Município de Borba assinala Semana Europeia da Prevenção de Resíduos com os mais novos

No âmbito da Semana Europeia da Prevenção de Resíduos, o Município de Borba realizou atividades com os alunos do 3º e 4º do Agrupamento de Escolas de Borba.

Foram abordados temas como a redução de resíduos, a separação correta dos mesmos e a reciclagem, através de jogos dinâmicos.

O objetivo foi sensibilizar os alunos para a preservação do ambiente, alertando-os para as boas práticas em casa, na escola, em gestos simples do dia-a-dia, e que podem ser executados por todos nós, com um objetivo comum: a Sustentabilidade do planeta Terra!

Depois das ações foram distribuídos sacos de pano, reutilizáveis, como medida para a redução de produção de resíduos.

Exposição com trabalhos de crianças de 1º Ciclo abre ao público no Forte de Santa Luzia esta terça-feira

O Forte de Santa Luzia, numa iniciativa dos alunos do 1º Ciclo do Agrupamentos de Escolas de Santa Luzia, acolhe, a partir desta terça-feira, 2 de dezembro, a exposição “A Nossa Árvore de Natal”.

A exposição, com inauguração marcada para as 10 horas, apresenta os trabalhos realizados pelos alunos deste agrupamento, tendo como mote a Árvore de Natal, onde a criatividade, a cor e a originalidade das crianças não vão faltar.

A exposição fica disponível para visita até 11 de janeiro.

24 Horas TT Vila de Fronteira realiza-se de 4 a 7 de dezembro

O 24 Horas TT Vila de Fronteira 2025 realiza-se de 4 a 7 de dezembro. O evento inclui a corrida principal de resistência todo-o-terreno e a corrida das 4 Horas SSV.  

As inscrições para a competição abriram em setembro e decorrem até dia 21 deste mês. A prova contará com verificações técnicas, treinos livres e cronometrados, culminando com o início da corrida no dia 6 de dezembro e a chegada no dia 7.   

O evento é organizado pelo Automóvel Club de Portugal (ACP).   

Compras que dão prémios em Vila Viçosa

A partir de hoje, dia 1 de Dezembro de 2025, inicia-se mais uma edição da iniciativa Comércio Com Vida. Por cada 15 euros em compras, todas as pessoas que fizerem compras, até 6 de Janeiro de 2026, no comércio tradicional habilitam-se a 30 prémios, no valor de mais de 4500€.

As tômbolas estão instaladas no Mercado Municipal de Vila Viçosa, nas Juntas de Freguesia do Concelho de Vila Viçosa (Bencatel, Ciladas, Pardais e São Bartolomeu e Nossa Senhora da Conceição), no Balcão Único da Câmara Municipal Vila Viçosa e no Posto de Turismo de Vila Viçosa.

Natal celebrado com “conjunto alargado de atividades” em Alandroal  

A Câmara Municipal de Alandroal volta a apostar na campanha “Alandroal ConVida”, para apoiar o comércio local nesta quadra festiva, que será celebrada um pouco por todo o concelho, com “momentos especiais”, sobretudo, a pensar nas crianças e idosos.

“As compras feitas em todo o comércio do concelho voltam a traduzir-se em senhas, que depois dão prémios, oferecidos pelo município”, começa por dizer o presidente da Câmara, João Grilo, relativamente à campanha “Alandroal ConVida – Comércio Local”, que tem contado “sempre com uma grande participação”

Nos dois fins de semana que antecedem a noite da consoada, dias 13, 14, 20 e 21 de dezembro, a Praça da República do Alandroal volta a dar lugar ao já tradicional Mercado de Natal, onde para além dos produtos locais, não vão faltar as habituais atividades com o Pai Natal, insufláveis, espetáculos musicais, diferentes ateliers e sessões de cinema.

“Depois teremos a celebração um pouco por todo o concelho, envolvendo as juntas de freguesias e as associações, com momentos especiais para os idosos, momentos especiais para as crianças, a tradicional volta dos Pai Natais Motards também para as crianças e, portanto, temos um conjunto de atividades alargado para mantermos também esta dinâmica até ao final do ano”, diz ainda o autarca.

Colisão entre ligeiro e pesado faz um morto em Estremoz

A colisão entre uma viatura ligeira de mercadorias e um pesado de mercadorias provocou, na manhã desta segunda-feira, dia 1, uma vítima mortal, na Estrada Nacional (EN) 4, em Estremoz.

O homem, com 30 anos, conduzia o ligeiro de mercadorias e o óbito foi declarado no local.

O condutor o veículo pesado saiu ileso do acidente.

O alerta foi dado às 9.54 horas e no local estiveram as corporações de bombeiros de Estremoz e Borba, Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM), GNR, PSP e Serviço Municipal de Proteção Civil, com um total de 23 operacionais, apoiados por 11 veículos.

“Guardiões das Flores” em destaque no programa “Ambiente em FM”

O destaque do programa “Ambiente em FM” desta semana vai para os “Guardiões das Flores”, numa missão que une flores, insetos e pessoas: a proteção dos polinizadores.

Os “Guardiões das Flores” são cidadãos que participam ativamente na recolha de dados sobre a biodiversidade, contribuindo para o estudo e preservação destes agentes essenciais ao equilíbrio dos ecossistemas.

Através da chamada ciência cidadã, qualquer pessoa pode colaborar com investigadores, seja tirando fotografias, fazendo contagens ou simples observações da natureza. Estes pequenos gestos ajudam a construir conhecimento e a reforçar a proteção dos polinizadores, cuja presença é vital para a reprodução das plantas e para a saúde dos habitats naturais.

Tudo para saber sobre o assunto com José Janela, da Quercus. O programa desta semana para ouvir, na íntegra, no podcast abaixo:

A Luz do Natal patente no MAEE até dia 11 de janeiro

A exposição de artesanato “A Luz do Natal”, com obras da elvense Célia Fiel, está patente, até dia 11 de janeiro, no Museu de Arqueologia e Etnografia de Elvas (MAEE) António Tomás Pires.

A mostra, integrada na programação do evento Elvas Cidade Natal, conta com presépios elaborados com materiais reciclados.

Durante o momento inaugural foram lidos textos inéditos sobre a temática da exposição e a artesã Célia Fiel, escritos por Carmen Ezequiel, Claudina Brito, Luísa Currito e Nuno Franco Pires.

A inauguração contou com a presença de Cláudio Monteiro, Chefe de Gabinete da presidência da Câmara Municipal de Elvas, em representação do presidente, comendador José Rondão Almeida.

Sopas para todos os gostos no Festival de São Vicente

Mais de quatro centenas de pessoas juntaram-se ontem, domingo, 30 de novembro, no Pavilhão Multiusos da freguesia de São Vicente e Ventosa para o 1° Festival das Sopas.

A organização do evento pertenceu à recém constituída Associação Recreativa e Cultural Cantadores da Planície, liderada por Mário Gonçalves, com os apoios do Município de Elvas, Junta de Freguesia de São Vicente e Ventosa e Hélio Roldão.

Os participantes no certame tiveram direito a degustar seis sopas tradicionais da região, mediante o pagamento de um valor simbólico.

Esta primeira edição do Festival das Sopas em São Vicente contou com as presenças dos presidentes da Câmara Municipal de Elvas, comendador José Rondão Almeida, e da Junta de Freguesia de São Vicente e Ventosa, João Charruadas.

Azevia comemora 115 anos recordando Tony

Esta segunda-feira, 1 de dezembro, é feriado nacional da Restauração da Independência e comemora-se o 115º aniversário da Sociedade Receeativa 1° de Dezembro, a popular “Azevia”.

Como habitualmente a festa fez-se às zero horas de hoje, quando centenas de pessoas se juntaram no exterior da sede da coletividade aniversariante, na Rua Aires Varela.

Enquanto a bandeira da “Azevia” era içada, ao som da Banda 14 de Janeiro, ouviu-se primeiro o hino da “Azevia” e logo a seguir – com direito ao habitual bis – o hino da Restauração, trauteado em uníssono pelos presentes.

De seguida, no interior das instalações, foi projetado um vídeo de homenagem a António Almerindo Conceição Ferreira, o popular Tony, falecido a 13 de maio deste ano, que liderou a Sociedade 1° de Dezembro ao longo de mais de quatro décadas.

O filme retratou também a atividade cultural da associação com os grupos Bomb’Alen, Brigada 14 de Janeiro, Bandalheira Street Band e a participação no Carnaval Internacional de Elvas.

Seguiram-se os habituais discursos, a começar por Cláudia Ferreira. A atual presidente da Direção da “Azevia” agradeceu ao Município na pessoa do presidente, comendador José Rondão Almeida, a concretização no anterior mandato autárquico da 1ª fase das obras de requalificação da sede da coletividade e pediu que a 2ª fase seja uma realidade durante o mandato recentemente iniciado.

Em resposta às palavras da dirigente associativa, Rondão Almeida deixou a promessa que a obra ficará concluída nos dois primeiros anos do mandato, ou seja, até ao final de 2027.

O presidente da Câmara dirigiu ainda palavras de tributo ao falecido António Ferreira, em cuja memória pediu “não um minuto de silêncio, mas um minuto de palmas, para que elas possam chegar lá onde ele estiver”.

Agora Quer’Arte prepara espetáculo dedicado às Festas do Povo e junta-se aos trabalhos para enramação de uma rua

A associação Agora Quer’Arte está a preparar um espetáculo dedicado às Festas do Povo, o evento maior de Campo Maior, que está de regresso para o ano, de 8 a 16 de agosto.

A intenção é que este espetáculo de teatro venha a ser apresentado até março, e por isso os elementos do grupo trabalham com “alguma rapidez”, neste momento, revela o presidente da associação, Duarte Silvério (na imagem com Leonor Alegria, também membro da associação), que adianta que a peça celebra, não só a história destas festas, mas também do próprio povo de Campo Maior. A história deste espetáculo “inicia-se no século XVI, muito antes até de que há registo das primeiras festas, porque começa em torno da figura de São João Baptista”.

Por outro lado, os jovens atores, músicos e bailarinos da associação artística uniram-se já aos trabalhos de uma das ruas que irá ser enramada por ocasião das Festas do Povo, até porque, defende Duarte Silvério, o apoio dos mais novos é “essencial” à organização do evento.

“Nós somos uma associação jovem, com idades compreendidas entre os 22 e 25 anos, e é muito necessário que nós, jovens, apanhemos este compromisso com as Festas do Povo. É necessário que percebamos como é o processo para chegarmos ao engalanar da rua na noite da enramação. É muito importante que nós façamos parte deste processo, neste ano de 2026, porque somos nós que vamos dar continuidade a esta tradição. Se não forem criadas agora raízes, nestes mais novos, a festa não terá continuidade”, assegura.

Apelando a outros jovens de Campo Maior para que se juntem aos trabalhos, Duarte Silvério assegura que toda a ajuda é pouca. “Assim fazem parte do processo e aprendem, porque é muito necessário que o maior número de pessoas aprenda a fazer flores de papel, a ornamentar as ruas, porque, como é lógico, o trabalho vai muito além de fazer as flores de papel: toda a criação à base do arame, do ferro, do cartão, dos esferovites, há vários outros materiais também que têm que ser trabalhados”. Para que se “veja um jardim como o que é visto sempre em Campo Maior, com uma perfeição muito grande, é necessário um grande trabalho”, acrescenta.

Duarte Silvério diz ainda que é preciso que estes jovens aprendam, tal como ele vai aprender “a fazer as Festas do Povo”. “É isso também que me fez aceitar o convite para integrar a Associação das Festas do Povo, porque é necessário que pessoas da nossa idade saibam o processo, para que não deixemos morrer esta que é a nossa maior tradição”, remata.

“Família CEN” reunida no próximo sábado em jantar de gala no CNT de Elvas

O Centro de Negócios Transfronteiriço (CNT) de Elvas será palco, na noite do próximo sábado, 6 de dezembro, da segunda gala do Clube Elvense de Natação (CEN). Atletas, pais, dirigentes, treinadores, sócios e amigos voltam a reunir-se para momentos de confraternização e de muita animação, depois do “sucesso” do evento, no ano passado.

Esta gala serve, sobretudo, para que a “família” CEN possa “desfrutar de uma noite que já é bastante simbólica”, em que todos procuram estar em “comunhão”, diz o presidente do clube, José Caldes. “É reunir todas as pessoas que são importantes para o clube, todos aqueles que trabalham o ano inteiro em prol daquilo que é hoje a grandeza do clube”, acrescenta.

No decorrer da gala, com início marcado para as 19h30, serão distinguidos os atletas das quatro modalidades do clube: Natação, Basquetebol, Atletismo e Xadrez. “É nessa altura que nós gostamos de evocar tudo aquilo que eles fizeram, de distingui-los e dar-lhes uma lembrança. Aqueles que foram um bocadinho mais longe, também vamos premiá-los, porque o esforço é mesmo para isso que serve, é para ser premiado”, explica o dirigente.

Na ocasião serão também distinguidos aqueles que são sócios do clube há 25 e 50 anos, com as medalhasd e prata e ouro, respetivamente.  

Desta vez, a animação da gala estará a cargo dos Rumo ao Sul e do DJ Dinga. “O Xavier de Sousa (Rumo ao Sul) atendeu ao meu pedido e disse logo ‘presente’. A ele, e aos restantes membros da banda, agradeço, porque penso que é um espetáculo garantido e depois teremos também o DJ Dinga, que também é conhecido em Elvas. A malta mais nova gosta muito dele, que mistura ali um bocadinho de anos 90, anos 2000, indo até à época de hoje. Vamos ter um bocadinho de tudo para agradar a todos”, diz José Caldes

As inscrições, abertas não só a sócios do clube, mas a todos quantos se queriam associar ao evento, encerram esta segunda-feira, 1 de dezembro. “Por vezes, os sócios pensam que as pessoas são convidadas, mas não. As pessoas são livres de irem à gala. Apenas têm que se dirigir ao CEN, ou entrar em contacto com o clube, por telefone ou e-mail, e dizerem que querem estar presentes. Vai quem quer, todos são livres de ir, mesmo que não sejam sócios, amigos do clube, que gostem do clube, que queiram ter uma noite diferente, não tem problema nenhum e nós, como um bom clube, recebemos toda a gente”, diz ainda o presidente.

Os preços e contactos para inscrição nesta segunda gala do CEN estão disponíveis no cartaz abaixo:

Elvas: Horário da Piscina Municipal coberta sofre alterações

Devido aos feriados de 1 e 8 de dezembro, o horário de funcionamento da piscina municipal coberta de Elvas vai sofrer algumas alterações.

Assim, e de acordo com o Regulamento de utilização da piscina, a manutenção semanal passa para o dia seguinte, ficando estabelecidos os seguintes horários:

– dia 1 e 8 de dezembro – horário das 9h00 às 14h00;

– dia 2 e 9 de dezembro – horário das 15h00 às 21h00.

Aos utilizadores pedimos a melhor compreensão para esta alteração.