Marcada para 28 de junho, III Corrida “Memorial João Maltez” tem inscrições abertas

O Grupo Desportivo e Cultural de Rio de Moinhos organiza, a 28 de junho, a terceira edição da Corrida e Caminhada “Memorial João Maltez”, em homenagem ao antigo atleta do clube, falecido em fevereiro de 2024.

Uma vez mais, a organização, com a iniciativa, une Glória e Rio de Moinhos, sendo Glória a terra Natal de João e Rio de Moinhos a terra onde iniciou a sua prática no atletismo. Desta vez, corrida e caminhada partirão de Rio de Moinhos, junto ao Campo de Futebol “Montes Claros” e terminará no Ringue Desportivo de Glória.

Os participantes poderão optar por três distâncias: caminhada, de cerca de 6,5 quilómetros; corrida competitiva, de cerca de dez quilómetros; e corrida jovem (desde benjamins a juvenis, com as distâncias a variarem consoante o escalão etário).

De acordo com Emanuel Ribeiro, presidente do Grupo Desportivo e Cultural de Rio de Moinhos, a “questão principal” da iniciativa “será sempre a de prestar homenagem ao João e promover a parte desportiva”, tendo sempre o evento uma componente solidária.

Do programa inicial da prova constava ainda a iniciativa “Vamos Ajudar Lourenço, o Lutador”, direcionada a crianças e jovens com idades até aos 16 anos. Contudo, e tendo em conta o falecimento de Loureço, no passado dia 19 de março, explica Emanuel Ribeiro, a organização, com “a autorização e consentimento dos familiares” da criança, “redirecionou a iniciativa solidária para o David”, menino de dez anos, residente em Pavia, no concelho de Mora, que sofre de epilepsia e paralisia cerebral.

Por cada inscrição na caminhada ou na corrida, um euro reverte a favor da criança, para ajudar nas necessidades do quotidiano e tratamentos que não são comparticipados, imprescindíveis para melhorar a sua qualidade de vida. Além disso, cada participante, de forma voluntária e não obrigatória poderá efetuar um donativo extra, no valor que entender, no ato da inscrição.

As inscrições, abertas desde 13 de março, são feitas na plataforma “A Correr”. Limitadas a 450 atletas, no conjunto de todas as distâncias, as inscrições terminam a 23 de junho. A inscrição na caminhada (inclui t-shirt técnica, medalha finisher e seguro) tem um custo de cinco euros, enquanto na corrida de dez quilómetros (inclui t-shirt técnica, dorsal com chip, medalha finisher e seguro) custa nove euros. A participação na prova jovem (inclui t-shirt técnica, dorsal com chip, medalha finisher e seguro) é gratuita.

Haverá prémios monetários para os participantes da corrida de dez quilómetros (primeiros cinco da classificação geral por género), e por escalões (três primeiros de cada escalão por género), além de medalhas atribuídas nos diferentes escalões e oferta de produtos regionais. Os prémios monetários vão desde os dez aos cem euros.

Serão ainda atribuídos troféus às três primeiras equipas da classificação coletiva, contando para a classificação os dez primeiros de cada escalão por género, desde Benjamins A a Veteranos maiores de 60 anos.

De forma a promover a participação dos atletas dos concelhos de Estremoz e de Borba, haverá um prémio a definir pela organização para o primeiro atleta masculino e para a primeira atleta feminina a finalizar a prova, quer seja do concelho de Estremoz ou de Borba, na corrida principal dos dez quilómetros. Para estimular a participação dos atletas das camadas etárias menos jovens, haverá tambem um prémio para o atleta masculino e a atleta feminina mais velhos, a terminarem a prova principal dos dez quilómetros.

São vários os parceiros institucionais e associações que apoiam o Grupo Desportivo e Cultural de Rio de Moinhos e colaboram no evento: Municípios de Borba e Estremoz; Juntas de Freguesia de Glória e de Rio de Moinhos;  Tolerante Futuro – Associação Glória Jovem; Grupo Recreativo e Cultural das Festas em Honra de São Tiago; Associação de Atletismo de Évora; Grupo Desportivo de Pavia; Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ); Fundação INATEL; Rota D’Ossa – Associação Cultural e Desportiva; GNR de Estremoz e GNR de Borba; e Bombeiros Voluntários de Estremoz.

A organização conta ainda com a colaboração de várias empresas da região que decidiram apoiar o evento em forma de patrocínio.

Acordeonista Marta Ferreira: do sonho de criança aos bailes, à televisão e aos primeiros temas originais

Depois de ter dado a conhecer o seu talento ao grande público, com as participações nos programas “Praça da Alegria” e “Estrelas ao Sábado”, da RTP, a jovem acordeonista campomaiorense Marta Ferreira lançou, há cerca de um mês, os seus dois primeiros temas originais.

Em entrevista à Rádio ELVAS, Marta recorda que este seu sonho da música e a paixão pelo acordeão surgiram quando tinha apenas nove anos, durante umas férias de verão com os pais, no Algarve. “Estava um jovem na rua a tocar acordeão, a fazer um bailarico, e despertou-me o interesse em aprender acordeão. Virei-me para os meus pais, disse que queria aprender e desde aí nunca mais parei”, começa por recordar.

Foi com a ajuda de Tiago Afonso que Marta acabou por dar os primeiros passos no acordeão, tendo feito parte dos ranchos folclóricos de Campo Maior e Arronches e do grupo de cantares de Santa Eulália.

Com a experiência que ia ganhando, a jovem artista foi “explorando os temas do folclore e do Alentejo”… até que o mundo parou com a pandemia. Mas foi precisamente nessa altura que Marta decidiu que queria começar a fazer os seus próprios bailes. E assim foi. Com a ajuda das redes sociais, onde ia partilhando o seu trabalho, rapidamente começou a levar a sua interpretação de temas de artistas que tanto admira, como Emanuel e Bombocas, de norte a sul do país.

Na sequência desses espetáculos viria a surgir o convite para a participação na “Praça da Alegria”, programa apresentado por Jorge Gabriel e Sónia Araújo, com Marta a inscrever-se, posteriormente, no concurso “Estrelas ao Sábado”. “Depois chega-me o contacto da produtora a dizer que gostou do meu trabalho e a perguntar-me se eu queria fazer uma parceria e os meus temas”, recorda Marta, que via aqui a hipótese de cumprir o seu sonho de criança.

Sem pensar duas vezes, a jovem, hoje com 24 anos, acaba por aceitar o convite, sendo que desta parceria resultaram já os seus dois primeiros temas originais: “Kuduro da Marta” e “Na Festa da Aldeia”. Estas são canções que Marta descreve como temas do género popular português, em que o tradicional se mistura um pouco com o moderno. Para muito em breve, está previsto o lançamento de mais duas músicas e, quem sabe, a gravação até de videoclipes dos temas.

Pese embora a preenchida agenda de espetáculos que vai tendo, e lembrando o velho ditado “Santos da casa não fazem milagres”, Marta lamenta que, até então, só tenha sido convidada por uma única ocasião a apresentar-se ao público em Campo Maior. “Eu costumo dizer que não sou artista da terra. Eu sou artista de Portugal, porque toco em todo o país. Na minha terra só toquei uma única vez e foi devido ao convite da vereadora, na altura, São Silveirinha. De resto, a minha terra, não sei se desconhece o meu trabalho… não deve desconhecer, porque toco por todo o país. Mas na minha terra ninguém me chama”, refere ainda Marta Ferreira.

A entrevista completa a Marta Ferreira para ouvir no podcast abaixo:

Quarta edição do EuroBEC Granfondo vai para a estrada no domingo

Vai para a estrada, no domingo, 12 de abril, mais uma edição do EuroBEC Granfondo, a prova de ciclismo que une Badajoz, Elvas e Campo Maior, em três percursos de diferentes níveis de dificuldade.

Com partida e chegada em Badajoz desta vez, o evento, que inclui o minifondo de 77 quilómetros, o mediofondo de 105 e o granfondo de 140, é já uma referência no calendário desportivo transfronteiriço.

Para Hermenegildo Rodrigues, vereador na Câmara de Elvas, o desporto, através de provas como o EuroBEC Granfondo, tem vindo a ter um papel muito importante naquilo que é a relação fronteiriça entre as três localidades da Eurocidade. Assegurando que esta é já uma prova consolidada, com mais-valias em termos turísticos e económicos, o vereador lembra as dúvidas iniciais, há quatro anos, quando se realizou a primeira edição deste EuroBEC Granfondo: “esta é a quarta edição do EuroBEC Granfondo e, há quatro anos, lembro-me perfeitamente de uma primeira abordagem ao Manuel Zeferino, em Bragança, e tudo, na altura, eram dúvidas, questões e ansiedade em trazermos um evento desta dimensão para esta região”.

Apesar das dúvidas iniciais, o autarca diz que “ainda bem” que as três autarquias se uniram para levar a cabo o evento desportivo. Nesta quarta edição, a prova, que “sai reforçada em termos de consolidação”, deverá vir a contar com a participação de “dois mil atletas”.

O EuroBEC Granfondo volta a ser organizado pela Bikeservice. O diretor da empresa, o antigo ciclista Manuel Zeferino, não tem dúvidas de que estão reunidas “todas as condições” para que este seja “o maior granfondo” realizado em Portugal. “Este inicia-se em Espanha, mas será o maior granfondo de Portugal neste momento”, garante.

Ainda antes da grande prova deste quarto EuroBEC Granfondo, realiza-se o já tradicional Granfondo Kids, no sábado, dia 11, destinado a crianças dos quatro aos 13 anos. As provas no dia 12 iniciam-se pelas 9 horas, na Granadilla, em Badajoz. Depois de passar por Campo Maior e Elvas, a prova termina na cidade espanhola.

GNR de Elvas recupera cão que terá sido furtado em Espanha

O Destacamento Territorial de Elvas da GNR, através do seu Núcleo de Proteção Ambiental, recuperou um animal de companhia durante uma ação de fiscalização aleatória.

No decorrer da fiscalização, revela o Comando Territorial de Portalegre da GNR, foi identificado um cão que possuía um “transponder” registado em Espanha. Com o apoio do Centro de Cooperação Policial e Aduaneira do Caia, foi possível apurar que o animal tinha sido furtado em território espanhol.

Após as diligências necessárias, o animal foi entregue ao seu legítimo proprietário.