
As intervenções de requalificação do património calipolense têm sido uma prioridade para o executivo municipal. Restaurar e conservar os monumentos constituem ações fundamentais para a preservação da identidade local e dinamização do turismo.
O Aqueduto da Biquinha, também conhecido por Aqueduto da Portela, datado do século XVII, é uma infraestrutura de transporte de água situada na entrada oeste de Vila Viçosa e que conduzia o precioso líquido desde o sítio do Carvalho, através de troços subterrâneos (galerias estreitas e altas) e aéreos, possuindo várias chaminés de ventilação e portinholas metálicas para acesso à infraestrutura, até terminar na casa-mãe ou ladrão do Carrascal. Toda a estrutura edificada foi intervencionada pela Casa de Bragança e pela Câmara Municipal em diferentes momentos, nomeadamente em 1874, 1906 e 1914. No seu trajeto fica a Fonte da Biquinha e a Fonte Nova.
A arquitetura da água em Vila Viçosa constitui um legado histórico de enorme valor, que explica a própria origem e desenvolvimento urbano da localidade.
A intervenção efetuada permitiu dar mais visibilidade à Fonte Nova, oculta pela vegetação e consolidar o canal da água e os respetivos arcos de suporte, dando um maior embelezamento à entrada da vila.














