Universidade de Évora e TE Connectivity formalizam colaboração

A Universidade de Évora (UÉVORA) e a TE Connectivity formalizaram um protocolo de colaboração que visa reforçar a aproximação entre a academia e o tecido empresarial, promovendo iniciativas conjuntas nas áreas da formação, investigação e inovação.

A Universidade de Évora esteve representada por Hermínia Vasconcelos Vilar, Reitora da instituição, João Nabais, Vice-Reitor para as Infraestruturas e Políticas para a Vida na Universidade, Ana Fialho, Pró-Reitora para a Qualidade, Planeamento e Finanças, Leonor Rocha, Diretora da Escola de Ciências Sociais (ECS), bem como por Jorge Teixeira e Elsa Duarte, Subdiretores da Escola de Ciências e Tecnologia (ECT), e ainda Valentina Castro e Carlos Godinho, em representação da Divisão de Empregabilidade, Comunidade e Projetos Transversais (DECPT).

A comitiva foi recebida pelo Plant Manager da TE Connectivity, Francisco Alves, e pelo Manager Controller, António Nabo, que assinou o documento em representação da empresa, juntamente com outros elementos da equipa que acompanharão a implementação das atividades previstas.

Durante a sessão, o Plant Manager apresentou uma visão global do grupo económico TE Connectivity, destacando a sua presença internacional e a relevância estratégica do setor. Seguiu-se uma discussão sobre o impacto esperado desta parceria, sublinhando-se o valor acrescentado que trará a ambas as instituições, nomeadamente na promoção de dinâmicas de inovação, de projetos conjuntos e de novas oportunidades de formação avançada e prática para estudantes e docentes.

O protocolo agora estabelecido formaliza a cooperação entre a Universidade de Évora e a TE Connectivity, prevendo o desenvolvimento conjunto de atividades nas áreas da formação avançada, investigação aplicada e inovação tecnológica. O acordo enquadra ações como a realização de estágios e projetos académicos na empresa, a participação de especialistas da TE Connectivity em iniciativas formativas da Universidade, o apoio a projetos de I&D de interesse mútuo e a promoção de iniciativas que reforcem a ligação entre o meio académico e o setor industrial. O documento estabelece ainda mecanismos de articulação entre equipas de ambas as entidades para acompanhamento e implementação do plano de ação definido.

A visita terminou com um périplo por vários departamentos da fábrica, permitindo conhecer de perto os processos tecnológicos e produtivos da TE Connectivity, bem como identificar áreas de colaboração futura no âmbito do protocolo agora estabelecido.

“Elvas Cidade Natal” foi palco do espetáculo “Bellyshine”

A programação do evento “Elvas Cidade Natal” contemplou ontem, terça-feira, 30 de dezembro, mais duas inicativas.

Na Fábrica dos Brinquedos da Feira de Natal, na Praça da República, o Centro de Respostas Integradas (CRI) do Instituto para os Comportamentos Aditivos e a Dependência (ICAD), promoveu, ao final da tarde, a iniciativa pedagógica “Tela, Cautela”, destinada a pais e filhos.

De seguida, junto à Árvore de Natal da Praça da República, foi a vez do grupo de dança oriental SaphiraBellyDance apresentar o espetáculo “Bellyshine”.

Workshop Infantil de Decoração dos Reis no sábado no MACE

As festividades dos Reis vão ser o mote para a última sessão dos Workshops de Decoração e Culinária Natalícia e de Reis, no Museu de Arte Contemporânea de Elvas, da edição 2025 da iniciativa “Elvas Cidade Natal”.

Este último workshop, dinamizado pela Arkus, realiza-se entre as 10 horas e o meio-dia. Destinada aos mais novos, a sessão é dedicada à decoração dos Reis.

A iniciativa conta com inscrições limitadas e os interessados devem fazer a sua inscrição pelo e-mail eventos@cm-elvas.pt, com a seguinte informação; nome completo, idade e contacto telefónico.

Campo Maior acolhe Campeonato Zonal de Juniores de Judo em janeiro

A Associação Distrital de Judo de Portalegre (ADJP) anunciou a realização do Campeonato Zonal de Juniores para o dia 31 de janeiro de 2026. A competição, que abrange os escalões masculino e feminino, terá lugar no Pavilhão Rui Nabeiro, em Campo Maior, com o início dos combates agendado para as 10:00 horas.

Para além das provas individuais por categorias de peso, está prevista a realização de um treino conjunto a partir das 11:30 horas, sob a direção da ADJP, com o objetivo de potenciar o intercâmbio entre os atletas participantes.

Esta iniciativa conta com o apoio do Sporting Clube Campomaiorense, da Delta Cafés e da Câmara Municipal de Campo Maior. As associações que participem na prova devem também enviar uma listagem com os nomes dos árbitros que irão colaborar no evento, os quais deverão apresentar-se com o equipamento oficial.

Câmara de Monforte mantém colaboração com os bombeiros

A Câmara Municipal de Monforte vai manter o apoio à Associação dos Bombeiros Voluntários de Monforte, através da celebração de Protocolo específico destinado a enquadrar a forma de cooperação entre ambas as entidades de maneira a estabelecer os termos e condições para atribuição de apoio financeiro destinado à concretização de atividades durante o ano de 2026 no âmbito da segurança, do socorro às populações, ao transporte de sinistrados e doentes, ao combate a incêndios e outras na área da Proteção Civil.

Deliberou o executivo, por unanimidade, atribuir, através de verba própria, um auxílio financeiro de 100.000,00€, deliberação aprovada, também por unanimidade, em Assembleia Municipal de 29 de dezembro.

A informação fora comunicada pelo Presidente do Município, Miguel Rasquinho, por ocasião da Festa de Natal dos Bombeiros que se realizou no passado dia 20 de dezembro, onde o edil e a Vice-Presidente, Raquel Pereira, estiveram presentes.

Bombeiros de Estremoz integram Dispositivo de Prevenção e Intervenção Rodoviária

Os Bombeiros Voluntários de Estremoz integram o Dispositivo de Prevenção e Intervenção Rodoviária para a época de Ano Novo, da responsabilidade da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC).

O dispositivo conta com uma equipa composta por sete bombeiros, uma ambulância e uma viatura de desencarceramento, garantindo uma resposta rápida e eficaz em caso de necessidade.

O Executivo Municipal, representado pelo Presidente da Câmara Municipal de Estremoz, José Sádio, e pelos Vereadores Luís Pardal e Carlos Machado, deslocou-se ao local de pré-posicionamento, onde se inteirou do ponto de situação do serviço e aproveitou a ocasião para desejar um Feliz Natal a todos os elementos da equipa.

Rádio ELVAS despede-se de 2025 com emissão especial no “coração” do evento “Elvas Cidade Natal”

Tal como já tinha acontecido na véspera de Natal, também hoje, 31 de dezembro, em véspera de ano novo, a Rádio ELVAS realizou uma emissão especial, a partir da Praça da República, o “coração” do evento “Elvas Cidade Natal”.

A emissão foi conduzida por Hugo Meira, entre as 10 e as 13 horas. Durante estas três horas, passaram pelo “estúdio” desta estação emissora um vasto conjunto de convidados: a fadista Rosa Maria Abrunheiro; Nuno Ezequiel, o artista responsável pela produção dos carros alegóricos do Carnaval Internancional de Elvas; Vasco Almeida, maestro do Coral Públia Hortênsia de Castro; Jorge Grenho, maestro da Banda 14 de Janeiro; e Cláudio Monteiro, antigo vereador, atual gabinete do presidente da Câmara Municipal de Elvas e responsável pela organização do “Elvas Cidade Natal”.

Para além de muitos momentos de conversa, não faltaram também várias atuações musicais.

Subsídio de alimentação diário da função pública aumenta 15 cêntimos em 2026

O subsídio de refeição diário para a função pública vai ser atualizado para os 6,15 euros a partir de 2026, um aumento que permitirá subir o valor isento de IRS no setor privado.  

Como este valor serve para tabelar o limite do subsídio de refeição isento de IRS, esse número também será atualizado para 10,46 euros diários, desde que pago em cartão ou vale refeição.  

Atualmente, este limite legal fixa-se nos 10,20 euros.  Contabilizando 22 dias de trabalho por mês, esta atualização traduz-se num aumento mensal de 5,61 euros.  

No entanto, as empresas privadas podem optar por atualizar, ou não, esta cifra, já que legalmente não estão obrigadas a fazê-lo.  

Prevê-se que que o subsídio de refeição aumente de forma progressiva até 2029, ano em que o valor rondará 6,60 euros.  

“Crescer com Voz”: estratégias para ajudar a lidar com as birras dos mais novos

A edição desta semana do programa “Crescer com Voz”, do CLDS 5G de Elvas, é dedicada às birras dos mais novos. Com a ajuda das psicólogas Filipa Duarte e Ana Magarreiro e da terapeuta da fala Ana Bento, do centro de desenvolvimento infanto-juvenil Capacitar +, a proposta é de uma reflexão sobre o tema, com a apresentação de algumas estratégias para ajudar nestas situações.  

As birras fazem parte do desenvolvimento infantil e são importantes para aprender a lidar com as emoções. As crianças podem fazer birras por diferentes motivos: ou porque estão cansadas, com fome, com sono ou com necessidade de conexão. Outras vezes estão a testar limites, algo necessário para compreenderem até onde podem ir.

O importante é o que adulto tente perceber a origem da reação e responder com calma, impondo sempre os limites necessários. Quando o adulto se mantém presente, calmo e firme, ajuda a criança a lidar com as suas emoções. Desta forma, a criança, aos poucos, vai aprendendo a regular-se.

O programa completo para ouvir no podcast abaixo:

Grupo Delta mantém parceria com a ULS Alto Alentejo

Uma vez mais o Grupo Delta/Coração Delta mostra toda a sua dimensão humana e solidária ao ser um parceiro da ULS Alto Alentejo na hora de olhar para quem mais precisa, nomeadamente os utentes.

Quer João Manuel Nabeiro, quer a sua esposa, Amélia Nabeiro, percorreram alguns dos serviços dos hospitais de Portalegre e Elvas, deixando algumas recordações, afetos e palavras de incentivo a quem recupera dos seus problemas de saúde.

Saiba os horários das Missas de Fim de Ano e Ano Novo em Elvas

Nesta época de fim do ano são várias missas a ser celebradas em Elvas. O padre Aniceto indica os locais e horários desta quarta-feira, dia 31, e quinta-feira, dia 1: “as Eucaristias, vão celebrar-se às 11 horas de quarta-feira, no Salvador (Ação de Graças pelo ano de 2025). Às 18h, temos Adoração ao Santíssimo, com Cântico de Vésperas e Te Deum, em Santa Luzia e, às 23h, Missa de Ação de Graças, também em Santa Luzia”.

Já amanhã, quinta-feira, a Missa realiza-se “às 11h30, na Igreja da Senhora da Assunção, na Sé. Às 18h, no nosso Santuário do Senhor Jesus da Piedade, teremos a Eucaristia do primeiro dia do ano”, refere ainda o pároco.

Nova casa mortuária de Degolados prestes a abrir e obra da avenida a começar

A inauguração da nova casa mortuária de Degolados, no concelho de Campo Maior, deverá acontecer no início de 2026. A garantia é dada pelo presidente da Câmara Municipal de Campo Maior, Luís Rosinha, que revela que, muito recentemente, esteve reunido com o executivo da Junta de Freguesia, para tratar das questões em torno do mobiliário e da decoração do espaço.

“É um investimento que vinha em curso e que, no início do ano de 2026, pretendemos disponibilizar à comunidade. É um investimento também grande por parte da Câmara Municipal, que o assumiu única e exclusivamente com verbas próprias, porque não havia capacidade de financiamento do mesmo”, recorda o autarca.

Por outro lado, e num investimento também considerável, o Município prepara-se para iniciar, naquela freguesia, a obra de requalificação da Avenida Dr. Artur António Louro. “É a nossa primeira candidatura do ponto de vista da regeneração urbana, ao abrigo das candidaturas da Comunidade Intermunicipal, também num investimento significativo para uma avenida que precisava efetivamente de alguma modulação”, comenta Luís Rosinha.

“Havia dificuldades, do ponto de vista da regulação dos estacionamentos e do próprio acesso. Vamos criar passeios que respeitem claramente aquilo que é a lei, vamos ordenar o estacionamento, vamos dotar aquela avenida – que se calhar é uma das avenidas maiores da freguesia de Degolados – de umas condições que serão as condições para a data e não aquelas que efetivamente lá estão. “Portanto, também continuamos nesta ligação a Degolados e a Ouguela, nunca falamos só em Campo Maior e na sede de concelho”, remata.

De recordar que, muito recentemente, a Câmara Municipal de Campo Maior assinou ainda um protocolo para a cedência de uma carrinha de nove lugares à Junta de Freguesia de Degolados.

Incêndio em habitação em Portalegre provoca ferimentos em idosa que ficou desalojada

Uma mulher, de 74 anos, ficou ferida na sequência de um incêndio numa habitação, ocorrido na noite desta terça-feira, na Rua Dr. Augusto Maria Fonseca Coutinho, em Portalegre. Segundo informou o Comando Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil do Alto Alentejo, em Portalegre, o alerta para a ocorrência foi dado às 21h43. A vítima sofreu queimaduras na cara e nas mãos, tendo sido transportada para o Hospital José Maria Grande, em Portalegre, tendo a casa ficado sem condições.

De acordo com a mesma fonte, a mulher será realojada temporariamente em casa de familiares. Para o local foram mobilizados 14 operacionais dos Bombeiros de Portalegre e da PSP, apoiados por cinco veículos, estando as causas do incêndio a ser apuradas.

Bombeiros de Elvas ao serviço da comunidade em noite de Ano Novo: comandante apela aos cuidados da população

Se para a grande maioria da população a noite da passagem de ano é de convívio e de festa, para vários profissionais é, como em qualquer outra do ano, de trabalho. É o caso dos bombeiros.

Dando conta que estará uma equipa de serviço, com o efetivo habitual, “para dar resposta a qualquer situação que possa ocorrer”, o comandante dos Bombeiros de Elvas, Paulo Moreiras, espera que esta possa ser uma noite “calma e tranquila”. “É uma época de festa e não uma época em que nós queremos ter que andar a prestar socorro às pessoas, como é óbvio, e fazer aquilo que já fazemos todo ano. O que queremos é que as pessoas fiquem no conforto dos seus lares ou dos locais onde escolhem passar as suas passagens de ano”, assegura.

Ainda que nestas datas seja mais difícil para os operacionais terem de passar a noite a trabalhar, uma vez que “também gostam de se juntar com as suas famílias”, Paulo Moreiras lembra que qualquer um que “abraça a causa dos bombeiros já sabe, em parte, que é isto que o espera todos os anos: uma vez no Natal, outra vez na passagem de ano”.

Por outro lado, os Bombeiros de Elvas participam num dispositivo criado pela Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, que tem como principal objetivo a prevenção da sinistralidade rodoviária. “Caso ela (sinistralidade rodoviária) aconteça, temos uma capacidade de resposta mais musculada. Esse mesmo dispositivo está em funcionamento nestas épocas festivas, já esteve no Natal e irá manter-se também em funcionamento durante a passagem de ano, mas espero que não seja necessário ativar o dispositivo e estes meios para dar resposta a situações de urgência ou emergência”, diz o comandante.

Sendo esta, por hábito, uma noite de excessos, sobretudo no que toca à ingestão de bebidas alcoólicas, Paulo Moreiras deixa ainda alguns conselhos aos ouvintes: “caso ingiram bebidas alcoólicas, não conduzam ou, dentro do grupo de pessoas no qual estão inseridos, escolham um elemento para não consumir qualquer tipo de bebida alcoólica, porque depois, se tiverem que conduzir, essa pessoa esteja em condições para fazer essa mesma tarefa”.

“Estes últimos dias têm estado muito frios, há necessidade de aquecer os locais onde as pessoas se juntam, mas há que ter cuidado com as braseiras, com as lareiras, com o lume de chão, ter o cuidado de garantir que os espaços são ventilados, até porque tudo isto pode trazer problemas acrescidos e, garantidamente, se as pessoas estiverem despertas para este tipo de situações, evitam, garantidamente, muitas das vezes, idas aos hospitais, acidentes e situações um bocado mais desagradáveis”, acrescenta ainda o comandante dos Bombeiros de Elvas, que espera que todos possam entrar em 2026 com o pé direito.

Elvas dá as boas-vindas a 2026 com fogo de artifício

Para dar as boas-vindas ao novo ano, a Câmara Municipal de Elvas vai proporcionar aos elvenses e visitantes um espetáculo pirotécnico, a partir das 23h59 desta quarta-feira, 31 de dezembro.

O espetáculo, que junta fogo de artifício e o riquíssimo património, pode ser visto a partir de casa, nos céus da cidade Património Mundial.