
O uso de máscara passa a ser obrigatório para utentes, acompanhantes e profissionais de saúde no Hospital de Elvas, medida implementada com o objetivo de reforçar a proteção da saúde pública e a segurança de todos os que frequentam a instituição, nesta fase de aumento de contágios de gripe.
A administração hospitalar comunicou internamente aos profissionais, mas não divulgou externamente para assim avisar a população para o cumprimento desta norma,
A utilização correta de máscara é fundamental para a prevenção da transmissão de infeções, garantindo um ambiente mais seguro para doentes, visitantes e profissionais.
Portugal registou um aumento de infeções respiratórias graves, sobretudo nos maiores de 65 anos, e excesso de mortalidade na região Norte em pessoas de 75 a 84 anos, revelam dados do Instituto Nacional de Saúde Ricardo Jorge (INSA).
No âmbito do Programa Nacional de Vigilância da Gripe, na época 2025/2026, foram analisados 247 casos de infeção respiratória aguda (IRA), tendo sido detetados 51 (20,6 %) casos de gripe do tipo A, 11 (4,5 %) casos positivos para SARS-CoV-2 e 3 (1,2 %) casos positivos para RSV.
Na semana 49/2025, foram analisados 5 casos de IRA e foram detetados 2 casos positivos para o vírus da gripe. Nãoforam detetados casos positivos para o RSV e SARS-CoV-2.















