Campo Maior: com inscrições até dia 4, formação de nadadores-salvadores arranca em fevereiro

Um curso de nadador-salvador vai ser lecionado no Complexo de Piscinas Cobertas da Fonte Nova, em Campo Maior, entre fevereiro e o início de abril.

As inscrições para esta formação, promovida pela Federação Portuguesa de Nadadores-Salvadores, com o apoio do Município, entre outras entidades, estão abertas até à próxima quarta-feira, dia 4 de fevereiro.

“Inicialmente abrimos uma pré-inscrição para começarmos a divulgar o curso, mas agora já temos uma data fixa. É só entrarem no site que está no cartaz e lá têm a informação toda”, explica Paula Jangita, vereadora na Câmara Municipal de Campo Maior.

As aulas, para aqueles que pretendem aprender a salvar vidas, terão lugar às sextas-feiras, entre as 18h30 e as 23h30. “Depois vamos ter também ao sábado todo o dia (das 9h às 14h e das 15h às 20h) e no domingo no período da manhã (das 9h às 14h)”, revela ainda a autarca.

Quem concluir esta formação, poderá vir a trabalhar como nadador-salvador em todo o país.

“Carteiros” da Azevia prestam homenagem a Tony no Carnaval Internacional de Elvas

Cláudia Ferreira

Os elementos do grupo da Azevia vão ser carteiros na edição deste ano do Carnaval Internacional de Elvas, a decorrer entre os dias 13 a 17 de fevereiro.

Isto, explica a responsável pelo grupo, Cláudia Ferreira, porque a ideia é prestar uma homenagem a Tony, o seu pai, que faleceu em maio do ano passado, que era carteiro de profissão e que, ao longo de quatro décadas, foi a “alma” da Sociedade Recreativa 1º de Dezembro. “Nós quando dizemos que queremos homenagear o Tony na sua profissão de carteiro não será uma coisa óbvia, até porque gostamos sempre de pôr um bocadinho de magia de Carnaval e de brilho naquilo que é a ideia e o tema”, avança a responsável.

Relativamente às coreografias, Cláudia Ferreira garante que o grupo voltará a levar “muito ritmo”, quer para as ruas do centro histórico de Elvas, quer para o Coliseu: “todos os anos são inseridos ritmos novos na coreografia e depois temos sempre coreografias novas, mas é esperar para ver”. Às novas coreografias, juntam-se também novas músicas, resultado, sobretudo, do trabalho levado a cabo pelos Bomb’Alen. “Há aqui um trabalho muito meritório dos Bomb’Alen e destaco uma pessoa em particular, porque efetivamente é essa pessoa que todos os anos nos traz os novos ritmos e as novas coreografias: a Ana Dias. Obviamente que ela não conseguiria isto se não fosse todo o apoio que tem dos demais elementos dos Bomb’Alen, e não só, porque a associação tem vários projetos musicais e acabamos por contribuir todos com isso”, assegura Cláudia Ferreira.

Por outro lado, a responsável do grupo revela que, desta feita, a banda apresentará um novo instrumento musical. “Aqui destaco o papel do Luís Trindade e do Nuno Pires, porque é um instrumento que é feito por eles. Não é nada que se vá ali comprar ao virar da esquina. Estamos a trabalhar para que também essa surpresa venha para a rua”, acrescenta.

Para a gala coreográfica de apresentação dos grupos, no Coliseu, a Azevia voltou a preparar um espetáculo muito diferente daquele leva, nos dias seguintes, para as ruas do centro histórico, até porque, para o grupo, “fazer exatamente o mesmo que nas ruas seria um bocadinho excessivo”. “Aliás, nós fomos o primeiro grupo, e fomos bastante criticados na altura, a apresentar uma coreografia em que a música que estava a tocar não era a dos tambores. Hoje fazem praticamente todos o mesmo e bem… Somos os verdadeiros influencers”, diz a responsável, entre risos.

A confeção de todos os fatos volta a estar a cargo de Joaquina Sousa, num trabalho coordenado por Bela Figueiredo, Alexandra Ramalho e Filipe Belchior. Este último é também o elo de ligação entre o grupo e a equipa de montagem do carro alegórico (Nuno Ezequiel e Adelino Moga).

Com um “núcleo duro” que se mantém há já muitos anos, este grupo de Carnaval tem vindo a crescer de ano para ano. Se em 2025, o grupo já era formado por cerca de cem pessoas, desta feita serão, “mais ou menos”, 130 os figurantes a desfilar pela 1º de Dezembro.

Com uma participação extra neste Carnaval, a Azevia, através da Orquestra d’Balho, sobe a palco logo na primeira noite do evento, para animar com a sua música a noite no Coliseu, assim que terminada a gala de apresentação dos grupos participantes.

A entrevista completa a Cláudia Ferreira sobre o grupo de Carnaval da Azevia para ouvir no podcast abaixo:

Veículo deixa rasto de óleo em várias artérias do Centro Histórico de Elvas

Um veículo deixou, na noite de ontem, um rasto de óleo do motor em várias artérias do Centro Histórico de Elvas, nomeadamente na Rua de Olivença, Rua da Carreira, Rua dos Chilões, Rua Sá da Bandeira e Largo do Colégio. Neste último local, a viatura permaneceu imobilizada durante algum tempo, originando uma grande quantidade de óleo derramado na via pública.

A PSP de Elvas esteve no local e acionou os Bombeiros Voluntários de Elvas, que procederam à colocação de produto absorvente para eliminar o líquido e garantir a segurança da circulação rodoviária.

Segundo uma testemunha presente no local, tratou-se de um veículo avariado, que a condutora conseguiu conduzir até ao Largo do Colégio, onde aguardou pela chegada de um familiar para prestar auxílio.