Ganna vence contra relógio na algarvia e Ayuso veste-se ainda mais de amarelo

Do esforço da Foia para o esforço individual, a terceira etapa da 52.ª edição da Volta ao Algarve, esta sexta-feira, ficou marcada pelo contrarrelógio de Vilamoura, num trajeto plano de 19.5 quilómetros que viu Filippo Ganna entregar o que prometia e vencer o dia. 

O ciclista da INEOS Grenadiers chegou ao Algarve como o grande favorito a triunfar neste contrarrelógio, ou não fosse ele um dos grandes especialistas mundiais no esforço individual, e conseguiu corresponder às expectativas. 

Johan-Price Pejtersen, da Alpecin-Premier Tech, foi o primeiro corredor da tarde a aquecer o hot seat durante algum tempo, antes de Jakob Söderqvist, da Lidl-Treak, lhe roubar o assento.

No entretanto, Ganna foi para a estrada, tirou sete segundos a Söderqvist e assumiu o protagonismo no hot seat, de onde não viria a sair mais. 

Ayuso não venceu, mas reforçou a Amarela

O italiano viu-se ameaçado por Juan Ayuso, o Camisola Amarela – Turismo do Algarve, e por Paul Seixas, mas nenhum dos dois conseguiu marcar o registo mais rápido da tarde. 

Ayuso, da Lidl-Trek, fez o segundo melhor tempo, a seis segundos de Ganna, e reforçou a liderança da Classificação Geral da Volta ao Algarve, agora com sete segundos de vantagem face a Seixas.

O jovem corredor da Decathlon CMA CGM Team venceu na Foia e partia para a etapa desta sexta-feira com o mesmo tempo do adversário espanhol, mas conseguiu apenas ser o quarto mais rápido, a 13 segundos do tempo de Ganna. 

Com menos razões para sorrir está João Almeida: o português da UAE Team Emirates XRG fez o décimo melhor tempo do contrarrelógio e viu Juan Ayuso distanciar-se na liderança da Classificação Geral: os dois estão agora separados por 44 segundos


“O Elvas” SAD confirma saída do CEO, procura de substituto e suspende investimentos

Foto: “O Elvas” SAD

O Grupo suíço Loyzo, detentor da maioria do capital d’”O Elvas” SAD, enviou um comunicado à nossa redação em que “anunciou uma nova fase estratégica que privilegia a estabilidade financeira e a manutenção dos compromissos já assumidos. Garante a saída do atual CEO e a suspensão de novos investimentos, a administração assegura que a SAD não irá fechar, mantendo em pleno funcionamento a equipa, o corpo de funcionários e a operação diária do clube. O foco imediato passará por um redimensionamento da sociedade, garantindo que todos os acordos legais e contratuais estabelecidos continuem a ser rigorosamente honrados”.

No comunicado, a empresa suíça diz que “era impossível continuar perante a recusa da direção local (“O Elvas” CAD) em fornecer os documentos e comprovativos essenciais para a certificação das contas”.  Pode ler-se “até à data, recusam-se deliberadamente a fornecer os documentos e os comprovativos essenciais para a certificação das contas por parte do nosso Revisor Oficial de Contas (ROC)”

“Esta decisão, drástica, mas inevitável, surge no culminar de 24 meses de sistemático boicote ambiental, obstrucionismo contabilístico e campanhas de desinformação orquestradas por uma minoria local que utiliza o nome do clube histórico para fins de poder pessoal e político”, segue o comunicado.

Para confirmar que se trata de uma suspensão e não o fim do projecto, o comunicado adianta ainda que para liderar um novo ciclo, a SAD diz que “será nomeada em breve uma nova equipa diretiva composta por profissionais portugueses” que a SAD afirma ser composta por pessoas “de reconhecido mérito nas áreas jurídica e institucional”. Esta estrutura “ terá como missão principal a defesa dos interesses da SAD e a condução de um processo de total transparência administrativa”.
Paralelamente, enquanto o projeto em Elvas “mantém o seu rumo definido”, o grupo investidor diz que “irá avaliar novas oportunidades de desenvolvimento desportivo em toda a região do Alentejo, procurando locais que ofereçam bases sólidas para o crescimento do futebol profissional”.

Portugal vence Espanha em Sub-15 em Elvas

As Seleções Nacionais masculinas de Portugal e Espanha no escalão de Sub-15 defrontaram-se esta sexta-feira, 20 de fevereiro, num jogo de caráter particular disputado no Campo Patalino do Estádio Municipal de Elvas. A formação lusa levou a melhor no duelo ibérico ao vencer por 1-0, com o único golo da partida a ser apontado ainda na primeira parte por Tiago Portugal, número 9 e capitão da equipa das Quinas.

Este foi o primeiro encontro internacional realizado no recinto depois de o Campo Patalino ter recebido a classificação Elite da UEFA, distinção que permite acolher jogos internacionais de seleções até ao escalão Sub-19. A partida, que contou com forte presença de público nas bancadas, foi organizada pela Federação Portuguesa de Futebol, com o apoio do Município de Elvas e da Associação de Futebol de Portalegre. As duas equipas voltam a defrontar em Campo Maior no domingo.

Jovem atropelado numa passadeira. Condutora fugiu do local

Esta tarde, cerca das 16.30 horas, na Avenida Infante Dom Henrique, no Bairro de Santa Luzia, um jovem de 19 anos foi atropelado numa passadeira tendo a alegada condutora fugido do local sem prestar assistência à vítima.

O jovem foi considerado ferido ligeiro, tendo lesões ao nível da perna e do pé. Os Bombeiros de Elvas efetuaram o transporte do ferido para o Hospital de Santa Luzia e a PSP esteve no local, onde efetuou diligências com vista a identificar a viatura, embora seja de esperar que a condutora se dirija voluntariamente à Esquadra da PSP.

“Redes Sociais, Ecrãs e Ciberbullying: Desafios para Pais de Hoje” em debate em Estremoz na terça-feira

O Gabinete de Apoio à Família e à Parentalidade, pertencente à operação CLDS 5G Estremoz TransformaMoz+, da coordenação do Município de Estremoz, promove, em conjunto com o projeto PAIS ATUAIS do Agrupamento de Escolas de Estremoz e Escola Secundária Rainha Santa Isabel de Estremoz, na próxima terça-feira, 24 de fevereiro, a sessão “Redes Sociais, Ecrãs e Ciberbullying: Desafios para Pais de Hoje”.

Numa uma parceria com o CRI AC, a sessão será dinamizada pelos técnicos Lénia Fragoso e Paulo de Jesus.

A importância da problemática abordada, a necessidade de desconstruir receios e criar caminhos para novas soluções leva a que se juntem nesta ação, como parceiros, o Agrupamento de Escolas de Estremoz, a Escola Secundária Rainha Santa Isabel e a  CPCJ de Estremoz. Esta sessão destina-se a pais, tutores e comunidade em geral, em particular todos aqueles que trabalham com crianças e jovens.

Com início às 18 horas, a sessão decorre no Salão da União de Freguesias de Estremoz.

Vila Viçosa: Confraria da Santíssima Trindade promove ciclo de concertos

A Confraria da Santíssima Trindade de Vila Viçosa promove, nos meses de fevereiro e março, um ciclo de concertos quaresmais. 

O primeiro realiza-se no próximo domingo, dia 22 de fevereiro, pelas 16h00 na Igreja do Convento das Chagas e conta com a soprano Carla Martins e Paulo Novado no órgão. 

No dia 1 de março, domingo, pelas 16 horas, a Igreja de São João Evangelista (Paroquial de São Bartolomeu) acolhe a Caminhada Quaresmal através da Música litúrgica com o Coro do Santuário Nacional da Padroeira de Portugal e o Coro Beato Aleixo Delgado de Elvas. 

O ciclo prossegue e no dia 8 de março, domingo, o Santuário de Nossa Senhora da Conceição abra as portas para o canto gregoriano no Mistério Quaresmal com o Coro Masculino do Santuário Nacional da Padroeira de Portugal (Direção: Paulo Novado | Órgão: Guilherme Arranja). 

No domingo seguinte, 15 de março, é a vez da Igreja do Convento da Esperança receber Meditações Quaresmais na Música de Câmara com a soprano Carla Martins; Laura Viegas na viola de arco e Paulo Novado no órgão. 

A fechar este ciclo, no dia 29 de março, realiza-se o concerto “A música de J. S. Bach no 341° Aniversário do seu nascimento”, na Igreja do Espírito Santo (Misericórdia), com Laura Viegas na Viola de Arco e Paulo Nocado no órgão. 

Os Quatro e Meia com concerto agendado para 19 de dezembro em Elvas

Os Quatro e Meia iniciam em novembro uma digressão “num formato com um cheiro a nostalgia”. A celebrar dez anos do álbum “Pontos nos Is”, a banda apresentar-se em concerto em dez cidades portuguesas: uma das contempladas é Elvas.

O concerto está marcado para 19 de dezembro, no Coliseu de Elvas. A banda regressa assim à cidade Património da Humanidade depois do seu espetáculo na edição de 2023 da Expo São Mateus.

“Temos sinceras saudades de tocar em espaços onde o público está à distância de um sorriso e as paredes abraçam cada palavra da canção. Por ser uma viagem ao nosso âmago, chamámos-lhe ‘interior’”, diz a banda, na publicação onde dá a conhecer a lista das dez cidades onde vai atuar.

Relíquias de Santa Beatriz da Silva visitam Unidade Pastoral de Fronteira

A visita das relíquias de Santa Beatriz da Silva à Unidade Pastoral de Fronteira ocorre entre os dias 21 e 24 de fevereiro, no contexto do Ano Jubilar de 2026 e, ao mesmo tempo, como forma de celebrar os 100 anos da beatificação e os 50 anos da canonização da primeira santa portuguesa, natural do Alentejo.  

Santa Beatriz da Silva nasceu em Campo Maior e a sua devoção é muito forte na região, sendo a sua imagem na Igreja Matriz de Campo Maior um local de grande afluência.  

O ano de 2026 é marcado como um ano jubilar, onde mosteiros concepcionistas e paróquias associadas celebram a vida e o legado de Santa Beatriz. 

Torneio de Inverno da AADP disputa-se este sábado em Portalegre

O Estádio Prof. Eduardo Sousa Lima, em Portalegre, recebe amanhã, sábado, a partir das 9.30 horas, mais uma jornada de atletismo com o Torneio de Inverno da Associação de Atletismo de Portalegre. 

Uma manhã de competição para todos os escalões, dos traquinas aos veteranos, com provas de velocidade, meio-fundo, saltos e lançamentos.  

O torneio é pontuável para o Circuito de Pista AADP e conta com prémios para os três primeiros classificados por escalão e sexo e para as três melhores equipas. 

Desfile escolar encerra com “chave de ouro” comemorações de Carnaval em Campo Maior

Foi com “chave de ouro” que Campo Maior encerrou, na manhã desta sexta-feira, 20 de fevereiro, as comemorações de Carnaval, com o tradicional desfile escolar.

Adiado da semana passada, devido à chuva, o corso, constituído por cerca de 600 alunos do concelho e acompanhado de perto por muitos familiares dos mais novos, levou a animação e a alegria às principais artérias da vila.

As Festas do Povo, animais, flores, jardineiros, as diferentes emoções, diversas personagens dos contos infantis e vários povos e culturas serviram de inspiração aos vários grupos de crianças que deram vida a este corso carnavalesco que, uma vez mais, teve no Jardim Municipal o seu “palco” principal.

Destacando a alegria das crianças, a vereadora Paula Jangita assegura que a decisão de adiar o corso, entre escolas e Município, para este dia de sol foi “a mais acertada”. “Está um dia muito bonito, as crianças estão giríssimas, estão muito divertidas e o jardim também está muito bem composto”, comentava a autarca aos nossos microfones.

Não tendo dúvidas de que estas comemorações de Carnaval na vila terminaram “em beleza”, Paula Jangita lembrou ainda que este é um dia sempre especial, quer para as crianças, quer para os familiares “que gostam de ver os seus meninos a desfilar”.

O desfile escolar, que habitualmente dá o pontapé de saída nos festejos de Carnaval em Campo Maior, desta feita acaba por marcar o encerramento, depois do grande corso ter saído às ruas da vila no passado sábado, dia 14.

DECO alerta para o aumento de burlas financeiras e investimentos falsos na internet

A DECO emitiu um alerta sobre a sofisticação crescente de burlas relacionadas com crédito fácil e investimentos em criptoativos, que circulam intensamente nas redes sociais. Estes esquemas seguem padrões específicos, como o pedido de taxas antecipadas para libertação de empréstimos ou a promessa de lucros elevados e sem risco em plataformas falsas, muitas vezes promovidas por influenciadores digitais sem formação ou autorização legal. A associação sublinha que a digitalização facilitou a criação de websites e mensagens personalizadas que induzem os consumidores em erro, tornando difícil distinguir ofertas legítimas de fraudes.

Para garantir a segurança do seu dinheiro, a DECO recomenda que os consumidores verifiquem sempre se a entidade está devidamente registada nas listas oficiais do Banco de Portugal ou da CMVM antes de qualquer transação. As regras de ouro passam por desconfiar de retornos garantidos, evitar ofertas “exclusivas” que surjam por redes sociais e denunciar situações suspeitas às autoridades. A melhor defesa contra estas burlas, que aproveitam a vulnerabilidade económica e a complexidade de novos produtos financeiros, continua a ser a tomada de decisões informadas e o questionamento crítico de propostas que pareçam demasiado vantajosas.

Tudo para saber sobre o assunto na edição desta semana da rubrica da DECO, com Helena Guerra, do Gabinete de Inovação e Projetos da Associação para a Defesa do Consumidor. Para ouvir no podcast abaixo:

Município de Arraiolos combate insucesso escolar com programa “Interagir para Melhorar”

O Município de Arraiolos tem vindo a promover o projeto “Interagir para Melhorar”, com vista à promoção do sucesso escolar e ao fortalecimento das relações família-escola, através de diferentes atividades e ações, onde se incluem o ebook “Pais Sem Dramas” e a iniciativa “Palavra Solta”.

Identificar as “possíveis causas das problemáticas escolares, psicológicas e sociais”, através de ações desenvolvidas com a comunidade educativa, é um dos principais objetivos deste projeto, promovido em parceria com a Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central (CIMAC), de acordo com o presidente da Câmara de Arraiolos, Jorge Macau.

Através deste projeto, procuram-se também “promover boas práticas psicopedagógicas”, assim como a “prevenção do insucesso escolar, a diminuição da taxa de retenção, a desistência dos anos curriculares, a redução e prevenção da taxa dos alunos do 1º, 2º e 3º ciclo e secundário com níveis negativos”.

A grande aposta de “Interagir para Melhorar” neste ano letivo é o ebook “Pais Sem Dramas”, que tem como objetivo “capacitar os pais, com estratégias simples e práticas, para que promovam a autonomia, responsabilidade e bem-estar das crianças”. “Pretendemos dotar os pais com ferramentas que lhes permitam compreender o que está por detrás da desmotivação e do desinteresse das crianças. O objetivo deste ebook é estabelecer uma ponte entre a escola e a família e contribuir, de alguma forma, para reduzir o absentismo em disciplina e os conflitos familiares”, explica ainda o autarca.

CicloClube BTT Elvas promove peregrinação de ciclismo Elvas–Fátima a 7 de março

O CicloClube BTT Elvas vai realizar no próximo dia 7 de março a peregrinação de ciclismo Elvas–Fátima, com partida marcada para as 07h junto à sede do clube.

A iniciativa tem inscrições abertas até 2 de março e está limitada a 40 participantes, apelando a organização à divulgação do evento junto da comunidade, dado o número reduzido de vagas disponíveis.

Ensemble Milhões em concerto este sábado à noite no Centro Cultural de Campo Maior

Ensemble Milhões, grupo formado por quatro jovens músicos, dois campomaiorenses e dois elvenses, apresenta-se, na noite deste sábado, dia 21 de fevereiro, em concerto, no Centro Cultural de Campo Maior.

A dar os primeiros passos, este projeto musical, que alia a tradição à inovação, tem a sua essência na “transformação” que faz de músicas conhecidas do grande público em algo “diferente”, com uma “outra roupagem”, através, sobretudo, dos arranjos vocais.
“Tentamos explorar essencialmente música portuguesa, mas não quer isto dizer que nos limitemos à música portuguesa. Naturalmente, vamos também a alguma música espanhola, muito ligada ao flamenco e entre outras influências próprias da música espanhola”, avança João Batuca, um dos elementos da banda.

Do grupo, para além de João Batuca (voz e guitarra), fazem parte João Alcaravela (voz e guitarra), Diogo Rego (voz e piano) e Duarte Abreu (voz e guitarra). “Nós tocamos e cantamos os quatro em simultâneo e a particularidade das vozes, neste caso, prende-se com o facto de não fazerem todas a mesma coisa: cada uma tem a sua linha melódica e é precisamente essa junção das linhas melódicas que depois vai criar uma base harmónica vocal que, a nosso ver, é o que enriquece e o que caracteriza a sonoridade deste projeto musical”, assegura o músico.

Apesar de já alguns espetáculos realizados, este será o primeiro grande concerto em nome próprio do Ensemble Milhões. Na preparação deste espetáculo, que promete ser único para a banda, os músicos têm tentado criar “mais do que um momento onde as pessoas vão ouvir boa música e de qualidade, bem montada, bem trabalhada”. O objetivo, assegura João Batuca, “é criar uma experiência multissensorial”, em que, a par da dimensão auditiva, que o grupo espera que seja “prazerosa para os ouvintes”, será também explorada a “dimensão visual”. A intenção é meter, sempre que possível, o público a cantar durante o espetáculo, até porque os temas que a banda apresenta no seu repertório “são canções que fazem parte do imaginário musical comum”.

Entretanto, Ensemble Milhões deu-se a conhecer ao público, na região, com a sua participação naquela que foi a primeira edição do concurso “Elvas a Cantar”, promovido pela associação Arkus, no ano passado. João Batuca recorda essa como uma “experiência muito particular”, até porque foi o único grupo que se apresentou a concurso. “Todos os outros concorrentes foram a título individual e todos eles, diga-se de passagem, fantásticos cantores. E nós, na realidade, quando chegámos ao ‘Elvas a Cantar’ e vimos cantores com tanta qualidade, pensámos que, sendo dez concorrentes, ficaríamos em décimo lugar e já ficaríamos muito contentes”, recorda.

A verdade é que o grupo viria a conquistar o segundo lugar no concurso, para surpresa de todos os elementos da banda. “Na entrega dos prémios foi muito notória a nossa reação franca de surpresa, porque, de facto, não esperávamos obter um lugar tão bom”, diz ainda o músico.

Os bilhetes para o concerto têm um custo de três euros e podem ser adquiridos na Ticketline ou no Centro Cultural. O espetáculo está marcado, este sábado, para as 21h30.

Seleção Nacional Sub-15 defronta Espanha na tarde desta sexta-feira em Elvas

Foto: Federação Portuguesa de Futebol

A cidade de Elvas recebe esta sexta-feira, 20 de fevereiro, pelas 16 horas, no Estádio Domingos Patalino, um jogo internacional de futebol, entre Portugal e Espanha, no escalão Sub-15 masculino.

O encontro traz ao concelho duas seleções de referência e jovens atletas que poderão vir a representar as principais equipas profissionais e a própria Seleção Nacional.

Este evento constitui uma oportunidade especial para a comunidade local, permitindo às crianças e jovens assistir ao vivo a futuros talentos do futebol, num ambiente de saudável competição e convívio entre nações.

A iniciativa é aberta ao público e todos estão convidados a assistir a este encontro internacional.

Volta ao Algarve: Paul Seixas vence segunda etapa e Ayuso é o novo camisola amarela

Depois do início para sprinters, que viu Paul Magnier vestir a Camisola Amarela – Turismo do Algarve, o segundo dia da Volta ao Algarve trouxe outro tipo de aventuras para o pelotão, com a subida ao Alto da Foia. 

Na primeira chegada em alto da Algarvia, foi Paul Seixas o mais forte, numa tarde em que, de resto, os ciclistas experimentaram um percurso inédito na subida à Foia, que ofereceu outro tipo de dificuldades e apimentou ainda mais a etapa.

Fuga impôs-se nas primeiras contagens intermédias

A partida foi em Portimão, na Zona Ribeirinha, e tal como na quarta-feira, um grupo de quase uma dezena de corredores, todos de equipas portuguesas, conseguiu formar a fuga ainda antes dos dez mil metros da tirada. 

Foi desse grupo de oito ciclistas que saíram os vencedores das primeiras contagens intermédias da tarde. Iker Bonillo Martin (Feira dos Sofás – Boavista) passou à frente na meta volante de Paderne, Tomás Contte, o dono da Camisola Azul – Save Water, foi o mais rápido a passar a primeira contagem de montanha, em Picota.

Nem todos resistiram na fuga, e à passagem da segunda dificuldade, na contagem de montanha de Alferce, o grupo já só tinha cinco corredores: foi novamente Contte a passar à frente.  

O ciclista argentino fez o hat-trick nas contagens de montanha em Casal, antes do ponto quente de Casais e Serenada. Toms Skujins, da Lidl-Trek, foi o mais rápido no primeiro, Brandon McNulty (UAE Team Emirates XRG) no segundo, onde, nota importante, Juan Ayuso, líder da Lidl-Trek, aproveitou para somar mais um segundo de bonificação, que viria mais tarde a ser decisivo.

Lidl-Trek trabalhou, trio candidato assumiu as rédeas da corrida e Seixas apresentou-se ao Algarve

A subida à Foia iniciou-se, a Lidl-Trek trabalhou forte e partiu o pelotão, até que sobrou o trio que se apresenta como favorito a lutar pela geral: Ayuso, Paul Seixas (Decathlon CMA CGM Team) e João Almeida (UAE Team Emirates XRG). 

Do alto dos seus 19 anos, e apontado como uma das grandes promessas do ciclismo mundial, Seixas não se escondeu e assumiu as rédeas do grupo, sempre com forte marcação da dupla adversária. Oscar Onley (INEOS Grenadiers) e Matthew Riccitello, colega de Seixas na Decathlon, também se conseguiram juntar, mas nos últimos metros antes da meta o trio voltou a ganhar vantagem. 

Aí, e com um final emocionante, Paul Seixas bateu Ayuso ao sprint e provou que já está pronto para nadar no lago dos tubarões: estava assim feita a apresentação à Algarvia. 

“Claro que estou feliz, é especial ganhar aqui para mim e além disso é a minha primeira vitória ProSeries. É incrível. Foi incrível competir contra o Ayuso e o João Almeida, via-os a ganhar corridas na televisão e hoje sou capaz de competir contra eles e ganhar. É uma loucura. É incrível ter ganho, mas ganhar contra eles os dois ainda é melhor”, afirmou o jovem francês, após o final da corrida. 

Ayuso ficou a centímetros de festejar vitória, mas termina o dia a sorrir: é agora dono da Camisola Amarela – Turismo do Algarve, com o mesmo tempo de Seixas, segundo. João Almeida é terceiro, a sete segundos da dupla. 

“Sinto-me muito bem. A equipa fez um bom trabalho, contente de estar de amarelo e espero que consigamos aguentar a liderança da classificação geral até ao último dia”, referiu Ayuso. 

A Camisola Verde – Crédito Agrícola, dos pontos, e a Camisola Branca – IPDJ, da juventude, são de Paul Seixas, ao passo que Tomás Contte continua como líder da montanha, com a Camisola Azul – Save Water. O prémio da combatividade Água Monchique foi ganho por Hugo Nunes (Credibom / LA Alumínios / Marcos Car), ele que foi um dos elementos que esteve na fuga do dia. 

Os dados para a luta pela geral estão lançados, e vão continuar a jogar-se nesta sexta-feira, no contrarrelógio individual de Vilamoura.

Horários 

18/02 | Vila Real de Santo António – Tavira | 183.5 km | 12h00-16h27
19/02 | Portimão – Foia | 147.2 km | 12h45-16h25
20/02 | Vilamoura – Vilamoura (CRI) | 19.5 km | 13h05 (provisório)
21/02 | Albufeira – Lagos | 175.1 km | 11h00-15h20
22/02 | Faro – Malhão | 148.4 km | 12h05-15h42

Fonte: Volta ao Algarve