Últimos dias para desfrutar do “Jardim de Natal” e da feira na Praça da República de Campo Maior

O Natal já lá vai, mas em Campo Maior, até ao próximo domingo, dia 4 de janeiro, o espírito da quadra continua a ser vivido. Para além das várias iniciativas que dão ainda mais cor e animação ao “Jardim de Natal”, os comerciantes e artesãos continuam reunidos na Praça da República, para dar a conhecer os seus produtos aos visitantes.

Num dos stands encontra-se representado o Rancho Folclórico e Etnográfico de Campo Maior, que, como explica Rute Ginga, tem disponíveis para o público várias iguarias de fazer crescer água na boca. “Vendemos algumas coisinhas, como licores, waffles, sopas quentinhas, cachorros, chocolate quente e leite com café, que é para estarmos quentinhos agora no inverno”, começa por referir. Assegurando que a presença no certame é também uma forma de representação da cultura campomaiorenses, Rute Ginga, que diz que o “Jardim de Natal” está “muito bonito” e “diferente do que era habitual” na vila, revela que a intenção é tentar, de alguma maneira, cativar os mais novos para se virem a juntar ao grupo. Com outras duas jovens e uma criança a seu lado no stand, explica o que a faz gostar de folclore: “nós sempre estivemos ligados ao folclore, graças à nossa família, e então gostávamos de seguir as tradições da nossa família e nunca perder a nossa cultura”.

Fazendo um balanço positivo da participação no evento, Soraia Morais, por sua vez, explica que para além da recém-criada marca de azeite “Marmitas”, apresenta no seu stand diferentes produtos, como doces e licores. Questionada sobre o curioso nome que decidiu dar ao espaço – “À da Ti Celeste” –, Soraia explica: “quem começou com esta história dos azeites e do óleo foi a minha avó Celeste e então, quando fiz a inscrição para a feira de Natal, lembrei-me de colocar o nome dela”. “Os doces, os licores, os sacos do cheirinho e os porta-guardanapos são feitos pela Associação dos Amigos de Vila Fernando”, sendo que o lucro angariado com a venda desses produtos reverte a cem por cento para a associação. “Depois temos também os azeites aromatizados, que é tudo feito com o nosso azeite, tudo feito à mão. E depois podem sempre escolher as nossas caixas-presente, que podem levar um licor, doces, azeites aromatizados ou até mesmo os sacos de cheiro e os porta-guardanapos, revela ainda.

Já Laura Brotas, em representação da “Madame Panqueca”, participa pela primeira vez, juntamente com a sogra, numa iniciativa do género. “Nós já tínhamos a ideia de fazer alguma coisa assim. Combinámos as coisas, viemos e vimos que isto começou a dar certo”, assegura, mostrando-se satisfeita com a adesão do público. “Vendemos mini-panquecas, ginja em copos de chocolate e fazemos coisas assim diferenciadas”, adianta. Relativamente ao “Jardim de Natal” em si, Laura considera que o evento acabou por dar outro ânimo à vila. “Eu acho que ficou muito giro, porque o Natal deve ser espalhado em todos os lados e acho que assim, com estas mudanças, ficou bonito”, remata.  

Ainda que a programação do “Jardim de Natal” se estenda até domingo, a feira na Praça da República vai estar encerrada ao público esta quinta-feira, no primeiro dia do novo ano.

Elvas a votação para “O Melhor Natal de Portugal”

Elvas é uma das localidades a votação, para vir a ser eleita como tendo “O Melhor Natal de Portugal”. Esta votação está associada ao programa exibido no canal televisivo Conta Lá, que destacou a magia natalícia da cidade (programa disponível aqui).

A iniciativa apela à participação do público, incentivando a votação no evento “Elvas Cidade Natal”, através do número 761 109 409, contribuindo para a promoção e valorização do Natal na cidade de Elvas.

O canal Conta Lá pode ser acompanhado através das seguintes operadoras: MEO (canal 15), NOS (canal 123) e Vodafone (canal 999).

Executivo da Câmara de Borba reúne hoje

O executivo da Câmara Municipal de Borba reúne esta terça-feira, dia 30 de dezembro, pelas 10 horas, no Celeiro da Cultura.

A ordem de trabalhos é a seguinte:

Ponto 1. Período Antes da Ordem do Dia

Período de Intervenção do Público

Ponto 1.1 – Assuntos Gerais de Interesse para a Autarquia.

Ponto 1.2 – Expediente.

Ponto 1.3 – Atividades da Câmara.

Ponto 2. Ordem do Dia

Ponto 2.1 – Pedidos de emparcelamento simples.

Ponto 2.2 – Ratificação do Protocolo de colaboração entre o Município de Borba e o S.C.Borbense para a realização da Taça das Regiões – seniores masculinos, Fase Zonal.

Ponto 2.3 – Proposta de Constituição de Fundos de maneio para o ano de 2026.

Ponto 2.4 – Protocolo de colaboração entre o Município de Borba e a BARBUS Associação Borba Mais para a realização do Torneio de Natal 24h de Futsal.

Ponto 2.5 – Início de Procedimento de Alteração do Regulamento de Distinções Honoríficas do Município de Borba.

Ponto 2.6 – Início de Procedimento de alteração do Regulamento de Venda Ambulante e Regulamento das Feiras do Município de Borba.

Ponto 2.7 – Início de Procedimento de alteração do Regulamento dos Serviços de Abastecimento Público de Água e de Saneamento de Águas Residuais Urbanas do Concelho de Borba.

Ponto 2.8 – Início ao procedimento de elaboração de um novo Regulamento de Apoio Ocupação Municipal Temporária e Solidária (OMTS) e a Ocupação Municipal de Jovens (OMTJ).

Ponto 2.9 – Alteração ao Loteamento Tapada do Clérigo – Rio de Moinhos.

Ponto 2.10 – Protocolo de Parceria Rock Best Friends.

Ponto 2.11 – Reconciliações bancárias – regularização de divergências.

Ponto 2.12 – Suplemento de Penosidade.