Município e Évora 27 retomam calendário regular de reuniões de preparação da Capital Europeia da Cultura

A Câmara Municipal de Évora e a Associação Évora 27 já retomaram o calendário regular de reuniões preparatórias da Capital Europeia da Cultura, iniciativa que, em 2027, vai colocar Évora como palco privilegiado na Europa.  

Revelando que foi agora retomado um trabalho, praticamente diário, entre equipas técnicas da Évora 27, da Câmara Municipal e de diferentes parceiros, para cumprir com o compromisso assumido, o presidente do Município de Évora, Carlos Zorrinho, diz que a preparação da programação desta Capital Europeia da Cultura atrasou-se… e muito. 

“Durante um tempo, infelizmente, nós usámos a pior definição do conceito ‘vagar’, que foi o não acontecer nada, e portanto a Capital Europeia da Cultura atrasou-se demasiado. Estamos em muitas áreas da sua concretização, a queimar as linhas vermelhas para que elas sejam possíveis e a única maneira de dar uma resposta foi retomar um trabalho muito profundo, um trabalho que se faz praticamente todos os dias”, revela o autarca.

Assegurando que o Governo “também tem um papel importante para assegurar o sucesso deste evento”, Zorrinho lembra este “não é apenas um evento do concelho, de uma cidade, mas que tem um impacto muito para além disso”.

Neste momento, a prioridade é cumprir com aquilo a que a equipa se comprometeu: “nós comprometemo-nos em fazer um conjunto de investimentos materiais, nós comprometemo-nos em fazer um conjunto de investimentos imateriais, nós comprometemo-nos em fazer um conjunto de chamadas livres aos artistas, aos promotores”.

“O calendário estava muito atrasado, o calendário esteve mesmo em perigo, mas agora é a altura de estarmos sempre em sprint, para cumprir o mais possível aquilo que foi o nosso compromisso”, remata o presidente da Câmara de Évora.

Entretanto, a autarquia aprovou muito recentemente a adjudicação da empreitada para recuperação estrutural dos antigos Celeiros da EPAC, cujo valor global ficará ligeiramente acima de 2 milhões e 200 mil euros. Este é o primeiro investimento no âmbito do programa material da Capital Europeia da Cultura. A obra tem financiamento do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

Estremoz “vive o Natal no Jardim” de 13 a 28 de dezembro

O espírito desta quadra festiva chega a Estremoz no próximo sábado, dia 13 de dezembro, com a iniciativa “Natal no Jardim”.

Até 28 de dezembro, o Jardim Municipal de Estremoz e a sua zona envolvente voltam a receber um conjunto de atividades, para que todas as famílias possam desfrutar desta época.

“Venha patinar na Pista de Gelo, tirar uma fotografia junto à Casa do Pai Natal, comprar prendas no Mercado de Natal, visitar exposições alusivas ao tema, brincar nos divertimentos, ver arruadas, ouvir música, dançar e sonhar com as iluminações de Natal”, diz a Câmara Municipal de Estremoz nas redes sociais.

Karatecas do MotoClube Alentejano de Elvas e Karate Kontact Monforte em Encontro de Karate e Kobudo

Os karatecas do MotoClube Alentejano de Elvas e do Karate Kontact Monforte participaram no Encontro de Karate e Kobudo, dedicado ao treino de armas tradicionais japonesas, realizado em Mem Martins e organizado pelo Sensei David Ferreira.

Durante a iniciativa foram trabalhadas quatro armas — Bo, Nunchaku, Tonfa e Sai — antigos utensílios agrícolas que, em séculos passados, serviam como forma de defesa contra guerreiros samurais. Este tipo de treino permite aos praticantes desenvolver capacidades como foco, estudo de distância, coordenação motora, força e perspicácia. Esta foi a última participação do ano 2025 fora da região.

Atletas do Alto Alentejo em destaque no Campeonato do Alentejo de Corta-Mato

Atletas do Alto Alentejo marcaram presença este sábado, 7 de dezembro, no XXVIII Campeonato do Alentejo de Corta-Mato, realizado no Vale de Santiago, concelho de Odemira. Em representação dos respetivos clubes, os atletas alcançaram resultados de grande mérito, somando vários lugares de pódio e evidenciando a qualidade do atletismo distrital.

Entre os destaques, Maria Inês Vitória (Sport Arronches e Benfica) conquistou o 3.º lugar em infantis; Ariana Lopes (Sport Arronches e Benfica) e Mafalda Parreiras (Sport Arronches e Benfica) alcançaram o 2.º e 3.º lugares em juvenis, respetivamente. Também em juvenis, Dinis Pinto (Centro Vicentino da Serra de Portalegre) obteve o 3.º lugar. Já entre os veteranos, Sara Madeira (Grupo Desportivo Arenense) ficou em 3.º lugar na categoria V40 e Luciano Gordo (Associação Desportiva de Castelo de Vide) venceu a prova de veteranos 55.

A AADP destacou ainda a participação empenhada de Marco Vitória, Bernardo Fernandes e Bruno Castro (Sport Arronches e Benfica), bem como de Dionísio Massena (Associação Desportiva de Castelo de Vide), atletas que reforçaram a representação do distrito nesta importante competição regional.

Alunas da Academia Sénior da CURPI dão asas à imaginação para um Natal mais feliz e colorido em Campo Maior

A CURPI de Campo Maior está, por esta altura, imbuída no espírito do Natal, com as alunas da Academia Sénior a preparem um conjunto de iniciativas para celebrar, da melhor forma possível, esta quadra festiva.

Para além de um almoço-convívio, que irá reunir todos à mesa, este Natal fica marcado por muitas outras atividades: desde logo, como refere a aluna Idaulina Borrega, com várias iniciativas na Feira de Natal e por uma exposição, com a qual dão a conhecer todas as disciplinas da Academia Sénior e que irá ficar disponível para visita no Continente da vila.

O trabalho em torno desta exposição, realizado no âmbito da disciplina de customização, lecionada por Cristina d’Almeida, servirá para que, garante Idaulina, “toda a gente se aperceba” o que é que têm “andado a fazer”. A exposição resulta de um trabalho minucioso, através da reciclagem de diversos materiais, como caixas de ovos.  

“Depois, na Feirinha de Natal, vamos mostrar às crianças como se faziam as tortilhas de antigamente. É um projeto engraçado e as crianças da escola vão ver como se faz. Depois temos também a Roda da Conversa, que é o conto de Natal, e também temos o presente ao Menino Jesus: vamos fazer a apresentação de uma dança, onde vamos dar um presente ao Menino Jesus. Isto tudo… na Feirinha de Natal”, adianta Idaulina Borrega.

Esta aluna diz ainda que, para si, sair de casa todos os dias para aprender com as professoras da Academia Sénior, tem sido, desde há 15 anos, uma verdadeira “terapia”. “Saímos de casa com o objetivo de chegarmos aqui e fazermos outras coisas e aprender com as nossas professoras”, assegura, apelando ainda a outras pessoas que se possam sentir sozinhas para se associem à CURPI: “quem quiser que venha, que chega aqui e tem sempre uma coisinha para fazer. Quando vai para casa, vai diferente”, remata.

Já Cristina d’Almeida, a professora responsável pelas aulas de customização e teatro, que está há relativamente pouco tempo a residir em Campo Maior, garante que na Academia Sénior encontrou verdadeiras artistas. “Não há ninguém com quem eu me tenha cruzado aqui na CURPI que não seja artista. E fazem as coisas com muito prazer, muito bem feitas, com muita atenção”, garante.

Para a professora, que diz que passar a colaborar com a CURPI foi “o melhor” que lhe aconteceu desde que chegou a Campo Maior, confessa “adorar aquilo que a CURPI representa”. “Elas falam muito dos anos todos, das pessoas que aqui vêm, das experiências que têm vivido aqui e isto é uma coisa assim imperdível. O país inteiro merecia CURPIs espalhadas por todo o lado”, comenta.

A Academia Sénior da CURPI continua a ser uma resposta importante para as muitas idosas de Campo Maior que, diariamente, encontram ali uma forma de se manterem ocupadas, com mais diversas disciplinas e atividades: nesta altura, quase todas elas associadas à celebração do Natal.

Motards de Elvas e Badajoz unem-se em passeio pela Rota das Luzes de Natal a 13 de dezembro

O Guardião 3 dos Punishers, de Elvas, em parceria com os Moteros de Hoy, de Badajoz, e a delegação de Elvas dos Vulcan Riders, organiza, no próximo dia 13 dezembro, a terceira edição da Rota das Luzes, num passeio motard pelas iluminações de Natal das duas cidades fronteiriças.

“Numa parceria entre estes três clubes, vamos organizar este passeio, que tem início em Badajoz, para ver a iluminação espanhola, e depois, no âmbito da Cidade de Natal, vimos para Elvas ver a nossa iluminação”, começa por explicar o presidente dos Punishers, Carlos Vaz.  

Divulgar “o espírito motard” e a “índole solidária” dos três clubes, bem como promover momentos de confraternização, são os grandes objetivos da iniciativa, que conta sempre com paragem na Praça da República de Elvas, que ganha “uma cor diferente”. No ano passado, participaram na iniciativa “cerca de cem motas”.

A saída de Badajoz está prevista para as 16h30 (hora portuguesa) e a chegada à Praça da República de Elvas para as 18 horas. Depois do convívio no coração da cidade, os motards regressam à cidade espanhola, onde prosseguem os momentos de convívio.