apoios pelas associações foi “uma decisão consensual, aprovada por unanimidade na reunião do executivo”, realçando que “a vontade de apoiar financeiramente é sempre maior que o apoio concedido”; no entanto, a presidente considerou que “na realidade atual, são os contributos possíveis de concretizar”.
António Casa Nova, vereador do Desporto, abordou a projeção da área desportiva, realçando diversas modalidades, como o andebol, atletismo, modelismo e karaté, entre outras, que têm sido marcadas pela “requalificação de espaços, aquisição de equipamentos, um constante apoio do Município e uma especial atenção por candidaturas que promovam a prática desportiva”.
Laura Galão, vereadora da Cultura, afirmou que este contributo para o associativismo “permite a promoção e o desenvolvimento de planos de atividades aliciantes que, desde há dois anos, têm sido adiados e impossibilitados de realizar, devido à Covid-19”. Para além disso, “a verba distribuída a cada associação beneficiária tem como objetivo a promoção das tradições culturais do concelho e a aposta na área criativa e de inovação, que cada vez mais as associações têm demonstrado”.