Município e juntas de freguesia de Campo Maior solidários com populações afetadas pela depressão Kristin

O Município de Campo Maior, em colaboração com as três Juntas de Freguesia do concelho, vai enviar diversos materiais, como cimento, tijolos, telhas, chapas e lonas, para apoiar as populações afetadas pela depressão Kristin, com o objetivo de as apoiar nos seus esforços de reconstrução das suas habitações.

Quem quiser associar-se a esta iniciativa solidária deverá dirigir-se à Junta de Freguesia da sua área de residência, até à próxima sexta-feira, dia 6 de fevereiro, de forma a agilizar a entrega dos materiais.

O transporte será realizado posteriormente, sendo todo o material angariado entregue às autoridades competentes no local.

A importância de uma alimentação saudável no “Crescer com Voz” desta semana

A alimentação saudável é o tema em destaque no episódio desta semana do programa “Crescer com Voz”, do CLDS 5G de Elvas.

De acordo com Diana Paulino, nutricionista no Centro de Saúde de Elvas, para que uma alimentação seja saudável é necessário que seja “equilibrada, variada e completa”, tendo por base a Roda dos Alimentos. Deve-se dar preferência ao consumo de legumes e cereais integrais, consumir proteína e lacticínios com alguma moderação, evitando-se, por outro lado, o consumo de sal e açúcar.

Ainda assim, é possível comer-se de tudo um pouco, desde que de forma moderada. A quantidade de alimentos que devem ser ingeridos diariamente depende fundamentalmente da idade, do sexo e grau de atividade física desenvolvida nas atividades da vida diária.

Neste programa, a Diana Paulino juntam-se Carla Malena e as filhas Júlia e Joana Lopes, que têm estado a ser acompanhadas pela nutricionista, depois de se ter chegado à conclusão que estariam com níveis elevados de colesterol. Hoje, as duas crianças já sabem o que devem comer e diferenciar quando estão saciadas ou não.

O episódio desta semana de “Crescer com Voz” para ouvir no podcast abaixo:

Comitiva francesa de visita a Elvas até dia 13

Uma comitiva francesa encontra-se a visitar Elvas no âmbito do Programa Erasmus + dos Cursos Profissionais, numa parceria com a Escola Secundária D. Sancho II.

O grupo de 19 alunos e professores provenientes de França permanecem na cidade até 13 de fevereiro e foram recebidos na tarde de ontem, terça-feira, pelo vice-presidente da Câmara Municipal de Elvas, Nuno Mocinha, no Museu de Arte Contemporânea de Elvas (MACE), numa recepção de boas-vindas, seguida de uma visita guiada ao espaço museológico.

Durante o período de permanência em Elvas, os alunos e docentes, pertencentes ao Curso Profissional de Agricultura, irão desenvolver diversas atividades no Agrupamento de Escolas D. Sancho II, bem como realizar visitas a empresas e entidades locais ligadas à área da Agricultura.

O programa contempla ainda visitas aos principais pontos turísticos da cidade de Elvas e da região, proporcionando um contacto direto com o património cultural, histórico e económico do concelho.

Esta iniciativa reforça a cooperação internacional no âmbito da educação e formação profissional, promovendo a partilha de conhecimentos, experiências e boas práticas entre instituições de ensino de diferentes países europeus.

Colisão em Borba ceifa a vida a homem de 61 anos

Um homem de 61 anos morreu, ao final de tarde de ontem, 3 de fevereiro, na sequência de uma colisão entre dois veículos ligeiros de passageiros, na Praça da República, em Borba.

O óbito foi declarado no local, sendo que deste acidente resultou ainda um ferido grave, uma criança de sete anos, assim como um ferido ligeiro, um homem de 37. Ambos foram transportados para o Hospital do Espírito Santo, em Évora.

O alerta para a ocorrência foi dado pouco depois das 18h30. Para o local foram mobilizados 25 operacionais, entre Bombeiros de Borba e Vila Viçosa e GNR, apoiados por dez viaturas, incluindo INEM e SIV de Estremoz.

Estremoz prepara-se para voltar a viver momentos de muita folia e animação

Estremoz vai voltar a viver momentos de muita folia e animação, com os festejos de Carnaval, entre os próximos dias 12 e 18 de fevereiro.

A festa arranca, na quinta-feira, dia 12, pelas 15 horas, como habitualmente, com o desfile escolar, que desta vez é dedicado ao tema “100 Anos de Televisão”. “É o início das festividades carnavalescas aqui na nossa cidade, em que contamos com a participação de todos os alunos do pré-escolar, do primeiro e do segundo ciclos do Agrupamento de Escolas de Estremoz e de todas as escolas privadas do concelho, relativas ao pré-escolar”, avança a vice-presidente da Câmara Municipal de Estremoz, Sónia Caldeira, que adianta que, nesta que prevê que seja uma “tarde muito animada”, participam cerca de mil crianças.

Na noite de sexta-feira, dia 13, André do Karaté sobe ao palco do Teatro Bernardim Ribeiro, para apresentar o espetáculo de stand up comedy “Ângulo Morto”, com as comemorações carnavalescas a serem retomadas no domingo, dia 15.

“Temos os nossos tradicionais corsos carnavalescos, no domingo de Carnaval, dia 15 de fevereiro, e depois na terça-feira, dia 17, ambos às 15h30”, revela a autarca, que indica que nestes desfiles participam “mais de 600 figurantes, com o apoio das associações culturais do concelho”.

As festividades em Estremoz terminam na quarta-feira de cinzas, 18 de fevereiro, com o tradicional “Enterro do Carnaval”.

Município de Alandroal promove campanha solidária para apoiar famílias afetadas pela tempestade Kristin

O Município de Alandroal, em articulação com a Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central (CIMAC), está a promover uma campanha solidária de recolha de bens para apoiar as famílias afetadas pela tempestade Kristin.

Produtos de higiene e alimentos não perecíveis podem ser entregues nos Bombeiros Voluntários de Alandroal e Juntas de Freguesia de Alandroal, Terena, Capelins e Santiago Maior.

Para a doação de lonas e plásticos impermeáveis, assim como telhas novas ou antigas, estão disponíveis os Estaleiros Municipais de Alandroal e Santiago Maior, entre as 7h e as 13h.

O Município de Alandroal vai ainda “comprometer cinco mil euros na aquisição de telhas novas”, segundo o presidente, João Grilo, que apela à solidariedade de todos: “já fomos nós a precisar e a solidariedade chegou de todos os lados. Agora são outros, vamos ajudar!”.

Campo Maior: último dia para inscrição no curso de nadador-salvador

Um curso de nadador-salvador vai ser lecionado no Complexo de Piscinas Cobertas da Fonte Nova, em Campo Maior, entre este mês de fevereiro e o início de abril.

As inscrições para esta formação, promovida pela Federação Portuguesa de Nadadores-Salvadores, com o apoio do Município, entre outras entidades, encerram esta quarta-feira, dia 4 de fevereiro.

“Inicialmente abrimos uma pré-inscrição para começarmos a divulgar o curso, mas agora já temos uma data fixa. É só entrarem no site que está no cartaz e lá têm a informação toda”, explica Paula Jangita, vereadora na Câmara Municipal de Campo Maior.

As aulas, para aqueles que pretendem aprender a salvar vidas, terão lugar às sextas-feiras, entre as 18h30 e as 23h30. “Depois vamos ter também ao sábado todo o dia (das 9h às 14h e das 15h às 20h) e no domingo no período da manhã (das 9h às 14h)”, revela ainda a autarca.

Quem concluir esta formação, poderá vir a trabalhar como nadador-salvador em todo o país.

Dois terceiros prémios do Euromilhões saem em Portugal

Não houve totalistas no sorteio de ontem, 3 de fevereiro, do Euromilhões, mas um apostador no estrangeiro venceu o segundo prémio, de mais de 470 mil euros.

Dois apostadores em Portugal, num total de seis contemplados, conquistaram o terceiro prémio, de mais de 15 mil euros. Outros quatro jogadores, com aposta registada em território nacional, arrecadaram o quarto prémio, de cerca de 1.900 euros.

A chave vencedora do sorteio de ontem era composta pelos números 26, 27, 28, 34 e 37 e pelas estrelas 4 e 9.

O jackpot em jogo na próxima sexta-feira, dia 6, será de 29 milhões de euros.

A informação apresentada não dispensa a consulta do site oficial dos Jogos Santa Casa.

São Vicente traz o ritmo e o calor do Brasil para o Carnaval Internacional de Elvas

O grupo carnavalesco da freguesia de São Vicente e Ventosa promete levar, este ano, os ritmos quentes do Brasil até ao Carnaval Internacional de Elvas, com o tema “A Magia do Rio”. “É um tema que pode ter duas leituras: a ‘Magia do Rio’ enquanto ‘Rio’, o filme, ou a ‘Magia do Rio”, do Rio de Janeiro”, avança, desde logo, Rúben Ameixa, o responsável do grupo.

À semelhança do ano passado, em que o grupo se apresentou com o tema “Color Party”, os fatos dos figurantes voltam a ser “muito coloridos”, com destaque para o azul, o verde, o amarelo e o vermelho. “Nós achamos que o Carnaval é cor e já que o tempo ultimamente não tem sido benéfico, porque já há dois anos que não conseguimos sair todos os dias à rua, então tentamos que, pelo menos, as cores saiam às ruas nos dias em que nos é possível”, assegura o responsável.

Com cerca de 150 elementos, o grupo é este ano substancialmente maior que o do ano passado. “Tivemos novas entradas, não só de pessoas da freguesia, mas principalmente de gente de freguesias e até de concelhos vizinhos. Claro que a maior parte das pessoas são de São Vicente, mas temos também de Elvas, de Campo Maior, de concelhos do distrito de Évora e de Badajoz”, revela.

Dando conta que este ano o grupo apresentará algumas características de um Carnaval “mais antigo”, Rúben confessa que gostaria que o trabalho de preparação, que arrancou no final de dezembro, se tivesse iniciado mais cedo: “os fatos deste ano obrigaram-nos aqui a uma dinâmica muito diferente, porque vamos tentar trazer um bocadinho daquilo que é o Carnaval antigo de novo ao grupo e isso obrigou-nos a uma ginástica muito grande, a nível de timings, para conseguir cumprir com tudo”.

Apenas com uma costureira ao serviço (Alda Ameixa), Rúben e Patrícia Milhinhos, a outra responsável do grupo, contaram desta vez com uma ajuda importante de vários voluntários que se prontificaram a colaborar com a construção de diversos adereços. Juntamente com Rúben, Liliana Matos volta a assumir a responsabilidade pelas coreografias apresentadas pelo grupo, enquanto a banda é coordenada por Rodrigo Rufo.

Para a gala coreográfica de apresentação dos grupos no Coliseu, no dia 13, o grupo volta a dançar ao som da chamada música de aparelhagem, com grande parte dos elementos da banda a juntarem-se à coreografia que tem vindo a ser preparada para presentear o público.

Para o sucesso do trabalho desenvolvido, Rúben Ameixa agradece o apoio do Município de Elvas, do presidente da Junta de Freguesia de São Vicente e Ventosa, João Charruadas, e do presidente da Associação Desportiva, Recreativa e Cultural da Juventude de São Vicente e Ventosa, Hélio Roldão. O responsável estende ainda os seus agradecimentos a todos os elementos do grupo, incluindo os responsáveis pela banda e coreografias e a todos aqueles que colaboraram com alguns trabalhos manuais; à mãe, pelo trabalho de confeção dos fatos; e a Nuno Ezequiel e Adelino Moga, pela construção do carro alegórico.

A entrevista completa a Rúben Ameixa sobre o grupo de Carnaval de São Vicente para ouvir no podcast abaixo: