Uma vez mais o Grupo Delta/Coração Delta mostra toda a sua dimensão humana e solidária ao ser um parceiro da ULS Alto Alentejo na hora de olhar para quem mais precisa, nomeadamente os utentes.
Quer João Manuel Nabeiro, quer a sua esposa, Amélia Nabeiro, percorreram alguns dos serviços dos hospitais de Portalegre e Elvas, deixando algumas recordações, afetos e palavras de incentivo a quem recupera dos seus problemas de saúde.
Nesta época de fim do ano são várias missas a ser celebradas em Elvas. O padre Aniceto indica os locais e horários desta quarta-feira, dia 31, e quinta-feira, dia 1: “as Eucaristias, vão celebrar-se às 11 horas de quarta-feira, no Salvador (Ação de Graças pelo ano de 2025). Às 18h, temos Adoração ao Santíssimo, com Cântico de Vésperas e Te Deum, em Santa Luzia e, às 23h, Missa de Ação de Graças, também em Santa Luzia”.
Já amanhã, quinta-feira, a Missa realiza-se “às 11h30, na Igreja da Senhora da Assunção, na Sé. Às 18h, no nosso Santuário do Senhor Jesus da Piedade, teremos a Eucaristia do primeiro dia do ano”, refere ainda o pároco.
A inauguração da nova casa mortuária de Degolados, no concelho de Campo Maior, deverá acontecer no início de 2026. A garantia é dada pelo presidente da Câmara Municipal de Campo Maior, Luís Rosinha, que revela que, muito recentemente, esteve reunido com o executivo da Junta de Freguesia, para tratar das questões em torno do mobiliário e da decoração do espaço.
“É um investimento que vinha em curso e que, no início do ano de 2026, pretendemos disponibilizar à comunidade. É um investimento também grande por parte da Câmara Municipal, que o assumiu única e exclusivamente com verbas próprias, porque não havia capacidade de financiamento do mesmo”, recorda o autarca.
Por outro lado, e num investimento também considerável, o Município prepara-se para iniciar, naquela freguesia, a obra de requalificação da Avenida Dr. Artur António Louro. “É a nossa primeira candidatura do ponto de vista da regeneração urbana, ao abrigo das candidaturas da Comunidade Intermunicipal, também num investimento significativo para uma avenida que precisava efetivamente de alguma modulação”, comenta Luís Rosinha.
“Havia dificuldades, do ponto de vista da regulação dos estacionamentos e do próprio acesso. Vamos criar passeios que respeitem claramente aquilo que é a lei, vamos ordenar o estacionamento, vamos dotar aquela avenida – que se calhar é uma das avenidas maiores da freguesia de Degolados – de umas condições que serão as condições para a data e não aquelas que efetivamente lá estão. “Portanto, também continuamos nesta ligação a Degolados e a Ouguela, nunca falamos só em Campo Maior e na sede de concelho”, remata.
De recordar que, muito recentemente, a Câmara Municipal de Campo Maior assinou ainda um protocolo para a cedência de uma carrinha de nove lugares à Junta de Freguesia de Degolados.
Uma mulher, de 74 anos, ficou ferida na sequência de um incêndio numa habitação, ocorrido na noite desta terça-feira, na Rua Dr. Augusto Maria Fonseca Coutinho, em Portalegre. Segundo informou o Comando Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil do Alto Alentejo, em Portalegre, o alerta para a ocorrência foi dado às 21h43. A vítima sofreu queimaduras na cara e nas mãos, tendo sido transportada para o Hospital José Maria Grande, em Portalegre, tendo a casa ficado sem condições.
De acordo com a mesma fonte, a mulher será realojada temporariamente em casa de familiares. Para o local foram mobilizados 14 operacionais dos Bombeiros de Portalegre e da PSP, apoiados por cinco veículos, estando as causas do incêndio a ser apuradas.
Se para a grande maioria da população a noite da passagem de ano é de convívio e de festa, para vários profissionais é, como em qualquer outra do ano, de trabalho. É o caso dos bombeiros.
Dando conta que estará uma equipa de serviço, com o efetivo habitual, “para dar resposta a qualquer situação que possa ocorrer”, o comandante dos Bombeiros de Elvas, Paulo Moreiras, espera que esta possa ser uma noite “calma e tranquila”. “É uma época de festa e não uma época em que nós queremos ter que andar a prestar socorro às pessoas, como é óbvio, e fazer aquilo que já fazemos todo ano. O que queremos é que as pessoas fiquem no conforto dos seus lares ou dos locais onde escolhem passar as suas passagens de ano”, assegura.
Ainda que nestas datas seja mais difícil para os operacionais terem de passar a noite a trabalhar, uma vez que “também gostam de se juntar com as suas famílias”, Paulo Moreiras lembra que qualquer um que “abraça a causa dos bombeiros já sabe, em parte, que é isto que o espera todos os anos: uma vez no Natal, outra vez na passagem de ano”.
Por outro lado, os Bombeiros de Elvas participam num dispositivo criado pela Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, que tem como principal objetivo a prevenção da sinistralidade rodoviária. “Caso ela (sinistralidade rodoviária) aconteça, temos uma capacidade de resposta mais musculada. Esse mesmo dispositivo está em funcionamento nestas épocas festivas, já esteve no Natal e irá manter-se também em funcionamento durante a passagem de ano, mas espero que não seja necessário ativar o dispositivo e estes meios para dar resposta a situações de urgência ou emergência”, diz o comandante.
Sendo esta, por hábito, uma noite de excessos, sobretudo no que toca à ingestão de bebidas alcoólicas, Paulo Moreiras deixa ainda alguns conselhos aos ouvintes: “caso ingiram bebidas alcoólicas, não conduzam ou, dentro do grupo de pessoas no qual estão inseridos, escolham um elemento para não consumir qualquer tipo de bebida alcoólica, porque depois, se tiverem que conduzir, essa pessoa esteja em condições para fazer essa mesma tarefa”.
“Estes últimos dias têm estado muito frios, há necessidade de aquecer os locais onde as pessoas se juntam, mas há que ter cuidado com as braseiras, com as lareiras, com o lume de chão, ter o cuidado de garantir que os espaços são ventilados, até porque tudo isto pode trazer problemas acrescidos e, garantidamente, se as pessoas estiverem despertas para este tipo de situações, evitam, garantidamente, muitas das vezes, idas aos hospitais, acidentes e situações um bocado mais desagradáveis”, acrescenta ainda o comandante dos Bombeiros de Elvas, que espera que todos possam entrar em 2026 com o pé direito.
Para dar as boas-vindas ao novo ano, a Câmara Municipal de Elvas vai proporcionar aos elvenses e visitantes um espetáculo pirotécnico, a partir das 23h59 desta quarta-feira, 31 de dezembro.
O espetáculo, que junta fogo de artifício e o riquíssimo património, pode ser visto a partir de casa, nos céus da cidade Património Mundial.