O Lar da Associação de Amigos de Vila Fernando realizou na tarde de ontem, domingo, 21 de dezembro, o lanche de Natal destinado aos utentes.
O convívio contou com a presença do vice-presidente da Câmara Municipal de Elvas, Nuno Mocinha, acompanhado do vereador Sérgio Ventura.
No dia em que o presidente do Município, comendador José Rondão Almeida, completou 83 anos de vida, a Direção da Associação de Amigos de Vila Fernando, liderada por Ana Paula Mália, presenteou o aniversariante com um bolo de e cantou os parabéns ao autarca, que acompanhou este tributo por videoconferência.
A antiga Sé de Elvas voltou a encher-se de público na tarde deste domingo, 21 de dezembro, para o tradicional Concerto de Natal da Banda 14 de Janeiro.
Desta vez a filarmónica elvense convidou o Coral Públia Hortênsia de Castro para partilhar uma parte do recital.
A primeira parte foi preenchida pela Banda sob a direção de Jorge Grenho, a segunda pelo Coral com Vasco Almeida na regência e a terceira por ambos os grupos em conjunto. Para o final estava reservada uma surpresa, com a interpretação de três temas pelo grupo infantil de Cante Alentejano criado em agosto deste ano na Banda 14 de Janeiro.
Os temas tradicionais do Natal de Elvas foram o ponto alto do concerto, de cujo repertório fizeram ainda parte peças como “Gabriel’s Oboé”, “Natal de Évora”, “Carol of the Bells”, “Campana sobre Campana” e “Little Drummer Boy”.
O vice-presidente Nuno Mocinha representou a Câmara Municipal de Elvas neste Concerto de Natal conjunto da Banda 14 de Janeiro e do Coral Públia Hortênsia de Castro.
O orçamento da Câmara Municipal de Campo Maior, em 2026, será de 23,5 milhões de euros. Ainda assim, de acordo com o presidente da Câmara, Luís Rosinha, o valor do orçamento, já aprovado em Assembleia Municipal, sofre “alguma inflação”, em cerca de quatro milhões, devido à “grande obra em curso”: a da área de acolhimento empresarial.
“O nosso orçamento real, aquele mais tradicional, andará sempre em torno dos 17, 18 milhões de euros”, recorda o autarca. A verdade é que a obra da área de acolhimento empresarial acaba por ser aquela que “mais peso” terá nas grandes opções do plano de 2026.
“Mas temos aqui muitas outras coisas, muitos projetos em fase inicial de candidatura, também já com as devidas verbas alocadas. Vamos também acompanhando aquilo que são o plano de avisos, ao nível do programa regional, e vamo-nos preparando para poder submeter candidaturas, para virmos a ter, durante o ano de 2026, efetivamente, continuidade nessas mesmas candidaturas, acompanhando aquilo que são os avisos da CCDR Alentejo”, adianta Rosinha.
O presidente assegura ainda que a Câmara Municipal volta a contar com um orçamento “muito real e objetivo”, para que, tal como os anteriores, possa ter um “grau de execução relativamente alto”. “É isso que queremos manter para o ano de 2026, mas com alguma ambição. Terá que existir sempre aqui alguma ambição, mas o que é certo é que nós teremos que preparar aquilo que é um programa eleitoral que foi sujeito, no passado dia 12 de outubro, aos campomaiorenses e que teremos que programar para quatro anos, porque nada se consegue resolver ao fim de dois meses”, alega.
Por outro lado, o presidente lembra que há sempre que ter em consideração que “as verbas que o Município de Campo Maior vai recebendo, do ponto de vista da receita, são aquelas que permitem ir executando a referida despesa”, mas também sempre “muito dependentes também daquilo que são os financiamentos externos”. A esse nível, Rosinha não tem dúvidas de a autarquia tem estado na “linha da frente”, isto é, sempre que possível, a submeter candidaturas a avisos para poder contar com financiamentos a 85%.
A Associação Desportiva Ialbax esteve no passado sábado, dia 20, representado na Estremadura espanhola e no Crato. Eduardo Lagareiro e António Matela deslocaram-se à localidade de Guadiana, na Estremadura espanhola, para participarem na prova local denominada “Guadiatón”, inserida no Circuito Run Navideño – Vegas Bajas. Nesta competição, Eduardo Lagareiro subiu ao pódio ao alcançar o 3.º lugar na categoria Master E.
A 26.ª edição da São Silvestre do Crato contou com uma forte presença ialbaxiana, destacando-se os seguintes resultados individuais: Vanda Rosa Nanques – 1.º lugar (Veteranas F45) e 7.º lugar da Geral Feminina; Cristina Canário – 2.º lugar (Veteranas F50); Ana Duarte – 3.º lugar (Veteranas F50) e Luís Velez – 2.º lugar (Juniores).
Participaram ainda nesta prova Sérgio Cacheirinha, Manuel Mexia, Pedro Afonso, Carlos Pimenta, José Russo e Jorge Chaves, contribuindo para uma presença significativa do clube na competição.
A Câmara Municipal de Elvas volta, neste ano letivo, a atribuir cerca de 200 bolsas de estudo, com o objetivo de apoiar os alunos do concelho que frequentem o Ensino Superior.
Atualmente, o valor atribuído, por mês, a cada aluno, é de 150 euros, ao longo de dez meses, o que resulta num investimento, por parte do Município, de 300 mil euros anuais.
Ainda assim, de acordo com o presidente da Câmara, Rondão Almeida, “há uma possibilidade” do valor atribuído possa vir a ser “aumentado um pouco”, tendo em conta uma proposta que “o Partido Socialista tinha vindo a fazer”. Esse aumento, “mediante o regulamente”, ainda assim, a acontecer, só no ano letivo 2026/2027.
De recordar que nas últimas autárquicas, uma das propostas da campanha do PS era a de aumentar o valor das bolsas dos 150 para os 300 euros mensais.
Estas Bolsas de Estudo abrangem não só os alunos de licenciaturas e mestrados, como de cursos técnicos superiores profissionais. A lista provisória de candidatos para o presente ano letivo foi já divulgada pela Câmara Municipal (consultar aqui).
A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Elvas realizou neste domingo, 21 de dezembro, o seu convívio de Natal num salão de eventos dos arredores da cidade.
Aos elementos dos órgãos sociais, membros do corpo ativo e familiares juntaram-se diversas entidades convidadas, entre elas o vice-presidente da Câmara de Elvas, Nuno Mocinha, em representação do Município, e Rui Conchinha, Comandante Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil no Alto Alentejo.
Foi lida aos presentes uma mensagem de Boas Festas do presidente da Câmara, comendador José Rondão Almeida.
Também o vice-presidente Nuno Mocinha deixou aos presentes os votos de um Feliz Natal e que 2026 traga a concretização dos seus objetivos, nomeadamente uma nova viatura e outros equipamentos para serviço da corporação.
A festa de Natal dos Bombeiros Voluntários de Elvas contou com animação musical pelas Roncas d’Elvas da associação Arkus e Henrique Belacorça.