
Rute Justino acaba de lançar o e-book “Mãe, Mulher e Guerreira”. Natural e residente na freguesia de São Vicente e Ventosa, no concelho de Elvas, é autora da página de Instagram “O Meu Maior Sonho”, que conta com mais de 24 mil seguidores: um projeto que iniciou, através de um blog, corria o ano de 2009, quando acalentava o sonho de ser mãe.
A experiência de Rute com todo o processo da maternidade, ao mesmo tempo que se é mulher, trabalhadora e dona de casa, está agora relatada neste livro digital, que se apresenta como um pequeno manual, com dicas práticas para mulheres que queiram cumprir todas as suas tarefas diárias de uma forma “mais tranquila”.
“Não é fácil termos um trabalho full-time, sermos mães e termos uma casa para cuidar. Não é fácil conciliar tudo, mas quis deixar escrito que é possível, com organização”, começa por dizer a influencer, que hoje, trabalhando com as mais diversas e conceituadas marcas, tem uma grande comunidade que a acompanha diariamente através das redes sociais.
De leitura simples, este e-book começou a ser escrito em abril do ano passado, tendo sido concluído depois de Rute ter ficado desempregada. “Comecei a escrever em abril de 2025, mas depois ia fazendo umas paragens. Escrevi, depois deixou de me fazer um bocadinho de sentido e parei, também porque o trabalho não estava a ajudar tanto… lá está, porque os dias correm rápido”, relata.
Com 23 páginas, “Mãe, Mulher e Guerreira” é um e-book que se lê “super bem”. “Acho que está muito intuitivo, com dicas práticas de tudo o que eu passei, naqueles dias que também o caos fazia parte da minha rotina – e ainda faz, atenção –, mas é um e-book para as mães se poderem auxiliar, verem que não são as únicas a passar por isso, que não estão sozinhas e que faz tudo parte do processo”, assegura.
Agora, e com os dois filhos já mais crescidos, o lançamento da obra serve, de alguma forma, para Rute encerrar o capítulo da maternidade enquanto tema dos seus posts, para se dedicar às áreas, sobretudo, da moda e do lifestyle, de que gosta muito e às quais já dedica muito do seu tempo.
Mas para ganhar este destaque enquanto influencer, Rute garante que foi grande o caminho que teve de percorrer. Para alcançar as parcerias que tem hoje com diferentes marcas, tirou, em plena pandemia, “imensos cursos”. “Mas a partir do momento em que existe uma comunidade, que existe o tal engagement, as próprias marcas sabem também com o que podem contar, a visibilidade e o alcance que a página tem, e isso é muito importante”, explica ainda.
O e-book “Mãe, Mulher e Guerreira” está disponível para aquisição na plataforma Hotmart (aqui). O trabalho diário de Rute no Instagram pode ser acompanhado em “O Meu Maior Sonho”.
A entrevista completa para ouvir no podcast abaixo:















