Inicia-se amanhã, em Quarta-feira de Cinzas, o Tempo da Quaresma, o período do ano litúrgico que antecede a Páscoa cristã.
Recordando as palavras do Papa Leão XIV, que apela a um jejum de palavras ofensivas, o padre Ricardo Lameira diz que este é um tempo de “acerto de passo”, de “jejum e abstinência, não apenas nos atos”.
Em Elvas, este primeiro dia de Quaresma é assinalado em Elvas com diversas celebrações religiosas. “Iremos celebrar a Eucaristia com as crianças na Casa de Santa Zita às 10 horas; às 10h15 teremos Via-sacra na Igreja do Salvador e às 11 horas missa com a Imposição das Cinzas. Às 18 horas, teremos a Via-sacra na Igreja da Boa-Fé e na Igreja de Santa Luzia e Missa às 19 horas na Igreja da Boa-Fé e na Igreja de Santa Luzia. Às 21h15, vai haver uma celebração da Palavra, levada a cabo pelo Caminho Neocatecumenal, mas logicamente aberta a todos, com a imposição das cinzas também”, revela o pároco.
A Quaresma começa nesta Quarta-feira de Cinzas e termina na Quinta-feira Santa, antes da celebração da Missa da Ceia do Senhor, que marca o início do Tríduo Pascal. Este ano, começa a 18 de fevereiro e termina a 2 de abril.
A Câmara Municipal de Elvas reuniu na quarta-feira, em sessão do executivo, aprovou um conjunto alargado de propostas nas áreas do turismo, cultura, desporto, ação social, juventude e gestão municipal.
Entre os assuntos aprovados, por unanimidade, estiveram a abertura excecional dos espaços turísticos a 10 de agosto, bem como várias cedências de espaços municipais, nomeadamente no Castelo de Elvas para a apresentação do livro “Sem Expectativas”, de Jasmine Nascimento, e para uma sessão promovida pela professora Claudina Brito. Foi ainda aprovada a cedência do Forte da Graça para filmagem de um videoclip, do Auditório São Mateus para uma reunião de sensibilização dos Alcoólicos Anónimos de Portugal e a ratificar a cedência da Casa da Cultura para as comemorações do 25.º aniversário da Rádio Elvas.
No domínio cultural, o executivo deliberou sobre a realização da Feira da Páscoa de Elvas, do III Festival de Cinema ao Ar Livre, do Festival de Bandas Filarmónicas do Alto Alentejo “Manuel Caldes e Vilar Pires” e das comemorações do 5.º Centenário do Casamento da Infanta D. Isabel de Portugal com o Imperador Carlos V. Foram ainda aprovados o Regulamento Interno e a Política de Incorporações do Museu de Arte Contemporânea de Elvas (MACE), bem como o regulamento do Conselho Municipal de Cultura e Turismo, este último por maioria.
A área da juventude e do desporto contou igualmente com várias propostas, entre as quais a realização do Festival da Juventude e Académico de Elvas 2026, do Elvas Cup e do Badajoz Throwdown 2026, no Coliseu Comendador Rondão Almeida, e do 30.º Torneio da Malha do concelho de Elvas “João Brioso”. Foram ainda aprovadas diversas cedências de campos, pavilhões e transportes a associações e clubes do concelho.
O executivo aprovou também a realização do Orçamento Participativo de Elvas 2026, o Festival Idade de Ouro 2026, viagens para idosos, por maioria, e o programa de viagens à praia.
No plano da organização interna e gestão municipal, foram aprovados o Código de Conduta do Município de Elvas.
A reunião incluiu ainda contratos interadministrativos, autos de transferência de competências e diversas propostas de cooperação e apoio logístico a iniciativas locais e transfronteiriças, reforçando o compromisso do Município com o desenvolvimento sustentável e a dinamização do concelho.
A proposta para criação de Polícia Municipal ou Corpo de Guardas Noturnos, foi reprovada, por não ter condições técnicas para aprovação, tendo sido também reprovada a aquisição de uma lavadora/varredora através de aluguer operacional, ao abrigo de acordo-contrato, por estar prevista em candidatura a elaborar pelo Município. Reprovada ainda a proposta de retirada da estrutura de sombreamento na Rua de Alcamim, Travessa de Alcamim e Rua da Feira.
O contrato para a empreitada de requalificação do Centro de Saúde de Monforte foi assinado muito recentemente.
No dia do ato de assinatura da adjudicação, os autarcas do concelho reuniram com a Unidade Local de Saúde (ULS) do Alto Alentejo, para abordar assuntos relacionados com o funcionamento do Centro de Saúde, até porque, de acordo com o presidente da Câmara de Monforte, Miguel Rasquinho, esta é uma obra “reivindicada há muito tempo, pelo município, mas particularmente por todos os utentes do Centro de Saúde”.
Durante a reunião, Miguel Rasquinho procurou também saber se o Centro de Saúde iria ter um reforço do pessoal. “Foi-nos dito foi que sim, que estariam garantidos pelo menos três médicos, mas solicitámos também o reforço do pessoal auxiliar, do pessoal administrativo, de enfermeiros e tudo aquilo que fizesse falta ao Centro de Saúde de Monforte. Esse foi o compromisso, este foi o nosso pedido, esta é a nossa luta para melhorar também a qualidade de vida de todos os monfortenses”, diz ainda o autarca.
Financiada pelo PRR, a obra foi adjudicada por mais de 290 mil euros.
O Município de Alcácer do Sal agradeceu publicamente a onda de solidariedade que tem vindo a receber nos últimos dias, sublinhando o espírito de entreajuda demonstrado por particulares, associações e entidades de vários pontos do país. A autarquia reconhece o contributo de todos os que se mobilizaram para apoiar a população nesta fase exigente.
Contudo, a Câmara Municipal informa que, neste momento, não existem condições logísticas para receber e armazenar mais vestuário. Face à elevada quantidade de roupa já entregue, o município apela a que novas doações sejam canalizadas para outros concelhos que necessitem de apoio, garantindo assim uma melhor distribuição de recursos e uma resposta mais eficaz às necessidades no terreno.
O desfile escolar de Carnaval, em Campo Maior, inicialmente previsto para o passado dia 13 de fevereiro, está marcado para a próxima sexta-feira, dia 20.
Dizendo que não só os adultos, mas também as crianças gostam de se divertir por esta altura, o presidente da Câmara, Luís Rosinha, lembra que foi devido à chuva que o corso acabou por ser adiado. “Cada vez mais é isso que se nota: os mais novos vão participando naquilo que é o nosso desfile também, com todas as gerações e acho que isso é muito importante. Nós percebemos que do mais velho ao mais novo, todos se querem divertir, todos querem fazer o Carnaval”, comenta o autarca.
O desfile das crianças de Campo Maior, na sexta-feira, tem início marcado para as 10 horas, no Jardim Municipal.
O Governo concedeu tolerância de ponto nesta Terça-Feira de Carnaval, medida que abrange os trabalhadores da Administração Pública, incluindo os serviços da administração central, regional e local. A decisão permite a dispensa ao trabalho nesse dia, mantendo-se em funcionamento apenas os serviços considerados essenciais.
A tolerância de ponto não se aplica automaticamente ao setor privado, ficando a eventual dispensa dependente da decisão de cada entidade empregadora. Assim, as empresas poderão optar por conceder o dia aos seus trabalhadores, manter o funcionamento normal ou adotar soluções internas próprias.
O terceiro e último corso deste 28º Carnaval Internacional de Elvas vai, na tarde desta terça-feira, 17 de fevereiro, para a rua.
Com início previsto para as 15 horas, este desfile conta com a participação de três comparsas de Olivença, que se juntam aos grupos do concelho e a todos os outros foliões, numa tarde que promete ser de muita animação, no centro histórico da cidade.
Este último corso, à semelhança do que já aconteceu com o de sábado e domingo, para acompanhar, em direto, através da Rádio ELVAS.