Os Serviços Educativos da Câmara Municipal de Elvas promovem a 22 de dezembro uma Caminhada Infantil de Natal, com saída da Fábrica dos Brinquedos, na Feira de Natal.
Os participantes são desafiados a usar um acessório natalício e a descobrir a magia natalícia nas ruas da cidade, com animação ao longo do percurso e no final uma surpresa.
A iniciativa conta com inscrições prévias, que devem ser feitas para o email forte.santaluzia@cm-elvas.pt ou pelo telefone 268 623 287.
O Elvas garantiu uma vitória importante esta tarde contra o Serpa, por 3-1, em jogo realizado fora de casa. A equipa do Elvas, que procurava sair dos últimos lugares da tabela classificativa, entrou forte e marcou o primeiro golo, aos 21 minutos, com Diogo Grácio a inaugurar o marcador, num grande remate.
Apesar do domínio inicial, o Elvas enfrentou pressão da equipa da casa, especialmente na segunda parte, quando o Serpa procurou responder e criar oportunidades de golo. No entanto, numa jogada rápida após uma má saída de bola do Serpa, o Elvas ampliou a vantagem para 2-0, com César Medina a converter uma grande penalidade, cometida sobre Lewis Enoh.
O Serpa não desistiu e, aos 79 minutos, reduziu a desvantagem com um golo de Endric, também de grande penalidade, reacendendo a esperança de empate. Contudo, na última jogada do jogo, Luís Garro, após recuperação de bola, selou o resultado final de 3-1 a favor de “ O Elvas”
Esta vitória traz três pontos cruciais para o Elvas, que continua na luta pela recuperação na tabela classificativa. O árbitro da partida teve uma boa atuação.
Vila Viçosa irá assinalar o Dia de Florbela Espanca esta segunda-feira, 8 de dezembro de 2025. A data será marcada por uma homenagem pública à poetisa, com um programa simples e focado na memória da autora.
As cerimónias terão início às 9 horas da manhã, com a colocação de flores no túmulo de Florbela Espanca, no Cemitério de Vila Viçosa. Seguidamente, pelas 09h30, será prestada uma homenagem junto à sua estátua, localizada no Largo D. João IV.
A exposição “Presépios do Mundo” está disponível para visita na Casa da Cultura de Elvas deste sábado, 29 de novembro, integrada na programação do Elvas Cidade Natal. A mostra é composta por 80 presépios, que pertencem à vasta Coleção Canha da Silva, que possui cerca de 3500 exemplares. A curadoria da exposição é da responsabilidade do elvense Filipe Belchior.
A mostra apresenta presépios da região de Elvas, de outras zonas de Portugal e de diversos países. . A exposição fica patente na Casa da Cultura, na Praça da República, até 4 de janeiro, com entrada gratuita.
Através da iniciativa “Natal com Coração”, que tem como objetivo a recolha de brinquedos, pretende-se criar um sorriso no rosto das crianças do concelho de Elvas que menos têm.
Assim sendo, de 8 a 22 de dezembro, todos os interessados em colaborar com a iniciativa podem entregar os seus brinquedos, no Posto de Turismo da Praça da República, no horário de funcionamento.
Posteriormente, os brinquedos angariados vão ser entregues a famílias, “porque o verdadeiro espírito de Natal vive em cada partilha”.
A iniciativa é da responsabilidade da Associação Empresarial de Elvas.
De 13 a 20 de dezembro, Vila Viçosa vai-se encher de muita animação natalícia, com mais uma edição do Mercadinho de Natal, no Largo D. João IV.
O evento, promovido pela Câmara Municipal, irá funcionar das 10 às 20 horas, nos dias 13, 14 e 20, e das 14 às 19 horas, nos restantes dias.
O programa do evento, onde será possível fazer as tradicionais compras de Natal, ao mesmo tempo que o público beneficia da campanha “Comércio Com Vida”, inclui as mais diversas atuações.
Tem vindo a ser um sucesso em crescendo ano após ano e, levando essa tendência em consideração, a Câmara Municipal de Arronches vai voltar a promover, durante a quadra natalícia, a campanha ‘Neste Natal apoie o Comércio Tradicional’, uma iniciativa que visa ser mais um apoio à economia local.
Esta edição da campanha vai significar um impacto ainda mais positivo junto dos comerciantes do concelho que aderiram à iniciativa, uma vez que serão entregues vinte cabazes aos participantes que fizerem compras nos estabelecimentos das três freguesias do concelho, o que significa que o Município investirá o dobro do valor dos anos transatos na aquisição dos bens.
Iguais às anteriores edições ficam as condições para os participantes, uma vez que, até dia 6 de janeiro de 2026, por cada 20€ de compras efetuadas nos espaços aderentes, é atribuído um cupão que habilita o cliente a um dos supracitados cabazes, compostos por produtos adquiridos nos parceiros da autarquia nesta campanha. O sorteio dos mesmos terá lugar no Salão Nobre dos Paços do Concelho, no dia 9 de janeiro, pelas 15H30, numa sessão pública que será também transmitida em direto na página de Facebook da autarquia.
O Elvas entra hoje em campo às 15h00 para defrontar a equipa do FC Serpa que lidera o Campeonato. A partida realiza-se fora de casa, sendo um desafio importante para a equipa azul e ouro que quer subir na classificação.
A nossa Tarde Desportiva começa às 14 horas e inclui o relato em direto do jogo.
“As mais belas Canções de Natal”: é este mote para um concerto da jovem Carolina Gomes, este domingo, 7 de dezembro, pelas 19 horas, na Praça da República de Elvas.
A iniciativa, organizada pela ARKUS – Associação Juvenil, decorre no âmbito da Feira de Natal. Durante o espetáculo, a jovem artista irá interpretar diversos temas natalícios.
“Venha desfrutar de um final de tarde com uma excelente voz, na Praça da República, no âmbito do Elvas Cidade Natal”, diz a Câmara Municipal de Elvas nas redes sociais.
A Gota d’Arte volta a prestar homenagem a Luís Pires, com a segunda edição da gala “O Sonho do Luís”, na noite deste domingo, 7 de dezembro, em dia do seu aniversário. A iniciativa terá desta vez lugar no Centro de Negócios Transfronteiriço (CNT) de Elvas, tendo em conta as obras que decorrer no cineteatro municipal, a partir das 21h30.
De acordo com o presidente da direção da Gota d’Arte, Luís Rosário, esta gala serve para “dar espaço”, sobretudo, às crianças, no que toca ao canto e a outras áreas artísticas, recordando e celebrando sempre “a vida, o percurso e o legado” de Luís Pires. “É lembrarmos, e cada vez mais com muita alegria, aquele que foi o seu percurso, e que continua a ser, porque ele deixou-nos este legado e nós – este grupo e todos aqueles que se juntam nesta iniciativa e em outras situações – pretendemos continuar a levar a cabo, digamos assim, esta missão”, acrescenta o responsável.
Tal como no ano passado, todo o dinheiro angariado com a bilheteira do evento reverte em prol de uma instituição do concelho. Desta feita, a escolha recaiu sobre os Bombeiros Voluntários de Elvas. “É sempre uma instituição que está na linha da frente, em todos os aspetos, e este ano tiveram um trabalho árduo também durante o verão”, justifica Luís Rosário.
Durante o espetáculo, irão subir a palco os elementos da Indústria da Voz, os alunos de canto e dança da Gota d’Arte, com as respetivas professoras Júlia Brinquete e Margarida Rodrigues, os Rumo ao Sul, o Grupo Coral Infantil da Banda 14 de Janeiro, a Academia de Dança de Elvas, as Ronquinhas da Arkus e Saphira BellyDance. A abertura e intervalo da gala contarão com a música do DJ Dinga.
“Esperemos que seja uma noite de muita confraternização, de espírito natalício, de amizade, para celebrarmos aquela que foi a vida do nosso querido Luís. É esta intenção deste evento: promover a cultura, a arte, a música e dar espaço às crianças, principalmente, se bem que também teremos aqui um momento em que vamos contar com alguns menos jovens”, remata Luís Rosário.
Nos dias 29 e 30 de novembro de 2025, a Aqualia voltou a unir-se à Campanha Nacional de Recolha de Alimentos do Banco Alimentar no distrito de Portalegre, disponibilizando um veículo elétrico para transportar os produtos doados nas superfícies comerciais até ao armazém.
A 27ª BP Ultimate 24 Horas TT Vila de Fronteira, que reúne mais de 300 pilotos, iniciou-se num ambiente vibrante com 81 veículos na grelha de partida. Embora o francês Laurent Poletti (MMP Buggy) tenha assumido brevemente o comando, a equipa portuguesa formada por Luís Cidade, João Monteiro, Mário Franco e Pedro Santinho Mendes (Can-Am Maverick R) impôs-se rapidamente na liderança. Após três horas de prova, a equipa lusa dominava a classificação com 8m46s de vantagem sobre o segundo classificado.
A luta inicial pela liderança foi intensa, mas a vantagem portuguesa solidificou-se após a equipa francesa de Laurent Poletti ter sido forçada a parar por falta de gasolina, o que permitiu à equipa luso-francesa Andrade/Duple/Morize/Cassiede (AC Nissan Proto) assumir o segundo lugar. A equipa de Gustavo Moura/Maria Luís Gameiro/Luís Carneiro/Gonçalo Moura/Gustavo Moura subiu ao terceiro lugar da geral. Com o anoitecer, as dificuldades aumentaram, e a prova de resistência continuará disputada até às 15h00 de hoje.
O Centro de Recreio Popular (CRP) do Bairro da Boa-Fé, em Elvas, celebra esta segunda-feira, 8 de dezembro, o 67º aniversário.
As celebrações, como habitualmente, começam logo pelas 9 horas, com o tradicional içar da bandeira. “Depois temos um mini torneio de matraquilhos, ainda durante a manhã. Segue-se um almoço-convívio e um jogo de futsal, no pavilhão da escola da Boa-Fé”, revela o presidente da direção, Nuno Gago.
O habitual beberete, com bolo de aniversário, para sócios e entidades convidadas, tem início marcado para as 18 horas, seguido de um baile, com Jorge Gomes.
Recordando as últimas obras feitas nas instalações da coletividade e dando conta da necessidade de uma pintura do edifício, Nuno Gago agradece todo o apoio que o CRP tem tido por parte da Câmara Municipal e da Junta de Freguesia: “nós só temos a agradecer ao nosso município e à freguesia as ajudas que nos têm dado. Ultimamente fizeram umas obras que eram necessárias, principalmente a nível de casas de banho no primeiro andar”. Relativamente à pintura da sede do CRP, “já muito degrada”, Nuno Gago adianta que “já está a ser tratada com o município para se tentar resolver a situação”.
Assegurando ainda que o CRP está mais vivo que nunca, o dirigente lembra todas as atividades que, diariamente, dão vida à coletividade. “A associação neste momento tem muita atividade: temos o Karaté, temos o Judo, temos torneios de setas, terminamos agora há pouco um torneio de snooker que durou dois meses e está-se agora a iniciar o trabalho relativo ao Carnaval Internacional de Elvas”, remata.
Teve início este sábado, 6 de dezembro, em Campo Maior, o “Jardim de Natal”: o novo evento, promovido pela Câmara Municipal em parceria com a Associação de Empresários e Jovens Empreendedores (AEJE), que promete transformar, por completo, a celebração desta quadra festiva na vila. As flores, não de papel, mas produzidas com um outro material, dão agora outra cor à maior rua de comércio da vila, num evento que se estende até 4 de janeiro.
Pese embora a organização tenha contratado empresas para assegurar a animação deste “Jardim de Natal”, os próprios artistas locais terão oportunidade, ao longo de todo o mês, de se apresentarem ao público no evento, refere Gilberto Carapinha, o presidente da associação empresarial. “Vamos ter muitos artistas locais, mas depois temos o Pai Natal e empresas de fora contratadas também para a animação. Aliás, nós temos todos os dias, durante a semana e ao fim de semana, a animação contratada para a praça e para a rua. Portanto, qualquer dia que queiram vir a Campo Maior e à nossa festa, vai ser bem-vindo e vão-se divertir”, garante.
A festa, sem interrupções até 4 de janeiro, começa “todos os dias antes de almoço”, terminando entre as 20 e as 22 horas, durante a semana. “Aos fins de semana vai ser até mais tarde, mas todos teremos muita animação, com muita bebida, muita comida, com as pessoas a desfrutarem do espaço, que foi para isso que o criámos”, diz ainda o presidente da AEJE.
Esperando que este seja “o primeiro de muitos Jardins de Natal”, o presidente da Câmara, Luís Rosinha, destaca a colaboração e a união entre as associações do concelho na promoção de diferentes momentos de animação do evento. “Nós temos aqui algumas associações que até pediram para participar, porque efetivamente ninguém quer deixar de estar presente em praticamente um mês de atividades. E isso também nos engrandece, engrandece o Município de Campo Maior, porque conjuga-se aqui a vontade de todos, mas engrandece também esta fase inicial da Associação de Empresários campomaiorense, porque também traz a si aquilo que é o fenómeno do associativismo, de uma maneira importante”, assegura.
Dando conta que para além das atuações dos artistas locais, não faltarão momentos de muita animação para os mais novos, Rosinha destaca a importância desta união das associações, “numa altura e num mês muito especial”.
Considerando este o “ano zero” do evento, o presidente da Câmara espera que, já em 2026, o “Jardim de Papel” possa chegar, com as famosas flores, a mais artérias da vila.
A Sociedade Instrução e Recreio (SIR), uma das mais antigas coletividades de Elvas, celebra esta segunda-feira, 8 de dezembro, os seus 145 anos de fundação.
A data, tal como revela o presidente da direção, José Santinhos, será celebrada, como habitualmente, com um beberete para sócios, amigos e entidades convidadas, a partir das 12h30. “Não temos grande poder monetário, mas pelo menos dá para assinalarmos a data com um conviviozinho”, assegura o dirigente, que lembra que esta continua a ser uma coletividade “muito movimentada”.
Neste dia de aniversário, “a melhor prenda” que José Santinhos gostava que a SIR recebesse era o anúncio, por parte da Câmara Municipal de Elvas, do início da prometida obra do pátio da coletividade. “Nós temos a promessa da Câmara, já está em agenda, e logo que seja possível, irá reparar-se o pátio”, diz o responsável.
Aquele, lembra ainda José Santinhos, é muito importante para a coletividade, por altura do verão, quando a SIR organiza as verbenas, e no inverno, para os ensaios do grupo de Carnaval.