Aquaelvas repara abatimento em passeio na Avenida da Piedade no decorrer da próxima semana

A Aquaelvas informa que irá proceder à reparação de um passeio, após um abatimento, na Avenida da Piedade, em Elvas, entre os próximos dias 15 e 19 de dezembro.

O abatimento em causa, que se “encontra em frente a um prédio de habitação”, adianta a empresa, será só reparado na próxima semana por “motivos operacionais e de logística”.

A Aquaelvas “agradece a compreensão e a colaboração de todos”.

Amizade e paixão em comum de Nuno Romão Mestre e Duarte Rego dão origem a livro sobre pesca ao achigã

Foi lançado, no passado mês de novembro, no mercado nacional e brasileiro, o “Livro sobre a Pesca ao Achigã”, da autoria de Nuno Romão Mestre e Duarte Rego.

Professor de 1º Ciclo, autor de duas obras infantojuvenis e natural de São Miguel de Machede, em Évora, Nuno Romão Mestre revela que foi pela falta de obras sobre o tema que, em conjunto com o seu amigo de longa data e apaixonado, tal como ele, por pesca, que decidiram avançar com a ideia de escrever este livro há mais de um ano. “Em outubro de 2024, juntei-me com o Duarte e decidimos escrever este livro, porque qualquer pessoa que pesquisar no Google um livro sobre pesca ao achigã vai perceber que não existem muitos no mercado”, começa por explicar.

Agora, a obra destes dois amigos dedicada a um dos peixes de água doce mais emblemáticos e desafiantes para os pescadores, surge logo “nos lugares cimeiros do Google”. “O nosso é o primeiro que aparece nas pesquisas. Não fizemos publicidade nenhuma e as vendas dispararam, tanto aqui em Portugal, como no Brasil”, assegura Nuno Romão Mestre.

Por outro lado, o autor recorda que desde criança acompanhava os pais nas idas à pesca. Mais tarde, era com Duarte Rego e outros amigos que o fazia, sendo o coautor deste livro praticante de pesca desportiva, já com alguns títulos conquistados. “O Duarte destacou-se no mundo da pesca, porque pratica pesca desportiva de competição. Já foi vencedor da Taça de Portugal, entre outros grandes prémios que já alcançou, tanto em Portugal como em Espanha.

Na hora de escrever a obra, a prática da escrita de Nuno aliou-se aos conhecimentos de Duarte. “Como já lancei dois livros, tenho mais facilidade em escrever que o Duarte, que ficou com a revisão científica. Eu dei-lhe os tópicos, criei os capítulos e perguntei o que é que ele achava”, relata.

A verdade é que deste trabalho, depois de muita pesquisa por parte de Nuno, saiu um livro destinado, não só a iniciativas, como a profissionais da área. “Não é por ser nosso, mas comparando-o com outros livros, que todos têm o seu mérito, o nosso distingue-se por ser do iniciante ao profissional. Qualquer pessoa iniciante consegue perceber, através das nossas palavras e dos nossos capítulos, tudo aquilo que existe no mundo da pesca desportiva ou lúdica”, garante Nuno Romão Mestre.

Dizendo que, até ao momento, têm recebido um “bom feedback”, até de pescadores profissionais, o escritor revela que há até quem refira que a obra “mais que um livro, é um manual técnico sobre tudo o que a pesca ao achigã representa”.

Ao longo dos vários capítulos deste livro, os autores partilham técnicas, experiências, curiosidades e histórias, proporcionando um olhar aprofundado e apaixonado sobre esta modalidade de pesca desportiva.

Quem quiser adquirir um exemplar da obra, editada pela Quatro Linhas, poderá fazê-lo a partir do website de Nuno Romão Mestre, da FNAC, Bertrand ou da Wook.

Greve encerra Secundária e Centro Escolar de Campo Maior

O Agrupamento de Escolas de Campo Maior está esta quinta-feira, 11 de dezembro, sem atividade letiva, devido à greve geral.

De acordo com o diretor do agrupamento, Jaime Carmona, o número de assistentes operacionais que aderiram à greve, a par de alguns professores – “poucos” -, não permitiu que os estabelecimentos de ensino abrissem esta manhã.

Ainda assim, Jaime Carmona refere que, tendo em conta os turnos de funcionamento da Escola Secundária, esta poderá ainda abrir durante a tarde.

Alunos sem aulas em Vila Boim, Terrugem e Barbacena em dia de greve geral

A greve geral desta quinta-feira, 11 de dezembro, afetou três de seis escolas do Agrupamento D. Sancho II de Elvas.

Segundo a diretora do agrupamento, Fátima Pinto, estão hoje encerradas as escolas das freguesias de Barbacena, Terrugem e Vila Boim.

Por outro lado, estão a funcionar normalmente os estabelecimentos escolares de Santa Eulália e São Vicente, assim como a Escola Secundária D. Sancho II.

Elvas: greve geral encerra três escolas do Agrupamento Adelaide Cabette

No Agrupamento de Escolas Adelaide Cabette, em Elvas, são várias as escolas que, devido à greve geral desta quinta-feira, 11 de dezembro, se encontram de portas encerradas.

Segundo informação avançado à Rádio ELVAS pela diretora do agrupamento, Paula Rondão, para além da escola sede (Ciclo da Boa-Fé), também a EB1 da Boa-Fé e a EB1 de Alcáçova estão hoje encerradas.

A funcionar, por outro lado, estão o Jardim de Infância da Boa-Fé,o Jardim de Infância de Alcáçova e a EB1 e Jardim de Infância da Raposeira.

EB1 de Santa Luzia sem atividade letiva devido à greve geral

A greve geral desta quinta-feira, 11 de dezembro, deixou a Escola de 1º Ciclo (EB1) de Santa Luzia, em Elvas, sem atividade letiva.

Por mais que a escola não esteja encerrada, de acordo com a diretora do Agrupamento de Escolas de Santa Luzia, Brígida Gonçalves, o número de funcionários e professores que estão ao serviço e que não aderiram à greve não é suficiente para assegurar o normal funcionamento do estabelecimento de ensino.

Todas as restantes escolas do Agrupamento de Santa Luzia estão a trabalhar em pleno, com ausências “pontuais” de professores ou funcionários.

Campo Maior procura “talentos de outro mundo” com concurso no “Jardim de Natal”

No âmbito do evento “Jardim de Natal”, que a Câmara Municipal e Associação de Empresários e Jovens Empreendedores de Campo Maior estão a promover até 4 de janeiro na vila, a Praça da República será palco, nos próximos dias 19 e 26 de dezembro, de um concurso de talentos.

Em jogo estão prémios monetários de 150 e 50 euros, para além um voucher a usar na CUT (hairstyle for man), para os três primeiros classificados.

Na expectativa que sejam, sobretudo, os cantores a terem aqui um maior destaque, o presidente da Câmara Municipal de Campo Maior, Luís Rosinha, revela que o concurso é aberto a todo o tipo de talentos. “Parece-me a mim que há aqui maior margem naquilo que são os novos talentos no mundo da música, mas eu acho que isto é uma perfeita abertura para tudo aquilo que sejam talentos, por assim dizer. Talvez passando pela dança, ou até por alguém que possa eventualmente concorrer do ponto de vista do stand-up”, refere.

“Quem sabe se este ‘Jardim de Natal’ não nos vai trazer aqui algum novo talento campomaiorense que possa vingar, através de uma oportunidade de uma associação comercial, e patrocinado por duas empresas campomaiorenses (Origem e CUT)”, diz ainda o autarca.

O concurso de talentos, tanto no dia 19, como no dia 26, tem início às 19 horas. Os interessados em participar devem fazer a sua inscrição, preenchendo o formulário disponível para o efeito através do QR Code que se encontra no cartaz do evento ou na página de Facebook da Associação de Empresários e Jovens Empreendedores de Campo Maior.

“O Elvas”: “família” da formação “azul e ouro” reunida em festa de Natal esta sexta-feira no CNT

“O Elvas” Clube Alentejano de Desportos reúne a família da formação “azul e ouro”, esta sexta-feira, 12 de dezembro, na sua festa de Natal, a ter lugar, a partir das 18 horas, no Centro de Negócios Transfronteiriço (CNT) da cidade.

Desta vez, a preocupação da direção, tal como explica o vice-presidente, Manuel Belmiro, foi a de preparar uma festa mais “dinâmica”. “Vamos fazer, este ano, o evento de forma diferente, para que, entre os nossos atletas e familiares, consigamos proporcionar uma festa um bocadinho mais dinâmica do que tem acontecido nos últimos anos. Vamos tentar dar um carinho especial aos nossos pequenos atletas, ao staff e aos nossos treinadores que, diariamente, ajudam os jogadores no seu desenvolvimento”, começa por dizer o responsável.

A festa, aberta a toda a comunidade, será animada por diversos artistas elvenses, contará com “muitas surpresas”, degustação gastronómica e a apresentação de todos os atletas, técnicos e elementos do staff. “Vamos ter muita animação, muitos artistas elvenses que nos querem ajudar também nesta iniciativa e vamos fazer a apresentação de todos os atletas, desde os mais pequenos, dos petizes, até às nossas equipas de sub-16, escalão por escalão, atleta por atleta. Vamos fazer a apresentação, novamente, de todos os atletas, staff e de toda a gente que trabalha diariamente no clube”, refere Manuel Belmiro.

Sendo esta uma festa aberta a toda a comunidade, que se prolongará para lá das 22 horas, a direção de “O Elvas” gostava de contar com a presença do maior número possível de pessoas.

Atualmente com cerca de 195 atletas, a perspetiva do clube é que a sua formação possa vir a contar ainda com mais jovens futebolistas, a partir da próxima temporada. É nesse sentido que o evento também se realiza de portas abertas a todos quantos se queiram associar. “A fasquia ficou um bocadinho elevada este ano, porque tivemos muito mais inscrições, mas esperamos ter ainda mais atletas a ingressar n’ O Elvas CAD”, remata Manuel Belmiro.