“Olá Pai”/“Olá Mãe”: a nova mensagem de burla no Whatsapp

“Olá Pai” ou “Olá Mãe”, enviado através do WhatsApp, pode representar mais do que um simples cumprimento. Nos últimos dias, esta mensagem retrata um esquema de burla que já afetou, a nível nacional, pelo menos 98 pessoas.

De acordo com a subcomissário Cristiana Xavier, comandante da esquadra de Portalegre da PSP, “a história engendrada pelo criminoso pode enveredar por dois caminhos, ou que o seu telemóvel avariou ou que mudou de número.  Após estabelecido o diálogo através de mensagem, com o intuito de dar credibilidade à história, é pedida uma elevada quantia monetária, por norma a rondar os 500 euros”.

A subcomissário Cristiana Xavier explica ainda que “após o pagamento é pedido ao lesado o envio do comprovativo. Quando o lesado tenta estabelecer uma chamada de voz, do outro lado ninguém atende continuando a insistir na troca de mensagens escritas. Assim que o pagamento é efetuado, ou caso não exista retorno das mensagens escritas, o número de telefone é desligado ou bloqueado”.

Nos últimos 15 dias, a nível nacional, verificaram-se, “pelo menos, 98 pessoas afetadas, sendo que no distrito de Portalegre ainda não foram apresentadas queixas deste género”.

Esquema de burla intitulado “Olá pai, Olá mãe” é efetuado através da aplicação Whatsapp, através de um número desconhecido. O esquema não é novo, mas circula mais que nunca em Portugal.