Eborenses em peso na revisão do Plano de Urbanização

A revisão do Plano de Urbanização de Évora está em marcha e, na noite desta segunda-feira, já tiveram início as sessões com a comunidade, no âmbito do processo participativo da revisão.

O modelo de conversas, que o Laboratório de Planeamento e Políticas Públicas – L3P da Universidade de Aveiro organiza, “valoriza a escuta de proximidade” e, por isso, convida para “um conjunto de mesa redondas com número limitado de participantes”.

Pretende-se, segundo o Município eborense, “ter tempo para ouvir, partilhar e aprender”. As conversas têm “um estilo intimista e quase familiar”, onde cada participante se apresenta e começa por partilhar as memórias dos lugares, atividades e personalidades que marcaram, de alguma forma, a sua vida na vivência na cidade. Só depois “é convidado a identificar os principais problemas e recursos”. No final, “cada mesa redonda elege um cidadão porta-voz que sintetiza para a assembleia o que foi conversado”.

A autarquia afirma que “construir colaborativamente um plano é isto: oferecer espaços de diálogo, aproximar linguagens e protagonistas, identificar e mapear recursos invisíveis e mobilizar a ação coletiva visando um compromisso para um modelo da cidade desejada”.

Tendo em conta que “o número de inscrições foi tão expressivo”, vai haver uma nova sessão presencial no próximo dia 13, segunda-feira, no salão nobre da Câmara Municipal de Évora, às 21.30 horas.