Bonecas feitas à mão e concurso de madeiras e carpintaria em destaque na IFEBA

A edição 27 da Feira e do Móvel e Decoração, está a decorrer desde a passada sexta-feira e encerra neste domingo, 3 de abril, na Institución Ferial de Badajoz (IFEBA).

O certame conta com um conteúdo importante, onde se inclui o espaço “Home Sweet Home”, decorado pelo estúdio de interiores Blue Indico, com estilos “Rústico Moderno” e “Wabi-Sabi”, mostrando as principais tendências para os anos de 2022 e 2023, onde figuram “Ambientes Decorativos”, espaços desenhados por Lourdes Espino, uma interiorista estremenha.

Entre outros stands, o certame conta com uma exposição de bonecas feitas à mão, e com um concurso de madeiras e carpintaria desenvolvido por alunos de várias escolas da Extremadura.

Blanca Subirán, delegada da IFEBA, enaltece a colaboração com “as escolas de formação, que trabalham desde o interiorismo à madeira e o contacto dos alunos com profissionais do setor”, afirmando que estes certames continuam a ser um “motor económico e gerador de emprego”.

Loli Regalado começou a fazer bonecas à mão, desde pequena, pelo “gosto e amor” que nutre por estas, e adianta que todos “os acessórios e roupa são também de criação própria”. Na IFEBA tem, em exposição, 56 bonecas.

Também, neste certame, decorre um concurso de Madeiras e carpintaria, com alunos, das várias escolas da Extremadura, entre Badajoz, Cáceres, Nalvamoral de La Mata. José Alberto Pacheco, do instituto de San José em Badajoz, afirma que este pretende “mostrar as habilidades adquiridas pelos alunos, ao estudarem nas carpintaria e na área do mobiliário”.

Dos vários móveis expostos, criados por estes alunos, destaque para um banco de jardim destinado a pessoas com mobilidade reduzida. José Alberto Pacheco refere que foi feito para um parque d o instituto para estas pessoas, orientado para que fosse, posteriormente, adquirido por hospitais, lares de idosos e parques públicos.

O horário deste domingo é das 11 às 19.30 horas locais (entre as 10 e as 18.30 horas portuguesas). A entrada é de três euros, exceto os pensionistas e crianças menores de 12 anos, que entram gratuitamente. Esta feira é organizada pelo Ayuntamiento de Badajoz e IFEBA, com patrocínios da Ibercaja, Fundación CB e Caja Rural de Extremadura.