Mais de 30 mil crianças foram já imunizadas contra o Vírus Sincicial Respiratório (VSR) no primeiro mês e meio da campanha nacional de vacinação, iniciada a 16 de setembro de 2025.
Os dados foram divulgados pela Direção-Geral da Saúde (DGS), que considera este resultado “um passo importante na proteção dos mais novos contra a doença grave associada ao VSR”.
A campanha, que decorre até 31 de março de 2026, tem como objetivo proteger cerca de 68 mil crianças elegíveis. Segundo a DGS, o número alcançado “representa um avanço significativo”, numa altura em que se prevê o início do período de maior circulação do vírus.
A vacinação é, recorda a DGS, “a forma mais eficaz de prevenir complicações e internamentos”, contribuindo para reduzir o impacto da infeção na procura por cuidados de saúde e para um inverno com mais saúde.
A Campanha de Imunização contra o VSR 2025/2026 decorre nas maternidades dos setores público, privado e social, para as crianças nascidas entre 16 de setembro de 2025 e 31 de março de 2026 e nas instituições do SNS, para as crianças nascidas entre 1 de junho e 15 de setembro de 2025, bem como para as crianças com fatores de risco definidos. O Vírus Sincicial Respiratório circula predominantemente durante o outono e inverno, coincidindo com outros vírus respiratórios e gastrointestinais. Pode levar ao desenvolvimento de doença grave e hospitalização em crianças pequenas, prematuros e em crianças com fatores de risco acrescido.
Na campanha anterior (2024/2025), foram imunizadas 86% das crianças elegíveis.
“O Amor está no ar”, por Claudina Brito e Marta Sequeira, é a atividade proposta para este sábado, dia 6 de dezembro, pelas 18h30, no Salão Vladimiro Lascas (Pepone), do Centro Artístico Elvense (“Grémio”).
Os participantes são desafiados a realizar atividades de conto, pintura e origami, devendo os mais pequenos inscrever-se através do email eventos@cm-elvas.pt, onde deverão indicar nome, idade, e-mail e contato telefónico.
A iniciativa é organizada pelos Autores de Elvas e direcionada a crianças e jovens.
A AIAR – Associação de Desenvolvimento pela Cultura informou que os seus novos Corpos Sociais foram eleitos e homologados na sequência do processo eleitoral recentemente concluído.
A nova estrutura dirigente tomará posse para o biénio 2026–2027. O novo Presidente da Mesa da Assembleia Geral é Jacinto César, e o Conselho Fiscal será presidido por Carlos Correia Dias.
A Direção, órgão executivo da associação, será presidida por Nuno Alexandre Grancho.
Serão Vice-Presidentes Tânia Rico e Elsa Nascimento, contando ainda com Isabel Margarida Pereira como Tesoureira e Elina Maria Santana como Secretária.
Quatro projetos do distrito de Portalegre foram selecionados como vencedores do programa “Bairro Feliz” do Pingo Doce, uma iniciativa de responsabilidade social que apoia causas locais com um donativo de até 1000€ por loja.
Com especial destaque em Elvas, a APEE dos Alunos do Agrupamento Vertical Nº2 viu o seu projeto “LabLínguas – Aprendizagem e inclusão” ser um dos vencedores. Este projeto visa promover a inclusão e a aprendizagem da língua portuguesa, com foco no apoio à integração escolar de famílias imigrantes e na valorização da diversidade cultural e linguística. O donativo permitirá adquirir materiais didáticos e recursos tecnológicos, melhorando as competências linguísticas e o envolvimento ativo das famílias na vida escolar de Elvas.
A entrega dos donativos decorreu no passado sábado, dia 15 de novembro, nas oito lojas do distrito. Entre os projetos distinguidos estão a Obra de Santa Zita (Portalegre), a aquisição de fardamento para os Bombeiros Voluntários de Castelo de Vide e a compra de maillots para o Grupo Experimental de Ponte de Sor (GEPS).
A Guarda Nacional Republicana (GNR), através do Comando Territorial de Portalegre, tem em curso uma operação de segurança entre os dias 4 e 7 de dezembro para a 27.ª edição da BP Ultimate – 24 Horas TT – Vila de Fronteira. A GNR implementa um dispositivo de segurança na zona da prova e nas áreas envolventes para garantir a segurança dos espetadores e pilotos, bem como a fluidez da circulação rodoviária nos acessos às zonas de espetáculo e campismo.
A competição decorre num circuito fechado de cerca de 16 km, nos arredores da Vila de Fronteira, e será percorrida durante 24 horas por 75 equipas com pilotos de sete nacionalidades, incluindo Portugal. Após os treinos que decorrem até às 18h30 de amanhã, dia 5 de dezembro, a prova principal de 24 horas TT terá início no dia 6 de dezembro, pelas 15h00, sendo antecedida pela prova de 4 horas SSV.
O filme “Wicked – Pelo Bem” vai estar em exibição esta sexta-feira, dia 5 de dezembro, no Auditório São Mateus, em Elvas.
Este filme dá continuidade à história de Elphaba e Glinda, após os eventos da primeira parte. Neste novo capítulo, Elphaba vive em exílio, demonizada como a Bruxa Má do Oeste, enquanto continua a lutar pela liberdade dos animais de Oz e tenta expor a verdade sobre o Feiticeiro.
Glinda, agora símbolo de bondade e glamour, reside na Cidade Esmeralda e prepara-se para casar com o Príncipe Fiyero, mas é assombrada pela separação de Elphaba. A tentativa de Glinda de reconciliar as duas bruxas fracassa, que leva a consequências que afetarão todos, incluindo a segurança da irmã de Elphaba, Nessarose.
Com uma multidão a levantar-se contra Elphaba, ambas as bruxas precisarão unir forças e lidar com a verdade para moldar o futuro de Oz e da sua amizade.
A sessão está marcada para as 21.30 horas e os bilhetes estão à venda em ticketline.pt ou na bilheteira do Auditório, meia hora antes da sessão.
O concelho de Sousel marcou um momento histórico com o arranque oficial do projeto de atletismo da União Desportiva do Concelho de Sousel (UDCS), colocando fim a várias décadas sem atividade regular da modalidade no território. Este passo determinante foi assinalado com a realização de uma atividade Kids Athletics, apoiada pela Câmara Municipal de Sousel, pela Associação de Atletismo do Distrito de Portalegre (AADP) e com o patrocínio da empresa Pasto Alentejano.
A iniciativa Kids Athletics serviu como ação de estreia do projeto e momento de captação de jovens atletas, reunindo mais de 150 crianças do pré-escolar e 1.º ciclo, que experimentaram, de forma divertida, os movimentos base do atletismo — correr, saltar e lançar.
Para Daniel Madeira, Presidente da AADP, este arranque representa um marco relevante para o distrito: “É com enorme alegria que assistimos ao regresso do atletismo a um concelho onde a modalidade não era praticada há várias décadas. O compromisso demonstrado pela União Desportiva e o apoio decidido do Município de Sousel permitem agora que as crianças e jovens tenham acesso a uma oferta desportiva mais diversificada. Este é um sinal claro de que o atletismo está a crescer no distrito e que todos os concelhos podem ser parte ativa desta evolução.”
O Presidente da União Desportiva, Germano Namorado, destaca o entusiasmo com que o clube abraçou este novo desafio: “Estamos bastante agradados com este novo projeto, que só se tornou possível graças à colaboração da Câmara Municipal. Embora a formação dos mais jovens seja o nosso foco principal, estamos abertos a receber atletas de todas as idades que queiram experimentar a modalidade. Queremos construir uma base sólida que permita ao atletismo afirmar-se em Sousel.”
Os treinos regulares de atletismo começam no dia 2 de dezembro, dirigidos a crianças dos 6 aos 15 anos, e terão lugar às terças e sextas-feiras, das 18h00 às 19h00, no Pavilhão Gimnodesportivo do Complexo Desportivo de Sousel. A inscrição é gratuita e pode ser efetuada na sede da União Desportiva do Concelho de Sousel.
Com este lançamento, Sousel junta-se ao movimento de expansão da modalidade no distrito, reforçando o compromisso de oferecer aos jovens mais oportunidades de prática desportiva estruturada, segura e orientada.
A Biblioteca Itinerante de Marvão (BIM) foi oficialmente inaugurada e apresentada em Santo António das Areias. A BIM vai percorrer o concelho, para disponibilizar livros, leitura digital e diversos serviços de proximidade a toda a população.
Com este projeto, o Município de Marvão pretende aproximar a cultura e os serviços públicos das suas freguesias, promovendo o acesso à literacia, à informação e à inclusão digital.
Instalada numa carrinha totalmente equipada, a BIM representa um investimento de 160 mil euros, financiado a 100% pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).
Carlos Cabrita (na foto) lançou o livro “O Sentido das Palavras – Uma voz serena para os dias apressados”. Trata-se de uma edição de autor, escrita com o mesmo cuidado e sensibilidade das muitas rubricas que passam pela nossa antena.
Já há vários anos que Carlos Cabrita partilha na rádio a rubrica “O Sentido das Palavras”, essa breve pausa diária onde procura levar um sopro de serenidade e reflexão aos nossos ouvintes.
O livro tem o preço de 15€, com dedicatória personalizada e portes incluídos, enviado pelos CTT. As reservas podem ser feitas através do email carlos.escritor2025@gmail.com.
A União Europeia (UE) está a desenvolver um plano de ação para ajudar a prevenir o cyberbullying e apoiar as crianças e os adolescentes afetados por este problema.
Para garantir que o plano responde às necessidades e às experiências vividas pelos mais novos, foi solicitada a opinião de crianças e jovens de toda a UE, entre os 12 e os 17 anos, através de um inquérito online, em setembro, ao qual responderam mais de 6.300 pessoas.
Através de um relatório preliminar, a UE faz saber que, daqueles que responderam ao inquérito, 29% foram vítimas de cyberbullying e 39% viram acontecer o mesmo a outros. 62% dos inquiridos recorreriam aos pais ou a um cuidador para obter ajuda e apoio, 41% a um amigo e 25% a um professor ou a um funcionário da escola
O relatório revela também, entre outros dados, que 56% das crianças desejam que as escolas apliquem regras claras e que haja consequências em caso de cyberbullying, enquanto 54% consideram que o assunto devia ser abordado nas aulas.
Neste momento, na Plataforma da UE para a Participação das Crianças, estão a decorrer outros dois inquéritos: sobre pobreza e inclusão social e sobre segurança.
Tudo para saber sobre o assunto na edição desta semana do programa “Espaço Europa”, com Ana Pereira, do Europe Direct do Alto Alentejo. Para ouvir no podcast abaixo:
A já tradicional Árvore da Esperança, formada por centenas de rosetas de renda, voltou a erguer-se, na manhã desta quinta-feira, 4 de dezembro, na Rua da Cadeia, em Elvas.
Num tributo à comunidade e à tradição artesanal, esta árvore resulta de um trabalho realizado pelos alunos da Universidade Sénior, de utentes de diversas instituições de solidariedade social do concelho e das crianças das escolas.
Num momento simbólico de inauguração, o vice-presidente da Câmara de Elvas, Nuno Mocinha, que agradeceu em nome da autarquia a todos quantos colaboraram com a iniciativa, lembrava que esta árvore representa, entre outros, “a esperança num futuro melhor e pela paz no mundo”.
“A Câmara Municipal associa-se a este evento dentro daquilo que é a Cidade Natal e aquilo que faz é um convite a todos, para que possam vir visitar esta árvore, que tem muitas horas de trabalho, porque, no fundo, é uma árvore que é feita com um método tradicional, rendilhada, que tem umas rosetas, que demoram muitas horas a fazer”, acrescenta o autarca.
Colaboraram com a iniciativa as seguintes instituições: Universidade Sénior de Elvas, ABAT, ADAITI, Fundação António Gonçalves, Santa Casa da Misericórdia, Lar de Vila Boim, CLEPSIDRA, Junta de Freguesia de Assunção, Ajuda, Salvador e Santo Ildefonso, Cruz Vermelha, Colégio Luso-Britânico, APPACDM, Escolas de 1º Ciclo da Boa-Fé, Terrugem, Santa Eulália e São Vicente, Junta de Freguesia de Vila Boim e Gota d’Arte.
Alunos de 1º Ciclo, da Universidade Sénior e algumas utentes de lares de idosos estiveram presentes neste ato simbólico de inauguração. Em representação da Câmara Municipal de Elvas, para além de Nuno Mocinha, estiveram também presentes os vereadores Sérgio Ventura e Margarida Paiva.
Durante a noite, a Árvore da Esperança pode ser apreciada de uma outra forma, uma vez que conta com iluminação.
Alcáçovas, no concelho de Viana do Alentejo, volta a acolher, entre amanhã e segunda-feira, de 5 a 8 de dezembro, um dos principais eventos do calendário de inverno da região: a tradicional Mostra de Doçaria, já na sua 24ª edição.
“A Mostra de Doçaria em Alcáçovas pretende divulgar e preservar a doçaria tradicional, com um foco especial para a doçaria conventual e palaciana. Ao mesmo tempo, também pretende valorizar o saber-fazer e os conhecimentos passados de geração em geração, pelas doceiras”, começa por dizer o presidente da Câmara de Viana do Alentejo, Luís Metrogos.
Assegurando que o certame tem um “impacto bastante positivo”, seja a nível económico, seja a nível cultural, o autarca lembra que os principais “cartões de visita” da mostra são o Bolo Conde de Alcáçovas, o Bolo Real, as Sardinhas Albardadas e os Amores de Viana. Para além da venda destes doces no local, “desenvolvem-se contactos a nível profissional, que mais tarde dão, certamente, origem à concretização de outros negócios”.
Por outro lado, Luís Metrogos destaca a questão do turismo. “A restauração e o alojamento local têm, nestes dias, sempre uma maior procura e, naturalmente, o município pretende, à semelhança dos outros eventos, apoiar todos os seus agentes económicos a desenvolver e manter os seus negócios”.
Quanto aos expositores, o autarca revela que se mantém o mesmo número das últimas edições do evento. “Teremos 20 expositores de vários pontos do país e aproveito esta oportunidade para lhes agradecer a presença, porque são eles que contribuem para a qualidade da Mostra de Doçaria. Queremos muito que, este ano, com algumas alterações nas condições, possam melhorar a disponibilidade dos seus produtos e que consigam, com isso, também aumentar as suas vendas”, acrescenta.
Esta 24ª edição da Mostra de Doçaria vai contar com sessões de showcooking, espetáculos de cante alentejano, ateliers para os mais novos, os concertos de Sandra Lopes, Teresinha Landeiro e Soul Gospel Project e ainda atividades para assinalar o 10º aniversário da classificação do Fabrico de Chocalhos como Património Cultural e Imaterial da Humanidade, com necessidade de salvaguarda urgente pela UNESCO.
O certame, que decorre no Largo da Gamita, em Alcáçovas, com entrada livre, pode ser visitado esta sexta-feira, a partir das 19 horas, e entre sábado e segunda-feira, a partir do meio-dia. A Mostra de Doçaria encerra à meia-noite, com exceção do último dia, em que fecha as portas às 18 horas.
A exposição “Estrela dos Desejos”, com “obras” dos alunos 1º Ciclo do Agrupamento Adelaide Cabette, do Agrupamento D. Sancho II e do Colégio Luso-Britânico, já pode ser apreciadas na Torre Fernandina, em Elvas.
A mostra é o resultado dos trabalhos realizados pelas crianças e vai estar patente ao público até 4 de janeiro, tendo o vice-presidente da Câmara Municipal de Elvas, Nuno Mocinha, estado ontem, 3 de dezembro, na “Torre dos Sonhos” para apreciar a criatividade e originalidade dos petizes.
Também ontem, ao final da tarde, na Feira de Natal, a Gota D’Arte protagonizou uma Dance’art Christmas, onde crianças e mães puderam mostrar algumas danças, tendo os mais novos apresentado um conjunto de coreografias com temas natalícios e depois atuaram em conjunto com as mães. Um final de tarde animado e bem divertido para os que participaram e também para o público que assistiu.
A Gota D’Arte vai homenagear Luís Pires, com uma gala, no dia do seu aniversário, 7 de dezembro (domingo).
A iniciativa, que se denomina “2ª Gala O Sonho do Luís”, decorre no Centro de Negócios Transfronteiriço de Elvas, a partir das 21h30.
O evento, que vai contar com vários momentos, irá “relembrar o sonho do Luís numa noite muito especial”.
A entrada tem um custo simbólico de dois euros. Todos os valores angariados revertem, na íntegra, para os Bombeiros Voluntários de Elvas, “numa homenagem ao seu trabalho incansável pela cidade”.
Os bilhetes encontram-se à venda na Papelaria Cidade Nova e no Príncipe da Sorte. Quem não puder estar presente na gala, mas que quiser contribuir, poderá sempre comprar o “bilhete solidário”.
No âmbito da disciplina de História Local da Universidade Sénior de Elvas, lecionada pelo Serviço Educativo e pelo Turismo, decorreu esta quarta-feira, 3 de dezembro, uma atividade dedicada às tradições gastronómicas da região, com especial destaque para a confeção de um prato típico consumido na época de Natal: Sopas de Cação.
Com os saberes e contributo de todos, esta receita tradicional ganhou anda mais riqueza, preservando sabores antigos. O vice-presidente da Câmara Municipal, Nuno Mocinha, marcou presença nesta atividade que se transformou numa verdadeira celebração comunitária, onde a partilha, o convívio e o respeito pelas nossas raízes estiveram sempre presentes.
Foram momentos de união, em que aprenderam, cozinharam e relembraram que as tradições vivem, quando são partilhadas.
O presidente da Câmara Municipal de Elvas, comendador José Rondão Almeida, recebeu na tarde desta quarta-feira, 3 de dezembro, os membros da nova Associação de Estudantes da Escola Secundária D. Sancho II.
A comitiva, composta por alunos do 10º ao 12º ano de escolaridade, apresentou o seu plano de atividades, assim como a sua disponibilidade para colaborar com as atividades desenvolvidas pelo Município de Elvas.
Campo Maior prepara-se para viver um Natal diferente: um Natal em flor, em que o comércio local estará no centro de todas as atenções.
A partir deste sábado, 6 de dezembro, e até 4 de janeiro, numa organização conjunta do Município e da Associação de Empresários e Jovens Empreendedores (AEJE) de Campo Maior, as principais artérias de comércio da vila, isto é, as ruas Capitão Manuel António Vieira, Major Talaya e de Ramires, a par da Praça da República, serão o palco de um evento que promete muita animação e em que as luzes se misturam com milhares de flores feitas à mão.
A ideia da organização deste “Jardim de Natal”, e tendo por base as Festas do Povo de 2026, como explica o presidente da Câmara, Luís Rosinha, surgiu ainda no verão, como sendo um dos eventos que a autarquia pretendia vir a promover em parceria com a Associação Empresarial. “Eles desdobraram-se aqui em ideias e começámos a falar naquilo que podia ser um Natal em que pudéssemos trazer as flores, que é aquilo também que nos carateriza, e também em véspera de ano previsível de festas do povo – nessa altura previsível e hoje confirmado -, nós pensámos em poder ter aqui um detalhe de flores numa das ruas principais de Campo Maior”, explica o autarca.
Estabelecido o protocolo de colaboração entre Município e AEJE já após as eleições de 12 de outubro, não houve tempo a perder e o trabalho iniciou-se em velocidade cruzeiro. “Neste momento, estamos praticamente com todos os cenários preparados, com esta rua que irá ficar engalanada com flores: um tipo de flor diferente daquela que nos carateriza, que as nossas são de papel e esta é num outro material”, adianta Rosinha.
Na Praça da República da vila, por esta ocasião, irão estar instalados diversos espaços expositivos, onde “a cultura também reinará”, com atividades e espetáculos para todas as idades. O objetivo é que o evento atraia não só a população de Campo Maior, mas de todos os concelhos limítrofes e da vizinha Espanha. “Há alguns visitantes que com certeza virão, para visitar uma rua totalmente diferente, que nos tem dado aqui também algum trabalho a todos, mas o que é certo é que, no final de contas, isto é como às Festas do Povo, vai surgir e vai encantar todos aqueles que nos vão visitar”, garante o autarca.
Não tendo dúvidas que campomaiorenses e visitantes terão uma “experiência única” neste “Jardim de Natal”, o presidente da AEJE, Gilberto Carapinha, revela que o projeto resulta de dois meses de “muito trabalho e de muita envolvência da parte do município”. “Por outro lado, temos tido pessoas todas as noites a terminar flores, a ultimar caixas com prendas e a preparar tudo. Eu acho que vai ser um evento que aqui nas redondezas não há nada deste género”, assegura o responsável.
No espaço, em que se concentram “entre 30 a 40 expositores”, o destaque vai para as “70 mil luzes e cinco mil flores” que vão dar outra cor e alegria ao evento. “Ao circularem pela rua, os visitantes irão ter lume, umas mantinhas para se poderem tapar, podem-se sentar nas nossas esplanadas, nas zonas de lazer, comer um hambúrguer, comer uma bifana, ir comprar uma coisinha de recordação, que vai haver muitas e lindíssimas”, adianta Gilberto Carapinha.
“Nós na Páscoa, temos a tradição da Enxara, em que as pessoas adoram estar ao lume, a conviver, a beber, a comer e acho que nós conseguimos transportar esses momentos para o nosso Natal, transportar as nossas flores para este Natal florido. Então, acho que com esta miscelânea de tudo, vamos ter aqui uma zona de lazer fantástica, onde as pessoas podem vir em família”, revela ainda o presidente da AEJE.
O evento tem inauguração marcada no sábado, para as 10 horas, com a Parada do Pai Natal.
A entrevista completa a Luís Rosinha e Gilberto Carapinha sobre este “Jardim de Natal” em Campo Maior para ouvir no podcast abaixo:
O Centro de Negócios Transfronteiriço (CNT) acolheu, na manhã desta quarta-feira, dia 3 de dezembro, a reunião Conselho Local de Ação Social de Elvas (CLASE).
A sessão contou com a leitura e aprovação da ata da reunião anterior e a operacionalização da execução dos projetos Radar Social – Republicação dos Avisos de Abertura de Concurso n.º 07/C03-i01/2023 e n.º 13/C03-i01/2025, incluindo a possibilidade de prorrogação dos projetos até 30/06/2026.
Foram abordados os Contratos Locais de Desenvolvimento Social de 5ª Geração (CLDS -5G), tendo sido apresentado o relatório semestral; e a Euroconsult – Declaração de Interesse para Candidatura ao Programa de Formação de Públicos Estratégicos na área da Igualdade.
O ponto de situação do Núcleo Local da Garantia para a Infância (NLGPI) e o balanço do Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza e do Dia Municipal para a Igualdade foram outros dos temas abordados, assim como a Campanha é Tempo de Ajudar – 12º Campanha Solidária de angariação de produtos de higiene. Foram ainda abordados ainda outros assuntos de interesse.
O Instituto Politécnico de Portalegre (IPP) anunciou que no próximo ano letivo, 2026/2027, irá disponibilizar um novo mestrado e quatro novas licenciaturas, abrangendo áreas desde a Engenharia Química à Comunicação Digital. As novas licenciaturas em Engenharia Química e Biológica, Som e Imagem e Gestão de Recursos Humanos serão ministradas na Escola Superior de Tecnologia, Gestão e Design (ESTGD).
A Escola Superior de Educação e Ciências Sociais (ESECS) passa a contar com a licenciatura em Línguas Aplicadas em Comunicação Digital e um novo mestrado em Ensino do 1.º e 2.º ciclos.
A nova oferta formativa, que conta com a acreditação da Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES), está alinhada com a estratégia de desenvolvimento das áreas científicas existentes no IPP e foi desenvolvida para ir ao encontro das necessidades do país e da região, considerando a procura dos estudantes e as exigências do mundo contemporâneo. Com este reforço, as quatro escolas do IPP somam 25 licenciaturas, 17 mestrados e três doutoramentos.
O IPP, que cresceu significativamente nos últimos anos, integra a Escola Superior de Biociências de Elvas e, em Portalegre, a ESTGD, a Escola Superior de Saúde e a ESECS.
Os alunos das turmas de Desporto da Escola Secundária e o Grupo de Dança do Agrupamento de Escolas D. Sancho II de Elvas animaram, na passada terça-feira, 2 de dezembro, a Feira de Natal no Centro Histórico de Elvas.
Dezenas de jovens interpretaram, através da dança, temas de Natal, levando o público presente a dar também um pezinho de dança.
A Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ) de Elvas marca presença na Fábrica dos Brinquedos, integrada na iniciativa Elvas Cidade Natal, com a atividade “Vamos Construir uma Árvore de Sonhos”, que já teve uma primeira sessão e que terá ainda uma outra, este sábado, dia 6 de dezembro.
O objetivo é simples e especial: decorar uma Árvore de Natal com os sonhos das crianças do concelho, que, após concluída, ficará em exposição na Torre Fernandina, permitindo que toda a comunidade possa apreciar os desejos e mensagens deixados pelos mais pequenos.
Na Fábrica dos Brinquedos, as crianças vão encontrar também uma “Casa de Sonhos”, um espaço simbólico e acolhedor onde poderão escrever e deixar os seus sonhos ou desejos para este Natal. Este espaço estará disponível durante toda a feira, convidando cada criança a participar e a dar vida a um ambiente cheio de esperança e imaginação.
A CPCJ de Elvas convida todas as famílias a visitar, participar e celebrar os sonhos das crianças.
O elvense Jorge Miguel, ou Clonix, como é conhecido no mundo dos videojogos e do live streaming, lidera a equipa “G4mers Alentejanos”, que está a dar cartas numa competição nacional de Euro Truck Simulator, um jogo de simulação em que o jogador, percorrendo as estradas dessa Europa fora, transporta cargas ao volante de um pesado de mercadorias.
Tendo começado esta aventura apenas em novembro, os “G4mers Alentejanos”, através da empresa virtual G4ESports, ocupam já a sétima posição, entre 121 equipas inscritas que, como explica Jorge Miguel, em muitos casos, representam empresas reais.
“Normalmente essas empresas vêm todas de empresas reais de camionistas. Nós temos a TransMondego, temos a Norte Sul, temos um monte de delas, principalmente do Norte, que são bastante competitivas e que já competem há bastantes anos. Alguns deles até são os filhos dos camionistas que trabalham mesmo na empresa e depois acabam por criar equipas bastante fortes porque aquilo acaba por ser bastante competitivo mesmo e acaba por unir o pessoal e acabamos por ter que trabalhar em equipa”, adianta.
“Nós juntámo-nos e começámos a lutar da posição 121, porque esta competição começa no dia 1 e termina no último dia de cada mês e depois, obviamente, vamos competindo até ir subindo por ali acima e até que nos deixem até terminar”, acrescenta Jorge Miguel.
A nível mundial, este sétimo lugar que os “G4mers Alentejanos” ocupam no ranking nacional representa a posição 196, entre quase seis mil equipas.
A verdade é que a sensação de conduzir virtualmente uma viatura, garante ainda este elvense, é cada vez semelhante a uma condução real. “Posso dizer que a sensação não é igual, mas está muito parecida, porque hoje em dia nós conduzimos, não no teclado, como muita gente pode estar a pensar, mas com equipamento e com periféricos, nomeadamente volante com pedais, com embraiagem, com caixa de mudanças, com tudo igual”, garante.
A entrevista completa a Jorge Miguel para ouvir no podcast abaixo: