Skip to content

Borba: “Ervas & Companhia” anima Orada com sabores, tradição e muita festa no fim de semana

O Largo da Igreja de Orada, no concelho de Borba, dá lugar, entre sábado e domingo, dias 9 e 10 de maio, a mais uma edição de “Ervas & Companhia”, evento em que as plantas alimentares, aromáticas e medicinais são as protagonistas.

O evento, promovido pela Casa do Povo de Orada, em parceria com a Junta de Freguesia e o Município de Borba, faz-se também de petiscos, animação, diversas atividades culturais e muita festa.

À semelhança do que já tinha acontecido com a Feira do Queijo de Rio de Moinhos, a Câmara Municipal une a este evento um festival gastronómico dedicado às ervas alimentares e aromáticas. Com estas e outras novidades, a autarquia, explica a vice-presidente, Helena Caldeira, procura “dar escala” ao certame.

“Nós, município, pretendemos alavancar a gastronomia. O que nós temos de melhor no concelho de Borba é a gastronomia. E nós pretendemos mesmo alavancá-la, criar uma marca, tanto para a gastronomia como para o vinho. E estes festivais, já que estão a ter sucesso no nosso concelho, são de apostar forte”, diz ainda a autarca sobre o Festival Gastronómico “Ervas Alimentares e Aromáticas”, a decorrer entre sexta-feira, 8 de março, e dia 17.

Nos restaurantes aderentes em todo o concelho de Borba, o público terá oportunidade para experimentar as alabaças, as acelgas selvagens, os cardos, as beldroegas e muitas outras ervas e flores comestíveis.

Já o certame, em Orada, entre sábado e domingo, conta com mercado, encontro de carros antigos, apresentação de dança, passeio pedestre, prova de vinhos, showcooking com a chef Francisca Dias, prova de sopas tradicionais e os espetáculos de Alentons e Banda Luso Calypso.

Compartilhe este artigo: