Câmara de Elvas promove sessão de esclarecimento dirigida aos empresários do concelho esta terça-feira

O Município de Elvas promove, este terça-feira, dia 10 de fevereiro, pelas 19 horas, uma sessão de esclarecimento dirigida a empresários do concelho, que terá lugar no Auditório São Mateus.

A iniciativa tem como objetivo abordar o programa “Elvas, Comprar é Ganhar”, uma medida de apoio ao comércio local que visa incentivar o consumo no concelho, dinamizar a economia local e reforçar a competitividade do setor do comércio a retalho e de alguns serviços, aumentando a sua capacidade de atração junto dos consumidores.

Durante a sessão será igualmente feito um ponto de situação sobre o projeto Bairros Comerciais Digitais, que pretende apoiar as empresas e empresários do setor do comércio e dos serviços abertos ao consumidor, promovendo a sua modernização e adaptação ao contexto digital. Esta componente assume especial relevância para os empresários do Centro Histórico de Elvas, público-alvo prioritário do projeto.

A autarquia pretende, com esta sessão, esclarecer dúvidas, ouvir sugestões e responder às questões colocadas pelos empresários relativamente a estes dois projetos estruturantes para o desenvolvimento económico local.

JDT comemorou 42º aniversário

A Juventude Desportiva da Terrugem (JDT) assinalou na tarde de ontem, domingo, 8 de fevereiro, o seu 42° aniversário de fundação.

A comemoração aconteceu na sede da coletividade terrugense, na presença de dirigentes, atletas, sócios e convidados.

O vereador Sérgio Ventura representou a Câmara Municipal de Elvas nos 42 anos da JDT, acompanhado do presidente da Junta de Freguesia da Terrugem, Manuel Bandarra.

O membro do executivo elvense fez entrega à Direção da Juventude Desportiva da Terrugem, presidida por Carlos Vinagre, de uma placa comemorativa da efeméride.

Campo Maior Trail Runners agora com dois treinos por semana

O grupo Campo Maior Trail Runners já tem em ação a nova modalidade de dois treinos semanais. Se antes os treinos de corrida só se realizavam às quartas-feiras, agora acontecem às terças e quintas.

Carlos Pepê, o responsável do grupo, explica que, desta forma, procuram-se implementar novas dinâmicas de treino, para ajudar todos os atletas na sua evolução e crescimento desportivo. Por outro lado, e com o novo circuito de fitness a ser inaugurado na vila, vai passar a ser possível fazer treinos “mais específicos”, algo que já era solicitado por muitos.

“Com estas alterações, que prevemos agora com a inauguração do circuito de fitness, vamos conseguir fazer um treino diferente, uma vez que não temos em Campo Maior um circuito de pista para poder treinar, comparando, por exemplo, com Elvas, que tem o Estádio de Atletismo. Nós não temos essas condições, então, com o circuito de fitness, juntamente com aquilo que já fazemos semanalmente, que é treinar na rua, vamos continuar a utilizar todos os espaços públicos da nossa vila, como o Baluarte de São Sebastião ou a Praça Multimodal e passar a utilizar também este circuito”, explica Carlos Pepê.

Os treinos de terça-feira, adianta o responsável, serão “mais dedicados a cada tipo de atleta, com treinos de séries, treinos muito específicos de corrida”. Às quintas-feiras, a proposta é de um treino de corrida em grupo: “corremos todos juntos, como era habitual às quartas, e manteremos este perfil que nos caracteriza tanto”.

Estes treinos de quinta-feira são abertos, não só aos atletas que já correm pelo clube, como a todos quantos se queiram iniciar na prática da corrida.

Política local é alvo de sátira do grupo “Sou Filho Único” no Carnaval Internacional de Elvas

O grupo “Sou Filho Único”, formado apenas por homens e jovens, que desfilam sempre em saltos altos, regressa este ano, com a sátira habitual, ao Carnaval Internacional de Elvas.

Sem ensaios, mas com boa disposição e muita animação, o grupo volta a apresentar-se com disfarces diferentes nos três corsos promovidos pela Câmara Municipal. “Nós vamos sempre a improvisar e sempre com dois a três fatos por Carnaval. Os ensaios já estão feitos de uns anos para os outros, porque nós não ensaiamos, não vamos organizados, não temos danças, não temos nada. Temos a diversão, para nos divertirmos e para divertir todos os espectadores”, começa por dizer Nuno Munhão, um dos responsáveis do grupo.

Para Pedro Ortiz, outro dos elementos do grupo, é precisamente os diferentes disfarces que usam nos vários corsos que “desperta nas pessoas um certo interesse” e que faz com “que todos os dias queiram ver” o desfile.

Os temas escolhidos este ano são, em exclusivo, dedicados à política local. “Vamos tentar reproduzir duas ou três personagens da política aqui de Elvas e acho que, este ano, vai bater em força. O pessoal vai gostar quando nos vir chegar, vai identificar logo e vai-se rir um pouco”, garante Pedro Ortiz.

À sua maneira, os elementos do grupo “Sou Filho Único” voltam a integrar a gala coreográfica no Coliseu, numa “aparição curta”. “Cada um dança como quer, mas é sempre uma galhofa para o público”, diz Nuno Munhão, servindo o momento para “desanuviar” das coreografias dos restantes grupos, “muito bem ensaiadas”. “Os grupos fartam-se de treinar e são espetaculares”, diz, por sua vez, Pedro Ortiz, que adianta que, no coliseu, irão apresentar “uma coisita engraçada”. Prometendo assinalar o Dia dos Namorados, celebrado no sábado, 14 de fevereiro, com “pompa e circunstância”, lembrando um “namoro recente”, Ortiz levanta a ponta do véu, dizendo que os elementos do “Sou Filho Único” irão abordar “uma relação de amor muito forte”, de duas pessoas “que fizeram as pazes” depois de terem estado de costas viradas.

À semelhança dos últimos anos, o carro alegórico do grupo, para além de contar com animação a cargo do DJ já residente, será adaptado ao tema escolhido para cada um dos corsos. “Nós dizemos ao Nuno Ezequiel os nossos temas e ele reproduz na íntegra, no carro, de forma espetacular, o que nós queremos fazer. Só que, como levamos sempre um fato diferente todos os dias, do primeiro para o segundo dia e do segundo para o terceiro, temos que alterar o carro, porque tem de ir sempre a ver com aquilo que nós vamos vestir”, diz ainda Pedro Ortiz.

A entrevista completa a Nuno Munhão e Pedro Ortiz sobre a participação do grupo “Sou Filho Único” no Carnaval Internacional de Elvas para ouvir no podcast abaixo: