O Arcebispo de Évora, D. Francisco Senra Coelho, presidiu ao final da tarde de ontem, quarta-feira, 14 de janeiro, o solene Te Deum de Ação de Graças integrado no programa do 367° aniversário da Batalha das Linhas de Elvas.
A cerimónia decorreu na antiga Sé, sendo a Câmara Municipal de Elvas representada pelo vice-presidente Nuno Mocinha, ao lado da presidente da Assembleia Municipal, Graça Luna Pais.
Os cânticos foram interpretados pelo Coral Beato Aleixo, sob a direção de António Brito Carlos.
A Câmara Municipal de Campo Maior integra a Rede de Balcões para a Inclusão, um conjunto de serviços especializados existentes em Portugal que têm como objetivo informar, apoiar e mediar o acesso a direitos e apoios destinados a Pessoas com Deficiência (PcD) e/ou Incapacidade.
Estes balcões encontram-se localizados nos serviços da Segurança Social, nos Municípios e no ponto central do Instituto Nacional para a Reabilitação (INR). Prestam atendimento presencial, telefónico, online e por videochamada (no caso de pessoas surdas), promovendo a autonomia, a participação cívica e a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos.
Os Balcões para a Inclusão apoiam, entre outros, o acesso à Prestação Social para a Inclusão (PSI), a produtos de apoio e a diversos recursos e medidas, aproximando as políticas públicas das pessoas e facilitando o exercício dos seus direitos.
Principais áreas de apoio e direitos: Acessibilidade, Atendimento prioritário, Benefícios fiscais, Educação, Emprego e formação profissional, Estacionamento, Habitação, Intervenção precoce, Modelo de Apoio à Vida Independente, Não discriminação, Prestação Social para a Inclusão, Produtos de apoio, Proteção social, Regime do Maior Acompanhado, Saúde e Transportes.
Localização: Balcão para a Inclusão – Câmara Municipal de Campo Maior – Praça da República.
Horário de funcionamento: De segunda a sexta-feira, das 9h00 às 16h00.
No próximo domingo, dia 18 de janeiro, realizam-se as Eleições Presidenciais, e, à semelhança de anos anteriores, a Câmara Municipal de Elvas vai implementar três circuitos para levar eleitores, com mobilidade reduzida ou que não tenham transporte, às mesas de voto.
A recolha é feita entre as 9 e as 18 horas, com intervalo para almoço entre as 13 e as 14 horas.
Os circuitos são os seguintes:
Circuito 1 – Freguesia de Assunção, Ajuda, Salvador e Santo Ildefonso, tendo em atenção os locais de voto: Escola de Santa Luzia, Câmara e Auditório do Museu da Fotografia.
Circuito 2 – Freguesia de Caia, São Pedro e Alcáçova, tendo em atenção os locais de voto (Escola de Alcáçova, Escola da Boa-Fé, Escola da Raposeira e Banda 14 de Janeiro) e os eleitores que moram mais longe, na Belhó, Raposeira, Telhal do Quico, Alentejana, Rui de Melo, Fontainhas, Apeadeiros, Alpedreiras e Sochinhas.
Circuito 3 – Freguesia de São Brás e São Lourenço, tendo em atenção os locais de voto (Varche e Calçadinha) e os eleitores que moram mais longe, nas Casas Novas, São Lourenço, Aldeia do Pombal, Baixa da Calçadinha, Fonte Santa de Cima e de Baixo.
A Câmara Municipal de Elvas informa ainda que os munícipes com mobilidade reduzida que queiram participar no ato eleitoral, podem recorrer ao serviço de transporte do município, através do contacto 926 954 959, até às 17h30.
A Câmara Municipal de Elvas reuniu esta segunda-feira, em sessão ordinária, tendo a proposta de tarifário da água para 2026 da Aquaelvas, sido aprovada por maioria, com uma abstenção e dois votos contra.
Dos pontos aprovados destacam-se diversas iniciativas culturais e comemorativas, como a realização de exposições, festivais, workshops, conferências, visitas guiadas e celebrações de datas nacionais e internacionais ligadas à literatura, poesia, arquivos, património histórico e saúde. Foram igualmente aprovadas propostas relacionadas com eventos de dimensão regional e internacional, como a Exposição Canina Internacional, o Festival 7 Sois 7 Luas, o ArtJazz Festival e o Festival Internacional de Teatro de Elvas.
A autarquia deliberou ainda favoravelmente sobre várias cedências de espaços municipais, nomeadamente auditórios, bibliotecas, museus e o Centro de Negócios Transfronteiriço, para a realização de iniciativas promovidas por associações, coletividades, entidades culturais, educativas e juvenis, bem como para eventos escolares e apresentações literárias.
No domínio do património e da valorização histórica, foram aprovadas ações comemorativas relacionadas com diversas efemérides, centros históricos e o Castelo de Elvas, assinalando-se, entre outras, o 120.º aniversário da sua classificação como Monumento Nacional, e visitas guiadas especiais.
A reunião incluiu também deliberações de caráter administrativo e financeiro, como fundos de maneio, fundos permanentes, protocolos de colaboração, abertura de procedimentos concursais para recrutamento de pessoal e aprovação de contratos e serviços essenciais ao funcionamento municipal.
A proposta de aquisição de uma ambulância de suporte básico de vida, foi reprovada, com um voto a favor, duas abstenções e três votos contra, tendo sido explicado que a proposta foi chumbada não pelo seu objeto, tendo os eleitos concordado da necessidade da mesma, mas por não ter sido elaborada de acordo com as normas legais para ser aprovada.