Skip to content

Concurso de Ideias Startup Labware já tem vencedores

Já são conhecidos os vencedores da segunda edição do Concurso de Ideias Startup Labware, promovido pelo Parque do Alentejo de Ciência e Tecnologia (PACT) e pela Agência de Desenvolvimento Regional do Alentejo (ADRAL), que procura financiar e premiar os melhores projetos e ideias de negócio de base tecnológica no âmbito das cidades inteligentes.

O projeto vencedor desta edição foi “Vai d’roda”, desenvolvido por Rui Anastácio, Dinis Rosa e Pedro Lindeza, alunos do Curso de Licenciatura em Engenharia Informática da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Beja; seguiram-se “IntellEco” em segundo, “Open Heritage” em terceiro e “Re-World” em quarto. A adesão desta segunda edição superou as expetativas e contou com a participação de alunos, investigadores e bolseiros da Universidade de Évora, Instituto Politécnico de Beja e Instituto Politécnico de Portalegre.

Os três projetos vencedores ganharam vouchers no valor de 2500, 2000 e 1500 euros, para aquisição de equipamento tecnológico, e ainda 2100 euros em valor monetário, prémio que se estende também ao quarto lugar. Adicionalmente, os vencedores terão também acesso a sessões de consultoria tecnológica, experimentação de soluções e prototipagem através do Laboratório Vivo para a descarbonização de Évora.

O Startup LABWARE é um projeto inovador, cofinanciado pelo Alentejo 2020, que visa apoiar iniciativas de empreendedorismo de alta tecnologia. O PACT é líder do Sistema Regional de Transferência de Tecnologia. Nasceu da vontade de posicionar o Alentejo como centro de inovação de referência global, através da dinamização e fomento de sinergias entre o ecossistema académico e empresarial. Desde o início da sua atividade, incentiva a transferência de conhecimento e é um polo de atração para empresas inovadoras com elevado potencial para a criação de valor.

A ADRAL visa a promoção, no quadro das políticas e estratégias aprovadas a nível nacional, do desenvolvimento económico, social e cultural da região do Alentejo, pela prossecução dos seguintes objetivos: reforçar o posicionamento internacional da região Alentejo, contribuir para a valorização e desenvolvimento regional; promover inovação e qualificação, alcançar níveis elevados de coesão social, promovendo o emprego e criando perspetivas de futuro para a juventude, estimula a iniciativa, no sentido da criação de formas inovadoras de mobilização social e cooperação institucional para o desenvolvimento.

O Startup Labware visa apoiar iniciativas de empreendedorismo de alta intensidade tecnológica focada na temática das cidades inteligentes, que sejam desenvolvidas a partir da região Alentejo com impacto direto na gestão e necessidades emergentes do ambiente de cidade. Está orientado para empreendedores e futuros empreendedores numa perspetiva de criar uma comunidade para o desenvolvimento de soluções, modelos e aplicações para utilização nos ecossistemas urbanos, locais e europeus.

Compartilhe este artigo: