Município de Vendas Novas prepara projeto-piloto de recolha de resíduos

No âmbito de uma parceria entre o Município de Vendas Novas e a Gesamb, foi recentemente ampliada a rede de ecopontos no perímetro urbano da cidade de Vendas Novas, com a instalação de quatro novas baterias de equipamentos e a substituição de um ecoponto por um novo contentor metálico de grande capacidade.

Este reforço tem como principal objetivo aumentar a acessibilidade dos munícipes aos pontos de deposição seletiva de embalagens, promovendo a separação adequada dos resíduos e incentivando práticas mais sustentáveis no dia a dia. Por outro lado, a autarquia pretende iniciar um projeto-piloto quem tem em vista uma recolha porta-a-porta.

“O Município de Vendas Novas iniciou recentemente o reforço da capacidade e da quantidade de ecopontos no concelho. É um projeto que estamos a desenvolver em parceria com a Gesamb, que iniciámos ainda no final de 2025 e que se vai estender ao longo do ano de 2026. Queremos que os vendasnovenses tenham os ecopontos mais perto das suas residências e tenham que se deslocar menos para fazer a deposição de resíduos”, começa por dizer o presidente da Câmara de Vendas Novas, Ricardo Videira.

O projeto iniciou-se em “algumas zonas mais carentes dentro da cidade de Vendas Novas”, mas a previsão é de que, ao longo dos próximos meses, venham a ser colocados novos ecopontos, não não só na periferia da cidade, mas também em todas as freguesias do concelho. “Temos aqui dois objetivos principais: a reciclagem como forma de preservar o nosso ambiente e garantir que não temos um desperdício tão grande de matérias-primas que podem ser reaproveitadas e utilizadas em novos materiais e em novos produtos. Por outro lado, um objetivo muito claro também, do ponto de vista financeiro, porque quando reciclamos não tem custo para o município, porque o valor dos produtos que são reciclados paga toda a logística da respetiva recolha, enquanto que todos os produtos que são colocados nos contentores do lixo, os resíduos sólidos urbanos, têm um custo muito significativo para o município, não só na recolha, mas também na respetiva deposição no aterro intermunicipal”, avança o autarca.

“Ainda para 2026, temos programado o início da instalação da recolha com contentores de recolha traseira, nas localidades de Bombel, Piçarras, Nicolau e Landeira”, avança Ricardo Videira . Este é um projeto que permitirá “ter ecopontos de menor dimensão, mas uma maior distribuição”. São contentores semelhantes àqueles que existem hoje em Vendas Novas, “mas com tampas e cores diferentes, para sinalizar a que tipo de resíduos é que se destinam”.

A intenção é que, no decorrer deste ano, se inicie também o sistema de recolha porta-a-porta na Landeira, “permitindo que cada cidadão tenha um contentor mais recente de lixo, para que seja possível monitorizar aquilo que cada um produz de resíduos e, no futuro, diferenciar isso também naquilo que são as tarifas que são aplicadas aos cidadãos”. “Obviamente que quando isto acontecer será para todo o concelho”, remata o presidente da Câmara de Viana do Alentejo.  

Através do PAS, Junta da Expectação reforça apoio às instituições e comércio local de Campo Maior

As crianças e os idosos serão, ao longo deste mandato, a “grande prioridade” da Junta de Freguesia de Nossa Senhora da Expectação, em Campo Maior.

De acordo com o presidente, Hugo Milton, e através, sobretudo, do Programa de Apoio Social (PAS), a junta irá continuar a dar especial atenção a duas instituições: “temos a Santa Casa como uma das nossas prioridades e vamos apoiá-los sempre em tudo naquilo que eles necessitem e o mesmo se vai passar com a Casa do Povo, onde temos muitas crianças e queremos dar o nosso apoio para que as coisas vão sempre no rumo certo”.

Com o PAS, para além do apoio em géneros alimentares à Santa Casa e ao ATL da Casa do Povo, entre outras associações e instituições, a Junta de Freguesia apoia também o comércio local da vila. “Acaba por ser aqui uma articulação em que saem todos a ganhar”, garante Hugo Milton.

Lembrando que este é um programa já com muitos anos de existência, e que resulta de uma parceria das três juntas de freguesia do concelho, o presidente explica que, a cada mês, são identificadas duas instituições, a quem será atribuído o respetivo apoio, com as compras a serem realizadas no comércio local.

“Tentamos estar sempre em campo e tentamos sempre estar ao lado dos comerciantes. A Junta de Freguesia tem vindo a aumentar sempre esse leque de apoio em relação a eles e acho que é assim que deve ser: as coisas iniciam-se, mas depois quem vem tem de dar continuidade aos projetos e fazer o seu melhor”, remata.

Rute Justino lança e-book com dicas práticas para “mães, mulheres e guerreiras”

Rute Justino acaba de lançar o e-book “Mãe, Mulher e Guerreira”. Natural e residente na freguesia de São Vicente e Ventosa, no concelho de Elvas, é autora da página de Instagram “O Meu Maior Sonho”, que conta com mais de 24 mil seguidores: um projeto que iniciou, através de um blog, corria o ano de 2009, quando acalentava o sonho de ser mãe.

A experiência de Rute com todo o processo da maternidade, ao mesmo tempo que se é mulher, trabalhadora e dona de casa, está agora relatada neste livro digital, que se apresenta como um pequeno manual, com dicas práticas para mulheres que queiram cumprir todas as suas tarefas diárias de uma forma “mais tranquila”.

“Não é fácil termos um trabalho full-time, sermos mães e termos uma casa para cuidar. Não é fácil conciliar tudo, mas quis deixar escrito que é possível, com organização”, começa por dizer a influencer, que hoje, trabalhando com as mais diversas e conceituadas marcas, tem uma grande comunidade que a acompanha diariamente através das redes sociais.

De leitura simples, este e-book começou a ser escrito em abril do ano passado, tendo sido concluído depois de Rute ter ficado desempregada. “Comecei a escrever em abril de 2025, mas depois ia fazendo umas paragens. Escrevi, depois deixou de me fazer um bocadinho de sentido e parei, também porque o trabalho não estava a ajudar tanto… lá está, porque os dias correm rápido”, relata.

Com 23 páginas, “Mãe, Mulher e Guerreira” é um e-book que se lê “super bem”. “Acho que está muito intuitivo, com dicas práticas de tudo o que eu passei, naqueles dias que também o caos fazia parte da minha rotina – e ainda faz, atenção –, mas é um e-book para as mães se poderem auxiliar, verem que não são as únicas a passar por isso, que não estão sozinhas e que faz tudo parte do processo”, assegura.

Agora, e com os dois filhos já mais crescidos, o lançamento da obra serve, de alguma forma, para Rute encerrar o capítulo da maternidade enquanto tema dos seus posts, para se dedicar às áreas, sobretudo, da moda e do lifestyle, de que gosta muito e às quais já dedica muito do seu tempo.

Mas para ganhar este destaque enquanto influencer, Rute garante que foi grande o caminho que teve de percorrer. Para alcançar as parcerias que tem hoje com diferentes marcas, tirou, em plena pandemia, “imensos cursos”. “Mas a partir do momento em que existe uma comunidade, que existe o tal engagement, as próprias marcas sabem também com o que podem contar, a visibilidade e o alcance que a página tem, e isso é muito importante”, explica ainda.  

O e-book “Mãe, Mulher e Guerreira” está disponível para aquisição na plataforma Hotmart (aqui). O trabalho diário de Rute no Instagram pode ser acompanhado em “O Meu Maior Sonho”.

A entrevista completa para ouvir no podcast abaixo:

Eleições: portugueses são chamados às urnas para escolher o novo Presidente da República

Os portugueses são este domingo, 8 de fevereiro, chamados a votar na segunda volta das eleições presidenciais, que colocam frente a frente António José Seguro e André Ventura.

Ainda que muito se tenha falado sobre a possibilidade de um adiamento das eleições, a nível nacional, devido à destruição provocada pelas depressões da última semana, a lei não o permite. Tal só seria possível se o país estivesse numa situação de emergência.

Ainda assim, a ida às urnas foi adiada para o próximo domingo em concelhos fortemente afetados pelo mau tempo, como Alcácer do Sal, Arruda dos Vinhos, Pombal e Golegã.

Por outro lado, em alguns municípios, os locais de voto foram alterados, tendo em conta os estragos causados pelo mau tempo nos edifícios onde iriam decorrer as votações, que têm início às 8 horas e terminam às 19 horas.

Nesse sentido, os eleitores podem confirmar o seu local de voto através do número 3838 ou em www.recenseamento.mai.gov.pt.  

Os resultados do escrutínio provisório serão divulgados a partir das 20 horas.