Regimento Cavalaria nº3 de Estremoz mobiliza militares no apoio às populações afetadas pelas cheias

O Regimento de Cavalaria N.º 3 (RC3) esteve fortemente empenhado durante todo o dia de ontem em operações de socorro e mitigação de danos nos concelhos de Estremoz, Redondo e Vila Viçosa, duramente atingidos pelas recentes cheias. A operação mobilizou cerca de uma centena de militares e 20 viaturas, entre ligeiras e pesadas, que realizaram ações de reconhecimento de zonas sensíveis e a monitorização constante de pontos críticos, garantindo uma resposta rápida à evolução das intempéries na sua área de responsabilidade.

No âmbito desta cooperação com as autoridades civis, as equipas militares focaram-se na avaliação de riscos e na execução de medidas preventivas de contenção, como o enchimento e a colocação estratégica de sacos de areia para minimizar os impactos das águas.

Com esta intervenção, o RC3 reafirma o seu compromisso e prontidão no apoio direto às populações, contribuindo de forma decisiva para a segurança e o bem-estar das comunidades alentejanas num momento de crise.

Regulamento do programa “Elvas, Comprar é Ganhar” em consulta pública

O regulamento do programa de dinamização do comércio local “Elvas, Comprar é Ganhar” encontra-se publicado em Diário da República, estando em fase de inquérito público (pode ser consultado aqui), informa a Câmara Municipal de Elvas.

Todos os interessados poderão apresentar os seus contributos ou sugestões, enviando email para: gabinete.informacao@cm-elvas.pt

A participação da população, diz o Município de Elvas, “é fundamental para garantir que este regulamento responda de forma eficaz às necessidades do comércio local e da comunidade. O contributo de todos permitirá reforçar a transparência, melhorar as medidas propostas e assegurar o sucesso desta iniciativa de dinamização económica do concelho”.

Quarta edição do EuroBEC Granfondo já com mais de 1.600 atletas inscritos

Vai para a estrada, a 12 de abril, mais uma edição do EuroBEC Granfondo, a prova de ciclismo que une Badajoz, Elvas e Campo Maior, em três percursos de diferentes níveis de dificuldade.

Com partida e chegada em Badajoz desta vez, o evento, que inclui o minifondo de 77 quilómetros, o mediofondo de 105 e o granfondo de 140, é já uma referência no calendário desportivo transfronteiriço.

Para Hermenegildo Rodrigues, vereador na Câmara de Elvas, o desporto, através de provas como o EuroBEC Granfondo, tem vindo a ter um papel muito importante naquilo que é a relação fronteiriça entre as três localidades da Eurocidade. Assegurando que esta é já uma prova consolidada, com mais-valias em termos turísticos e económicos, o vereador lembra as dúvidas iniciais, há quatro anos, quando se realizou a primeira edição deste EuroBEC Granfondo: “esta é a quarta edição do EuroBEC Granfondo e, há quatro anos, lembro-me perfeitamente de uma primeira abordagem ao Manuel Zeferino, em Bragança, e tudo, na altura, eram dúvidas, questões e ansiedade em trazermos um evento desta dimensão para esta região”.

Apesar das dúvidas iniciais, o autarca diz que “ainda bem” que as três autarquias se uniram para levar a cabo o evento desportivo. Nesta quarta edição, a prova, que “sai reforçada em termos de consolidação”, deverá vir a contar com a participação de “dois mil atletas”. “Temos mais de 1.600 inscritos, quando ainda temos dois meses. Creio que, com alguma facilidade, iremos superar os dois mil atletas”, comenta ainda o vereador.

Apelando à participação de ciclistas pacenses na prova, Juan Parejo, vereador no Município de Badajoz, revela que, entre os mais de 1.600 inscritos, de 16 nacionalidades diferentes, há cerca de 1.200 atletas portugueses. “Para nós, este é um grande evento desportivo, com milhares de ciclistas a passarem pelas ruas da cidade de Badajoz, de Campo Maior e Elvas”, diz ainda.

O EuroBEC Granfondo volta a ser organizado pela Bikeservice. O diretor da empresa, o antigo ciclista Manuel Zeferino, não tem dúvidas de que estão reunidas “todas as condições” para que este seja “o maior granfondo” realizado em Portugal. “Este inicia-se em Espanha, mas será o maior granfondo de Portugal neste momento”, garante.

Ainda antes da grande prova deste quarto EuroBEC Granfondo, no dia 12 de abril, realiza-se o já tradicional Granfondo Kids, no dia 11, destinado a crianças dos quatro aos 13 anos. As provas no dia 12 iniciam-se pelas 9 horas, na Granadilla, em Badajoz. Depois de passar por Campo Maior e Elvas, a prova termina na cidade espanhola.

Carnaval: desfile escolar em Estremoz adiado para 30 de abril

O corso carnavalesco das escolas de Estremoz, previsto para a tarde desta quinta-feira, 12 de fevereiro, foi adiado para 30 de abril.

Devido ao estado do tempo, a direção do Agrupamento de Escolas considerou que não estavam reunidas as condições adequadas para a sua realização. A decisão, faz saber o agrupamento e a Câmara Municipal, foi “tomada de forma responsável, após uma avaliação cuidada da situação, tendo como prioridade a segurança dos alunos, das equipas envolvidas e do público em geral”.

Mas no âmbito da programação de Carnaval, em Estremoz, na noite de amanhã, sexta-feira, dia 13, André do Karaté sobe ao palco do Teatro Bernardim Ribeiro, para apresentar o espetáculo de stand up comedy “Ângulo Morto”, com as comemorações carnavalescas a iniciarem-se, efetivamente, no domingo, dia 15

“Temos os nossos tradicionais corsos carnavalescos, no domingo de Carnaval, dia 15 de fevereiro, e depois na terça-feira, dia 17, ambos às 15h30”, revela a autarca, que indica que nestes desfiles participam “mais de 600 figurantes, com o apoio das associações culturais do concelho”.

As festividades em Estremoz terminam na quarta-feira de cinzas, 18 de fevereiro, com o tradicional “Enterro do Carnaval”.

Corso infantil dá pontapé de saída nas comemorações de Carnaval em Elvas na manhã desta quinta-feira

Dizendo que a Câmara Municipal de Elvas “não é insensível a tudo aquilo que vai acontecendo no país”, o vice-presidente do município, Nuno Mocinha, justifica a decisão de se avançar com as comemorações de Carnaval na cidade com a “preparação” que este grande evento implica.

Dando conta de que também os concelhos vizinhos, como Campo Maior e Badajoz, decidiram manter estas comemorações, o autarca recorda que a folia em Elvas estende-se até à próxima terça-feira, dia 17. “Analisámos o que é que poderíamos fazer, se deveríamos ou não adiar o nosso Carnaval. Só que o Carnaval tem questões muito específicas com esta época e, assim, vamos ter o Carnaval no período normal, tanto em Elvas, como em Campo Maior, como em Badajoz, como nos outros concelhos aqui à volta e fica o convite: quem quiser pode visitar Elvas, acompanhar os corsos e vir divertir-se um bocadinho”, diz ainda o autarca.

O primeiro corso, o das escolas, que sai esta manhã à rua, foi antecipado, devido às previsões de chuva para amanhã, sexta-feira, dia 13. Este desfile arranca às 10 horas na zona do viaduto, terminando na Praça da República, com animação a cargo da Gota d’Arte.

Entretanto, os grupos que participam no Carnaval Internacional de Elvas decidiram associar ao evento uma vertente solidária de apoio às populações afetadas pelas recentes intempéries. Assim, na noite de amanhã e de segunda-feira, no Coliseu Comendador Rondão Almeida, os elvenses terão a oportunidade de se divertir e, simultaneamente, de contribuir para uma causa solidária. Quem desejar apoiar esta iniciativa poderá fazê-lo através de donativos destinados à Cáritas, disponíveis no hall de entrada e nos bares instalados no interior do recinto.