CEAN recebeu ação de formação em suporte básico de vida

Os alunos e colaboradores do Centro Educativo Alice Nabeiro (CEAN) receberam na última quarta-feira uma ação de formação em suporte básico de vida, no âmbito do projeto Capacitar para Salvar, da Universidade Católica Portuguesa.

Tal como a Rádio Campo Maior noticiou anteriormente (ver aqui), Dionísia Gomes, coordenadora do CEAN, explica que “a iniciativa é realizada em parceria com a Escola de Enfermagem de Lisboa do Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Católica Portuguesa, sob coordenação da Prof. Doutora Isabel Rabiais que com a sua equipa se deslocou até ao CEAN para realizar esta formação”.

Estas formações “serão adequadas às idades das crianças, uma vez que as equipas, que as vão ministrar, já têm experiência desde 2012 e dimensionaram as ações tendo em conta as diversas idades”. Importa, no entanto, reforçar que a Equipa do Projeto Capacitar para Salvar escolheu o Centro Educativo Alice Nabeiro para realizar workshops sobre Suporte Básico de Vida no Centro com o objetivo de capacitar para a atuação perante situações de emergência como é o caso da paragem cardíaca, desde as idades mais precoces entre os 3 e os 12 anos.

O objetivo desta ação passa por “dotar a comunidade do Centro Educativo Alice Nabeiro de ferramentas necessárias e suficientes para atuar da melhor forma em situações de emergência relacionadas com a saúde dos colaboradores e crianças, bem como das respetivas famílias”, revela Dionísia Gomes, adiantando que esta iniciativa “é uma novidade, mas que será bastante interessante para todos”.

Foram cerca de 170 crianças e 20 colaboradores do Centro Educativo Alice Nabeiro que receberam, ao longo do dia, a ação de formação em suporte básico de Vida.

Esta formação visa aumentar a Literacia em Saúde dos jovens de hoje, futuro do
amanhã.