Município de Monforte reúne comunidade no Mercado Municipal para momentos de festa e convívio

O Mercado Municipal de Monforte acolhe, na tarde desta quinta-feira, 18 de dezembro, uma iniciativa de Natal, em que os sabores e tradições do concelho estarão em grande destaque. O evento, promovido pela Câmara Municipal, a partir das 16 horas, conta, entre outros, com música, gastronomia, artesanato e animação de rua para toda a família.

Segundo o presidente da Câmara, Miguel Rasquinho, com a iniciativa, na qual participam as diferentes associações e entidades do concelho, a autarquia procura “dinamizar um grande convívio entre os monfortenses”. “Nós sempre preconizámos que estas festividades, estas datas, teriam que ser comemoradas devidamente, acima de tudo para que as pessoas convivessem, para trazê-las para a rua, para que conversassem, para que se falassem, para que não estivéssem sempre agarradas à televisão, ao telemóvel ou sentadas no sofá”, assegura o autarca.

O objetivo é levar os monfortenses até ao Mercado Municipal, para, neste evento, todos possam comemorar o Natal: “para fazermos desta uma época festiva, uma época de amizade e uma época de solidariedade”.

Presente no evento estará a equipa do novo canal televisivo “Conta Lá”, para a gravação do programa “O Melhor Natal de Portugal”. “Aquilo que queremos é divulgar esta festa e estas festividades por todo o país. Tivemos aqui esta oportunidade, deste novo canal de televisão, que se quer associar a este evento, enfim, com muitas entrevistas, com muita divulgação do nosso concelho, para podermos dar a imagem que o concelho de Monforte merece”, remata Miguel Rasquinho.

Próximo sorteio do Euromilhões com “jackpot” de 29 milhões de euros

O sorteio de ontem, 16 de dezembro, do Euromilhões, não teve totalistas, sendo que na próxima sexta-feira, dia 19, estará em jogo um “jackpot” de 29 milhões de euros.

Um segundo prémio, de mais de 488 mil euros, saiu no estrangeiro, enquanto o terceiro prémio, de 16.300 euros, contempla um total de sete jogadores, todos eles também fora de Portugal.

Para Portugal vêm dois quartos prémios, no total de 16 atribuídos, de 2.200 euros.

A chave vencedora do sorteio de ontem era composta pelos números 14, 16, 40, 41 e 44 e pelas estrelas 2 e 10.

A informação apresentada não dispensa a consulta dos resultados oficiais no portal dos Jogos Santa Casa.

Concerto de Natal da Banda 1º de Dezembro com participação especial de Olinda Moriano

A Banda 1º de Dezembro apresenta o seu tradicional concerto de Natal, na tarde do próximo domingo, 21 de dezembro, no Mosteiro da Imaculada Conceição, em Campo Maior.

O espetáculo, que conta com a participação especial de Olinda Moriano, servirá para brindar, não só o público, como as monjas do convento, com o espírito de Natal. “Como já fizemos dois concertos, um no Jardim Florido e outro na Santa Casa da Misericórdia, decidimos fazer o nosso próprio evento, também para brindar as irmãs com um concerto de Natal de outra espécie”, começa por dizer o maestro da banda, Francisco Pinto.

Este será um concerto assente “num espírito da reflexão e da paz”, para a recordar, diz o maestro, que há que acabar com a guerra. Do repertório do concerto fazem parte os mais diversos temas clássicos de Natal. O espetáculo inicia-se com “Instant Concert”, de Harol L Walters. Segue-se “Cinema Paradiso”, de Robert Longfied, e Avé Maria, de Franz Schubert, com a voz de Olinda Moriano, que aceitou o desafio lançado pela banda, mesmo fugindo um pouco da sua zona de conforto, dado tratar-se de um tema de canto lírico.

Ao longo do espetáculo serão ainda interpretados “I Will Follow Him”, de Rom Sebregt, “Silent Night”, de James Swanningen, “Happy Christmas”, de John Lennon, “The Name’s Claus… Santa Claus”, de Mark Williamos, “Eine Klein Christmas”, de Mozart, e “Um Grande Natal”, de Margarida Louro. Haverá ainda espaço, no final do concerto, para uma surpresa.

A intenção é que o presépio que, todos os anos, embeleza o mosteiro, venha a ser o pano de fundo da atuação da banda. O início do espetáculo, de acesso livre do público, está marcado, no domingo, para as 16 horas.

Junta de Freguesia de São Vicente e Ventosa promove Jantar de Natal no sábado

A Junta de Freguesia de São Vicente e Ventosa vai realizar o seu tradicional Jantar de Natal no próximo sábado, dia 20 de dezembro, pelas 19h30, no Pavilhão Multiusos da freguesia.

O convite foi dirigido a toda a comunidade, com o objetivo de reunir fregueses, amigos e entidades locais numa noite de convívio, partilha e celebração da época natalícia.

Segundo o presidente da Junta, João Charruadas, esta iniciativa pretende “tornar a quadra ainda mais especial”, reforçando os laços entre os habitantes e valorizando o espírito de união que caracteriza a freguesia.

Este jantar insere-se nas atividades de Natal promovidas pela Junta de Freguesia, que todos os anos procura dinamizar momentos de encontro e celebração junto da população local.

Aparatosa colisão de veículo pesado com ligeiro faz um ferido em Estremoz

A colisão de um veículo pesado de mercadorias com um ligeiro de passageiros, na Estrada Nacional 4, em Estremoz, junto a um dos acessos à A6, resultou, na manhã desta quarta-feira, 17 de dezembro, num ferido.

De acordo com fonte do Comando Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil, a vítima deste acidente, “aparentemente”, apresenta apenas ferimentos ligeiros, sendo que, por volta das 8h45, ainda se encontrava a ser avaliada no local. Trata-se do condutor da viatura ligeira.

O alerta para a ocorrência foi dado às 8h18, sendo que para o local foram mobilizados seis operacionais e três viaturas, entre Bombeiros de Estremoz e GNR.

Uma vez que, após o embate, o pesado ficou atravessado na estrada, o trânsito na N4, no sentido Arraiolos – Estremoz está cortado.

A reportagem em vídeo para ver aqui.

Nuno Franco Pires apresenta a obra “Sombras da Raia – À Véspera de Natal de 1936” no domingo em Elvas

A Praça da República, em Elvas, recebe no próximo domingo, dia 21 de dezembro, às 10h30, a apresentação da obra “Sombras da Raia – À Véspera de Natal de 1936”, da autoria de Nuno Franco Pires, integrada na Rota Literária promovida pelo Município de Elvas.

O livro transporta o leitor para a raia alentejana num contexto marcado pelos acontecimentos históricos da década de 1930, evocando um tempo de fronteira, memória e identidade, num enredo profundamente ligado ao território e à sua vivência social e cultural.

A iniciativa insere-se no projeto Autores de Elvas, reforçando a aposta da autarquia na valorização da criação literária local e na promoção do livro e da leitura junto da comunidade.

Este momento cultural integra ainda a programação da iniciativa “Elvas Cidade Natal”, contribuindo para a dinamização do centro histórico durante a época festiva.

A sessão é de entrada livre e aberta a toda a população.

Município de Campo Maior celebrou o Natal com o espetáculo “A Loja de Brinquedos de Natal”

O Município de Campo Maior proporcionou a todos os alunos do concelho a habitual Festa de Natal, nos dias 15 e 16 de dezembro, no Centro Cultural, com o espetáculo “A Loja de Brinquedos de Natal”.

Durante as cinco sessões, as crianças ficaram encantadas com o conto de Natal, que guarda o maior segredo de uma aldeia onde a neve é negra: uma loja de brinquedos escondida, em que o dono é o Sr. Scrooge, um velho rezingão que não gosta do Natal. No entanto, é dentro desta loja que se trabalha o ano todo para que o Pai Natal possa levar a alegria às crianças de todo o mundo.

O Presidente, Luís Rosinha, desejou, em nome do Município, um Feliz Natal a todos os alunos do concelho e às suas famílias e ofereceu lembranças a cada criança.