O Salão Nobre dos Paços de Concelho de Estremoz acolheu na passada quarta-feira, 10 de dezembro, a quarta edição da Assembleia Jovem, promovida no âmbito da comemoração do 36º aniversário da Convenção sobre os Direitos das Crianças.
Esta atividade foi dinamizada pela Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ) de Estremoz, em parceria com o Município de Estremoz e com a colaboração direta do Agrupamento de Escolas de Estremoz e da Escola Secundária Rainha Santa Isabel de Estremoz.
O Município “parabeniza todos os participantes nesta iniciativa, “fazendo que a mesma fosse um sucesso”.
A representante do Alentejo no concurso Mrs Portugal é a elvense Eva Oliveira que está agora na corrida para alcançar o titulo na final nacional de Miss Queen Portugal e Miss & Mrs Portugal. Depois de vencer a etapa regional, a candidata procura garantir um lugar entre as finalistas através do televoto, que já se encontra aberto ao público.
O processo é simples: cada chamada para o número 760 459 420 corresponde a um voto que pode fazer a diferença na classificação final. A participação popular é, por isso, decisiva para que a representante de Elvas consiga alcançar o titulo na grande final.
O Município de Borba promove este domingo, 14 de dezembro, um conjunto de atividades de Natal.
Do programa do “Natal conVida” fazem parte, a partir das 11 horas, momentos de animação de rua, com a Zuluband. Às 14 horas, o Pavilhão de Eventos da cidade abre portas com diversões para os mais novos: insufláveis, pinturas faciais, balões, tatuagens, pipocas, algodão doce e trono do Pai Natal.
Às 16 horas, a TuneUp Voices apresenta, também no Pavilhão de Eventos, o concerto “Ring Ling – It’s Christimas Time”, com as mais belas canções de Natal.
Haverá ainda oferta de cacau quente e doces natalícios. As entradas são gratuitas.
A festa de Natal dos escalões de formação de “O Elvas” Clube Alentejano de Desportos decorreu ontem, sexta-feira, 12 de dezembro, no Centro de Negócios Transfronteiriço.
Além das tradicionais prendas natalícias e da animação musical a cargo de diversos artistas e grupos, o convívio contou com a apresentação individual e coletiva de todos os futebolistas e equipas técnicas das camadas jovens do emblema “azul e ouro”, desde os Petizea aos Sub 16.
O vereador Hermenegildo Rodrigues, que representou a Câmara Municipal de Elvas nesta festa de Natal de “O Elvas” CAD, enalteceu o trabalho que tem vindo a ser desenvolvido ao longo dos últimos meses pela equipa diretiva liderada por João Pedro Ruas.
O responsável pelo pelouro do Desporto no Município aproveitou ainda o momento para desejar a continuidade do sucesso desportivo à formação do Clube Alentejano de Desportos.
Afonso Abrantes interpreta, este sábado, 13 de dezembro, em Elvas, as “mais belas canções de Natal”.
A iniciativa, organizada pela associação juvenil ARKUS – Associação Juvenil, tem lugar na Feira de Natal, na Praça da República de Elvas, pelas 18 horas.
“Venha desfrutar de um final de tarde com uma excelente voz, na Praça da República, no âmbito do Elvas Cidade Natal”, diz a Câmara Municipal de Elvas.
A iniciativa “Rota das Luzes”, entre Elvas e Badajoz, integrada na programação do evento “Elvas Cidade Natal”, realiza-se este sábado, 13 de dezembro, com o objetivo de dar conhecer a iluminação de Natal da cidade.
O ponto de encontro é em Badajoz, com saída marcada para as 16h30 e chegada pelas 17 horas. O programa contempla visita à Feira de Natal, degustação e fotografias junto à iluminação natalícia.
A organização é do Punishers LE MC Guardião 3, Vulcan Riders Portugal e Moteros de Hoy de Badajoz.
A Sala Públia Hortênsia de Castro da Biblioteca Municipal de Elvas Dra. Elsa Grilo contou com casa cheia ao final da tarde de ontem, sexta-feira, 12 de dezembro, para a atividade didática “Aqui Há Gato”, a cargo de Sofia Vieira, autora do conto homónimo e animadora infanto-juvenil.
A ação, integrada na programação do evento Elvas Cidade Natal, contou maioritariamente com a participação de crianças, mas também de pais e outros familiares.
O Governo marcou para 12 de janeiro de 2026 a realização das eleições indiretas para os cargos de presidente e vice-presidente das Comissões de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR), I. P., de acordo com o Despacho n.º 14805-C/2025, assinado pelo secretário de Estado da Administração Local e Ordenamento do Território, Silvério Rodrigues Regalado, e publicado a 12 de dezembro de 2025.
Segundo o despacho, a eleição do presidente das CCDR terá lugar em reunião das assembleias municipais, que poderão ser convocadas especificamente para o efeito, devendo o ato eleitoral decorrer de forma simultânea e ininterrupta em todo o país. Já a eleição do vice-presidente realizar-se-á no mesmo dia, nas instalações das comunidades intermunicipais e das áreas metropolitanas, igualmente em simultâneo. O processo eleitoral será acompanhado pela Direção-Geral das Autarquias Locais (DGAL), conforme previsto na lei.
O despacho estabelece ainda que, em caso de empate entre as candidaturas mais votadas, será realizado um novo ato eleitoral no dia 15 de janeiro de 2026. Caso não existam candidaturas, por qualquer motivo, para presidente ou vice-presidente, a eleição ficará agendada para 6 de março de 2026, mantendo-se as mesmas regras. O despacho produz efeitos no dia seguinte ao da sua publicação e será também divulgado no site oficial da DGAL.
A Associação Cultural Públia Hortênsia de Castro de Elvas promove, este sábado, 13 de dezembro, o primeiro Encontro Coral do “Natal de Elvas”.
Para este espetáculo, a ter lugar na antiga Sé de Elvas, a partir das 18 horas, o Coral Públia Hortênsia de Castro de Elvas convidou a Sociedade Filarmónica União Agrícola de Pinhal Novo. Com a iniciativa, explica o maestro do coral e presidente da associação, Vasco Almeida, procura-se promover “uma nova atividade cultural”, com o objetivo de conduzir diferentes coros, nesta época do Natal, até Elvas. “Vêm-nos trazer outros cantos, para alguns são desconhecidos”, adianta o responsável, assegurando que, com a iniciativa, também se procura “criar um certo convívio”.
O espetáculo conta com atuações individuais, com Coral Públia Hortênsia de Castro e Sociedade Filarmónica da União Agrícola a unirem-se, no final, para interpretar, em conjunto, o tradicional “Natal de Elvas”. Este será um momento verdadeiramente especial, reunindo cerca de 85 vozes (60 do Pinhal Novo e 25 do Coral Públia Hortênsia de Castro), acompanhadas por 15 músicos de orquestra.
No fim de semana seguinte, no dia 21 (domingo), pelas 16 horas, o Coral Públia Hortênsia de Castro junta-se à Banda 14 de Janeiro, também na Sé de Elvas, para o concerto “Entre Vozes e Instrumentos… O Natal”: “um espetáculo diferente, com momentos alternados entre banda e coro, e depois de forma conjunta cantaremos várias peças de Natal”.
Para além destes dois concertos, os elementos do Coral irão ainda, nos próximos dias 17 e 18 de dezembro, animar, respetivamente, os utentes do Hospital de Santa Luzia e do Centro Humanitário de Elvas da Cruz Vermelha.
Carlos Zorrinho, atual presidente da Câmara Municipal de Évora, garante que a autarquia, agora com o novo executivo que lidera, “nunca será uma fonte de problemas” e que estará “sempre ao lado dos eborenses, das empresas e de quem quiser investir, de uma forma sustentável”, para ajudar a transformar esta numa “grande cidade”.
Dizendo que um dos maiores problemas identificados diz respeito à habitação acessível, o ex-eurodeputado socialista, que destaca, entre outros, que Évora será a Capital Europeia da Cultura em 2027 e o facto de ter a segunda universidade mais antiga do país e com “enorme potencial”, promete um mandato de quatro anos com uma “visão otimista e ambiciosa” para o concelho.
O objetivo, sem nunca deixar para trás os problemas quotidianos das pessoas – ao nível, entre outros, da limpeza, do trânsito e do estacionamento – será sempre “aproveitar as grandes oportunidades que a cidade tem”. “Temos um centro histórico património da UNESCO; vamos ter um novo hospital central que será, do ponto de vista da saúde, uma grande oportunidade; e teremos uma área de expansão em termos económicos no domínio do espaço da aeronáutica, dos dados, que é muito promissora”, acrescenta.
A governar a autarquia de Évora sem maioria absoluta, Zorrinho assegura que é necessário “falar com todos, procurando soluções articuladas”. “Porque se as soluções que encontrarmos forem soluções que mobilizem a maioria dos eborenses, os seus representantes políticos estarão mais à vontade, também para permitirem a resposta política de solução. Aliás, votámos com unanimidade todas as propostas da reunião da Câmara, e na reunião da Assembleia Municipal, a que só assisti, naturalmente, porque é um órgão da estrutura do município diferente, houve um grande consenso na forma como foram distribuídas as suplementações e a forma como ela foi organizada”.
Para além de presidente da Câmara Municipal de Évora, Carlos Zorrinho é também presidente da Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central, eleição que o “honra muito”.
Os alunos do Agrupamento de Escolas Adelaide Cabette, do bairro da Boa-Fé, receberam, na manhã de ontem, sexta-feira, dia 12, no Centro de Negócios Transfronteiriço, as prendas de Natal do Município e da Junta de Freguesia de Caia, São Pedro e Alcáçova.
A anteceder a entrega das ofertas realizou-se um espetáculo de animação, pela associação Gota D’Arte com o Pai Natal e os Elfos.
No final foram entregues os presentes, pelo presidente da Câmara Municipal de Elvas, comendador José Rondão Almeida, vice-presidente Nuno Mocinha e presidente da Junta de Freguesia de Caia, São Pedro e Alcáçova, João Rondão Almeida, que desejaram umas Festas Felizes a toda a comunidade escolar e famílias.
Da parte da tarde foram entregues as prendas ao Semi-Internato de Nossa Senhora da Encarnação, com a presença do vice-presidente do Município, Nuno Mocinha, e do presidente da Junta de Freguesia de Caia, São Pedro e Alcáçova, João Rondão Almeida.
Esta segunda-feira, pelas 10h00, no Centro de Negócios Transfronteiriço, é a vez das crianças do Agrupamento de Escolas de Santa Luzia, de Elvas, receberem as suas prendas de Natal.
Os alunos do pré-escolar e do 1.º Ciclo das Escolas de Borba e da Santa Casa da Misericórdia de Borba tiveram ontem, sexta-feira, dia 12, uma manhã cheia de música, humor e fantasia com o musical “D’Artagnan e as 3 Mosqueteiras” – uma produção vibrante da companhia Rituais dell’Arte.
Entre canções, gargalhadas e personagens inesquecíveis, as crianças foram transportadas para uma história onde a aventura se mistura com valores essenciais como o respeito, a amizade e a igualdade de género.
Esta iniciativa foi promovida pelo Município de Borba em parceria com o Projeto Borba 2i – Integrar e Incluir E9G, proporcionando aos alunos uma experiência cultural que, com certeza, não vão esquecer.
Com vista a um cuidado cada vez mais humanizado dos idosos, a Santa Casa da Misericórdia de Campo Maior, e tendo em conta o seu serviço de gerontologia, tem vindo a desenvolver um novo modelo de intervenção.
De acordo com Rosália Guerra, uma das responsáveis da instituição, este modelo de intervenção é centrado, não só nos utentes, mas também nos profissionais e até nos familiares dos idosos. “Sentimos necessidade de criar este modelo de intervenção, que é centrado na pessoa e esta pessoa somos todos nós: são os profissionais, são os utentes, são os nossos residentes de lar, são as famílias, são os voluntários e também os dirigentes da nossa casa. Isto porque, atendendo a que trabalhamos de pessoas para pessoas, sentimos que é necessário pôr em comum uma série de métodos de trabalho, procedimentos, condutas, linguagens que possam, todas elas, caminhar para um cuidado humanizado”, começa por explicar.
“Claro que quem cuida, o próprio sentido da palavra já tem implícito um cuidado humanizado, como é óbvio, mas às vezes é preciso pôr em comum, é preciso parar e pensar qual é o rumo das nossas tarefas, sobretudo num quadro de trabalho institucional, que é muito cansativo, que tem muitas responsabilidades”, acrescenta Rosália Guerra.
Este modelo de intervenção é “um documento aberto”, que vai sendo trabalhado e adaptado, ao longo do tempo, pela equipa técnica da Santa Casa, para que se alcance o objetivo desse cuidado humanizado e centrado na pessoa. “O que queremos é que a nossa instituição se aproxime, realmente, do modelo de uma casa onde todos se sentem reconhecidos, respeitados e dignificados”, esclarece a responsável.
Através de uma “série de protocolos de intervenção”, com este modelo de intervenção, a instituição procura dirigir, sobretudo, os profissionais, para “aquilo que é o essencial na relação entre pessoas, no que diz respeito à relação direta com os beneficiários, mas também entre colegas”.
A primeira versão do modelo de intervenção foi criada e apresentada aos profissionais de gerontologia da Santa Casa em outubro. “Seguiu-se um momento de capacitação no interior da equipa técnica, justamente para criar aqui esta narrativa comum sobre aquilo que se pretende fazer neste cuidado centrado. Depois também beneficiámos de um momento formativo, com uma formadora externa, que nos veio falar do que é isto do cuidado centrado na pessoa, dos cuidados humanizados e dos cuidados que, acima de tudo, procuram o bem-estar de todos. Foi uma jornada de trabalho muito interessante, que ocorreu dia 18 de novembro, e que nos fez, no fundo, situar no caminho que estamos a percorrer”, revela Rosália Guerra.
Depois desta formação, em novembro, mais atividades irão ser promovidas para a capitação dos profissionais e voluntários.
Este modelo de intervenção será alvo de uma avaliação periódica.
A Junta de Freguesia de São Vicente e Ventosa promove este domingo, 14 de dezembro, mais uma edição do seu já tradicional Bazar de Natal.
A ter lugar no salão da Junta de Freguesia, entre as 9 as 19 horas, o evento reúne, de acordo com o presidente, João Charruadas, um total de 18 expositores, que terão disponíveis para venda, sobretudo, artigos de artesanato e doçaria.
Com o evento, que vem sendo realizado “há já vários anos”, a Junta de Freguesia procura dar oportunidade àqueles que dedicam os seus tempos livres aos trabalhos manuais e aos doces, ao mesmo tempo que permite ao público, que visita o certame, de adquirir algumas lembranças e prendas de Natal.
Este bazar, que acaba por ser quase uma expansão, “em ponto pequeno”, da Mostra de Doçaria e Artesanato, que a Junta de Freguesia promove, anualmente, no final de maio, tem vindo a revelar-se, acima de tudo, um “momento de convívio” entre as artesãs.
No evento participam não só expositores da freguesia, de Elvas, como de fora do concelho. “Estes 18 expositores são praticamente uma família”, remata João Charruadas.