O Elvas CAD responde a acusações que considera infundadas da SAD

O “O Elvas” Clube Alentejano de Desportos (CAD) emitiu um comunicado na sequência de declarações tornadas públicas, a 20 de fevereiro de 2026, pela sociedade anónima desportiva O Elvas Clube Alentejano de Desportos Futebol SAD, onde o clube fundador afirma ter sido alvo de “graves e infundadas afirmações”. Na nota, o CAD esclarece que é acionista minoritário da SAD, detendo 5% do capital social, não tendo qualquer poder deliberativo sobre matérias financeiras, administrativas ou contratuais relacionadas com a estrutura profissional.

O clube refere ainda que sempre cumpriu os protocolos estabelecidos e solicitado a devida prestação de contas, denunciando alegados incumprimentos contratuais por parte da SAD para com jogadores, equipa técnica, funcionários e fornecedores, bem como valores em dívida ao próprio clube fundador. O CAD manifesta expectativa na convocação de uma assembleia geral de acionistas para dar início a uma nova fase na estrutura administrativa da SAD, reiterando disponibilidade para colaborar no desenvolvimento do projeto desportivo.

O comunicado é publicado na íntegra abaixo.

”COMUNICADO
O ELVAS CLUBE ALENTEJANO DE DESPORTOS
No passado dia 2 0 de fevereiro de 2026 a Sociedade Anónima Desportiva ” O ELVAS CLUBE
ALENTEJANO DE DESPORTOS FUTEBOL SAD” emitiu um comunicado onde expressa graves e
infundadas afirmações, no qual o CLUBE “O ELVAS CLUBE ALENTEJANO DE DESPORTOS” é visado.
Para o conhecimento dos sócios de ” O ELVAS CLUBE ALENTEJANO DE DESPORTOS”, d e todos os
elvenses e do público em geral, cumpre prestar os seguintes esclarecimentos:

Por último, rejeitamos e repudiamos qualquer ato xenófobo contra esta, e qualquer futura,
administração da SAD, bem sabendo os elvenses e o público em geral, que ELVAS é particularmente
calorosa e afável na receção a todos aqueles que venham, d e verdade e por bem, para a nossa
cidade.
O Elvas CAD – Rua dos Chilões N°.2 – Elvas, 7350-078
Telef: +351 268 622 337 / Mail: geral@oelvascad.pt
C 1
O ELVAS
O Elvas
Clube Alentejano de Desportos CAD
O presente comunicado foi subscrito por todos os atuais órgãos sociais do CLUBE.
Saudações Azul e Ouro
O Presidente da Direção d e O Elvas CAD

O ELVAS CAD é acionista minoritário da SAD e detentor d e 5% do capital social da sociedade
anónima desportiva, enquanto CLUBE fundador, não detendo qualquer poder deliberativo, de facto
ou de direito, sobre questões financeiras, administrativas, contratuais, ou quaisquer outras que
digam respeito ao funcionamento de toda a estrutura e respetivos funcionários da SAD, onde se
incluem os jogadores, staff técnico e administrativo ao serviço d a SAD;

Desde o início da constituição da Sociedade Anónima Desportiva “O ELVAS CLUBE ALENTEJANO
DE DESPORTOS FUTEBOL SAD” que o CLUBE sempre esteve presente e contribuiu, com toda a
energia e total transparência, para cumprimento dos protocolos formalizados com a SAD, bem como,
para colaborar em tudo o que fosse necessário de forma a que a SAD pudesse desenvolver o seu
trabalho e alcançasse o tão desejado sucesso;

É d o conhecimento público, por não ter sido desmentido, que a SAD, na presente data, incorre em
incumprimento de obrigações contratuais para com jogadores, staff técnico, administrativo e
fornecedores, as quais a confirmarem-se, o CLUBE fundador é completamente alheio;

O CLUBE, no âmbito dos protocolos celebrados com a SAD, solicitou formalmente e m diversas
ocasiões prestação de contas à SAD, sem que as mesmas fossem prestadas nem pagas;
O Elvas CAD – Rua dos Chilões Nº.2 – Elvas, 7350-078
Telef: +351 268 622 337 / Mail: geral@oelvascad.pt
O Elvas
Clube Alentejano de Desportos CAD
O ELVAS
A

A SAD atualmente, para além dos incumprimentos contratuais verificados com jogadores, staff
técnico e administrativo, é igualmente devedora d e significativos valores económicos ao CLUBE
fundador e que resultam das contas apresentadas pela própria SAD e certificadas por ROC;

O CLUBE sempre se disponibilizou para prestar contas à SAD, porém a SAD, em momento algum,
se mostrou disponível para prestar contas ao CLUBE, evidenciando total desrespeito e falta de
transparência pelos protocolos celebrados entre ambas partes;

Reforçamos, para que se saiba, que foi nomeado pela direção do CLUBE, ratificado em assembleia
geral, o representante do CLUBE fundador junto do conselho de administração da SAD, e que este
se encontra totalmente disponível para prestar toda a colaboração no esclarecimento das questões
contabilísticas que se torne necessárias, esperando igualmente que a administração d a SAD proceda
com a reciprocidade devida, o que lamentavelmente até à presente data não aconteceu;

O ELVAS CAD congratula-se com a s anunciadas alterações n a estrutura da SAD pelo acionista
maioritário “LOYZO”, pois é na atual estrutura da SAD que de facto reside a opacidade contabilística
e campanhas de desinformação, orquestradas pelo seu Presidente demissionário bem como pelo
Diretor-Geral, cuja atuação constitui o verdadeiro e único obstrucionismo a o desenvolvimento d o
ELVAS SAD.

Aguardamos com expectativa a convocação d e assembleia geral de acionistas para saudar a nova
administração d a SAD, com quem manifestamos de forma antecipada, tal como o fizemos
anteriormente, o ensejo de colaborar em conjunto para o desenvolvimento d o projeto desportivo
que sempre esteve n a génese d a constituição do ELVAS SAD, d a qual somos acionistas, para a qual
auguramos um futuro de verdadeiro êxito que, até a o momento, tem sido posto em causa pela atual
administração da SAD.

“Mais dinâmica e moderna”, Feira dos Mayores regressa a Badajoz com programa amplo de atividades

A Feira dos Mayores da Extremadura está de regresso, para a sua 27ª edição, aos pavilhões da IFEBA, em Badajoz, entre esta quinta-feira e domingo, de 26 de fevereiro a 1 de março.

O certame, que volta a ser um espaço de encontro, lazer e aprendizagem, tanto para os idosos, como para os profissionais da área, conta um vasto programa de iniciativas. Da programação do evento constam, entre outras atividades, diferentes workshops, atuações musicais, espetáculos de teatro, campeonatos desportivos, concursos, exibições de dança e moda para seniores.

A promessa, por parte do Município de Badajoz, de acordo com a vereadora Elena Salgado, é de um evento, face às últimas edições, “mais dinâmico e moderno”, com um programa “amplo e variado de atividades renovadas”, para que, dessa forma, responda aos interesses dos mais velhos. A Feira dos Mayores, segundo a autarca, “evoluiu a par do perfil dos idosos, que demonstram interesses diferentes, mais atuais e adaptados aos novos tempos, reforçando assim a ideia de que a idade é apenas um número”.

Do programa de atividades, destaca-se a atuação de Lorenzo Santamaría, cantor espanhol que teve grande sucesso nos anos 70, no sábado, dia 28, às 17 horas, bem como uma exposição, um workshop com os Urban Sketchers e atividades de agilidade mental com jogos de mesa intergeracionais.

Elena Salgado destaca ainda a presença do Veículo Integral de Documentação da Polícia Nacional no evento, na qual é possível proceder à renovação do Cartão de Cidadão espanhol (DNI), das respetivas credenciais e também do passaporte.

Como em edições anteriores, haverá um espaço onde são recriadas as Festas do Povo de Campo Maior, “refletindo assim a união de regiões e culturas, já que a Feira dos Mayores conta sempre com uma grande presença de portugueses”.

Na feira, o Instituto Municipal de Serviços Sociais do Município de Badajoz irá promover atuações musicais, danças latinas e de salão, flamenco e folclore, bem como jogos tradicionais e oficinas participativas.

A gastronomia é também um dos elementos importantes do evento, com degustações no espaço “Os Sabores da Cozinha Tradicional”, gerido por lares de idosos de Badajoz, que irá estar a confeccionar diferentes pratos e doces tradicionais que posteriormente serão degustados pelos participantes.

Outra iniciativa a destacar no programa de atividades é a celebração do “Dia da Família”, no domingo, dia 1 de março, sendo que, como diz a vereadora, as “redes familiares, de amigos e conhecidos favorecem a manutenção da identidade social dos idosos e proporcionam apoio emocional, material, bem como informação e serviços de grande valor”.

Festival do Peixe do Rio de regresso a Alandroal de 6 a 15 de março

O Festival do Peixe do Rio está de regresso a Alandroal de 6 a 15 de março.

Com um papel fundamental na dinamização do concelho, a nível económico, turístico e cultural, o evento volta, durante dez dias, a dar destaque à tradição culinária local.

Por esta ocasião, os restaurantes locais apresentam nas suas ementas, entre outros, pratos de barbo, sável e lucioperca, confecionados das mais variadas formas. Para além da gastronomia, o evento faz-se também de um conjunto de atividades, como o I Convívio Inter-sócios ao Achigã, na Barragem do Boulhosa, o Trail Xperience e um passeio de BTT, iniciativas agendadas para 8 de março.

A apresentação oficial do evento realiza-se esta quinta-feira, 26 de fevereiro, na Casa do Alentejo, em Lisboa.

Campo Maior: Santa Casa e Lar de Degolados unem esforços em projeto comunitário dedicado às Festas do Povo

Imagem de arquivo (Santa Casa da Misericórdia de Campo Maior)

Em Campo Maior não há quem queira ficar de fora das Festas do Povo e a Santa Casa da Misericórdia une-se ao Lar e Centro de Dia de Degolados para, através de um projeto comunitário, as duas instituições contribuírem com a enramação de alguns troços de uma rua da vila.

Como já vem sendo habitual, recorda Rosália Guerra, uma das responsáveis da Santa Casa de Campo Maior, quer os idosos do Centro de Dia, quer os idosos do Lar “participam sempre, de uma maneira ou de outra, na preparação da decoração das ruas e na enramação”.

“Tem sido habitual o Centro de Dia participar na iniciativa do Jardim Florido e os utentes do Lar, todos os anos, no mesmo período do Jardim Florido, fazem a enramação da entrada do lar. Este ano optámos por os utentes do Lar participarem novamente na enramação da entrada do lar e os utentes do Centro de Dia, que também vão fazer a enramação da sua entrada, vão participar num projeto comunitário que envolve uma parceria com os utentes do Lar de Degolados”, avança a responsável.

Deste projeto comum, e pese embora a distância que separa as duas instituições, já há “coisas para contar”. “Estamos muito felizes, temo-nos encontrado, temos feito reuniões de trabalho e estamos a fazer coisas em comum, portanto, tem sido muito, muito satisfatório. Há também técnicos envolvidos das duas instituições, o que permite também estreitar laços entre interventores sociais e isso é muito gratificante”, remata Rosália Guerra.

Elvas volta a caminhar pela paz na manhã do próximo domingo

Elvas volta a caminhar pela paz na manhã deste domingo, 1 de março, numa iniciativa organizada, pelo terceiro ano consecutivo, pelo Núcleo da Liga dos Combatentes e a associação juvenil Arkus.

Com início junto à Capela de Nossa Senhora da Conceição, por volta das 10 horas (com concentração meia hora antes), esta caminhada tem uma extensão de cerca de sete quilómetros e termina no Parque da Piedade. Aos participantes é oferecida uma t-shirt branca, cor que simboliza a paz.

“Nós mobilizamo-nos normalmente por causas, mas neste caso é por valores: o valor da paz, um valor universal. Esta é a terceira caminhada, mas já são quatro anos desde o início da guerra na Ucrânia e estamos também na iminência de outros conflitos. Assim, o principal objetivo é apelar à paz e valorizar a paz”, diz o presidente do Núcleo de Elvas da Liga dos Combatentes, o sargento-mor José Miguêns.

Durante o percurso, que será guiado por Paulo Galego, os participantes terão ainda oportunidade de ficar a conhecer alguns aspetos relevantes da história de Elvas. “O Paulo Galego, que nos tem acompanhado desde o início, vai fazer uma abordagem muito ligeira, mas não menos interessante, relativa à ligação que Elvas tem com a vila de Olivença”, adianta José Miguêns.

Para além disso, e como já vem sendo tradição, as Roncas d’Elvas irão animar os participantes com uma breve atuação na Boa-Fé, revela Melanie Carona, da Arkus, que enaltece estas parcerias entre associações para a organização deste tipo de iniciativas: “acho que faz todo o sentido as associações juntarem-se, porque acaba por valorizar um bocadinho mais estas ideias e, obviamente, tudo o que seja para ajudar e que tenha a ver com paz, principalmente no momento que estamos a viver, é muito importante”.

Para esta caminhada, que acaba por unir a atividade física à componente cultural, e para a mensagem associada à iniciativa, a Arkus tem procurado sensibilizar todas as crianças e jovens com quem trabalha diariamente, assim como as respetivas famílias. “É esse o nosso objetivo: é que todos aqueles que convivem e trabalham connosco todos os dias percebam que realmente é uma mensagem importante”, garante Melanie Carona.

Nesta ocasião, a Capela de Nossa Senhora da Conceição vai estar aberta para que quem assim entender possa fazer a sua oração antes da partida para a caminhada. O mesmo acontecerá com o Santuário do Senhor Jesus da Piedade.

As inscrições nesta caminhada, com um custo simbólico de um euro, estão abertas até esta sexta-feira, dia 27 de fevereiro, podendo ser feitas diretamente nas sedes do Núcleo da Liga dos Combatentes ou da Arkus ou por telefone: 963 318 007 ou 926 223 831.

A entrevista completa a José Miguêns e Melanie Carona para ouvir no podcast abaixo:

Rede de Cooperação das Rotas do Imperador Carlos V reuniu em Elvas

A cidade de Elvas acolheu esta terça-feira, dia 24 de fevereiro, a reunião da Junta Diretiva da Rede de Cooperação das Rotas do Imperador Carlos V, um encontro que reforça a ligação do concelho a este importante itinerário cultural europeu, ao qual o Município de Elvas aderiu há cerca de um ano.

A jornada teve início durante a manhã com uma visita guiada pela cidade, proporcionando aos membros da comitiva a oportunidade de conhecer o património histórico e cultural elvense. O momento institucional decorreu nos Paços do Concelho de Elvas, onde o vice-presidente da autarquia, Nuno Mocinha, deu as boas-vindas aos participantes, destacando a importância da integração de Elvas nesta rede internacional. Na ocasião, saudou também o presidente da rede, Alberto Sanz, que é igualmente alcalde de Valdestillas.

Durante a tarde, os trabalhos prosseguiram com uma reunião no Museu de Arte Contemporânea de Elvas, onde foram discutidas estratégias de cooperação, promoção turística e valorização histórica dos territórios que integram as rotas associadas ao Imperador Carlos V.

Esta reunião insere-se no âmbito das iniciativas que antecedem as comemorações do casamento da Infanta Isabel com Carlos V, recriação histórica que terá lugar em abril, e que será assinalada com um mercado medieval no Castelo de Elvas, entre os dias 17 e 19. O evento promete recriar o ambiente da época e reforçar a identidade histórica de Elvas, envolvendo a comunidade e atraindo visitantes à cidade.

Com a realização desta reunião, Elvas reforça o seu posicionamento enquanto destino cultural de referência e consolida a sua participação numa rede europeia que promove a história, o património e a cooperação entre territórios ligados ao legado do Imperador Carlos V.

Próximo sorteio do Euromilhões com jackpot de 159 milhões de euros

Nenhum apostador acertou na chave vencedora do sorteio de ontem, 24 de fevereiro, do Euromilhões, sendo que na sexta-feira, dia 27, estará em jogo um jackpot de 159 milhões de euros.

O segundo prémio, de quase 200 mil euros, saiu a quatro apostadores no estrangeiro, e o terceiro, de 31 mil euros, a seis jogadores, todos eles também com aposta regista fora de Portugal. Para Portugal vêm três quartos prémios, num total de 40 atribuídos, de cerca de 1.500 euros.

A chave vencedora do sorteio de ontem era composta pelos números 10, 27, 40, 43 e 47 e pelas estrelas 6 e 10.

A informação apresentada não dispensa a consulta dos resultados oficiais no portal dos Jogos Santa Casa.