GNR tem mota de água para albufeira de Montargil

O Município Ponte de Sor adquiriu uma mota de água e, através do seu Serviço Municipal de Proteção Civil, cede a sua utilização ao Posto da Guarda Nacional Republicana (GNR) em Montargil, para “salvaguarda da segurança de pessoas e bens, através de ações de vigilância e patrulhamento na albufeira da barragem de Montargil”, segundo informa a autarquia pontessorense. Trata-se da “primeira mota de água ao serviço da GNR no território nacional”, divulga o Município.

Este tipo de patrulhamento de proximidade, garante a autarquia, “é reconhecido como uma mais-valia na segurança de todos os utilizadores, proteção dos seus bens e no fomento do sentimento de segurança e controlo e segurança da navegação na albufeira da barragem, a qual regista navegação em zonas especiais de proteção natura e alguns acidentes náuticos pelo não cumprimento das regras de navegação”. Na albufeira, existem locais e fiscalizações cujo acesso só é possível por água, para assim diminuir certas ocorrências.

O comandante do Comando Territorial de Portalegre, tenente-coronel António Gomes, e Hugo Hilário, presidente da Câmara Municipal, representaram, respetivamente, a GNR e o Município na assinatura deste protocolo de colaboração.