A Associação Desportiva Ialbax esteve representada em duas competições, realizadas nos dias 14 e 15 de fevereiro, com resultados bastante positivos para os seus atletas.
No dia 14 de fevereiro, no XVIII Duatlo de Arronches, o atleta Martim Pão Finto participou na Prova Aberta, alcançando um excelente 9.º lugar da Classificação Geral e o 2.º lugar no respetivo escalão, demonstrando grande competitividade e espírito desportivo.
Já no dia 15 de fevereiro, no Trail Ribeira de Limas 2026, realizado em Serpa, a AD Ialbax contou com a participação de dois atletas: Pedro Afonso, na distância Sprint 17 km, obteve o 16.º lugar da Classificação Geral e o 4.º lugar no escalão e Vanda Valente, na distância Mini Trail, conquistou o 19.º lugar da Classificação Geral e o 4.º lugar da Classificação Feminina.
A cidade de Elvas recebe esta sexta-feira, 20 de fevereiro, pelas 16 horas, no Estádio Domingos Patalino, o jogo internacional de futebol entre Portugal e Espanha, no escalão Sub-15 masculino.
O encontro traz ao concelho duas seleções de referência e jovens atletas que poderão vir a representar as principais equipas profissionais e a própria Seleção Nacional.
Este evento constitui uma oportunidade especial para a comunidade local, permitindo às crianças e jovens assistir ao vivo a futuros talentos do futebol, num ambiente de saudável competição e convívio entre nações.
A iniciativa é aberta ao público e todos estão convidados a assistir a este encontro internacional.
As duas equipas voltam a defrontar-se no domingo, dia 22, pelas 11 horas, no Estádio Capitão César Correia, em Campo Maior.
Já se encontra em funcionamento o Serviço de Atendimento e Acompanhamento Social, uma resposta social promovida pelo Município de Viana do Alentejo e dinamizada pela Associação Terra Mãe – Solidariedade e Intervenção Social.
Trata-se de um serviço especializado de apoio social à comunidade, assegurando o atendimento e acompanhamento de pessoas e famílias em situação de vulnerabilidade social.
Maria João Rodrigues, coordenadora do Serviço de Atendimento e Acompanhamento Social, refere que se trata de “um serviço especializado de apoio social na comunidade. A equipa, à data, é uma assistente social, uma psicóloga, na área clínica, e temos também uma administrativa que nos apoia. A nossa missão, é acompanhar todas as situações de vulnerabilidade social, informamos, despistamos e encaminhamos para respostas de serviço e apoios sociais. Realizamos também despiste e acompanhamento na área da psicologia a famílias em situação de carência social, realizamos pontualmente animação socioeducativa dirigida a crianças e jovens, trabalhamos com todos os parceiros da área social do concelho e do distrito, pelo facto também do SAAS estar integrado dentro da Associação Terra Mãe, temos aqui algumas respostas privilegiadas, nomeadamente a nível de banco alimentar e de outros programas alimentares, como o programa operacional de apoio a pessoas mais carenciadas através da Segurança Social”.
“O nosso principal objetivo é talvez sermos um serviço de referência, um serviço privilegiado, no sentido de estarmos próximos das populações, atendendo também ao facto de que o concelho de Viana do Alentejo é um concelho ainda com uma dimensão relativamente pequena, portanto, não perdemos assim a noção das pessoas. E o nosso objetivo é manter esta característica, o conhecer as famílias, conhecer a sua história, poder ajudar, ser um serviço de referência para quem precisa, ter uma boa imagem junto da comunidade e sermos um recurso de apoio a todos os que de nós precisam”, acrescentou.
“Nós temos muitos agregados familiares a fazer pedido de alimentos regular, mensal, portanto, a Associação Terra Mãe tem a resposta de Banco Alimentar e de Programa Operacional de Apoio a Pessoas Mais Carenciadas, como já tinha referido anteriormente, e o SAAS, através também deste acesso facilitado que tem estes apoios alimentares, consegue dar resposta aos pedidos que vão chegando. A nível de números, posso dizer que, por exemplo, a nível de cabaz de Natal, onde são atribuídos alimentos, quer do Banco Alimentar, quer do programa, quer outros que a Câmara e a Junta todos os anos se comprometem a comprar e a enriquecer este cabaz de Natal de forma tipicamente natalícia, bacalhau, doces, foram entregues cabazes a 90 famílias no concelho. É efetivamente uma percentagem significativa. Regularmente temos várias famílias em acompanhamento e por mês, a nível de Banco Alimentar, temos uma média de 25 a 30 atribuições de cabazes mensais, portanto, 25, 30 agregados familiares diferentes. A nível do outro programa, temos já duas modalidades, onde temos cerca de 20 agregados familiares com cartão social, que é uma entrega mais digna. A pessoa recebe um cartão com um determinado plafond que pode utilizar num determinado supermercado que aderiu a este projeto e onde só pode comprar produtos taxados com IVA a 6%, bens considerados essenciais de alimentação. Outros 25 agregados recebem através deste programa alimentos, portanto, físicos, que nós todos os meses vamos buscar e criamos os cabazes de entrega mensal para os agregados que recebem”, sublinhou.
“A nossa estratégia de atuação tem sido sempre sistémica, que é ver o indivíduo não como isolado, mas integrado num todo, em que tem uma articulação com vários serviços, em que a pessoa não quer ser vista sozinha, mas encaixada no seu contexto familiar, na sua rede de apoio, nos serviços que também têm contacto com a família e tentar ser aqui um elemento que se reforça todas as ligações entre a pessoa, o serviço, a comunidade e todos os apoios, facilitando sempre estes processos no sentido de melhorar a vida da pessoa. Esta estratégia de intervenção é aquela que é mais utilizada, aquilo que nós primamos sempre, por ser um serviço de referência, por ser alguém que as pessoas recorrem e que sabem que está no terreno e que sabem que está cá para ajudar e para apoiar sempre que existe alguma situação de vulnerabilidade social”, rematou.
Desde que foram oficialmente anunciadas, as Festas do Povo de Campo Maior já foram amplamente promovidas e divulgadas em grandes eventos, como a Feira Internacional de Turismo de Madrid (FITUR). O mesmo acontecerá, entre o próximo dia 25 de fevereiro e 1 de março, na Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL).
Para além da grande aposta na divulgação das festas, o presidente da Câmara, Luís Rosinha, garante que o pensamento dos campomaiorenses, até agosto, está neste grande evento, reconhecido pela UNESCO como Património Cultural Imaterial da Humanidade: “até agosto, o nosso pensamento número 1, com certeza, serão as Festas do Povo”. “Temo-nos vindo a esforçar todos para que cheguemos ao dia 8 de agosto e voltemos a ver em Campo Maior aquele que é o jardim mais belo do mundo. Com certeza que será um grande evento”, garante o autarca.
Por outro lado, Rosinha revela que o município e a Associação das Festas do Povo querem “trazer todos os concelhos do distrito de Portalegre para dentro deste evento, que é um evento que representa muito bem a região”. A mensagem foi passada pelo autarca, na passada quinta-feira, aos outros autarcas do Alto Alentejo, no decorrer de uma reunião do Comunidade Intermunicipal.
“Nós continuamos, também como penso que é a ideia do senhor João Manuel Nabeiro, presidente da Associação das Festas, a querer trazer cada vez mais cultura de fora para dentro do nosso evento. Tenho a certeza que será um sucesso: um sucesso para Campo Maior, para Elvas, mas sobretudo para o Alto Alentejo inteiro”.
Na BTL, diz ainda Rosinha, Campo Maior marcará uma “presença forte” para que se possam divulgar as festas em locais “onde não se pode estar durante todo o ano”. “Vamos mostrar aquilo que é a nossa arte. Vamos também juntar as saias, porque não há Festas do Povo sem saias, nem saias sem Festas do Povo. Portanto, vai ser agradável também estar na BTL”, remata.
A 52ª Volta ao Algarve em Bicicleta vai hoje, 18 de fevereiro, para a estrada, com um total de 168 corredores, em representação de 24 equipas.
Com início em Vila Real de Santo António, a prova é composta por cinco etapas, a serem disputadas até domingo, dia 22, num total de 697 quilómetros.
O arranque oficial da prova terá lugar hoje, ao meio-dia, na Praça Marquês de Pombal, em Vila Real. Por volta das 16h15, é disputado o “Quilómetro de Ouro”, onde estará instalada a meta volante desta primeira etapa, antes do pelotão rumar ao destino final, em Tavira.
Calendário de Etapas:
18/02 – 1.ª Etapa: Vila Real de Santo António – Tavira (185,60 km)
19/02 – 2.ª Etapa: Portimão – Alto da Fóia, Monchique (157,10 km)
20/02 – 3.ª Etapa: Vilamoura – Vilamoura (CRI) (19,51 km)
21/02 – 4.ª Etapa: Albufeira – Lagos (182,10 km)
22/02 – 5.ª Etapa: Faro – Alto do Malhão, Loulé (153,10 km)