PP vence eleições regionais na Estremadura sem maioria absoluta

As eleições regionais na Estremadura, realizadas neste domingo, 21 de dezembro, ficaram marcadas por uma baixa participação eleitoral, que não ultrapassou os 63%, registando-se um aumento da abstenção de 7,7% face a 2023.

No campo político, o Partido Popular (PP) saiu vencedor do ato eleitoral, elegendo 29 deputados (mais um que em 2923), mas ficando aquém da maioria absoluta desejada pela presidente regional, María Guardiola, que necessitava de mais quatro mandatos para governar sem dependências. O resultado obriga agora à negociação parlamentar, precisamente o impasse que esteve na origem da convocação de eleições antecipadas.

O PSOE da Extremadura foi o grande derrotado da noite eleitoral, descendo para 18 deputados (menos 10) na Assembleia regional. O líder socialista, Miguel Ángel Gallardo, reconheceu publicamente que os resultados foram “maus” para o partido. Os socialistas perderam influência em vários municípios tradicionalmente considerados bastiões do PSOE, onde caíram para a segunda ou terceira posição. Este desfecho agrava a posição política de Gallardo, que enfrenta dificuldades acrescidas num contexto marcado pelos escândalos de alegada corrupção, tema explorado ao longo da campanha eleitoral.

O VOX cresceu na votação e teve mais seis deputados, ficando o PP a depender mais deste partido, enquanto o Unidas Podemos subiu três deputados.

Dos 10 deputados perdidos na ecatombe socialista, seis foram para o VOX, três para o Unidas e apenas um para o PP.

Guião do Núcleo de Campo Maior da Liga dos Combatentes recebeu condecoração

O Guião do Núcleo de Campo Maior da Liga dos Combatentes foi condecorado numa cerimónia solene que decorreu no Salão Nobre dos Paços do Concelho, num momento em que participou l Presidente do Município, Luís Rosinha.

A condecoração foi outorgada pelo Secretário -Geral da Liga dos Combatentes, Coronel Hilário, reconhecendo o trabalho desenvolvido por esta instituição em prol dos seus sócios e da comunidade ao longo dos seus 100 anos de existência.

Com esta condecoração, o Núcleo de Campo Maior da Liga dos Combatentes vê assim reconhecido, de forma pública, o seu percurso e a sua dedicação contínua ao serviço da comunidade e da Pátria.

Após a cerimónia decorreu um almoço convívio para assinalar a quadra natalícia.

“Mais Mundo Menos Tela” é o tema da sessão de amanhã na Fábrica dos Brinquedos

“Mais Mundo Menos Tela” é o tema da sessão que tem lugar amanhã, segunda-feira, dia 22, pelas 17 horas, na Fábrica dos Brinquedos.

A iniciativa é destinada a pais e filhos e está inserida num conjunto de sessões, sob o mote “É hora de prevenir”, que vai decorrer ao longo do mês de dezembro, inserido no Elvas Cidade Natal, numa organização do Centro de Respostas Integradas – Norte Alentejano.

População de Vila Fernando conviveu em almoço de Natal

Cerca de meia centena de pessoas participou neste domingo, 21 de dezembro, no almoço de Natal em Vila Fernando.

O convívio, que teve por cenário o salão da Junta de Freguesia, contou com as presenças do vice-presidente da Câmara Municipal de Elvas, Nuno Mocinha, dos vereadores Hermenegildo Rodrigues e Sérgio Ventura, do executivo da União de Freguesias de Barbacena e Vila Fernando, presidido por Hugo Tiago, e eleitos de outras freguesias do concelho.

Face à ausência do presidente da Câmara Municipal de Elvas, por motivos de saúde, foi lida uma mensagem de Boas Festas à população vila-fernandense.

O convívio de Natal em Vila Fernando contou, além do almoço, com animação musical por José Guerra.

O Elvas venceu 1-0 no Algarve

O Elvas venceu, esta tarde, no Algarve, o Moncarapachense por 1-0, com um golo de Nuca aos 32 minutos, em encontro a contar para a última jornada da primeira volta do campeonato. A equipa orientada por Bruno Dias mantém assim a boa forma, somando a terceira vitória consecutiva.

Com este triunfo, o Elvas ocupa atualmente o sétimo lugar da tabela classificativa, com 18 pontos, ficando agora a sete pontos do segundo classificado. A equipa alentejana encerra a primeira metade da temporada a meio da tabela e inicia a segunda volta no início de janeiro, na Vidigueira, com ambições renovadas e os olhos postos nos lugares cimeiros da classificação.

Vitórica ensinou a confecionar pastéis de bacalhau e enxovalhada

Pastéis de bacalhau e enxovalhada foram as especialidades gastronómicas confecionadas durante a manhã deste domingo 21 de dezembro, no MACE – Museu de Arte Contemporânea de Elvas, em mais um workshop incluído no programa do Elvas Cidade Natal.

A ação foi coordenada por Vitória Mendes, a popular Vitórica, que mais uma vez demonstrou os seus dotes culinários, desta vez com um salgado e um doce que costumam fazer parte da mesa de Natal.

Os workshops no MACE são uma iniciativa da associação Arkus em parceria com o museu e o Município de Elvas, estando o quinto e penúltimo agendado para a manhã do próximo sábado, 27 de dezembro.

Será dessa vez uma ação destinada a crianças, tendo por base a culinária de Ano Novo e com inscrições prévias através do e-mail eventos@cm-elvas.pt.

Campo Maior: Escola de Capoeira promove Cerimónia de Troca de Graduações

O presidente do Município de Campo Maior, Luís Rosinha, e os vereadores Paulo Pinheiro e Paula Jangita estiveram na passada quinta-feira, 18 de dezembro, presentes na VIII Cerimónia de Troca de Graduações da Escola de Capoeira, que decorreu no Pavilhão da Escola Secundária da vila.

A atividade foi coordenada pelo professor Ninja Mihail e levou miúdos e graúdos a ver e participar com muito entusiasmo nas atividades.

Na cerimónia foi realizado o batizado com as trocas de graduações, a entrega de Diplomas de Reconhecimento e uma roda de Natal com demonstrações da modalidade.

Romance “Sombras da Raia” originou passeio literário

O romance “Sombras da Raia”, do escritor elvense Nuno Franco Pires, motivou a realização de um passeio literário na manhã deste domingo, 21 de dezembro.

A iniciativa, integrada na programação do certame Elvas Cidade Natal, foi promovida pelo coletivo Autores de Elvas e levou os participantes a quatro locais onde se desenrola a história do livro, que remonta ao ano de 1936.

O percurso, que teve início junto ao Posto de Turismo da Praça da República, prosseguiu depois sucessivamente pelo miradouro do Castelo, Fábrica-Museu da Ameixa, Portas de São Vicente e Portas de Olivença.

Em cada um dos locais, Nuno Pires apresentou as famílias que constituem o núcleo central de “Sombras da Raia”, com particular destaque para as passagens da obra que evocam o Natal da época.

Durante o trajeto foi revelada a intenção de criar uma Rota Literária teatralizada, com base no livro, numa futura parceria entre o autor e a associação juvenil Arkus.

Alunos da Universidade Sénior de Monforte com alegria e união no almoço de Natal

A Universidade Sénior da Câmara Municipal de Monforte realizou o seu habitual convívio de Natal, no dia 16 de dezembro, na Sala Polivalente Municipal, em Monforte, onde se reuniram alunos e professores, aos quais se juntaram o Presidente do Município, Miguel Rasquinho, a Vice-Presidente, Raquel Pereira, e o Presidente da Junta de Freguesia de Monforte, Manuel João Mendes.

À semelhança dos anos anteriores, o encontro iniciou-se com um almoço partilhado providenciado pelos próprios participantes e seguidamente o programa prosseguiu com algumas surpresas, sorteio de três “Cabazes de Natal” e troca de prendas, prolongando-se até ao final do dia, num ambiente de grande animação e manifestações de amizade, reafirmando o papel fulcral da Universidade no combate ao isolamento social e na promoção do envelhecimento ativo no concelho.

Higino Maroto lançou 11º livro da sua autoria

O livro de poesia “Gota a Gota: do Amor, da Guerra, da Dor, da Vida”, de Higino Maroto, foi apresentado ontem, sábado, 20 de dezembro, no Salão Vladimiro Lascas do Centro Artístico Elvense.

A sessão foi promovida pelo coletivo Autores de Elvas, no âmbito do certame Elvas Cidade Natal.

Higino Maroto nasceu em Barbacena, foi profissional do setor das artes gráficas e “Gota a Gota” é o 11° livro de sua autoria, o oitavo dedicado à arte poética.

Além do autor, a sessão deste sábado no “Grémio” teve apresentação da obra a cargo de Nuno Franco Pires, leitura de poemas por Luísa Currito e intervenção do editor, César Magarreiro.

O Chefe de Gabinete Cláudio Monteiro representou o Município de Elvas nesta apresentação da obra “Gota a Gota: do Amor, da Guerra, da Dor, da Vida”, de Higino Maroto.

Executivo da Câmara de Elvas tem reunião aberta ao público marcada para amanhã

A Câmara Municipal de Elvas tem uma reunião ordinária do seu Executivo, amanhã, segunda-feira, dia 22, às 10h00, no Salão Nobre dos Paços do Concelho.

A sessão, aberta ao público, apresenta os seguintes pontos na ordem de trabalhos:

1– Período Antes da Ordem do Dia
2– Aprovação da Ata de 10/12/2025
3– Expediente Geral
3.1–Departamento de Administração Geral e Recursos Humanos:
Análises de águas
Atos praticados no âmbito da subdelegação de competências
Direito de preferência sobre o imóvel sito na Av. António Sardinha, Torre III – 5B – Elvas,
Direito de preferência sobre o imóvel sito na Praceta Voz do Alentejo n.º 1 – Cave-  Esqº. – Elvas
Direito de preferência sobre o imóvel sito na Av. Augusto de Andrade – Santa Eulália
Direito de preferência sobre o imóvel sito na Quinta dos Arcos, lote HC1 – Rua Elvino José Jantarão n.º 1 – 1º – Elvas
Direito de preferência sobre o imóvel sito na Vale Grande e Carrasquinho, lote 12, n.º 1 – Santa Eulália
Direito de preferência sobre o imóvel sito na Av. António Sardinha, Torre III – 5B – Elvas
Pedido de emissão de certidão de PH n.º 10/2025
Pedido de emissão de certidão de PH n.º 56/2025

Processos despachados de acordo com a delegação de competências
Licenciamento n.º 127/2024
Licenciamento n.º 64/2025
Licenciamento n.º 84/2025
Licenciamento n.º 108/2025

3.2– Departamento Financeiro e Desenvolvimento:
Resumo diário de Tesouraria do dia 19 de dezembro de 2025
Alteração Orçamental
Aprovação de Preço – Utilização das instalações desportivas
Delegação e Subdelegação de Competências
Concurso Fornecimento de energia BTE e Iluminação Pública – Acordo Quadro – Ratificação
Concurso Fornecimento de energia BTE e Iluminação Pública – Acordo Quadro – Adjudicação e Aprovação da Minuta de Contrato
Abate ao inventário
Autorização de Despesa Valnor 2026
PRR 1º Direito – Minuta do Termo de Responsabilidade e Aceitação – Candidatura “Aquisição e Reabilitação de 26 Fogos no Centro Histórico e Freguesias Rurais SIGA nº 64784
PRR – Bairro Comercial Digital de Elvas – Proposta de Alargamento do Bairro
Desistência do Projeto nº 11367 – Promoção das Acessibilidades em Edifícios Públicos – Banda 14 Janeiro
Termo de Aceitação da candidatura n.º ID 000127, referente ao Espaço Energia n.º EE12134, “Balcão Espaço Energia do Município de Elvas”

3.3- Departamento de Obras e Serviços Urbanos:
Atos praticados pelo Sr. Presidente no período entre os dias 03 de dezembro a 15 de dezembro de 2025
Projetos de: “Ampliação do Lar de Vila Fernando – Arquitetura e Especialidades”, aprovação da revisão dos projetos de execução

4 – Assuntos propostos pelo presidente, vice-presidente e vereadores:
4.1. – Cedência da Casa da Cultura para o lançamento do livro “Brasões e Escudos de Elvas”, de José Manuel Martins,
4.2. – Convite Nacional – Comemorações dos 600 anos da Descoberta dos Açores (1427-2027),
4.3. – Associação Coletivo Artístico 7350 – Um Arquipélago de Tertúlias – Solicitação de cedência de espaços,
4.4. – Proposta de participação do Município de Elvas nos Industry Days do IndieLisboa 2026,
4.5. – Comemoração do 2º aniversário da Associação Coletivo Artístico 7350 – Somos Todos 7350,
4.6. – Cedência de espaço – Projeto “Magistral” – Coletivo Artístico 7350,
4.7. – Cedência do MAEE ao projeto “Do Alentejo ao Alentejo: Experiência Sensorial em Homenagem a Maria José Rijo,
4.8. – Cedência da Sala Polivalente do Museu de Arqueologia e Etnografia de Elvas António Tomás Pires e apoio logístico para evento pré-congresso do 17.º Congresso de Médicos Auditores e Codificadores Clínicos, bem como satisfação de pedidos complementares,
4.9. – Espetáculo de teatro “Luis de Camões. Uma voz escrita!” inserido nas Comemorações do V Centenário do Nascimento de Luis de Camões pela Associação Coisa Feita,
4.10. – Carta de intenção para apoio pela Câmara Municipal de Elvas ao projeto cultural “MÚSICA DE TECLA PORTUGUESA EM 3D” da AcademyOn financiado pela Direção-Geral das Artes no âmbito do Programa de Apoio a Projetos – Música e Ópera,
4.11. – Proposta de realização da 2.ª edição da Mostra de Artes Escolar,
4.12. – Proposta de realização da 3.ª edição Mostra de Cinema de Elvas,
4.13. – Proposta de cedência da Casa da Cultura para o 3.º Encontro Literário de Elvas,
4.14. – Proposta de cedência do Auditório São Mateus para a 3.ª edição do Cineclube RONCA,
4.15. – Declaração de Interesse Institucional e Apoio ao Projeto “O HISSOPE”,
4.16. – Declaração de Interesse Institucional e Apoio ao Projeto “RONCA”,
4.17. – Cadeiras da plateia do Cineteatro Municipal – abate ao inventário,
4.18. – Declaração de interesse institucional e Apoio ao projeto Ventriloquia,
4.19. – Cedência do Paiol da Nossa Senhora da Conceição à ARKUS – Associação Juvenil,
4.20. – Cedência do Centro de Negócios Transfronteiriço de Elvas ao InnovPlantProtect –  A ratificar,
4.21. – SIADAP 2026,
4.22. – Protocolo de Cooperação – Fundação Alentejo,
4.23. – Candidatura do MACE ao programa de apoio a projetos da Rede Portuguesa de Arte Contemporânea (RPAC) – Projeto de Intervenção do artista Rui Chafes  – A ratificar,
4.24. – Proposta de realização da 32ª Corrida das Linhas de Elvas e da 20ª Caminhada das Linhas de Elvas, em coorganização com o Clube Elvense Natação,
4.25. – Proposta de Tarifário Água 2026 – Aquaelvas,
4.26. – Proposta de Tarifário RSU 2026,
4.27. – Pedido de Isenção/Redução do IMI,
4.28. – SAAS – Protocolo de Colaboração,
4.29. – Proposta de suspensão do Plano de Pormenor do Morgadinho, início do procedimento de alteração do mesmo, abertura do período de participação pública de 15 dias, dispensa de Avaliação Ambiental Estratégica e aprovação de medidas preventivas e termos de referência,
4.30. – Proposta para a Melhoria do Transporte Público no Concelho de Elvas,
4.31. – Proposta para a Criação de Polícia Municipal ou Corpo de Guardas Noturnos no Concelho de Elvas,
4.32. – Proposta de criação de um Portal Único da Agenda Cultural do Concelho de Elvas,
4.33. – Apoios:
a) Associação Fratelli Tutti de Elvas,
b) Clube Elvense de Natação.

Ricardo Pinheiro indicado para presidir à CCDR do Alentejo após acordo PSD-PS

PSD e PS chegaram a um entendimento para a distribuição das presidências das Comissões de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR), assegurando consensos nas regiões Norte, Centro e Alentejo. No Alentejo, o acordo prevê a eleição de Ricardo Pinheiro, antigo deputado do PS, ex-secretário de Estado e ex-presidente da Câmara Municipal de Campo Maior, como novo presidente da CCDR do Alentejo, sendo Aníbal Costa o nome indicado para vice-presidente. A eleição decorrerá a 12 de janeiro de 2026, através de um colégio eleitoral constituído por autarcas e representantes locais.

O entendimento entre os dois maiores partidos teve por base o peso autárquico de cada força política nas diferentes regiões, visando garantir estabilidade na liderança das CCDR. A escolha de Ricardo Pinheiro é justificada pela sua experiência política e profundo conhecimento do território alentejano, numa região onde o PS detém uma forte implantação autárquica. O acordo afasta, assim, disputas eleitorais internas e assegura uma eleição consensual para os órgãos regionais de coordenação e desenvolvimento.

Esta solução agrada a vários autarcas da nossa região com quem a Rádio ELVAS já contactou e que consideram positiva a presença do ex-autarca campomaiorense, visto com um político próximo da região.

Combustíveis voltam a descer pela segunda semana consecutiva

O preço dos combustíveis vai voltar a baixar a partir de amanhã, segunda-feira. Tanto o gasóleo, o combustível mais utilizado em Portugal, como a gasolina deverão ficar três cêntimos mais baratos, de acordo com os dados do ACP. Descidas que ajudam a mitigar o impacto da alteração na tributação dos combustíveis.

O litro de gasóleo deverá passar a custar cerca de 1,522 euros e a gasolina simples 95 custará 1,649 euros por litro de gasolina simples 95.

A próxima semana será a quarta de descidas para o diesel, e a quinta para a gasolina, o que resulta numa descida acumulada de 11 e oito cêntimos, respetivamente.

Eleições regionais na Estremadura mobilizam forças políticas espanholas

A vizinha região autónoma espanhola da Estremadura, vai a votos hoje domingo, dia 21 de dezembro, para a eleição dos 65 deputados da Assembleia regional. O ato eleitoral definirá o futuro governo da comunidade autónoma e envolve as principais forças políticas de Espanha. A atual presidente regional, María Guardiola (na foto), candidata-se à reeleição pelo Partido Popular (PP), enfrentando Miguel Ángel Gallardo, do PSOE, Óscar Fernández, pelo Vox, e Irene de Miguel, da coligação de esquerda Unidas por Extremadura.

A campanha tem sido marcada por temas como a saúde, a coesão social, o desenvolvimento económico e a fixação de população no interior, questões centrais para uma região com fortes ligações históricas, sociais e económicas a Portugal. O desfecho destas eleições será determinante para o equilíbrio político regional e poderá ter reflexos na dinâmica política nacional espanhola.

São chamados a votar 891.000 eleitores, quase mais 1.200 em relação à última eleição de 28 de maio de 2023, onde Guillermo Vara e o PS venceram com minoria, permitindo criar uma maioria à direita entre o PP e o VOX, mas que entretanto se desfez com a presidente Guardiola a ir para estas eleições dado o chumbo dos orçamentos regionais. Guillermo Fernández Vara, natural de Olivença (Badajoz) faleceu a 5 de outubro deste ano, vítima de um cancro do estômago, após uma longa doença contra a qual lutava desde 2023, tendo deixado a liderança dos socialistas para Miguel Ángel Gallardo, antigo alcaide de Villanueva de la Serena, onde tinha sido grande impulsionador da fusão de municípios com Don Benito que mesmo depois de favoravelmente virada não se concretizou devido à falta de acordo na atribuição do nome da nova cidade.

Elvas: Arkus dinamiza “Cidade Natal” com workshops no MACE, atividades na Torre dos Sonhos e visitas teatralizadas

Para além dos dois eventos a que já habitou os elvenses, por ocasião do Natal – “Viver a Tradição” e o Encontro de Capotes –, a associação juvenil Arkus volta a ter um papel preponderante na dinamização do evento “Elvas Cidade Natal”, que decorre até 4 de janeiro.

Tal como explica Raquel Pirota, uma das responsáveis da associação, a Arkus, que se associa à Câmara Municipal de Elvas uma vez mais, é a responsável pela Torre dos Sonhos, localizada na Torre Fernandina, onde é possível apreciar uma exposição das escolas. “No segundo piso, há um um espaço educativo e de brincadeira para as crianças. Depois lá em cima, antes do miradouro, vão poder desfrutar de um bar, com oferta de doces e de uma bebida quente”, revela a responsável.

Por outro lado, no Museu de Arte Contemporânea (MACE), a Arkus está a promover, aos fins de semana, workshops de culinária, com a Vitórica, de culinária infantil, com Raquel Pirota e Catarina Dias, e de decoração natalícia, com Filipe Belchior.

Sendo “Elvas Cidade Natal” um palco privilegiado para as muitas atuações das Roncas d’Elvas, Raquel Pirota lembra que é pelo mês de dezembro que o grupo “espera o ano inteiro”.

No decorrer do evento, a Arkus promove também, aos fins de semana, as visitas teatralizadas do “Mistério da Rainha da Fronteira”. “Vamos fazer também duas visitas guiadas teatralizadas no âmbito do ‘Elvas Cidade Natal’ durante a semana, aberta a toda a comunidade e aos turistas”, adianta a responsável.

Em simultâneo, na sua sede, a associação promove o ATL “Férias é na Arkus”, nas duas semanas de interrupção letiva do Natal.

“Para nós é um mês certamente muito dinâmico, mas é bom. As pessoas não têm noção, é muito cansativo, mas temos uma equipa muito boa, uma equipa que faz por gosto, uma equipa que quer dar sempre mais e melhor. Esta equipa trabalha, mas não é para nós, associação, esta equipa trabalha para a comunidade e gostamos e notamos também que temos associações que nos apoiam. Nós temos muitas parcerias e é bom saber que o associativismo em Elvas está cada vez está mais ligado e trabalha mais em parceria, porque só assim é que é possível nós darmos o melhor, não só na cultura, mas no âmbito social, educacional e desportivo e acho que se todos nos juntarmos, Elvas é sem dúvida melhor”, diz ainda Raquel Pirota.

Sé de Elvas encheu para Concerto à Luz das Velas

A antiga Sé de Elvas encheu na noite de ontem, sábado, 20 de dezembro, para assistir ao Concerto à Luz das Velas integrado no programa da edição 2025 do certame Elvas Cidade Natal.

O tenor João Mendonza e o Ensemble Ibérico, sob a direção musical de Luís Zagalo, protagonizaram um serão de enorme qualidade, sublinhado diversas vezes pelo público com fortes ovações.

Do alinhamento do concerto fizeram parte clássicos de Natal, árias de ópera e temas de filmes e musicais.

São Vicente e Ventosa entrou no espírito natalício

Cerca de 370 pessoas participaram este sábado, 20 de dezembro, no jantar de Natal de São Vicente e Ventosa, que teve por cenário o Pavilhão Multiusos da freguesia.

Durante o convívio um grupo de crianças do ensino pré-escolar e 1° Ciclo, son a direção de Mário Gonçalves, interpretou o tema original “Em São Vicente é Natal” e o clássico “Linda Noite de Natal”. Houve também animação musical com o duo Renovação 2000

O presidente da Junta de Freguesia de São Vicente e Ventosa, João Charruadas, além de desejar Boas Festas à população, anunciou como próximas “prendas”, a instalação de um posto de carregamento para veículos elétricos e a aquisição de um sino e relógio para a igreja local.

Em representação da Câmara Municipal de Elvas, o vice-presidente Nuno Mocinha – acompanhado dos vereadores Hermenegildo Rodrigues e Sérgio Ventura – deixou os votos de Feliz Natal e Bom Ano 2026.

De seguida, à semelhança do que aconteceu ao almoço em Barbacena, foi lida uma mensagem de Boas Festas do presidente da Câmara, comendador José Rondão Almeida, ausente por se encontrar em convalescença de um problema de saúde.

Associação Desportiva de Caça e Pesca Campomaiorense com “casa” renovada pela Junta da Expectação

A Associação Desportiva de Caça e Pesca Campomaiorense viu, recentemente, a sua sede, no Polidesportivo da Expectação, ser alvo de uma importante obra de requalificação, levada a cabo pela Junta de Freguesia.

Embora reconheça que, de início, não achava que aquele fosse o melhor sítio para uma associação do género, o presidente da Junta de Freguesia da Expectação, Hugo Milton, diz que, com o passar do tempo, mudou de opinião. “Inicialmente não era de todo o meu gosto ver ali a Associação dos Caçadores, mas com o decorrer dos anos, percebi que estão no sítio certo. Estava errado”, assume.

“Estão no sítio certo e daí lhes ter dado um grande apoio: pintámos aquilo tudo, remodelámos as janelas. Acho que eles ficaram contentes e ainda há ali coisas a fazer, porque podemos sempre crescer e dar outro aspecto àquela associação”, assegura.

Quando questionado sobre os motivos que o faziam pensar que a sede da associação não estava no sítio certo, Hugo Milton diz o seguinte: “eu achava que não, porque temos ali ao lado um parque infantil, temos as crianças. Falamos de caça e pesca e achava que aquilo não tinha nada a ver, apesar da caça e pesca serem também um desporto, mas achava que outro tipo de desporto ficaria ali melhor. Com o passar do tempo vi as coisas de outra forma. Quando eles vão, por exemplo, para a caça, falamos de 5 ou 6 horas da manhã, com cães a ladrar. Nesta zona da vila, acho que está ótimo, que é o sítio indicado”, remata.

Município de Elvas adquire prédio para transformá-lo num “grande centro” de cultura e desenvolvimento económico

O Município de Elvas adquiriu, recentemente, por cerca de 400 mil euros, o edifício que albergou, no centro histórico da cidade, as oficinas do falecido empresário Mário Nascimento, com vista a transformá-lo num grande centro destinado à cultura e ao desenvolvimento económico. O objetivo é que diferentes artistas possam vir ali a ter o seu ateliê e que algumas empresas possam trabalhar, a partir de Elvas, para toda a Europa.

Este espaço, garante o presidente da Câmara de Elvas, Rondão Almeida, “é desejado há muito tempo pelos intelectuais da cultura”. “Acho que têm toda a razão quando querem um grande centro para recolher grandes artistas, que poderão deslocar-se para Elvas e ter o seu ateliê disponível 24 sobre 24 horas, assim como algumas empresas que hoje podem trabalhar em Elvas e trabalham para toda a Europa. Vão poder ter aqui a sua zona de trabalho, onde está, evidentemente, o seu guichet de atendimento, onde têm um pequeno quarto e uma pequena copa”, adianta.

O prédio em questão, com “cerca de cinco mil metros quadrados de construção”, fica situado em frente ao Museu de Arqueologia e Etnografia de Elvas (MAEE) António Tomás Pires. “Eram as antigas oficinas do Mário Nascimento e todos os edifícios na sua envolvente, que também eram do Mário Nascimento. Nós adquirimos este talhão, para aí instalar então aquilo que vai ser o grande centro de recolha de cultura e também de desenvolvimento económico dentro das áreas novas de trabalho”, remata o autarca.

Agrupamento de Escolas de Santa Luzia organizou Mercadinho de Natal

A comunidade educativa do Agrupamento de Escolas de Santa Luzia organizou, na passada sexta-feira, 19 de dezembro, o seu Mercadinho de Natal. Um dia especialmente dedicado à celebração da época natalícia, através de iniciativas que reuniram alunos, professores, famílias e convidados num ambiente de grande proximidade e alegria.

A iniciativa contou com a presença do vice-presidente da Câmara Municipal de Elvas, Nuno Mocinha, e do presidente da Junta de Freguesia de Assunção, Ajuda, Salvador e Santo Ildefonso, Amadeu Martins, sublinhando a importância da escola enquanto espaço de encontro e dinamização comunitária.

O programa integrou diversos momentos culturais, com destaque para as recriações alusivas ao Natal, apresentações teatrais e intervenções musicais que animaram o convívio entre os participantes, criando um ambiente festivo e envolvente. A criatividade dos alunos esteve também patente numa mostra dedicada à tradição do presépio, evidenciando o trabalho desenvolvido em contexto escolar.

Ao longo do dia, a música, o convívio e a partilha estiveram no centro da celebração, reforçando valores como a união, a solidariedade e o espírito comunitário, que marcaram de forma especial esta quadra festiva no seio do agrupamento.