O Núcleo de Estremoz da Liga dos Combatentes inaugurou a sua nova sede, no Largo de São José, um espaço há muito ambicionado que permitirá reforçar o apoio social, médico e de convívio aos antigos combatentes, seus familiares e colaboradores.
Esta nova realidade da Liga, teve início em novembro de 2024, com a cedência das instalações, por parte do Município em contrato de comodato.
A inauguração decorreu num ano particularmente simbólico, em que a Liga dos Combatentes assinala o seu centenário, representando um importante passo na melhoria das condições para o desenvolvimento das suas atividades e no reforço da ligação à comunidade.
O Município considera este momento muito importante no percurso e reconhecimento do trabalho desenvolvido pela Liga, uma vez que vem colmatar lacunas antigas. Este é um espaço de valorização da memória, do apoio e do convívio ao serviço da comunidade.
Entre esta sexta-feira, dia 26 de dezembro, e até terça-feira, dia 30, os pavilhões da IFEBA, em Badajoz, voltam a ser palco da Iberocio, a Feira Ibérica da Infância e Juventude. Já na sua 35ª edição, o evento, mais que uma feira de lazer, tem vindo a revelar-se um espaço de aprendizagem, de transmissão de valores e de convivência intergeracional.
A Iberocio, assegura Elena Salgado, vereadora no Município de Badajoz, já se consolidou como um dos “principais planos familiares de Natal na Extremadura”. Enfatizando o compromisso da autarquia espanhola em promover um evento seguro e inclusivo, com um conjunto de atividades de lazer e educativas, a vereadora garante que “investir nas crianças e jovens é investir no presente e no futuro”.
Numa edição renovada, “estruturada por idades e zonas temáticas”, a Iberocio, tal como em edições passadas, é uma das várias apostas da programação de Natal, promovida pelo Município de Badajoz. Com espaços dedicados ao desporto e atividades de aventura, no exterior, o certame conta também, desta vez, com uma programação distinta para público infantil, juvenil e familiar. Da programação do evento fazem parte centenas de atividades, entre workshops, jogos e diferentes espetáculos.
Uma das grandes novidades desta 35ª edição é a “Iberocio Manga Zone”, um espaço de mais de 1.200 metros quadrados, dedicado à cultura japonesa, que conta com torneios internacionais, concursos de cosplay e presença de criadores de conteúdo digital.
Através do espaço “O Mundos dos Sentidos”, o certame reforça o seu compromisso com a inclusão. Para além disso, é feita uma aposta na atividade física e nos hábitos de vida saudáveis, com a celebração do Dia do Desporto na Iberocio, no dia 27, que incluirá atividades desportivas intergeracionais e ações solidárias em prol do Banco de Alimentos de Badajoz.
A Câmara Municipal de Campo Maior volta a investir 75 mil euros, num apoio direto aos estudantes do concelho, que frequentam o Ensino Superior.
Dando conta que as candidaturas dos alunos que concorreram à bolsa do município têm vindo a ser avaliadas, o presidente da Câmara, Luís Rosinha, revela que, tal como no ano passado, serão cem as bolsas de estudo atribuídas. “Nós, no ano de transato, deliberámos aumentar o número de verbas que eram atribuídas no Município de Campo Maior. Passámos para as cem, deliberámos atribuir cem, num montante de 75 mil euros, que dará aproximadamente 750 euros para cada estudante apoiado, e mantivemos esse mesmo critério”, explica o presidente.
Luís Rosinha diz ainda que esta, do seu ponto de vista, é uma “medida muito importante”, tendo em conta os custos que os estudantes vão tendo quando saem de Campo Maior, “sobretudo do ponto de vista da habitação”.
“Parece-me a mim que este valor de 750 euros é um valor muito justo, que é até superior àquilo que é o valor da propina e nós cá continuamos a tentar apoiar os nossos jovens, aqueles que têm mais dificuldade e que cumprem com o regulamento específico, que possam ter acesso a estas verbas, claro, no usofruto dos mesmos para o seu futuro”, remata..
Estas bolsas de estudo são atribuídas a estudantes, não só de Licenciaturas e Mestrados, mas também de Cursos Técnicos Superiores Profissionais e Cursos de Especialização Tecnológica.
A San Silvestre Pacense 2025, em Badajoz, realiza-se este domingo com partida agendada para as 12h00 (hora local), introduziu alterações logísticas importantes para garantir a segurança e fluidez do evento perante a elevada afluência. De forma a evitar o cruzamento entre atletas de alta competição e famílias com carrinhos de bebé, a organização definiu duas zonas de saída distintas: os corredores partirão da Plaza Alta, enquanto os marchadores e caminhantes iniciarão o percurso de 5 km a partir da esplanada da Alcazaba. Os participantes que ainda não levantaram o dorsal deverão fazê-lo nas instalações do Be Padel (quinta-feira e sábado) ou na Plaza Alta no dia da prova a partir das 09h30, uma vez que ainda restam muitos kits por entregar.
No plano desportivo, o evento ganha especial relevo com a confirmação da presença do atleta internacional Jorge González Rivera, atual campeão de Espanha de Meia Maratona, existindo um bónus de 50 euros para quem conseguir bater os recordes masculino (15:35) ou feminino (18:30) da prova. Além da vertente competitiva, a componente festiva será assegurada pelo habitual concurso de disfarces, com o photocall oficial a funcionar na Plaza Alta entre as 10h30 e as 11h30. Para comodidade dos inscritos, a organização disponibiliza ainda um serviço de bengaleiro (1€) e instalações sanitárias portáteis, reforçando as indicações de que, após a meta no Arco del Peso, o regresso à praça principal deverá ser feito pelas ruas adjacentes para não obstruir a zona de chegada.
O Município de Estremoz recebeu a Luz da Paz de Belém, trazida pelo Agrupamento de Escuteiros 736 de Estremoz, que continua a sua missão de levar esta chama a todos, como símbolo de esperança, união e solidariedade.
A Luz chegou aos Paços do Concelho, trazendo consigo uma mensagem de paz, proximidade e cuidado para toda a comunidade.