Homem detido em Portalegre pela PJ por suspeitas de abusar da filha de 13 anos

Um homem, de 41 anos, foi detido esta quarta-feira, 11 de fevereiro, em Portalegre, por suspeitas de crimes de abuso sexual de crianças agravados, cometidos contra a sua própria filha, de 13 anos.

De acordo com a PJ, trata-se de um “cidadão estrangeiro”, sendo que os factos “ocorreram entre 22 e 24 de dezembro de 2025 na residência familiar”.

A investigação, conduzida pela Unidade Local de Investigação Criminal de Évora da PJ, “teve início numa comunicação da GNR, na sequência de diligências de investigação efetuadas no âmbito do crime de violência doméstica, reportada pela mãe da vítima”.

O detido será presente a primeiro interrogatório hoje, em Portalegre, para aplicação de medidas de coação.

Reitora da UÉ eleita presidente da Comissão Permanente do Conselho Regional da CCDR Alentejo

A reitora da Universidade de Évora (UÉ), Hermínia Vasconcelos Vilar, foi ontem, 10 de fevereiro, eleita presidente da Comissão Permanente do Conselho Regional da CCDR Alentejo, assumindo funções de coordenação e articulação entre entidades com intervenção no desenvolvimento regional. Esta eleição foi feita no quadro de uma Lista que compreende autarcas, academia, turismo e representantes do tecido empresarial.

A Comissão Permanente do Conselho Regional da CCDR Alentejo é um órgão estratégico de acompanhamento e concertação das políticas de desenvolvimento regional, reunindo representantes institucionais e diversos agentes do território. A presidência deste órgão reforça o papel da Universidade de Évora no contexto regional, nomeadamente na definição de prioridades e na construção de soluções para a região.

Corsos carnavalescos voltam a sair às ruas de Vila Viçosa e Bencatel

Vila Viçosa, no domingo, 15 de fevereiro, e Bencatel, na segunda-feira, dia 16, voltam a celebrar o Carnaval, com muita folia e animação.

Esperando que as condições atmosféricas assim o permitam, o vice-presidente da Câmara, Tiago Salgueiro, começa por lembrar que Vila Viçosa é um concelho com “forte tradição” carnavalesca.  “Em Vila Viçosa, com este cenário natural que é a Praça da República, temos umas condições muito favoráveis, e esperamos que o tempo também o permita, a realizar aqui um desfile muito interessante, que tem vindo a conquistar cada vez mais público”, assegura o autarca, que adianta que a autarquia tem “expectativas elevadas” para o corso deste ano. “Temos dado aqui a nossa colaboração aos Calipofoliões, que têm organizado de forma muito substancial este evento e que têm conseguido cativar a participação de outros grupos que vêm aqui desfilar, que não são somente provenientes do concelho de Vila Viçosa”, acrescenta.

Em Becatel acontece “exatamente o mesmo”. “Há aqui realmente essa forte tradição em termos daquilo que são os desfiles de Carnaval e penso que acaba por ser uma iniciativa que traz muita gente a Vila Viçosa”, remata Tiago Salgueiro.

O corso em Vila Viçosa, no domingo, que tem Vítor Rodrigues como convidado especial, inicia-se às 15 horas. O desfile acontece entre a Praça da República e Avenida Bento de Jesus Caraça. No final do desfile haverá, na Praça da República, animação musical com o Dj Tiago Vilas. Este corso é organizado pela associação “Calipofoliões”. Já na segunda-feira, em Bencatel, o desfile, organizado pela associação “Os Amigos do Carnaval de Bencatel”, tem início às 15 horas, com concentração na Rua Senhora das Mercês. Ambos os corsos contam com o apoio do Município de Vila Viçosa.

Atenção à circulação entre Elvas e Santa Eulália: muitos lençóis de água nas estradas

Devido à muita chuva que caiu ao longo da noite e da manhã desta quarta-feira, 11 de fevereiro, são muitos os lençóis de água na estrada que liga Elvas às freguesias de São Vicente e Ventosa e Santa Eulália.

No túnel de Santa Eulália, já esta manhã, funcionários da Junta de Freguesia procediam à limpeza da via, devido à quantidade de água acumulada. A GNR também tem estado no local.

Apela-se, nesse sentido, aos cuidados redobrados a quem circula nestas estradas.

Tradicional Baile da Pinha no sábado à noite em São Vicente

Numa organização da Associação de Festas e Animação de São Vicente e Ventosa (AFASVV), o salão da junta daquela freguesia do concelho de Elvas será palco do tradicional Baile da Pinha, na noite deste sábado, 14 de fevereiro.

O evento, o primeiro deste ano organizado pela associação a pensar nas festas de verão, terá início pelas 22 horas. “O Baile da Pinha, em São Vicente, realiza-se sempre no sábado de Carnaval e, por coincidência, este ano também em Dia de São Valentim”, começa por dizer o presidente da associação, Rúben Ameixa, que adianta que o evento contará com a animação musical de Jorge Gomes, um “grande amigo” da AFASVV.

“É um Baile da Pinha, mas não deixa de ser um baile de Carnaval, portanto, é sempre bom quando as pessoas aderem, vêm mascaradas, vêm com espírito de Carnaval para se divertir, porque no fundo é mesmo isso que nós queremos: é que as pessoas se divirtam”, assegura o responsável, que adianta que este é “dos poucos, se não o único baile” a realizar-se neste sábado de Carnaval. “Por isso, contamos com as pessoas não só de São Vicente, como todas as outras que queiram vir, que são todas muito bem-vindas”, acrescenta.

Rúben Ameixa explica ainda como se realiza este baile, que é aberto pelos “reis” do ano anterior. “Nós abrimos as inscrições durante o baile para que se formem pares. Depois, em círculo, à volta da pinha, vão, à sua vez, retirando uma fita da pinha. Vão rodando, vão tirando, puxando a fita e o casal que acertar na fita que abre a pinha é coroado rei. Pode ser um rei e uma rainha, podem ser duas rainhas ou podem ser dois reis”, esclarece.

Desta feita, e tendo em conta “um problema” com a pinha que existia em São Vicente, a associação vai usar a de Barbacena, que “prontamente” foi emprestada pela Junta de Freguesia de Barbacena e Vila Fernando.

Na organização do evento, para além da colaboração da União de Freguesias de Barbacena e Vila Fernando, a AFASVV conta com o apoio da Câmara Municipal de Elvas e da Junta de Freguesia de São Vicente e Ventosa.

Carnaval celebrado em Campo Maior com corso e baile de máscaras no sábado

O Carnaval é celebrado em Campo Maior com o habitual corso promovido pela Câmara Municipal, na tarde do próximo sábado, 14 de fevereiro.

O desfile na vila terá início por volta das 15 horas, com concentração no Centro Comunitário. “Vamos ter o desfile pelas ruas de Campo Maior e, quando terminarmos, por volta das 18 horas, vamos parar na Praça Multimodal, onde vamos ter animação com alguns grupos convidados e um DJ. Vão estar também alguns bares ali disponíveis”, revela a vereadora Paula Jangita, que explica que a festa se estenderá até às 20 horas.

A partir das 22 horas, e como já vem sendo tradição, o salão do Centro Comunitário dá lugar a um baile de máscaras, durante o qual se realizará um concurso de máscaras.

Ainda que as comemorações tenham o seu ponto alto no dia 14, os festejos de Carnaval em Campo Maior iniciam-se na sexta-feira, dia 13 de fevereiro, com o desfile infantil, com as crianças das escolas do concelho a percorrem as principais artérias da vila.

“Elvas, Comprar é Ganhar” com duas campanhas em 2026 e Bairro Comercial Digital já com site disponível

O Município e a Associação Empresarial de Elvas (AEE) promoveram, ao final da tarde desta terça-feira, 10 de fevereiro, no Auditório São Mateus, um encontro com os empresários do concelho para fazer o ponto da situação do programa Bairro Comercial Digital de Elvas e para apresentar a próxima edição da iniciativa “Elvas, Comprar é Ganhar”.

A Câmara Municipal esteve representada pelo vice-presidente Nuno Mocinha, a AEE pelo presidente da direção, Rui Nabeiro, e o Bairro Digital pela gestora Rita Castelo.

Entre as novidades relativas ao Bairro Comercial Digital de Elvas estão o site já disponível – com o endereço www.bcdelvas.pt – que permitirá compras e vendas no comércio local através da loja virtual Marketplace, uma rede gratuita de Internet 5G nas artérias comerciais do Centro Histórico, a instalação de uma rede de mupis publicitários em vários pontos da cidade, a renovação do ecrã digital do Viaduto e um cacifo Locky para receção de encomendas, recentemente instalado no parque subterrâneo da Praça da República.

Relativamente à iniciativa “Elvas, Comprar é Ganhar”, foi anunciada a realização em 2026 de duas campanhas de incentivo às compras no comércio local, a primeira das quais previsivelmente em junho e a segunda no Natal. Neste momento decorre o prazo de 30 dias correspondente ao inquérito público para aprovação do regulamento da iniciativa.

À semelhança de edições anteriores, os estabelecimentos comerciais aderentes ao “Elvas, Comprar é Ganhar” entregam vouchers aos clientes, que depois serão sorteados pela Câmara de Elvas. Em cada uma das campanhas o Município disponibilizará 75 000 euros em prémios pecuniários destinados aos clientes do comércio local.

Apaixonada pelo Carnaval, Raquel Galvão não hesitou em aceitar o convite para ser “rainha” em Elvas

Depois de se ter dado a conhecer ao país com a sua participação no reality show Secret Story, a elvense Raquel Galvão é, este ano, ao lado do futebolista Luís Dias, a rainha da 28ª edição do Carnaval Internacional de Elvas.

Dizendo-se uma apaixonada pelo Carnaval, Raquel confessa ter ficado muito feliz e agradada com o convite que lhe foi feito pela Câmara Municipal. “Foi o Cláudio (Monteiro) que falou comigo, na altura quando eu saí da casa (Casa dos Segredos), e perguntou-me se eu estaria interessada em fazer parte do Carnaval como rainha. Eu não hesitei e disse logo que sim, até porque o Carnaval é algo que eu adoro”, revela a jovem elvense em declarações à Rádio ELVAS.

Com o seu figurino praticamente pronto, Raquel Galvão promete oferecer, juntamente com Luís Dias, “algo de diferente” ao público daquilo que tem sido habitual por parte dos reis. “Nós estamos a tentar trazer aqui um bocadinho de inovação. Vamos ver como é que corre este ano, ver se o São Pedro também nos ajuda. Nós estamos a tentar fazer aqui algumas coisas diferentes, não quer dizer que seja melhor ou pior, mas diferentes do que tem sido feito nos outros anos”, assegura. A produção do fato, quer de Raquel, quer de Luís Dias, está a cargo de Paula Aparício e de “Noivos & Detalhes”, num “projeto a seis mãos”.

A jovem elvense confessa ainda que não conhecia Luís Dias, mas que têm vindo a ajudar-se mutuamente para que o resultado final seja o melhor possível. “Os nossos santos bateram bem, portanto, demo-nos logo muito bem e temos sido bastante proativos, vamo-nos ajudando aqui um ao outro e a sinergia tem sido muito boa”, diz ainda Raquel Galvão.

A primeira “aparição” dos reis acontece já na sexta-feira à noite, no decorrer da gala coreográfica deste 28º Carnaval Internacional de Elvas, no Coliseu.  

Quarta edição do EuroBEC Granfondo apresentada em Badajoz

A quarta edição do EuroBEC Granfondo foi apresentada esta terça-feira, nas Casas Consistoriales, em Badajoz, numa conferência de imprensa que reafirmou a forte ligação entre Badajoz, Elvas e Campo Maior, no âmbito da Eurocidade.

Com partida e chegada em Badajoz, a prova integra três percursos de diferentes níveis de dificuldade: o minifondo, com 77 quilómetros, o mediofondo com 105 quilómetros, e o granfondo, com 140 quilómetros. O evento vai para a estrada no próximo dia 12 de abril e é já considerado uma referência no calendário desportivo transfronteiriço.

Em representação da Câmara Municipal de Elvas, o vereador Hermenegildo Rodrigues salientou a consolidação do evento e o valor do percurso. “Estamos perante um evento perfeitamente consolidado, com um percurso ímpar pelos três territórios, que é o reflexo de uma excelente colaboração entre os municípios da Eurocidade”, afirmou.

Já o concejal do Desporto do Ayuntamiento de Badajoz, Juan Parejo, realçou a ligação da cidade ao desporto e a importância da cooperação transfronteiriça.

“Badajoz vive o desporto e esta prova é um bom exemplo disso. O EuroBEC Granfondo resulta de uma cooperação magnífica entre os três territórios e tem conseguido atrair, de forma crescente, cada vez mais atletas espanhóis”, referiu.

Durante a apresentação, Manuel Zeferino, da organização, destacou a dimensão internacional do evento. “Temos atletas de 16 nacionalidades, o que demonstra o crescimento e a projeção do EuroBEC Granfondo. Destes participantes, 1220 são portugueses, um número muito significativo”, sublinhou.

A organização espera que a edição deste ano volte a afirmar o EuroBEC Granfondo como um evento de referência, promovendo o desporto, o turismo e a cooperação entre Portugal e Espanha.

Elvas: Agrupamento de Escolas D. Sancho II alvo de Avaliação Externa

O vice-presidente da Câmara Municipal de Elvas, Nuno Mocinha, marcou presença na sessão de abertura e apresentação do Agrupamento de Escolas D. Sancho II, Elvas, realizada na manhã desta terça-feira, 10 de fevereiro, no âmbito do terceiro ciclo da Avaliação Externa das Escolas.

Esta sessão integrou o processo de Avaliação Externa, que se assume como uma oportunidade fundamental para o Agrupamento, permitindo uma análise aprofundada das suas práticas, resultados e estratégias educativas. O processo coloca particular enfoque na qualidade das ofertas formativas, na promoção do sucesso educativo dos alunos e na adequação da resposta educativa às necessidades do território.

A presença do vice-presidente da autarquia reforçou a importância da articulação entre o município e a comunidade educativa, sublinhando o compromisso do Município de Elvas com a valorização da educação e a melhoria contínua do ensino no concelho.

A Avaliação Externa das Escolas constitui, assim, um instrumento essencial de reflexão e melhoria, contribuindo para o desenvolvimento sustentado das instituições educativas e para a qualificação do serviço público de educação.