Entrega de bens para população ucraniana decorreu na igreja de Santa Luzia

A comunidade cristã de Elvas uniu-se em torno da causa dos refugiados ucranianos e entregou bens de primeira necessidade, na igreja de Santa Luzia e no Santuário do Senhor Jesus da Piedade.

A entrega foi feita ao final do dia de ontem, sábado, ao padre Ivan Hudz, responsável pelas comunidades ucranianas das dioceses de Évora e Beja há vários anos.

O padre Ricardo Lameira refere que “mais importante que estar a fazer coisas, é colocar os ucranianos que já cá estão a ser o elo de ligação com quem mais precisa. Nesse sentido, eu pedi ao padre Ivan, que tem agora sobrinhos a combater na guerra, para que nos ajudasse para que os bens fossem entregues às pessoas certas e não a quem nós achamos que precisa. A comunidade cristã foi muito generosa e foi trazendo em quantidades bastante avultadas e com muita qualidade. Por outro lado, a Santa Casa da Misericórdia juntou também aqui os seus bens”.

O padre Ivan Hudz agradece a todos os que o acolheram há 20 anos e que agora apoiam o povo ucraniano: “desde que aqui estou que fui muito bem aceita. Não só em Portugal, mas também no Alentejo e em Elvas. Portugal foi o primeiro país da União Europeia a começar a ajudar e, por isso, digo-vos uma frase que gosto, bem haja, Deus vos pague e obrigado”.

O padre Ivan Hudz esteve ontem presente na eucaristia na Igreja de Santa Luzia, onde foram entregues os bens recolhidos