A Escola de Hotelaria e Turismo (EHT) de Portalegre acolheu esta quarta-feira, 11 de maio, a Etapa Regional Sul e Ilhas, do Concurso Chefe Cozinheiro do Ano 2022.
A iniciativa teve início com seis chefs a confeccionarem os pratos a concurso, com um juri de quatro elementos a acompanhar e analisar os trabalhos, seguido de um almoço, preparado em conjunto pelo Chef Tony Martins, vencedor do concurso, em 2020 e o Chef Luís de Matos da escola de Hotelaria e Turismo de Portalegre.
A diretora da Escola de Hotelaria e Turismo de Portalegre, Conceição Grilo, revela que esta “é uma forma de mostrar aos alunos, o caminho que têm pela frente, se quiserem alcançar um lugar de destaque nesta área”, sendo que o chef cozinheiro de cada ano “é sempre uma pessoa que inicia uma carreira de relevo, no setor”, sendo esta uma rampa de lançamento muito importante para a carreira, destes profissionais.
A escolha da Escola de Hotelaria e Turismo de Portalegre para acolher esta etapa regional é, para Conceição Grilo, “o reconhecimento da capacidade de organização”, da instituição de ensino em “poder acolher um concurso tão exigente como este”.
Já o chef Tony Martins explica que o facto de ter vencido este concurso, em 2020, lhe abriu várias portas a nível profissional, assim como a “responsabilidade” acrescida, na sua profissão, porque “as pessoas esperam sempre mais, o que incute em nós a vontade de fazer melhor a cada dia, mesmo no meu posto de trabalho”.
Etapa Regional Sul e Ilhas do Concurso Chefe Cozinheiro do Ano 2022 que decorreu hoje, na Escola de Hotelaria e Turismo de Portalegre.