Badajoz: Iberocio apresenta-se em edição renovada, estruturada por idades e zonas temáticas

De 26 a 30 de dezembro, os pavilhões da IFEBA, em Badajoz, voltam a ser palco da Iberocio, a Feira Ibérica da Infância e Juventude. Já na sua 35ª edição, o evento, mais que uma feira de lazer, tem vindo a revelar-se um espaço de aprendizagem, de transmissão de valores e de convivência intergeracional.

A Iberocio, assegura Elena Salgado, vereadora no Município de Badajoz, já se consolidou como um dos “principais planos familiares de Natal na Extremadura”. Enfatizando o compromisso da autarquia espanhola em promover um evento seguro e inclusivo, com um conjunto de atividades de lazer e educativas, a vereadora garante que “investir nas crianças e jovens é investir no presente e no futuro”.

Numa edição renovada, “estruturada por idades e zonas temáticas”, a Iberocio, tal como em edições passadas, é uma das várias apostas da programação de Natal, promovida pelo Município de Badajoz. Com espaços dedicados ao desporto e atividades de aventura, no exterior, o certame conta também, desta vez, com uma programação distinta para público infantil, juvenil e familiar. Da programação do evento fazem parte centenas de atividades, entre workshops, jogos e diferentes espetáculos.

Uma das grandes novidades desta 35ª edição é a “Iberocio Manga Zone”, um espaço de mais de 1.200 metros quadrados, dedicado à cultura japonesa, que conta com torneios internacionais, concursos de cosplay e presença de criadores de conteúdo digital.  

Através do espaço “O Mundos dos Sentidos”, o certame reforça o seu compromisso com a inclusão. Para além disso, é feita uma aposta na atividade física e nos hábitos de vida saudáveis, com a celebração do Dia do Desporto na Iberocio, no dia 27, que incluirá atividades desportivas intergeracionais e ações solidárias em prol do Banco de Alimentos de Badajoz.

“Árvore dos Sonhos” da Junta de São João Baptista apoia diferentes instituições de Campo Maior neste Natal

Com vista a apoiar diferentes instituições do concelho de Campo Maior, a Junta de Freguesia de São João Baptista promove, neste Natal, o projeto da “Árvore dos Sonhos”.

O objetivo da iniciativa é concretizar, “dentro das possibilidades” da junta de freguesia, um sonho de quatro instituições: o Centro Comunitário de Ouguela, a Santa Casa da Misericórdia, a CURPI e as Unidades de Apoio Especializado e Ensino Estruturado do Centro Escolar Comendador Rui Nabeiro.

“Cada entidade fez um cartão com o sonho que quer ver realizado e depois foi colocado na árvore. Entretanto, nós iremos, com certeza, realizar esses sonhos”, explica a presidente da junta, Anselmina Caldeirão.

Esta é apenas mais uma forma da Junta de Freguesia de São João Baptista apoiar as instituições locais. “Nós queremos ajudar, obviamente, e vamos estar sempre ao lado de todas as instituições do nosso concelho, assim como das várias associações. Já demos vários apoios desde que entrámos e não ficarão, de facto, nunca de fora”, remata Anselmina Caldeirão.

Feira de Natal de Elvas dançou ao som de temas de Natal

Os alunos das turmas de Desporto da Escola Secundária D. Sancho II de Elvas e o Grupo de Dança do Agrupamento de Escolas Nº3 de Elvas animaram ontem, a Feira de Natal, com temas natalícios.

Dezenas de jovens interpretaram, através da dança, temas de Natal, levando o público presente a dar também um pezinho de dança.

Banda 14 de Janeiro e Coral Públia Hortênsia de Castro em Grande Concerto de Natal na Sé de Elvas

A Banda 14 de Janeiro e o Coral Públia Hortênsia de Castro unem-se, na tarde deste domingo, 21 de dezembro, para um Grande Concerto de Natal na antiga Sé de Elvas.

Sob o mote “Entre Vozes e Instrumentos”, e com início marcado para as 16 horas, de acordo com o maestro da Banda 14 de Janeiro, Jorge Grenho, este concerto, “muito distinto”, que contará com os tradicionais temas natalícios, será apresentado num “registo muito diferente” do habitual. Para este espetáculo, Banda e Coral prepararam “três ou quatro temas individualmente”. “No final fazemos aquilo que é uma apresentação conjunta de quatro ou cinco temas importantes também do nosso Natal, como é o ‘Natal de Elvas’, ‘Campana sobre Campana’ e alguns medleys”, adianta.

Recordando que há cerca de dez anos já tinham feito um concerto idêntico, na altura na Igreja de São Domingos, e que “correu muito bem”, Jorge Grenho não tem dúvidas de que “vai ser um momento muito especial”.“Vai ser um momento muito engraçado e espero que se possam todos juntar a nós, para partilhar aquilo que é o espírito natalício: é o convite que faço a todos”, diz ainda.

Já o maestro do Coral Públia e Hortênsia de Castro, Vasco Almeida, lembra que este concerto foi pensado há cerca de um ano, depois de assistir ao tradicional Concerto de Natal da Banda 14 de Janeiro. “Logo no primeiro momento em que fui assistir a esse concerto pensei que poderíamos fazer essa dupla, já que eu e o Jorge somos amigos”, revela.

“Agora vamos a ver qual será o resultado, mas acreditamos que será um concerto dinâmico, divertido e do agrado de todos. Estão todos convidados e acreditamos que vamos a ter casa cheia. Não esperamos menos desta cidade”, diz ainda Vasco Almeida.

O concerto, integrado na programação do evento “Elvas Cidade Natal”, conta com entrada gratuita.

APPACDM de Elvas apresentou livro “A Fantabulástica Família da Alice Barbuda”

A Equipa de Intervenção Precoce da APPACDM de Elvas apresentou esta quinta-feira, no ginásio da instituição, o livro “A Fantabulástica Família da Alice Barbuda”.

O vereador Sérgio Ventura marcou presença em representação do Município de Elvas.

O livro, conta a história de “uma menina que recebe uma Barbie, mas que se sente naturalmente atraída pelo tablet que também ganhou. Esta escolha não surge como uma crítica, mas como um reflexo do encanto que a tecnologia exerce nas crianças de hoje”.

Com este projeto literário “a equipa dá mais um passo importante na sua missão de apoiar, inspirar e transformar vidas através do conhecimento e da partilha”.

No próximo dia 29 de dezembro, na Fábrica dos Brinquedos, pelas 15h30, decorre a apresentação do livro no âmbito da Feira de Natal, aberta a toda a população.