Skip to content

Marcada pelo “espírito de cooperação transfronteiriça”, Meia Maratona Badajoz-Elvas vai para a estrada no dia 8

A 34ª Meia Maratona Internacional Badajoz-Elvas, marcada para 8 de fevereiro, foi apresentada, na manhã desta sexta-feira, dia 30 de janeiro, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, com as presenças de Hermenegildo Rodrigues, vereador na Câmara Municipal de Elvas, Juan Parejo, do Ayuntamiento de Badajoz, e de Ricardo Rangém, do Clube Elvense de Natação.

Presentes estiveram ainda os representantes das forças de segurança, dos bombeiros voluntários, representantes do IALBAX e técnicos do município.

O objetivo da organização, que une a Câmara Municipal de Elvas, a Fundación Municipal de Deporte (FMD) do Ayuntamiento de Badajoz, a Associação de Atletismo do Distrito de Portalegre e o Clube Elvense de Natação, passa por aumentar o número de participantes nesta prova mítica do atletismo local.

O vereador Hermenegildo Rodrigues destacou que este é “um evento marcado pelo espírito de cooperação transfronteiriça e pelo reforço da aposta no desporto como fator de união e desenvolvimento”.

Durante a sessão foi destacado o apoio da FMD, sublinhando-se que todos “caminham juntos para o futuro”, num trabalho conjunto que tem sido determinante para a continuidade e crescimento desta prova histórica. A organização deixou ainda um agradecimento a todos os envolvidos, entidades parceiras e colaboradores, apelando à contribuição de todos para o sucesso de mais uma edição do evento.

A importância do desporto para o concelho de Elvas, afirmou Ricardo Rangém, reafirma-se com a disponibilidade das entidades locais para ajudar, promover o desporto e incentivar a prática desportiva, em especial junto dos jovens, reforçando a divulgação e o envolvimento da comunidade.

Foi também salientado o papel fundamental do Ayuntamiento na divulgação da prova do lado espanhol, considerando essencial a colaboração transfronteiriça para atrair atletas de ambos os lados da fronteira e reforçar o caráter internacional do evento.

Na conferência, Juan Parejo, concejal do Ayuntamiento de Badajoz, destacou que “o espírito da Eurocidade está vivo”, referindo várias iniciativas conjuntas que o comprovam, como o EuroBEC Granfondo, eventos ligados ao automobilismo e o Trail da Eurocidade. Segundo o responsável, a Eurocidade está “mais forte do que nunca através do desporto”, atraindo cada vez mais participantes e público.

A mensagem final reforçou a importância de colaborar e cooperar, como tem sido feito até aqui, colocando todos os meios à disposição para que a 34.ª Meia Maratona Internacional Badajoz–Elvas decorra da melhor forma possível, afirmando-se novamente como um evento de referência no panorama desportivo da EuroBEC.

O percurso tem a extensão de 21,098 km, com a partida a ter lugar da Av. de Huelva (Badajoz – Espanha), pelas 9h30, e a chegada ao Estádio Municipal de Atletismo de Elvas.

As inscrições têm um custo de dez euros, sendo gratuitas para os atletas residentes no concelho de Elvas, e podem ser feitas até 4 de fevereiro (aqui). Toda a informação sobre a prova encontra-se disponível na página das inscrições.

Compartilhe este artigo: