Cerca de cem testes rápidos na Farmácia Central em Campo Maior

Cerca de uma centena de testes rápidos de antigénio estão hoje a ser realizados na Farmácia Central, em Campo Maior.

Esta é uma de duas farmácias existentes, no distrito, que realiza este tipo de testes, de forma gratuita.  Ana Neto, diretora técnica da Farmácia Central, em Campo Maior, adianta que “hoje há um maior volume de pessoas a fazer o teste, uma vez que querem passar o fim de semana fora ou têm eventos, e necessitam de apresentar o certificado de testagem, e daí a maior afluência”.

Até agora este foi o dia que houve mais testes agendados, sendo que são “os mais jovens a procurar estes testes”, mas hoje há pessoas de outras faixas etárias, “uma minoria”, revela Ana Neto.

A diretora técnica da Farmácia Central explica quais os procedimentos necessários para a realização destes testes. Inicialmente, “é necessário estabelecer um contacto com a farmácia, para que seja agendada uma hora, para a realização do teste, existe um local do outro lado da rua para as pessoas aguardarem, de forma distanciada e para evitar aglomerados, no interior do estabelecimento”. Quando as pessoas são chamadas “preenchem os formulários necessários, e quando entram devem calçar umas luvas e é feita a desinfeção dos sapatos, seguindo depois para um gabinete no primeiro andar, onde é feita a realização do teste”, por um enfermeiro. Depois da realização do teste a pessoa aguarda no exterior, durante 10 ou 15 minutos, pelo resultado, e “é emitida uma declaração e a comunicação é feita ao SINAV, sendo que a pessoa pode tirar o certificado de testagem, no portal do SNS”.

Relativamente ao formulário que é necessário preencher, Ana Neto adianta que há determinados requisitos a cumprir, caso a pessoa não os reúna é necessário pagar o valor integral do teste. “Este é um formulário é obrigatório e é uma declaração de honra em que a pessoa dá a veracidade dos seus dados, é ainda questionado se a pessoa não possui a vacinação completa, se não tem certificado de recuperação da doença, tem mais de 12 anos de idade, e se não realizou mais de quatro testes, no corrente mês, sendo estas as premissas de para o teste ser gratuito”. Quem não cumpre estes parâmetros “terá de pagar o teste, na íntegra, que tem um valor de 17,50 euros”.

A nossa reportagem falou com algumas pessoas que se deslocaram a esta farmácia, em Campo Maior, para realizar hoje o teste. João Ensinas foi uma dessas pessoas e adianta que é uma mais valia, “a nível económico”, esta farmácia em Campo Maior ser uma das que disponibilizam os testes gratuitos, já em relação ao teste é contra uma vez que põe em causa a vacina. Afirma ainda que realizou o teste devido às exigências feitas para o casamento do seu filho, no hotel, este fim de semana em Lisboa.

Já Margarida Pereira vai de férias e, esse foi o motivo pelo qual realizou hoje o teste antigénio, considerando que “deveriam haver mais farmácias a realizar estes testes”.

Farmácia Central, em Campo Maior, que hoje realiza perto de cem testes rápidos antigénio, de forma gratuita, sendo uma das duas farmácias no distrito que o podem fazer.