CASES e Município de Estremoz promovem formação sobre voluntariado

A Cooperativa António Sérgio para a Economia Social CASES, em parceria com o Município de Estremoz, promove uma ação certificada para exercer voluntariado, com formação presencial e gratuita, durante três horas, com data e local ainda definir, em Estremoz.

Aos participantes será oferecido um Kit do Voluntário. A iniciativa é promovida através dos projetos CLDS 5G TransformaMoz+.

A ficha de inscrição, disponível aqui, deve entregue nos serviços da Ação Social do Município de Estremoz.

Incubadora de Empresas do NERPOR arranca com “boa adesão”

Tiago Braga, presidente da direção do NERPOR

Com vista a apoiar novos projetos empresariais, startups e empreendedores, o Núcleo Empresarial da Região de Portalegre (NERPOR), acaba de abrir uma Incubadora de Empresas.

Dando o pontapé de saída numa nova era do Núcleo Empresarial, esta incubadora, instalada nos pavilhões do NERPOR, conta já com “uma boa adesão”. “A abertura da incubadora faz parte do nosso plano de ação”, começa por dizer o presidente do NERPOR, Tiago Braga, que adianta que todos os “incubados” terão a acesso a um Gabinete de Apoio ao Empresário, através do qual poderão usufruir de “aconselhamento jurídico, fiscal, contributivo, financeiro e até a nível de captação de recursos”.

“Estamos aqui a criar um ecossistema para ajudar os empresários a darem este primeiro passo na sua vida de empreendedores”, adianta Tiago Braga, assegurando que o NERPOR já recebeu contactos de várias empresas que se querem instalar nesta incubadora. “Já estamos, aliás, a pensar fazer no mesmo pavilhão onde temos a incubadora – no andar de baixo -, uma obra, para que se possa acolher mais empresas, porque as atuais instalações vão ser pequenas para a quantidade de pedidos que temos”, assegura.

O NERPOR, garante o presidente, é o local ideal para “pequenos negócios que estão a arrancar, na área da tecnologia, dos serviços e da consultoria, para um empresário precisa de um escritório e de apoio para escalar e acelerar o seu negócio”. Com dois espaços de cowork, capaz de dar resposta a “20 a 30 empresas”, esta incubadora tem espaços individuais para “entre 12 a 14” projetos empresariais.  

“Já temos o Gabinete de Apoio ao Empresário a funcionar, podem vir cá: estamos cá de segunda a sexta, das 9 às 18 horas”, diz ainda Tiago Braga, convindo todos os interessados a conhecer a incubadora.

Com a Incubadora de Empresas, o NERPOR reforça o seu papel enquanto agente dinamizador do empreendedorismo e do desenvolvimento económico da região, criando condições para que novos negócios cresçam de forma sustentável no Alto Alentejo.

Nobres ofícios retratados em exposição fotográfica de Miguel Machado no Convento de Nossa Senhora da Luz

O Convento de Nossa Senhora da Luz está, por estes dias, adornado com uma exposição de fotografia de Miguel Machado, que regressa a Arronches depois de ter sido precisamente ele o autor da primeira mostra que esteve patente na galeria do referido espaço.

Para dar como inaugurada a exposição ‘Sacerdotes de Alquimia’, o que aconteceu na tarde do passado sábado, dia 24 de janeiro, os convidados e a população que não quis perder desde logo a oportunidade de contemplar as obras de arte foram recebidos pela vereadora Maria João Fernandes e pelo autor da exposição, Miguel Machado.

Depois de dar as boas-vindas e de agradecer a presença do público que ali se encontrava, a autarca dirigiu uma palavra de gratidão muito particular ao responsável pela mostra por toda a disponibilidade demonstrada em colaborar com o Município, sendo também nesse sentido que se mostrou grata a Daniel Balbino, a quem lançou o desafio de se apresentar em nome individual num evento do género, dado que tem sido uma preciosa ajuda naquilo que é o objetivo da Câmara Municipal de manter a galeria com uma forte dinâmica, o que acontece com a exibição de uma exposição a cada mês. Por fim, a vereadora agradeceu também a todos os colaboradores municipais que ajudaram o artista na promoção desta iniciativa.

Por sua vez, o autor, depois de sublinhar o agradecimento ao staff técnico da autarquia, com uma palavra de apreço muito particular para Elisabete Pereira, fundamental no planeamento e disposição dos elementos gráficos no espaço e de salientar a aposta certeira do Município na promoção de eventos culturais, começou por explicar que esta exposição é uma história de encontros e que reflete como a cultura também pode funcionar como fator de aproximação entre pessoas.

E alguma dessas aproximações aconteceram na elaboração de um pequeno livro que acompanha a coleção de fotografias e para o qual foram indispensáveis as contribuições de Adelino Pires, Daniel Balbino, Elsa Fonseca, Fátima Velez de Castro, Mafalda Flores, Mafalda Henrique e Mónica Machado, a última, sua esposa, que se revela um apoio fundamental no tratamento da fotografia. Miguel Machado não deixou também de referir César Galão, elogiando o seu projeto, a revista ‘A Forte Arronches’, também ele importante no desenrolar desta apresentação. A todos, o autor dirigiu uma sentida palavra de agradecimento.

O compositor das obras que o público iria contemplar em seguida explicou depois que, para si, a fotografia é um hobby e que o objetivo da exposição foi, sobretudo, preservar o património imaterial e manter o registo de tradições, tais como a arte xávega, o comércio ambulante, a olaria ou a pesca avieira. Depois de uma breve introdução a cada um dos temas, Miguel Machado explicou quando e como foram tiradas as fotografias e o quão importante foi estabelecer contacto com as pessoas retratadas.

Por fim e dando também uma justificação sobre o facto das mesmas se encontrarem a preto e branco, o autor explicou que o nome foi metaforicamente escolhido, dado que os trabalhadores retratados terão nos seus locais de trabalho o seu templo e dele serão “sacerdotes” e que a sua “alquimia” é precisamente a nobre arte de transformar as matérias primas num valioso produto final.

Antes de convidar todos os presentes a visitar as obras expostas, a vereadora Maria João Fernandes, a propósito da manutenção das tradições, anunciou que é objetivo do Município classificar o som das pedrinhas como património imaterial, num projeto que se encontra em curso.

A exposição encontrar-se-á patente no espaço até ao próximo dia 28 de fevereiro e pode ser visitada durante o período em que o Convento de Nossa Senhora da Luz se encontra aberto ao público: de terça-feira a domingo, entre as 09h30 e as 13h e entre as 14h e as 17h30.

Projeto de Formação de Música do Município de Campo Maior chega a Degolados

A partir desta semana, o Centro Polivalente de Degolados passa a ser, às sextas-feiras, espaço de aprendizagem, com a expansão do Projeto de Formação de Música do Município de Campo Maior àquela freguesia do concelho. 

A vontade de poder contar com estas aulas de Alexandre Gomes (na imagem) em Degolados, revela a secretária do executivo da junta, Olga Madeira, já vinha do mandato anterior. “Nós já tínhamos alguns meninos que participavam nas aulas em Campo Maior. Os pais tinham que os levar a Campo Maior, às aulas de música, e houve sempre aqui esta vontade de tentarmos arranjar um horário que desse para as aulas começarem a ser também em Degolados”, recorda.

A verdade é que a ideia, em 2025, de as aulas poderem começar a realizar-se também na aldeia surgiu já tarde. “Havia ali também a incompatibilidade de horários, o Alexandre também já tinha o horário dele muito preenchido e já estavam a decorrer as aulas. Quando nós tivemos esta ideia, já não havia ali muita hipótese de, no decorrer do ano ativo, ele poder começar a vir a Degolados”, revela Olga Madeira.

Agora, a ambição da junta passa a realidade, com a primeira aula a ter lugar já esta sexta-feira, 30 de janeiro, sendo que as inscrições, quer para miúdos, quer para graúdos, continuam abertas. Os interessados em participar nestas aulas só têm que se dirigir à Junta de Freguesia e preencher um formulário.

A frequência destas aulas é “totalmente gratuita”, diz ainda Olga Madeira, que adianta que o único pagamento exigido aos alunos é de um seguro anual, que tem “um valor simbólico e que é pago no município”.

As aulas terão início às 17 horas.

Executivo da Câmara Municipal de Elvas reúne esta terça-feira em sessão aberta ao público

A Câmara Municipal de Elvas tem uma reunião ordinária do seu executivo, esta terça-feira, dia 27 de janeiro, às 16 horas, no Salão Nobre dos Paços do Concelho.

A sessão, aberta ao público, apresenta a seguinte ordem de trabalhos:

1 – Período Antes da Ordem do Dia

2 – Aprovação da Ata de 12/01/2026

3 – Expediente Geral

3.1 – Departamento de Administração Geral e Recursos Humanos:

– Análises de águas

– Atos praticados no âmbito da subdelegação de competências

– Pedido de informação prévia de obras n.º 13/25

– Propriedade horizontal n.º 11/25, n.º 12/25, n.º 13/25

– Processo de obras n.º 127/18, n.º 32/24, n.º 70/25

– Direito de preferência do prédio situado na Rua Raúl Horácio Ventura, n.º 5, fração F Elvas

– Direito de preferência do prédio situado na Rua Aqueduto da Amoreira, n.º 6 4º andar, fração N São Brás e São Lourenço

– Direito de preferência do prédio situado na Rua das Manas, n.º 3 Elvas

– Direito de preferência do prédio situado na Rua Francisco da Silva, n.º 5 e Rua da Azinheira, n.º 10, fração C Elvas

– Direito de preferência do prédio situado na Rua José Augusto Vaz, n.º 9 Vila Fernando

– Direito de preferência do prédio situado na Rua Mestre Escola, n.º 12 R/C Esqº., fração H Elvas

– Direito de preferência do prédio situado na Rua Dr. Januário Cavalheiro, n.º 7, fração E Elvas

– Direito de preferência do prédio situado na Estrada do Vedor, n.º 23 Elvas

– Direito de preferência do prédio situado no Largo dos Terceiros, n.º 11, fração J Elvas

– Direito de preferência do prédio situado na Rua Dr. António Pires Antunes, n.º 4, fração O Elvas

– Direito de preferência do prédio situado na Rua dos Azevedos, n.º 16, fração B Elvas

– Direito de preferência do prédio situado na Rua do Gatão, n.º 9 Vila Boim

Processos despachados de acordo com a delegação de competências

– Processo de obras n.º 94/25, n.º 117/25, n.º 120/25

3.2 – Departamento Financeiro e Desenvolvimento:

– Resumo diário de Tesouraria do dia 26 de janeiro de 2026

– Alteração Orçamental

– Aprovação Preço Livro

– Abate ao inventário.

– Candidatura ALT2030-FEDER-02912700 Recuperação, Conservação e Valorização Aqueduto da Amoreira Fase II, Tramo 1, 2 e 3

– Projeto nº 5448 Bairro Comercial Digital de Elvas (PRR)

– Projeto P040725 Concerto do 13º Aniversário Elvas Património Mundial

– Candidatura MPr-ITI_R_URB-000157 Intervenção Integrada Redes Urbanas Corredor de Internacionalização e de suporte às Bacias de Emprego do Alentejo

– Candidatura SIGA nº 62114 Reabilitação de 5 fogos Bairro Dr. João Carpinteiro Santa Eulália Elvas

3.3 – Departamento de Obras e Serviços Urbanos:

Atos praticados pelo presidente no período entre os dias 06 a 20 de janeiro de 2026

– Empreitada n.º 21/2025 de Reabilitação de casas no centro histórico de Elvas 9ª fase, encerramento do procedimento

– Empreitada n.º 01/2024 de Reabilitação de 8 fogos no Bairro Padre Manuel Antunes em Barbacena, multa por incumprimento de prazo

– Empreitada n.º 14/2018 de Pintura de Sinalização Horizontal 2018, receção definitiva

– Empreitada n.º 13/2019 de Requalificação das zonas industriais de Gil Vaz e Fontainhas – Lote 1, liberação de caução

– Empreitada n.º 13/2019 de Requalificação das zonas industriais de Gil Vaz e Fontainhas – Lote 2, liberação de caução

– Empreitada n.º 15/2020 de Acessos à Escola EB 2,3 de Santa Luzia, liberação de caução.

– Empreitada n.º 04/2021 de Requalificação da Estrada da Chamorra, liberação de caução

– Empreitada n.º 09/2021 de Beneficiação da Estrada Municipal EM 1116, liberação de caução

– Empreitada n.º 10/2021 de Qualificação da Zona Industrial 3ª fase, liberação de caução

– Empreitada n.º 13/2021 de Sinalização Horizontal 2021, liberação de caução

– Empreitada n.º 23/2021 de Requalificação de pavimentos em Elvas, liberação de caução

– Empreitada n.º 25/2021 de Requalificação do Jardim Municipal de Elvas, liberação de caução

– Empreitada n.º 04/2023 de Reparação na Estrada Municipal 514 e Rua dos Escudeiros, liberação de caução

4 – Assuntos propostos pelo presidente, vice-presidente e vereadores:

4.1. – Proposta de atividade: À Noite no Património,

4.2. – Abertura excecional de Museus e Monumentos 2026,

4.3. – Proposta da 3ª Edição da BOOKKEY – Feira Literária de Elvas,

4.4. – Proposta para a comemoração do 146º aniversário da Biblioteca Municipal de Elvas Dra. Elsa Grilo,

4.5. – Proposta para a comemoração do Dia Mundial da Música Antiga (21 de março) – Ciclo de Música de Tecla Portuguesa em 3D,

4.6. – Proposta para a colocação de Minibibliotecas nas Freguesias Rurais do Concelho de Elvas,

4.7. – Proposta de Sunset de Leitura RIBAA – Rede Intermunicipal de Bibliotecas do Alto Alentejo,

4.8. – Proposta de lançamento das Bibliotecas Pop-Up,

4.9. – Reunião da Junta Diretiva da Rede de Cooperação das Rotas do Imperador Carlos V,

4.10. – Proposta de cedência da Sala Polivalente do Museu de Arqueologia e Etnografia de Elvas António Tomás Pires para a exposição “Resiliência Têxtil – Tapeçaria Contemporânea”,

4.11. – Proposta de realização da atividade “Um Baile como Antes”, no Museu de Arqueologia e Etnografia de Elvas,

4.12. – Proposta de comemoração do Halloween,

4.13. – Proposta de isenção de pagamento de ingresso nos museus municipais de Elvas no Dia Internacional dos Museus,

4.14. – Proposta de comemoração da Semana da Leitura,

4.15. – Proposta de candidatura de Elvas às novas 7 Maravilhas de Portugal,

4.16. – Proposta de conferência “As Ameixas de Elvas na Mesa de Natal”, pelo Dr. Mário Cabeças,

4.17. – Proposta de cedência do Centro de Negócios Transfronteiriço à Associação de Diretores de Hotéis de Portugal,

4.18. – Proposta de oferta de Vouchers XXII Congresso da Associação de Diretores de Hotéis de Portugal,

4.19. – Realização do XXVIII Carnaval Internacional de Elvas adenda,

4.20. – Relatório de acompanhamento do contrato de exploração da sala de eventos Coliseu Comendador Rondão Almeida com a empresa Ricardo Covões, S.A.,

4.21. – Proposta de programação de eventos para 2026, no âmbito do contrato de exploração da sala de eventos do Coliseu Comendador Rondão Almeida,

4.22. – Proposta de Cedência do Coliseu Comendador Rondão Almeida ao ISEKAIS, para a realização do XXXVIII Encontro de Ginástica Cidade de Elvas,

4.23. – Proposta de realização do ATL de Carnaval no Museu de Arqueologia e Etnografia de Elvas,

4.24. – Proposta de realização do Orçamento Participativo de Elvas 2026,

4.25. – Cedência do Forte de Santa Luzia ao Corpo Nacional de Escutas Agrupamento 158 de Elvas,

4.26. – Proposta de realização do XVIII Festival Medieval de Elvas,

4.27. – Proposta de realização do ciclo de concertos da edição de 2026 da Música Encanta o Património,

4.28. – Proposta de preço para venda do Livro Elvas Antiga Volume III,

4.29. – Proposta de Regulamento Municipal ELVAS, COMPRAR É GANHAR,

4.30. – Cedência da cafetaria do MACE, à Associação Empresarial de Elvas, para realização de sessão técnica,

4.31. – Programação do Museu de Arte Contemporânea de Elvas 2026,

4.32. – Proposta de realização da XXXIV Feira Escolar,

4.33. – Proposta de Alteração ao Regulamento Municipal de Apoios Sociais do Município de Elvas Bolsas de Estudo do Ensino Superior,

4.34. – Projeto de Regulamento Municipal de Gestão do Arvoredo em Meio Urbano do Concelho de Elvas,

4.35. – Revisão/Execução do Plano Municipal de Emergência e Proteção Civil de Elvas e Planos Especiais de Emergência e Proteção Civil de Elvas,

4.36. – Proposta do Plano Municipal de Ação Climática para consulta pública,

4.37. – Solicitação de apoio no acolhimento e organização do Torneio MegaSprinter Fase CLDE Alto Alentejo,

4.38. – Cedência de transporte para a Juventude Desportiva da Terrugem,

4.39. – Cedência de transporte para Rugby Clube de Elvas,

4.40. – Cedência de transporte para O Elvas CAD,

4.41. – Propostas da Comissão Municipal de Trânsito 8 de janeiro de 2026,

4.42. – Demonstração Desempenho Orçamental 2025,

4.43. – Revisão Orçamental n.º 1,

4.44. – Aprovação de minuta de contrato de Planeamento e abertura do período de discussão pública,

4.45. – Licenciamento ESRI,

4.46. – Produção de Cartografia 1:2000 aglomerados urbanos,

4.47. – Proposta de Modernização e Acessibilidade Urbana Inclusiva,

4.48. – Proposta de criação de Programa Municipal de Apoio à Saúde Mental,

4.49. – Proposta de criação de Localização GPS do Autocarro Municipal,

4.50. – Apoios:

a) Sociedade Recreativa Popular e Desportiva da Juventude de Santa Eulália,

b) Clube Elvense de Natação.