Residência Universitária de Évora disponibilizará 72 camas em 2026/2027

A Universidade de Évora promoveu uma visita pré-inaugural da Residência Universitária Manuel Álvares, uma infraestrutura renovada destinada ao alojamento estudantil, financiada no âmbito do Plano Nacional para o Alojamento no Ensino Superior (PNAES).

A iniciativa permitiu apresentar este equipamento, totalmente renovado, constituído por 36 quartos e com capacidade de 72 camas, além de áreas comuns de estudo, cozinha e lazer, que representa um investimento de cerca de 700 mil euros, composto por financiamento do PNAES e por receitas próprias.

Este é mais um passo concretizado na requalificação das infraestruturas da Universidade de Évora, alinhado com as políticas públicas de apoio ao acesso e permanência no ensino superior. Esta é uma das três obras de requalificação de residências universitárias da UÉvora que estão em curso e em fase de conclusão.

Ervas e Companhia na Orada onde o Valor do Mundo Rural chama pelo próximo Quadro Comunitário de Apoio

O evento, que decorre na freguesia de Orada, concelho de Borba, destaca-se como um exemplo de resistência cultural e de “auto-invenção” dos territórios rurais perante os desafios da coesão europeia.

A freguesia de Orada transformou-se, este fim de semana, na capital das ervas aromáticas, da gastronomia tradicional e das memórias do trabalho de campo. A “Feira das Ervas e Companhia”, organizada pela Casa da Cultura em parceria com a Câmara Municipal de Borba e a Junta de Freguesia, assumiu-se nesta edição como um palco de afirmação das tradições locais e uma plataforma de reflexão sobre o futuro dos apoios comunitários.

O Desafio da Coesão e os Fundos Europeus

Ricardo Pinheiro

Presente na iniciativa, o presidente da CCDR Alentejo, Ricardo Pinheiro, sublinhou o papel crucial de eventos desta natureza na estratégia de desenvolvimento regional. “A coesão tem sido um desafio enorme na utilização de fundos comunitários. O próximo quadro de apoio vai ter regras diferentes e é extraordinariamente importante que projetos que dinamizem os territórios continuem a incentivar as mulheres e os homens a fixar-se e a manter o seu modelo de vida em territórios rurais”, afirmou o responsável.

Ricardo Pinheiro destacou ainda a necessidade de a Comissão Europeia reconhecer a resiliência das populações locais: “É fundamental que a Europa perceba a forma como os territórios se auto-inventam. A questão das ervas aromáticas, a produção do mel e toda a dimensão da cozinha associada à produção local são formas de criação de valor que já apresentam resultados importantes em boas práticas a nível europeu”.

Orada: O “Ex-Libris” da Tradição de Borba

Pedro Esteves

Para o presidente da Câmara Municipal de Borba, Pedro Esteves, o evento é um tributo à identidade da freguesia. “O que se pretende é mostrar à Orada aquilo que na Orada se faz muito bem: manter as tradições. Não temos pretensões de ser uma grande festa, mas queremos ser uma belíssima festa onde todos se sintam bem a provar os comeres tradicionais feitos com todo o tipo de ervas”, explicou o autarca.

Pedro Esteves enalteceu o papel da Casa da Cultura da Orada, que assumiu este ano a liderança da organização: “A Casa da Cultura faz um trabalho de preservação das tradições e dos cantos de trabalho, que eram a forma como as pessoas se organizavam no campo. É um património que a Orada e o concelho de Borba não podem perder”.

Ervas e Companhia é um evento estruturante da freguesia

João Leitão

Para o autarca João Leitão, presidente da Junta da Orada reconhece que “a Feira já vai sendo um evento estruturante na freguesia. É importante para alguns dos produtores que precisa escoar os produtos. O uso das plantas aromática era feito sobretudo nas sopas. O sustento da alimentação dos trabalhadores rurais. Hoje em dia faz se muito a procura das plantas aromática sobretudo para substituir o sal”. João Leitão destaca ainda “a prova das sopas como o momento alto da Feira, cada pessoa faz a sua sopa e depois todos podemos provar”.

Ervas como Sobrevivência e Património

Ricardo Pinheiro e Paulo Laranjo

Paulo Laranjo, da Casa da Cultura, recordou a origem histórica deste evento, focado nas plantas alimentares e medicinais. “Antigamente, estas plantas serviram de sobrevivência para o dia a dia. As pessoas iam para o campo, apanhavam o que a natureza dava e confecionavam em casa. O nosso intuito é valorizar esse potencial e dar vida a essa grandeza”, referiu.

Paulo Laranjo

Apesar da ameaça de chuva, que obrigou à instalação de uma tenda no adro da igreja para aproximar o certame do centro da freguesia, o otimismo mantém-se para o ponto alto do programa. “Um dos momentos mais esperados é o passeio pedestre para a descoberta e identificação das plantas no seu habitat natural. Esperamos que o tempo permita, pois é fundamental para que as pessoas conheçam esta riqueza”, concluiu Paulo Laranjo.

A feira conta com momentos de degustação, música tradicional e a presença dos emblemáticos “Bonecos da Orada”, celebrando um modo de vida que procura agora novas oportunidades no próximo ciclo de financiamento europeu.

Beja recebe Cimeira Mundial de Enoturismo Responsável

A cidade de Beja será o epicentro do debate global sobre o futuro do enoturismo sustentável, reunindo especialistas e líderes do setor vitivinícola mundial, entre os dias 31 de maio e 3 de junho.

O Alentejo foi o destino selecionado pela GWTO para acolher a terceira edição deste encontro internacional, superando candidaturas de destinos como Mendoza (Argentina) e Penedés (Espanha). A cimeira integrará o calendário oficial do Baixo Alentejo como Cidade Europeia do Vinho 2026, um título que reforça o posicionamento da região no panorama turístico europeu.

Sob o mote “Responsável, Sustentável e Satisfatório”, o evento pretende promover um modelo de turismo que respeite o ambiente, valorize as comunidades locais e ofereça experiências autênticas aos visitantes. O encontro contará com conferências, sessões de B2B e áreas de exposição, atraindo profissionais de mais de uma dezena de países. Durante o processo de candidatura, o Alentejo foi já distinguido pela GWTO como um “Destino de Enoturismo Responsável”, um selo que valida as práticas sustentáveis da região.

Para a Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo, esta conquista é o resultado de uma estratégia concertada para afirmar o vinho como um produto histórico e identitário do território. A cimeira sucede às edições realizadas em Punta del Este (Uruguai) e Yantai (China), colocando Portugal na rota dos grandes fóruns mundiais de pensamento sobre turismo e agricultura.

Hospital Veterinário da Universidade de Évora inaugura equipamento de TAC

A Universidade de Évora (UÉvora) inaugurou, na tarde do passado dia 4 de maio, um novo aparelho de Tomografia Axial Computorizada (TAC), no seu Hospital Veterinário, num investimento que rondou os 300 mil euros, que inclui também um equipamento de ecografia de alto desempenho e um injetor de contraste. 

A cerimónia, que contou com a presença da Reitora da UÉvora, Hermínia Vasconcelos Vilar, decorreu no Hospital Veterinário da Universidade de Évora (HVUÉ), no Pólo da Mitra, e assinala um passo importante na modernização dos meios clínicos disponíveis, reforçando a capacidade de diagnóstico e inovação tecnológica ao serviço da saúde animal e permitindo diagnósticos mais precisos e rápidos, com impacto direto na qualidade dos cuidados prestados.

O programa teve início com uma sessão de apresentação na sala D003. Após as palavras de boas vindas e de contextualização de Elisa Bettencourt, Diretora do HVUÉ, foi dado a conhecer o novo equipamento e o seu enquadramento na atividade clínica e académica, por Nuno Alexandre, diretor clínico do HVUÉ. Após um momento de convívio, realizou-se uma explicação prática sobre o funcionamento da TAC e as suas aplicações no contexto veterinário.

Para a Reitora da Universidade de Évora, Hermínia Vasconcelos Vilar, a aquisição deste equipamento é “muito importante para o HVUÉ e coloca-o numa situação única no contexto do sul. Existe um outro em Beja, mas este é mais evoluído, sendo talvez o aparelho mais evoluído do sul da Península Ibérica. Deste modo, o HVUÉ fica numa situação muito particular, o que permitirá, com certeza, não só avançar nos estudos e na investigação, mas também em alargar as parcerias com outras instituições”, afiançou a Reitora.

“Em suma, este é um momento importante, que se enquadra na lógica dos últimos quatros anos de investir na medicina veterinária e nomeadamente no Hospital”, recordou Hermínia Vasconcelos Vilar, desejando que “se venha a conseguir o financiamento para as obras no mesmo Hospital. “Portanto, fico contente com este momento pois permite que o Hospital ganhe escala e reconhecimento”, concluiu a Reitora da UÉ.

Já para Nuno Alexandre o novo aparelho de TAC “vai capacitar o Hospital para a realização de serviços de tomografia, dando resposta não só aos casos internos, às necessidades dos clientes da unidade hospitalar, mas também irá responder aos casos clínicos referenciados pelos centros de atendimento médico-veterinário (CAMV) que procurem o serviço do hospital”. 

O equipamento instalado, um SOMATOM go.Now de 32 cortes, da Siemens Healthineers, será utilizado sobretudo em animais de companhia, nomeadamente cães, gatos e espécies exóticas, podendo também ser aplicado em contexto de investigação.

O diretor clínico do HVUÉ sublinhou também que a introdução desta tecnologia permite “refinar o diagnóstico e aumentar a precisão clínica”, com impacto direto no acompanhamento de patologias complexas, destacando que o hospital passa a ter capacidade para “atender outros casos mais complexos, com especial incidência nas áreas da oncologia, traumatologia, neurologia e neurocirurgia”.

Nuno Alexandre afiançou ainda que, apesar de existirem equipamentos na região, este apresenta características técnicas mais avançadas, com “maior rapidez na aquisição de imagem e melhor definição”.

A instalação deste equipamento insere-se numa estratégia mais ampla de modernização tecnológica e digital das ciências agrárias, contribuindo para o reforço da formação dos estudantes e da investigação científica, bem como para a prestação de serviços especializados à comunidade.

O equipamento foi adquirido através de verbas do projeto “+agrodigitech@sul – modernização tecnológica e digital das ciências agrárias” e conta com o financiamento do PRR – Plano de Recuperação e Resiliência, da República Portuguesa e da União Europeia – NexGenerationEU.

Concerto da Orquestra Ligeira do Exército com entrada livre em Vendas Novas

A Orquestra Ligeira do Exército atua em Vendas Novas no próximo dia 15 de maio, pelas 21h30, junto ao Estádio Municipal, num concerto de entrada livre que pretende assinalar o 33.º aniversário da Elevação de Vendas Novas a Cidade e, igualmente, o Dia do Regimento de Artilharia n.º 5.

A iniciativa promete uma noite especial, convidando a população a celebrar esta data marcante para Vendas Novas e a assistir a um espetáculo de reconhecida qualidade artística, protagonizado por uma das mais emblemáticas formações musicais do País.

Como refere o Vice-presidente da Câmara Municipal, Luís Laranjo Matias, “Assinalar o 33.º aniversário da Elevação de Vendas Novas a Cidade com um concerto desta dimensão é celebrar o percurso, a identidade e a capacidade de afirmação do nosso Concelho, valorizando simultaneamente a ligação histórica e identitária ao Regimento de Artilharia n.º 5”.

Com sede na Unidade de Apoio do Comando da Logística, em Paço de Arcos, a Orquestra Ligeira do Exército iniciou a sua atividade em 1976, apresenta-se num formato de Big Band, e tem marcado presença em algumas das mais prestigiadas salas de espetáculo nacionais, colaborando igualmente com diversos artistas e convidados do panorama musical português e internacional.

Alto Alentejo recebeu o 9.º Encontro Nacional das Autoridades de Transporte

A Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo (CIMAA) acolheu, nos dias 5 e 6 de maio, o 9.º Encontro Nacional de Autoridades de Transportes no Museu da Tapeçaria, em Portalegre. Este encontro, subordinado ao tema “Colaboração que gera acesso” enfatizou o importante papel das Autoridades de Transporte para a promoção de sistemas mobilidade mais eficientes, sustentáveis e integrados.

A Secretária de Estado da Mobilidade, Cristina Pinto Dias, divulgou durante o encontro um conjunto de instrumentos de financiamento pensados para apoiar as competências das Autoridades de Transporte a melhorar os sistemas de mobilidade – sendo de se destacar o Plano Social para o Clima, que prevê financiamento específico dedicado às soluções de transporte flexível nos territórios de baixa densidade.

Na sessão de boas-vindas, o Presidente do Conselho Intermunicipal, Joaquim Diogo, destacou que “durante muito tempo os transportes públicos nos territórios de baixa densidade foram entendidos como uma resposta quase exclusiva às necessidades dos estudantes, mas hoje sabemos que essa visão é insuficiente”, defendendo que nos territórios de baixa densidade investir na mobilidade é investir na coesão territorial, no acesso à habitação, no acesso a bens e serviços, na competitividade dos territórios e na capacidade de atrair e fixar população, reforçando que “os transportes públicos são um instrumento essencial para melhorar a qualidade de vida e garantir um verdadeiro direito à mobilidade”.

A CIMAA agradece a todos os intervenientes e entidades do país que se mobilizaram para participar neste encontro, com destaque para o Gabinete da Secretaria de Estado da Mobilidade, o Instituto da Mobilidade e dos Transportes, o Secretário de Estado da Administração Local e Ordenamento do Território, a Estrutura de Missão – Reconstrução da Região Centro do País, a Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra, a Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria, a AMT – Autoridade da Mobilidade e dos Transportes, a Associação Nacional de Transportes de Passageiros, a Associação Rodoviária de Transportadores Pesados de Passageiros, a Comunidade Intermunicipal do Ave, a Mobi.e, os Transportes Metropolitanos de Lisboa, a Metro Mondego, a Transdev Portugal, os Transportes Coletivos do Barreiro, a Comunidade Intermunicipal de Viseu e Dão Lafões, a Comunidade Intermunicipal do Algarve a ainda a todas as restantes Autoridades de Transporte, Municipais e Intermunicipais, que contribuíram para que este 9.º Encontro em Portalegre fosse um dos encontros com maior participação e interação desta iniciativa.

Elvas é sede da canicultura ibérica este sábado na 36ª Exposição Canina Internacional

O Centro de Negócios Transfronteiriço recebe 427 exemplares de 200 raças diferentes. O certame, em parceria com Badajoz, oferece uma oportunidade única na Europa para a obtenção do título de Campeão Internacional.

O Centro de Negócios Transfronteiriço (CNT) de Elvas é, este sábado, 9 de maio, o epicentro da canicultura ibérica. A 36ª Exposição Canina Internacional de Elvas reuniu cerca de meio milhar de exemplares, vindos de vários pontos da Europa, numa competição que se destaca não só pela quantidade, mas pela elevada qualidade técnica e prestígio internacional.

Em entrevista à Rádio ELVAS, José Homem de Mello, figura de referência do Clube Português de Canicultura, sublinha a importância estratégica deste evento, que funciona em moldes transfronteiriços. “Este é um fim de semana único na Europa porque normalmente não há fins de semana com dois pontos para o campeonato internacional num só fim de semana. Hoje em Elvas e amanhã em Badajoz”, explica o especialista.

A corrida pelo título de Campeão Internacional

O grande atrativo para os criadores que se deslocaram de países como Espanha, França e Inglaterra é a disputa pelo CACIB (Certificado de Aptidão ao Campeonato Internacional de Beleza). “Este ano temos 427 exemplares vindos de muitos países europeus que vêm tentar obter e vencer o chamado CACIB. Para um cão ser campeão internacional tem que ter pelo menos dois pontos destes no seu país de origem e mais um num segundo país e outro num terceiro”, esclarece José Homem de Melo.

Para avaliar este “exército” de quatro patas, a organização contou com um painel de jurados de elite, oriundos do Brasil, Roménia, Holanda, Espanha, Polónia e Finlândia, todos habilitados pela Federação Cinológica Internacional (FCI).

Em busca do “Cão Perfeito” e Saudável

Segundo José Homem de Melo, o interesse pelas exposições caninas continua em crescendo, movido pela paixão dos criadores em atingir a excelência. “Um dos principais objetivos é criarem cães o mais próximo possível ao cão perfeito, que é o descrito no estalão de cada raça. É algo impossível porque não há cão perfeito, mas tenta-se criar o mais próximo possível”, refere.

Contudo, a estética não é o único foco. A saúde e a utilidade funcional dos animais são pilares fundamentais da canicultura moderna. “Cada vez mais se procura criar cães saudáveis, que estejam aptos para as funções que variam desde a caça à proteção, ou à procura de droga e explosivos. Como temos visto, sem eles não conseguiríamos chegar a esses objetivos”, sublinha o responsável.

Cerca de 200 raças em competição

Pelos vários rings instalados no CNT, passam exemplares de aproximadamente 200 raças distintas — mais de metade das cerca de 380 raças reconhecidas mundialmente pela FCI. Entre os nomes mais familiares do público, destacam-se o raças portuguesas como o Rafeiro do Alentejo, o Serra da Estrela e o Cão de Água Português, entre raças estrangeiras como o Boxer, o Dobermann, Labrador e o Golden Retriever, o Pastor Alemão, o Rottweiler , o Bulldog Francês, o Poodle, o Chihuahua, o Border Collie, o Beagle, o Jack Russell e o Cocker Spaniel, mas a diversidade presente é, nas palavras de Homem de Melo, “uma participação muito, muito boa”.

A 36ª Exposição Canina Internacional de Elvas, organizada pela Câmara Municipal de Elvas em colaboração com o Clube Português de Canicultura, é de entrada livre, sendo uma oportunidade para conhecer de perto o trabalho dos criadores e a beleza das linhagens presentes. O evento prossegue amanhã na vizinha cidade de Badajoz, completando este ciclo ibérico de alta competição canina.

Enfermeiro da ULS Alto Alentejo distinguido com prémio de melhor aluno em Pós-Graduação

O enfermeiro Marcos Grazina, profissional do Serviço de Urgência Médico-Cirúrgica do Hospital Doutor José Maria Grande, em Portalegre, recebeu o prémio de Melhor Aluno da Pós-Graduação em Intervenção em Trauma, Emergência e Catástrofe do ISLA de Santarém (edição 2024/2025). A distinção foi entregue recentemente, no dia da instituição, no âmbito dos Prémios de Mérito Escolar, reconhecendo o percurso académico de excelência.

Com o empenho, a dedicação e o investimento na formação, os profissionais estão a contribuir não só para a sua qualificação contínua, mas também para a qualidade dos cuidados de saúde prestados à população.

Vila Viçosa: Concerto Pascal “Paratur Nobis” este domingo à tarde no Santuário Nacional da Padroeira de Portugal

A Fundação UNITATE e o Município de Vila Viçosa promovem, este domingo, dia 10 de maio, pelas 16h00, o Concerto Pascal “Paratur Nobis”, no Santuário Nacional da Padroeira de Portugal, em Vila Viçosa.

O concerto contará com a participação da soprano Marina Pacheco e do organista Ricardo Toste, num momento musical pensado para prolongar o tempo pascal através da beleza, da espiritualidade e da valorização do património religioso e cultural de Vila Viçosa.

Esta iniciativa dá continuidade ao percurso que a Fundação UNITATE e o Município de Vila Viçosa têm vindo a desenvolver em torno dos Concertos Pascais, reforçando uma programação que cruza cultura, comunidade e identidade local, em espaços de elevado significado histórico e simbólico.

“Paratur Nobis” afirma-se como um convite à participação da comunidade, num tempo de encontro, contemplação e valorização da música sacra, aberto a todos os que desejem viver a Páscoa também pela arte e pela experiência partilhada.

A Fundação UNITATE sublinha a importância desta parceria com o Município de Vila Viçosa, que tem permitido levar à comunidade momentos culturais de qualidade, acessíveis e profundamente ligados ao território.

Raquel Tavares atua este sábado no Festival de Fado de Estremoz. Espetáculo tem entrada gratuita

Raquel Tavares sobe, na noite deste sábado, 9 de maio, ao palco da quinta edição do Festival de Fado de Estremoz.

O concerto, a ter lugar no Pavilhão B do Parque de Feiras e Exposições de Estremoz, está marcado para as 22 horas. Antes, pelas 21 horas, é Celia Romero, a voz da nova geração do flamenco, quem se apresentará ao público.

O Festival de Fado de Estremoz, considerado um dos mais importantes do género em Portugal e o maior do Alentejo, que decorre, uma vez mais, sob a direção artística do estremocense José Gonçalez, é promovido pela Câmara Municipal.

As entradas são gratuitas.

Campo Maior: “A Fantabulástica Família da Alice Barbuda” dá visibilidade ao trabalho da APPACDM na Feira do Livro

O livro “A Fantabulástica Família da Alice Barbuda”, da Equipa de Intervenção Precoce da APPACDM de Elvas, é um dos grandes destaques da Feira do Livro de Campo Maior, que chega este sábado, 9 de maio, ao fim.

Dizendo que não há melhor forma de dar a conhecer e comercializar a obra, que tem por base a temática do uso abusivo das tecnologias por parte dos mais novos, do que estar presente numa feira do livro, Manuela Polme, membro da equipa, começa por lembrar que foi a APPACDM – a “casa” da Equipa de Intervenção Precoce – que possibilitou a sua publicação. “Foi graças à APPACDM que nós conseguimos fazer a publicação do nosso livro e que agora nos acompanha nessa mesma divulgação”, assegura a docente de Educação Especial.

“Contamos com todos, porque efetivamente são eventos deste nível que fazem o nosso livro ter a maior visibilidade possível”, acrescenta. Para além da obra, a APPACDM de Elvas tem também disponíveis para venda, na Feira do Livro de Campo Maior, o porta-chaves da sua mascote, o MICAS. “É um dois em um: podem fazer a aquisição do pack (livro e MICAS), que nós ficaremos bastante agradecidas”, diz ainda Manuela Polme.

De recordar que foi precisamente com uma leitura encenada de “A Fantabulástica Família da Alice Barbuda”, numa sessão dirigida às crianças do ensino pré-escolar de Campo Maior que, na passada quarta-feira, dia 6, se deu início à Feira do Livro, no Centro Comunitário da vila.

O evento chega ao fim este sábado às 19 horas.

Elvas: recital de poesia e harpa com Paulo Pires e Emanuela Nicoli marcam segundo dia da Bookkey

O segundo dia da Bookkey, a Feira Literária de Elvas, apresenta um programa diversificado que junta passeios literários, apresentações de livros, debates e momentos de poesia.

As atividades começam este sábado, 9 de maio, às 10h00 com o passeio literário “Sombras da Raia”, conduzido pelo autor Nuno Franco Pires. Às 11h30, realiza-se a palestra “A importância da leitura em família”, pela autora Sara Rodi, na Biblioteca Municipal Dra. Elsa Grilo.

Durante a tarde, destaque para a apresentação da coleção “Ventriloquia”, às 15h00, por Cátia Terrinca e Ricardo Boléo, do UMcoletivo, e para a sessão de lançamento do livro “O Mosteiro”, de Nuno Nepomuceno, marcada para as 16h00.

Pelas 17h30 terá lugar a conversa “Saramago e o Alentejo”, promovida pela Associação 7350. O debate contará com a participação de vários convidados ligados à literatura e à promoção cultural da região.

A programação prossegue à noite, às 21h00, com um recital de poesia e harpa protagonizado por Paulo Pires e Emanuela Nicoli, encerrando o segundo dia da feira às 23h00.

Com a iniciativa, a Câmara Municipal de Elvas e a Biblioteca Municipal Dra. Elsa Grilo continuam a apostar na valorização da literatura portuguesa e no envolvimento da comunidade em torno da cultura e da leitura.

Pedro Chagas Freitas na abertura da Bookkey: “Elvas é um cenário maravilhoso para uma história”

O escritor foi a figura central do primeiro dia da Feira Literária de Elvas, onde apresentou o marcante “Hospital das Alfaces” e partilhou a sua ligação à cidade e aos leitores.

A Biblioteca Municipal Dra. Elsa Grilo abriu as portas esta sexta-feira, 8 de maio, para a edição de 2026 da Bookkey – Feira Literária de Elvas. O arranque do certame ficou marcado pela presença do mediático escritor Pedro Chagas Freitas, que protagonizou um encontro próximo com o público elvense.

Em entrevista exclusiva à Rádio ELVAS, o autor revelou que os seus encontros com os leitores são momentos de total liberdade. “Podem esperar uma conversa, vou falar do que me apetecer. É claro que vamos falar dos livros, mas também do que está por trás deles, do que é que cada livro pode trazer consigo”, afirmou, desvalorizando um guião rígido para as suas sessões.

“Ouvir os leitores muito mais do que falar”

Apesar de ter no currículo obras mais recentes, Chagas Freitas admite que o livro “Hospital das Alfaces” continua a ser o grande íman de público. “É o mais reconhecido (das obras recentes). Se calhar é o mais marcante, porque é o que as pessoas mais reconhecem. Mas vamos falar um bocadinho de tudo”, explicou o autor, que vê nestas iniciativas uma oportunidade de estudo sociológico sobre quem o lê.

“Recolho, acima de tudo, perceber o que é que faz com que uma pessoa leia um meu livro e não leia outro. Tenho percebido que são leitores de todas as idades, de todos os estilos de vida. Interessa-me ouvir os leitores muito mais do que se calhar ser eu a falar com eles”, confessou.

Elvas como inspiração

Esta é a “quarta ou quinta vez” que o escritor diz estar em visita à cidade raiana, um regresso que acontece três anos após a sua última estada. Para Pedro Chagas Freitas, a riqueza patrimonial e humana da cidade não passa despercebida ao seu olhar de ficcionista. “Elvas é um cenário maravilhoso porque tem muita história, tem muita beleza, tem muitas pessoas interessantes, personagens interessantes. Se calhar algumas das minhas personagens já vieram daqui, não posso é dizer muito”, lançou em tom enigmático.

Programação continua até domingo

A Bookkey arrancou com o espetáculo infantil “Histórias Cantadas”, seguindo-se a sessão oficial de abertura às 20h00. A noite de sexta-feira encerrou com o espetáculo “Era Uma Vez… Ou Duas ou Três!”, protagonizado por Marcantonio Del Carlo.

O certame literário continua a dinamizar a Biblioteca Municipal até amanhã domingo, 10 de maio, afirmando-se como um espaço de cruzamento entre as letras e as artes, promovendo o contacto direto entre autores de renome nacional e a comunidade local.