Os alunos do pré-escolar do Centro de Talentos Alice Nabeiro (CTAN) participaram, no dia 10 de dezembro, na VIII edição do Festival dos Grous, promovido pelo GEDA – Grupo de Ecologia e Desportos de Aventura. A iniciativa proporcionou uma manhã cheia de descobertas, começando por um percurso sensorial na área envolvente ao Centro Ambiental do Xévora, onde as crianças observaram diferentes ecossistemas e espécies, exploraram um sobreiro centenário, um charco, um olival e um bosque mediterrânico, numa experiência estimulante para os sentidos.
Com Ouguela em pano de fundo e ao ar livre, a atividade transformou-se numa verdadeira aula, reforçando práticas educativas inovadoras desenvolvidas em parceria com o GEDA. No interior do Centro Ambiental, os mais novos tiveram ainda contacto com modelos 3D do grou-comum e da abetarda, visitaram uma exposição fotográfica do jovem Alexandre Florentino e participaram num atelier de utilização de binóculos e telescópios.
No total, 50 crianças, acompanhadas por educadoras, professores e auxiliares, integraram esta jornada que se insere no Plano Eco-Escolas 2025/2026 do CTAN, nos domínios da biodiversidade, ação climática, cidadania e no plano do Clube CLIC – Ciência Viva na Escola.
O fim de semana de 6 e 7 de dezembro foi particularmente positivo para os atletas da AD Ialbax, que competiram dentro e fora do país e regressaram com excelentes resultados. No dia 6, Eduardo Lagareiro e António Matela representaram o clube na 12.ª Carrera Popular “Productos de Lobón”, em Badajoz, onde Lagareiro alcançou o 3.º lugar no escalão Master E, destacando a presença além-fronteiras.
Já no domingo, durante o VII Trail de Elvas – Património Mundial, a AD Ialbax brilhou em várias frentes, não só pela forte participação dos atletas como também pela organização do evento.
No Mini Trail, Martim Pão Finto foi 3.º da geral e 1.º Júnior, enquanto Manuel Rodrigues alcançou o 5.º lugar da geral e venceu o escalão M50. No Trail Curto, Luís Velez sagrou-se 1.º Júnior e Melhor Elvense Masculino, Pedro Afonso foi 3.º em M35 e Vanda Rosa Nanques conquistou o 3.º lugar da geral feminina, 1.º em F45 e o prémio de Melhor Elvense Feminina.
Com prestações de grande nível, a AD Ialbax garantiu ainda o 1.º lugar coletivo, resultado para o qual contribuíram também os atletas Ana Santos, Sérgio Cacheirinha, Bernardo Dias, Eufrates Daniel Zerpa, Cristina Canário e Manuel Mexia.
A greve geral desta quinta-feira, 11 de dezembro de 2025, está a ter uma forte expressão no distrito de Portalegre, com inúmeras escolas encerradas e elevados níveis de adesão, de acordo com o Sindicato dos Professores da Zona Sul (SPZS) — que tem delegação em Portalegre e representa docentes no Alentejo e no Algarve —, filiado na Confederação Geral dos Trabalhadores Portugueses – Intersindical Nacional (CGTP-IN).
A paralisação evidencia o descontentamento de docentes, investigadores e restantes trabalhadores, que rejeitam o pacote laboral apresentado pelo Governo, considerando que fragiliza direitos, aprofunda desigualdades e favorece interesses económicos em detrimento das condições laborais no setor público e privado, alega o referido sindicato.
Segundo os sindicatos, as propostas em cima da mesa representam um retrocesso “civilizacional”, aproximando Portugal de práticas laborais do século XIX. Entre as medidas mais contestadas estão as que, segundo os trabalhadores, aumentam a precariedade, diminuem a proteção face aos empregadores e desvalorizam as condições de trabalho, sem consideração social.
Escolas encerradas no distrito de Portalegre (lista em atualização – 17h00), de acordo com o Sindicato:
O Município de Vila Viçosa, em colaboração com a Confederação Nacional de Caçadores, a Federação de Caçadores do Alentejo e o Clube de Caça e Pesca de Bencatel, promoveu entre 1 e 7 de dezembro a Semana da Caça – Festival Gastronómico, uma iniciativa que juntou gastronomia, atividade cinegética e valorização do património local. A caça, profundamente enraizada na identidade cultural e natural do concelho, foi o ponto de partida para uma programação que destacou os sabores tradicionais e a importância da gestão sustentável dos recursos naturais.
Ao longo da semana, realizou-se uma montaria e uma Prova de São Huberto, que reuniram numerosos caçadores provenientes de vários pontos do país, reforçando o espírito de convívio e a partilha de tradições. A autarquia agradeceu a presença de todos os participantes, sublinhando que iniciativas como esta contribuem para promover a natureza, a gastronomia e a atividade cinegética no território de Vila Viçosa.
O Município de Borba promove este domingo, 14 de dezembro, um conjunto de atividades de Natal.
Do programa do “Natal conVida” fazem parte, a partir das 11 horas, momentos de animação de rua, com a Zuluband. Às 14 horas, o Pavilhão de Eventos da cidade abre portas com diversões para os mais novos: insufláveis, pinturas faciais, balões, tatuagens, pipocas, algodão doce e trono do Pai Natal.
Às 16 horas, a TuneUp Voices apresenta, também no Pavilhão de Eventos, o concerto “Ring Ling – It’s Christimas Time”, com as mais belas canções de Natal.
Haverá ainda oferta de cacau quente e doces natalícios. As entradas são gratuitas.
Este sábado, dia 13 de dezembro, pelas 17 horas, o Largo D. João IV, em Vila Viçosa, será palco da inauguração oficial do Mercadinho de Natal 2025. A cerimónia contará com a presença do presidente da Câmara Municipal, Inácio Esperança, que terá também a honra de apresentar a nova Carrinha Itinerante da Cultura DST, uma iniciativa que visa promover o acesso à cultura em todo o concelho.
O evento insere-se na programação natalícia do município e pretende dinamizar o centro histórico com atividades culturais, comércio local e espírito festivo. A Carrinha Itinerante da Cultura DST reforça o compromisso da autarquia com a descentralização cultural, levando espetáculos, oficinas e exposições às freguesias.
A iniciativa conta com o apoio de diversos parceiros, entre os quais se destacam 5G.RURAL, ZET, dstgroup, dsttelecom, NOS, Fundação Bracara Augusta e innovationpoint.
O Município e o Agrupamento de Escolas de Campo Maior, representados, respetivamente, pelo presidente Luís Rosinha e pelo diretor Jaime Carmona, assinaram na passada terça-feira, dia 9 de dezembro, um protocolo de colaboração administrativa e financeira de apoio a visitas de estudo.
Segundo o protocolo, o Município vai apoiar o Agrupamento nas despesas inerentes a visitas de estudo com dez euros por aluno do ensino regular, num total de 1.068 alunos.
Os alunos do ensino profissional não se incluem no protocolo, uma vez que são financiados na totalidade por fundos comunitários.
Devido à previsão de condições meteorológicas adversas, as atividades previstas para hoje e amanhã, dias 11 e 12 de dezembro na Praça da República de Campo Maior, no âmbito da iniciativa “Jardim de Natal”, foram canceladas, informa a Câmara Municipal.
Assim sendo, a programação do evento é retomada no sábado, dia 13, com o “Natal dos Pequeninos”, no Jardim Municipal, onde, a partir das 10 horas, os mais novos poderão divertir-se com jogos gigantes, insufláveis, hora da neve e oficina de Natal.
A partir das 16 horas, na Praça da República, realiza-se a iniciativa “O Pai Natal Está a Ouvir”. Segue-se a I São Silvestre de Campo Maior, a partir das 17 horas, com saída da Praça Multimodal.
A noite de sábado será animada, na Praça da República, com uma atuação da Banda 1º de Dezembro, às 21 horas, e com Hell DJ, a partir das 23h30.
Naquela que é a uma parceria que se mantém há vários anos, a colaboração entre a Academia Ténis e Padel de Portalegre e o Município de Arronches tem permitido atrair muitos tenistas não só da região, como oriundos de várias zonas do país, aos courts da vila, através da realização de diversos torneios.
Tal voltou a acontecer durante os passados dias 6 e 7 de dezembro, tendo-se ali disputado o Torneio ATP Arronches, destinado a atletas masculinos do escalão +35. À grande final, chegaram Miguel Abreu, do Clube Escola de Ténis de Elvas e Luís Fernandes, tenista natural de Arronches, a competir pelo Centro de Ténis e Padel de Faro. A vitória acabou por sorrir ao primeiro, fixando-se o resultado final em 2-0, com os parciais de 6-0 e 6-2.
Na entrega dos prémios, na qual estiveram o dirigente da Academia Ténis e Padel de Portalegre, Filipe Tavares e o presidente do Município de Arronches, João Crespo, acompanhado pela técnica de Desporto da autarquia, Carla Dias, os representantes das instituições, depois de felicitarem os atletas pela sua excelente prestação, saudaram a estreita relação existente entre a associação e a Câmara Municipal, manifestando total disponibilidade para dar continuidade à parceria.
O Mercado Municipal de Arronches voltou a ser ponto de encontro para centenas de visitantes durante mais uma edição do Mercadinho de Natal, que decorreu de 6 a 8 de dezembro e voltou a confirmar o sucesso desta aposta da autarquia. A forte afluência de público foi evidente desde a manhã de sábado, quando as bancas abriram e os expositores começaram de imediato a receber os primeiros clientes, num movimento que se prolongou ao longo de todo o fim de semana e reforçou a pertinência da inclusão do evento no calendário anual de festividades do concelho.
Para além das compras natalícias, os visitantes puderam desfrutar de um vasto programa de animação, que trouxe ao palco do recinto grupos como o Grupo de Flamenco La Codosera y Alburquerque de Ángel y Carmen, o Grupo Verde Maio, a Orquestra de Harmónicas de Ponte de Sor, o Recre’Arte – Centro Recreativo de Esperança, a Universidade Sénior Santa Clara e a Academia Sénior de Arronches, numa mostra de talento muito aplaudida. A festa contou ainda com atuações de magia pelo ilusionista Luís Silva, bem como a visita do Pai Natal, que encantou os mais novos, especialmente fascinados pelo insuflável, carrossel e pista de gelo instalados junto ao mercado.
A tomada de posse dos membros do Conselho Municipal de Segurança de Vila Viçosa teve lugar, no passado dia 3 de dezembro, no decorrer de uma reunião de Câmara, no Salão Nobre dos Paços do Concelho.
O Conselho Municipal de Segurança é composto pelo presidente da Câmara Municipal e das Juntas de Freguesia, por representantes da Proteção Civil e das forças de segurança do concelho; de organismos ligados à saúde, à justiça, à segurança social, à cultura e desporto, ao sistema educativo e às estruturas integrantes da rede nacional de apoio às vítimas de violência doméstica, entidades representativas do setor económico e de instituições de solidariedade social.
O Conselho Municipal de Segurança é uma entidade de âmbito municipal com funções de natureza consultiva, de articulação, coordenação, informação e cooperação, cujos objetivos, composição e funcionamento são regulados pela Lei n.º 33/98, de 18 de julho, que procura congregar representantes dos mais diversos setores da comunidade.
Os objetivos Conselho Municipal de Segurança são os seguintes: contribuir para o aprofundamento do conhecimento da situação de segurança, através da consulta entre todas as entidades que o constituem; formular propostas de solução para os problemas de marginalidade e segurança dos cidadãos e participar em ações de prevenção; a discussão sobre medidas de combate à criminalidade e à exclusão social do Município de Vila Viçosa; aprovar pareceres e solicitações a remeter as entidades que se considere oportunos e diretamente relacionados com as questões de segurança e inserção social; proceder à avaliação dos dados relativos ao crime de violência doméstica, tendo em conta os diversos instrumentos nacionais para o seu combate, designadamente os Planos Nacionais de Prevenção e Combate à Violência Doméstica e de Género; e apresentar propostas de ações para a prevenção e diminuição deste crime.
Após a tomada de posse, realizou-se a primeira Reunião do Conselho Municipal de Segurança.
A iniciativa de literacia mediática “Pinóquio na Escola”, apoiada pela Representação da Comissão Europeia em Portugal, regressa para a sua segunda edição, com o objetivo de promover o pensamento crítico e capacitar as novas gerações para identificar e combater a desinformação num mundo cada vez mais polarizado. Desenvolvida pelo Polígrafo em parceria com a Fundação Calouste Gulbenkian, a iniciativa alarga agora a sua ação aos alunos do 3.º ciclo de escolaridade.
Nesta segunda edição, o projeto volta a lançar um concurso nacional e a percorrer o país, até junho, com um roadshow educativo. Nestas sessões são partilhadas ferramentas e materiais pedagógicos que ajudam a desenvolver um olhar mais crítico sobre a informação, em especial a que circula nas redes sociais.
O concurso realiza-se em duas fases e terá curadoria e acompanhamento mais aprofundado da equipa do Polígrafo, de modo a apoiar de forma mais próxima alunos e professores ao longo do processo. O concurso desafia estudantes do 3.º ciclo e do ensino secundário a criar conteúdos originais, em qualquer formato, que desmontem narrativas enganosas que circulam, ou circularam, no espaço público europeu.
Entre as novidades desta edição, destaca-se a criação de uma rede de professores embaixadores do “Pinóquio na Escola”. Com esta iniciativa, pretende-se garantir que o impacto do projeto se prolongue no tempo e permaneça nas escolas de forma orgânica, chegando também a futuras gerações de alunos.
Tudo para saber sobre o assunto na edição desta semana do programa “Espaço Europa”, com Ana Pereira, do Europe Direct Alto Alentejo. Para ouvir no podcast abaixo:
Os Serviços Educativos da Câmara Municipal de Elvas vão realizar uma sessão de contos, na próximo sexta-feira, dia 12 de dezembro, pelas 18 horas, na Biblioteca Municipal de Elvas Dra. Elsa Grilo, sob o mote “Aqui há Gato – Histórias de Sonhos”.
A iniciativa irá dar a conhecer vários contos, com histórias divertidas para as crianças.
Para participar, os interessados deverão inscrever-se através do email biblioteca@cm-elvas.pt, na Biblioteca Municipal de Elvas ou pelo telefone 268 009 660.
A Aquaelvas informa que irá proceder à reparação de um passeio, após um abatimento, na Avenida da Piedade, em Elvas, entre os próximos dias 15 e 19 de dezembro.
O abatimento em causa, que se “encontra em frente a um prédio de habitação”, adianta a empresa, será só reparado na próxima semana por “motivos operacionais e de logística”.
A Aquaelvas “agradece a compreensão e a colaboração de todos”.
Foi lançado, no passado mês de novembro, no mercado nacional e brasileiro, o “Livro sobre a Pesca ao Achigã”, da autoria de Nuno Romão Mestre e Duarte Rego.
Professor de 1º Ciclo, autor de duas obras infantojuvenis e natural de São Miguel de Machede, em Évora, Nuno Romão Mestre revela que foi pela falta de obras sobre o tema que, em conjunto com o seu amigo de longa data e apaixonado, tal como ele, por pesca, que decidiram avançar com a ideia de escrever este livro há mais de um ano. “Em outubro de 2024, juntei-me com o Duarte e decidimos escrever este livro, porque qualquer pessoa que pesquisar no Google um livro sobre pesca ao achigã vai perceber que não existem muitos no mercado”, começa por explicar.
Agora, a obra destes dois amigos dedicada a um dos peixes de água doce mais emblemáticos e desafiantes para os pescadores, surge logo “nos lugares cimeiros do Google”. “O nosso é o primeiro que aparece nas pesquisas. Não fizemos publicidade nenhuma e as vendas dispararam, tanto aqui em Portugal, como no Brasil”, assegura Nuno Romão Mestre.
Por outro lado, o autor recorda que desde criança acompanhava os pais nas idas à pesca. Mais tarde, era com Duarte Rego e outros amigos que o fazia, sendo o coautor deste livro praticante de pesca desportiva, já com alguns títulos conquistados. “O Duarte destacou-se no mundo da pesca, porque pratica pesca desportiva de competição. Já foi vencedor da Taça de Portugal, entre outros grandes prémios que já alcançou, tanto em Portugal como em Espanha.
Na hora de escrever a obra, a prática da escrita de Nuno aliou-se aos conhecimentos de Duarte. “Como já lancei dois livros, tenho mais facilidade em escrever que o Duarte, que ficou com a revisão científica. Eu dei-lhe os tópicos, criei os capítulos e perguntei o que é que ele achava”, relata.
A verdade é que deste trabalho, depois de muita pesquisa por parte de Nuno, saiu um livro destinado, não só a iniciativas, como a profissionais da área. “Não é por ser nosso, mas comparando-o com outros livros, que todos têm o seu mérito, o nosso distingue-se por ser do iniciante ao profissional. Qualquer pessoa iniciante consegue perceber, através das nossas palavras e dos nossos capítulos, tudo aquilo que existe no mundo da pesca desportiva ou lúdica”, garante Nuno Romão Mestre.
Dizendo que, até ao momento, têm recebido um “bom feedback”, até de pescadores profissionais, o escritor revela que há até quem refira que a obra “mais que um livro, é um manual técnico sobre tudo o que a pesca ao achigã representa”.
Ao longo dos vários capítulos deste livro, os autores partilham técnicas, experiências, curiosidades e histórias, proporcionando um olhar aprofundado e apaixonado sobre esta modalidade de pesca desportiva.
Quem quiser adquirir um exemplar da obra, editada pela Quatro Linhas, poderá fazê-lo a partir do website de Nuno Romão Mestre, da FNAC, Bertrand ou da Wook.
O Agrupamento de Escolas de Campo Maior está esta quinta-feira, 11 de dezembro, sem atividade letiva, devido à greve geral.
De acordo com o diretor do agrupamento, Jaime Carmona, o número de assistentes operacionais que aderiram à greve, a par de alguns professores – “poucos” -, não permitiu que os estabelecimentos de ensino abrissem esta manhã.
Ainda assim, Jaime Carmona refere que, tendo em conta os turnos de funcionamento da Escola Secundária, esta poderá ainda abrir durante a tarde.
A greve geral desta quinta-feira, 11 de dezembro, afetou três de seis escolas do Agrupamento D. Sancho II de Elvas.
Segundo a diretora do agrupamento, Fátima Pinto, estão hoje encerradas as escolas das freguesias de Barbacena, Terrugem e Vila Boim.
Por outro lado, estão a funcionar normalmente os estabelecimentos escolares de Santa Eulália e São Vicente, assim como a Escola Secundária D. Sancho II.
No Agrupamento de Escolas Adelaide Cabette, em Elvas, são várias as escolas que, devido à greve geral desta quinta-feira, 11 de dezembro, se encontram de portas encerradas.
Segundo informação avançado à Rádio ELVAS pela diretora do agrupamento, Paula Rondão, para além da escola sede (Ciclo da Boa-Fé), também a EB1 da Boa-Fé e a EB1 de Alcáçova estão hoje encerradas.
A funcionar, por outro lado, estão o Jardim de Infância da Boa-Fé,o Jardim de Infância de Alcáçova e a EB1 e Jardim de Infância da Raposeira.
A greve geral desta quinta-feira, 11 de dezembro, deixou a Escola de 1º Ciclo (EB1) de Santa Luzia, em Elvas, sem atividade letiva.
Por mais que a escola não esteja encerrada, de acordo com a diretora do Agrupamento de Escolas de Santa Luzia, Brígida Gonçalves, o número de funcionários e professores que estão ao serviço e que não aderiram à greve não é suficiente para assegurar o normal funcionamento do estabelecimento de ensino.
Todas as restantes escolas do Agrupamento de Santa Luzia estão a trabalhar em pleno, com ausências “pontuais” de professores ou funcionários.
No âmbito do evento “Jardim de Natal”, que a Câmara Municipal e Associação de Empresários e Jovens Empreendedores de Campo Maior estão a promover até 4 de janeiro na vila, a Praça da República será palco, nos próximos dias 19 e 26 de dezembro, de um concurso de talentos.
Em jogo estão prémios monetários de 150 e 50 euros, para além um voucher a usar na CUT (hairstyle for man), para os três primeiros classificados.
Na expectativa que sejam, sobretudo, os cantores a terem aqui um maior destaque, o presidente da Câmara Municipal de Campo Maior, Luís Rosinha, revela que o concurso é aberto a todo o tipo de talentos. “Parece-me a mim que há aqui maior margem naquilo que são os novos talentos no mundo da música, mas eu acho que isto é uma perfeita abertura para tudo aquilo que sejam talentos, por assim dizer. Talvez passando pela dança, ou até por alguém que possa eventualmente concorrer do ponto de vista do stand-up”, refere.
“Quem sabe se este ‘Jardim de Natal’ não nos vai trazer aqui algum novo talento campomaiorense que possa vingar, através de uma oportunidade de uma associação comercial, e patrocinado por duas empresas campomaiorenses (Origem e CUT)”, diz ainda o autarca.
O concurso de talentos, tanto no dia 19, como no dia 26, tem início às 19 horas. Os interessados em participar devem fazer a sua inscrição, preenchendo o formulário disponível para o efeito através do QR Code que se encontra no cartaz do evento ou na página de Facebook da Associação de Empresários e Jovens Empreendedores de Campo Maior.
“O Elvas” Clube Alentejano de Desportos reúne a família da formação “azul e ouro”, esta sexta-feira, 12 de dezembro, na sua festa de Natal, a ter lugar, a partir das 18 horas, no Centro de Negócios Transfronteiriço (CNT) da cidade.
Desta vez, a preocupação da direção, tal como explica o vice-presidente, Manuel Belmiro, foi a de preparar uma festa mais “dinâmica”. “Vamos fazer, este ano, o evento de forma diferente, para que, entre os nossos atletas e familiares, consigamos proporcionar uma festa um bocadinho mais dinâmica do que tem acontecido nos últimos anos. Vamos tentar dar um carinho especial aos nossos pequenos atletas, ao staff e aos nossos treinadores que, diariamente, ajudam os jogadores no seu desenvolvimento”, começa por dizer o responsável.
A festa, aberta a toda a comunidade, será animada por diversos artistas elvenses, contará com “muitas surpresas”, degustação gastronómica e a apresentação de todos os atletas, técnicos e elementos do staff. “Vamos ter muita animação, muitos artistas elvenses que nos querem ajudar também nesta iniciativa e vamos fazer a apresentação de todos os atletas, desde os mais pequenos, dos petizes, até às nossas equipas de sub-16, escalão por escalão, atleta por atleta. Vamos fazer a apresentação, novamente, de todos os atletas, staff e de toda a gente que trabalha diariamente no clube”, refere Manuel Belmiro.
Sendo esta uma festa aberta a toda a comunidade, que se prolongará para lá das 22 horas, a direção de “O Elvas” gostava de contar com a presença do maior número possível de pessoas.
Atualmente com cerca de 195 atletas, a perspetiva do clube é que a sua formação possa vir a contar ainda com mais jovens futebolistas, a partir da próxima temporada. É nesse sentido que o evento também se realiza de portas abertas a todos quantos se queiram associar. “A fasquia ficou um bocadinho elevada este ano, porque tivemos muito mais inscrições, mas esperamos ter ainda mais atletas a ingressar n’ O Elvas CAD”, remata Manuel Belmiro.