Skip to content

“A perda de pessoas no território é possivelmente dos problemas que mais me preocupa”, diz Ricardo Pinheiro

A redução de população tem vindo a acentuar-se no Alentejo. Para o próximo presidente da CCDR Alentejo, Ricardo Pinheiro, esta é uma grande preocupação.

Em entrevista à Rádio ELVAS, Pinheiro confirma: “a perda de pessoas no território é possivelmente um dos problemas que mais me preocupa”. Recorrendo-se da sua experiência anterior, enquanto Secretário de Estado do Planeamento, afirma que o trabalho da CCDR deve estar diretamente ligado aos objetivos e aos pilares europeus, “onde podemos executar obra comunitária e lançar avisos, deve estar intrinsecamente ligado sempre a um objetivo de captação de pessoas para o território. É fundamental olharmos e utilizarmos os instrumentos que temos nas regras com que se utilizam fundos europeus, para, de uma forma objetiva, se possa manter pessoas, fixar pessoas”.

“Os fundos comunitários devem ter uma orientação clara para a fixação de pessoas no território”, acrescenta ainda o ex-autarca de Campo Maior, assegurando que “as verbas comunitárias devem auxiliar a fixação de pessoas ao território e premiar claramente esta questão”.

Compartilhe este artigo: